5 maneiras de usar promoções, brindes e campanhas para vender mais

As promoções fazem parte do processo de vendas e muitas vezes são vistas como um agrado do vendedor, da marca ou empresa que representa.

Mas, vendedor, não é por aí não.

Se você pensa que está fazendo um favor com uma promoção, pare.

Você está errado.

E isso já é dito algum tempo.

Principalmente depois que, no ano de 2005 a Promotion Products Association International,  divulgou um estudo que confirmava que as promoções são poderosas.

A pesquisa realizada por eles, em aeroportos, perguntava as pessoas:

  1. Você se lembra de algum anúncio publicado no jornal que você estava lendo no avião?
  2. Você se lembra de algum brinde recebido de alguma empresa nos últimos 12 meses?As respostas vão te surpreender, olha só:1. Dos 80% dos entrevistados, que leram um jornal, aproximadamente 53% recordaram o nome de pelo menos um anunciante.
    2. Dos 71% dos entrevistados, que ganharam um brinde nos últimos 12 meses do período, cerca de 76% lembraram a marca da empresa que deu o brinde.
    3. Do total de entrevistados, 31% tinha o brinde na hora da entrevista e 81% desses entrevistados que tinham brindes, lembravam qual era a marca estampada no brinde.
    4. 57% dos que receberam brindes ficaram com ele por pelo menos um ano, pois era útil.
    5. 45% dos que receberam brindes, usavam o que ganharam pelo menos uma vez ao dia.Outro estudo chamado: Propensão do consumidor a participar da promoção de vendas: uma comparação inicial do Brasil versus Estados Unidos, dos autores André Torres Urdan e Arnaldo Rocha Rodrigues revela um dado importante.A pesquisa com amostra de consumidores brasileiros e americanos entendeu a partir da análise que:

    “É possível concluir que os consumidores da amostra brasileira possuem maior propensão a usar promoções de vendas do que os consumidores da amostra norte-americana.

  3. Segundo, conclui-se haver na amostra brasileira segmentos de consumidores brasileiros propensos (54% do total) e não-propensos (46% do total) em geral (todos os 8 tipos) a participar de promoções de vendas”.

    Será então que promoções, brindes e outras formas de bonificar clientes não seriam estratégias de vender mais e melhor?

A resposta é sim, vendedor.

O que devo observar para fazer promoção?

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Observe CINCO coisas antes de realmente construir uma promoção ou

1- Quem você quer atingir?

Você tem que definir primeiro quem quer atingir e mais que isso: verificar que relação consumidor – produto/ serviço você quer construir.

Faça perguntas como:
A) Quero atingir que tipo de pessoas? Faixa etária, estilo de vida, classe social?

B) quero que essas pessoas consumam mais qual produto ou serviço?
Respondidas questões como essas, vá para os próximos passos.

2- Qual tipo de promoção mais adequadaResultado de imagem para press kit imprensa

Depois de definir quem serão os seus alvos, tanto o perfil do público, quanto o perfil do produto, elabore a promoção mais adequada para esses dois eixos.

Qual será a promoção:

  • Será um desconto em produto?
  • Um brinde?
  • Algum desafio, como jogos ou aquele famoso “indique x amigos?”
  • Sorteios?
  • Ou será algum prazo especial para adquirir o produto que você quer vender mais?

Construa esse roteiro e bora para próxima etapa.

3- Como ela vai funcionar?Resultado de imagem para regulamento

Aqui você tem que definir qual será a dinâmica da promoção. Como o seu cliente deverá se comportar para participar da sua promoção. Algumas recomendações são:

  • Elaborar um regulamento
  • Orientar funcionários
  • Ter um “tira dúvidas” no espaço físico
  • Promover a promoção em redes sociais que a empresa  ou marca participa

4- Legislação

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Essa etapa é importantíssima.

E pode ser paralela a todas as outras, visto que essa diz respeito à verificação das suas ações junto à legislação brasileira.

É muito importante saber se sua estratégia é legal.

E se está aprovada diante do Código de Defesa do Consumidor e do Ministério da Justiça.

5- Mensuração

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Se trata do durante e pós-promoção.

Aqui você fará a comparação dos níveis de faturamento, engajamento, popularidade da sua marca entre: o período sem a promoção x período com a promoção.

Desenvolva mecanismos para acompanhar a promoção enquanto ela ocorre.

Para que você veja como ela está sendo aceita ou não pelo público que definiu.

Para mensuração é importante você ter alguns critérios como:

  • Faturamento
  • Engajamentos de branding
  • Popularidade da marca
  • Aceitação do público

Desde a etapa 1, até chegar aqui, você vai poder comparar os resultados de diferentes períodos e ver realmente se sua promoção alvancou o esperado.

O segredo é sempre saber seu objetivo:

  • Onde quer chegar
  • Como quer caminhar até lá

Para que não se perca no caminho e para que suas promoções sejam estratégicas e não um amontoado de favores sem sentido.

Fica a dica aí?

Abraço

Sucesso e ótimas vendas

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“Sua equipe é péssima”. Confira 5 dicas para usar o team building e dar um BASTA nas reclamações

team building

Team Building é uma expressão em inglês que significa construção de equipes.

Enquanto “sua equipe é péssima” do português claro e direto: algo está errado.

Se você é um vendedor e ainda não passou pelo cliente sincerão que é direto o suficiente com você, a ponto de dizer que:

  • a equipe é péssima
  • o atendimento ruim
  • as informações imprecisas
  • além do engajamento abaixo de zero

Keep calm!

Pode ser que você ainda passe por isso, caso esse momento nunca tenha acontecido, mas a boa notícia é que ele pode ser evitado com praticidade.

Ainda mais se você concordar realmente que algo não vai bem, assim como indicou a reclamação do seu próprio cliente.

Enxergar os erros já é o primeiro passo para o acerto.

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Team Building

Criticas construtivas são bem vindas.

Mas temos que estar preparados para aquelas que só vem para atacar e desmotivar.

Ainda mais quando as críticas são sobre sua equipe e a forma que ela se comporta no mercado.

Apesar de destacar o quanto é importante ter em uma empresa vendedores fora da curva de altíssima qualidade, nada mais qualificado do que uma equipe que aparenta e É engajada e bem relacionada.

O conceito de team building se relaciona ao conjunto de atividades e práticas aplicadas a uma equipe a fim de promover uma boa relação entre os membros que a integram.

Isso significa que é a partir do bom relacionamento que podem nascer ideias aplicáveis e o mais importante:

pessoas abraçando as ideias de seus colegas e trabalhando nelas com maturidade e em prol de um foco maior: os resultados a partir do trabalho coletivo.

Sobre a definição do termo, segundo reportagem divulgada pelo portal G1, a expressão team building significa ainda:

Espírito de equipe.

Aplica-se tanto a empresas quanto a indivíduos em busca de uma identidade própria.

Grupos de pessoas que, quando juntas, trabalham em sinergia e fazem mais do que quando estão sozinhas.

Por isso se o ano mal começou e você já experimentou essa experiência do cliente reclamão, o team building pode ajudar nas suas vendas.

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Como começar a aplicar o team building?

Para começar, é preciso que as pessoas da sua empresa se identifiquem como grupo ou equipe.

É preciso que elas se conheçam, saibam o que cada uma faz ainda que de forma breve é resumida.

Depois, as ações do team building podem ser aplicadas.

Lembrando que elas podem ser lúdicas inclusive, mas sempre devem ser dinâmicas. Conheça algumas

1- Aprendizagem pela experiência

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Que tal usar a didática para sensibilizar sua equipe e tirar de pequenas atividades grandes experiências?

É essa a primeira dica e uma das práticas funciona da seguinte maneira;

  1. Reuna todo mundo em um espaço de reuniões da empresa e divida o pessoal em grupos.
  2. Se não houver esse espaço, escolha o ar livre.
  3.  Faça perguntas específicas sobre o ambiente de trabalho físico, como: qual a cor da parede da entrada, ou de que lado fica a máquina de café no espaço de convivência.
  4.  Parecem perguntas simples, mas você verá o quanto surgirão divergências e dúvidas entre os membros.
  5. Observe como as respostas serão dadas e faça comparações com aquelas decisões que serão tomadas em equipe no dia a dia da empresa como: se o cliente perguntar, por exemplo, o tamanho do produto e seu vendedor tiver dúvida, como será que ele reagirá a essa dúvida de forma que não cause má impressão ao cliente?
  6.  No fundo, o segredo está em analisar COMO o grupo dará a resposta e não necessariamente se ela está certa ou não.
  7.  O acerto será algo ainda mais valoroso, mas a forma em escolher e chegar ao acordo em equipe também.

2- Hora do jogo

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Convide sua equipe para o mundo lúdico.

Isso quer dizer que estimular jogos dinâmicos e competições, além de quebrar a rotina e sair um pouco das atividades cotidianas pode incentivar o espírito de equipe a gerar ótimos resultados.

Quebra cabeça de peças numerosas (acima de 500) baseados em fatos históricos, lego, entre outros jogos estão na lista daqueles que ajudam as pessoas a se aproximarem na hora de executar as tarefas.

Dê requisitos como:

  • seu quebra cabeça deve ser montado em  7 minutos
  • suas peças de lego devem alcançar 1,5 metros de altura
  • só poderão ser usadas peças de lego de cores específicas, como azul ou vermelho
  • os participantes só poderão usar a mão direita para executar a tarefa

Tudo isso fará com que a equipe se atente às atividades próprias e dos colegas e passe a enxergar a importância do autocontrole para não prejudicar ninguém.

3- Treinamentos criativos

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Palestras, workshops, treinamentos.

Tudo isso é importante na formação de equipes engajadas, empenhadas e com conhecimento suficiente para vender mais e melhor.

Por isso, invista nisso para sua empresa.

Mas, invista de uma forma criativa. Descontraída.

  • Invista em treinamentos que impactem a equipe: aqueles que pedem manifestações corporais, interação entre os membros
  • Escolha palestrantes animados, que contem histórias reais e que sejam bem informados e capazes de fazer analogias com situações do país. Nada mais interessante do que vendedores comentando pelos corredores “no treinamento falaram do que conversamos ontem”

4- Chefe participativo

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Uma boa dica prática é nunca se chamar de chefe.

Não apontar o dedo para alguém e dizer “eu sou chefe”, mas sim, se enxergar como os demais, como um membro importante da sua equipe.

E sempre estar por dentro do que as equipes andam desenvolvendo.

Um chefe que se importa faz com que os membros – vendedores e gerentes de vendas – inclusive cobrem de uma forma positiva uns aos outros.

Um bom chefe capacita funcionários a se tornarem outros grandes chefes.

5- Eventos fora do ambiente de trabalho

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Inove.  Leve a equipe para espaços físicos além das paredes da empresa.

Deixe-a bem à vontade para que todos tenham oportunidade de conhecer a personalidade dos colegas, os valores e princípios que nem sempre dá tempo saber no dia a dia.

Crie situações agradáveis para que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar experiências, estreitar laços e voltar na segunda-feira mais dispostas e integradas.

  • Promova um churrasco: se a empresa não for muito grande, envolva os funcionários em comissões de organização: a turma do churras, da música, das bebidas, da escolha do local.
  • Integre os funcionários em ambientes de alimentação e lazer como churrascarias ou pizzarias
  • Faça imersões em espaços de coworking. Fuja dos espaços tradicionais para reunião e situe a equipe no que tem na cidade dela, aproveitando novos locais e proporcionando conhecimento que gere comentários

Foque nas pessoas. Foque nos resultados.

Sucesso e ótimas vendas

 

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Vendedor bom não julga o cliente

Vendedor bonzinho não vende, mas vendedor que julga o cliente muito menos.

É com essa lição que esse primeiro post de 2018, meu amigo vendedor, chega até você.

Para começar o ano com tudo e com disposição a vender, você tem que estar:

1.Motivado

inserido e certo que esse universo das vendas é aonde você gostaria de estar

2.engajado

com os estudos em dia, preparado para os desafios do mercado

3. animado

disposto a fazer acontecer e vestir a camisa que sua demais durante o ano todo

Por isso, antes de iniciarmos mais um ano de dicas práticas e conteúdo direto sem enrolação, fica aqui uma história sobre a importância de um vendedor enxergar o que nem todo mundo consegue.

E mais do que isso: manter uma ética profissional que não dê margem para JULGAMENTOS e INTERPRETAÇÕES ERRADAS de seus clientes.

O trecho a seguir foi extraído do livro “História de Vendas e de Vendedores” por Pedro Santo Rossi, e conta a história de Armando – um vendedor cheio de histórias para contar.

Confira o trecho “De porta em porta”

“Por mais que se fale contra, e por mais difícil que seja o acesso às pessoas em suas casas, principalmente nas grandes cidades, onde as pessoas vivem se escondendo de tudo e de todos, também pelo medo de assalto, o “xaveco” continua sendo uma ferramenta MUITO ÚTIL para alguns tipos de vendas.

É claro que como qualquer ferramenta, é necessária habilidade para manuseio.

Vendendo enciclopédias, Armando era um campeão.

Por dez meses consecutivos havia conseguido o primeiro lugar.

Conversando com dois novatos, eles perguntaram onde conseguia fazer tantas vendas.

– Ora, em qualquer lugar, é só escolher uma rua e trabalhar.

A conversa começou a se estender porque os novatos insistiam na sorte, e nas dicas, enquanto o Armando reafirmava a sua convicção que qualquer lugar era bom para vender.

Bastava trabalhar mesmo e pronto.

Combinaram então pegar uma rua qualquer e fazer o serviço.

Estavam por Santo Amaro, e por ali ficaram na primeira rua residencial que encontraram.

Na hora de escolher o lado, o Armando deixou que os novatos fizessem a escolha.

Eles escolheram o lado par e o Armando pegou o lado ímpar.

Começaram as visitas, ficando combinado que se encontrariam para o almoço, num bar da terceira esquina, ao meio dia.

“Nada de vendas!”

Armando fazia pelo menos um contrato por dia, às vezes até conseguia 3 ou 4; mas a responsabilidade da conversa que tivera começou a pesar quando saiu da quarta visita, já pela hora do almoço e
nada tivera conseguido.

Mais uma visita e nada.

Na hora do almoço encontrou os dois colegas no bar e fizeram um lanche.

Nada de vendas.

Eles já tinham feito juntos mais de 10 casas e retomaram a conversa que precisavam mesmo de boas indicações, pois trabalhar assim não dava.

O orgulho do Armando começou a se perturbar.

Tinha que conseguir vender naquela rua, para provar a sua opinião.

Depois do almoço se despediram e continuaram no trabalho.

Armando fez mais duas visitas infrutíferas e na terceira encontrou uma jovem senhora com sua filha de 8 anos, que lhe deu boa atenção.

Começaram a conversar e a mulher resolveu falar com a mãe que morava do outro lado da rua.

A casa era das mais simples da rua.

Armando sentia que estava perdendo tempo.

Afinal, aquela casa certamente já teria sido visitada pelos colegas que não tinham conseguido nada.

A mãe, uma viúva, era simplesmente a dona da vila de casas.

Não só comprou a coleção para a filha que fazia faculdade, como também uma coleção infantil para a neta e outra enciclopédia para ela mesma.

Os colegas tinham pulado aquela casa, talvez por parecer muito simples”.

Um Feliz Ano Novo!

E ótimas vendas ao longo do ano

 

Créditos texto: Livro “História de vendas e de vendedores”  Acesse aqui

Créditos fotos: Reprodução

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Seis passos matadores para a contratação em vendas

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Iniciar uma CONTRATAÇÃO em vendas de novos membros para sua equipe não é tarefa fácil.

Ainda mais no início do ano em que há:

  • o cálculo de orçamento anual
  • previsão de gastos e estimativas que nem sempre traduzem a realidade anual (e financeira) tal como ela é.

Por isso, tendo em vista as imprevisibilidades que a área de vendas – assim como qualquer outra -pode apresentar, acertar na contratação de um bom vendedor é sempre uma boa opção.

Além do mais, segundo pesquisa realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, os segmentos de serviço e varejo ofertaram uma média de 51 mil vagas de trabalhos temporários entre outubro e dezembro de 2017.

Algo que revela que já em 2017, os gestores estão apostando bem mais em suas equipes para atender a demanda, do que nas vagas aos vendedores temporários.

Afinal, manter os vendedores fora da curva, que tem uma boa performance e bom desempenho é o sonho de qualquer gestor.

Depende de você

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Mas enxergar excelentes talentos exige técnicas. Não basta enxergar um vendedor como apenas um número da sua equipe que uma vez desfalcada entra em campo com um jogador a menos.

Grandes equipes são qualitativamente boas e não só quantitativamente.

O campeonato de futebol alemão começou em outubro de 2017.

A vitória consecutiva do Bayern de Munique sobre um RB Leipzig mesmo com um jogador a menos mostrou que o time de Jupp Jeynckes não estava desfalcado.

Mas sim bem preparado para vencer até mesmo sem o time completo.

Contratar com qualidade é bem melhor, não é?

Técnicas para melhorar a contratação

Listei SEIS TÉCNICAS que podem te ajudar a executar melhor a sua contratação em vendas logo nesse início de ano que vem por aí, confira:

1. Analise bem sua equipe antes de contratar pessoas novas

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Isso quer dizer que não é recomendado sair demitindo todo mundo, para depois contratar um pessoal novo.

É preciso verificar quais são as características dos vendedores que mais estão dentro e acima da média, para depois comparar com aqueles que precisam se aperfeiçoar mais.

Feito isso, aí sim é o momento de manter os mais envolvidos e empenhados com você e abrir novas vagas.

2. Divulgue seu processo seletivo

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Faça uma boa divulgação das suas vagas disponíveis.

Publique em lugares cujo trafego seja caracterizado por perfis que você busca.

Que tal apostar no Linkedin ou até mesmo na sua fanpage no Facebook já que grande parte das pessoas ali se interessam pelo seu produto ou serviço ou buscam conhece-lo.

Grandes empresas tem divulgado seus processos seletivos por redes assim.

3. Faça entrevistas baseadas em situações reais

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Chega de perguntas na entrevista que rendem frases prontas.

“se você fosse um animal, qual seria?” ou “conte quais são os seus principais defeitos”.

Cuidado!

Não dá para seguir sempre pautado em questionamentos que dão margem para respostas decoradas ou, que no fundo, não medem competências de verdade.

Na entrevista de recrutamento dos seus vendedores, aplique uma situação real.

Pois é uma maneira excelente de verificar como o candidato se comporta, como ele busca meios para resolver o problema e como apresenta as soluções.

4. Tenha claro o perfil de vendedor que você busca

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Assim como aquelas vendedores que chegam à entrevista com várias frases prontas, há também aqueles recrutadores clichês.

Aqueles que dizem que o candidato tem mil qualidades para no fim, dizer um belo NÃO a ele.

O gestor e recrutador precisa ter bem claro o perfil que busca e acompanhar o desempenho dos candidatos que correspondem a esse perfil.

Não adianta muito elogiar para depois dizer tchau. É preciso se questionar:

  • Que habilidades eu acredito que vão me ajudar nas vendas
  • Que comportamento eu quero na minha empresa?
  • Que disponibilidade quero do meu vendedor?
  • Que experiências anteriores dele eu busco?

5. Não venda sua empresa como se fosse um paraíso

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Com certeza seu local de trabalho não é lugar perfeito. Mas pode ser o ideal para o vendedor que você entrevista.

Isso, claro, se você for sincero com ele. Descrever índices verdadeiros, o desempenho que a empresa vem tendo nos últimos anos, além de comentar como é o relacionamento de funcionários.

Lembre-se que o corpo de vendedores entrevistados pode ser um vitrine pra você. Mas sua empresa também pode ser uma vitrine para o vendedor.

E a forma como você recruta pode influenciar na decisão daquele candidato estar ali.

Muitos gestores acreditam que engrandecer o ambiente da empresa como se nela tudo funcionasse perfeitamente é uma boa maneira de descrevê-la para um candidato.

É preciso verificar se realmente o seu negócio está apto para oferecer ao seu vendedor tudo o que ele precisa.

6. Consulte pessoas de sua confiança antes da decisão final

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Sim, chame outras pessoas para participar do processo com você.

Se tiver a chance de contratar uma empresa de Recursos Humanos, será ótimo.

Mas se preferir gerir o processo sozinho, entrevistando candidato por candidato, consulte pessoas que trabalham a mais tempo na empresa.

Ou que tem uma participação de peso lá dentro.

Não tome decisões sozinho, opiniões de pessoas de confiança são bem vindas.

Ótimas vendas

E que sua equipe em 2018 seja uma equipe de peso e empenho.

 

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5 erros em vendas para evitar em 2018

vendas

Vendas é uma área de estudo constante que vive hoje um grande desafio: lidar com o maior conhecimento e exigência dos consumidores.

E se você acha que alguns erros que você já comete são como uma missão impossível, calma!

Existem diferentes perfis de públicos que consomem produtos e serviços.

Mas com a “Era da Informação” que ingressamos e vivemos hoje já há algum tempo, é fato que independente de que grupo o consumidor pertença, ele estará mais cauteloso…

…informado e especialista em pesquisas.

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Consumidor sábio e exigente

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec em parceria com a Market Analysis, no ano de 2012 em comparação ao de 2011, mais consumidores têm conhecido o código do consumidor.

A pesquisa realizou 414 entrevistas com consumidores cuja faixa etária era de 18 a 69 anos.

E que residem em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador entre outras.

Os resultados significam que cada vez mais eles estão integrados sobre seus direitos.

Isso é ótimo.

Com informação todos saem ganhando.

Mas os vendedores precisam cada vez mais tomar conhecimento disso e melhorar suas técnicas de vendas para vender mais e para que mais consumidores fiquem satisfeitos.

Dessa pesquisa, a cada 20 entrevistados do levantamento do Idec com o Market Analysis, 19 deles afirmaram saber que existe um código que protege seus direitos como consumidor.

E que esse está a serviço de todos os tipos de relações com as empresas.

Sobre ter conhecimento do código, 55% dos entrevistados disseram conhecer ao menos razoavelmente as disposições do manual.

Consumidor nas redes sociais

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Além do maior conhecimento sobre o código do consumidor, algo importantíssimo para o cenário de vendas, outro comportamento que tem contribuído com a exigência do consumidor é o acesso às mídias digitais.

Incluindo redes como Facebook e Twitter em que pessoas podem livremente expressar sua insatisfação.

Além disso serviços e produtos, marcas e empresas têm recebido nas fanpages avaliações dos próprios consumidores.

Isso influencia diretamente no consumo, pois a nota de avaliação atribuída alcança milhares de usuários rapidamente.

Sem contar no compartilhamento de conversas diretas entre empresas e clientes e nas respostas públicas que podem dar e que estão sujeitas abertamente às aprovações e às desaprovações de cliente.

Pesquisa da consultoria Deloitte, mostrou que os clientes não querem apenas interagir com as redes sociais, mas também passar por experiências semelhantes nos pontos de vendas.

Segundo a pesquisa empresas estão investindo até mesmo na reformulação do visual das lojas, incluindo atividades que possam entreter ainda mais os consumidores.
Cliente está cansado de mimi e enrolação, ele quer inovação.

Como negociar bem em 2018

Por isso, vendedor, há maneiras de melhorar sua negociação em 2018.

Evite erros que têm sido comuns diante desse cenário online de maior interação entre vendedores e consumidores.

Veja 5 erros que precisam ser evitados para que suas vendas decolem ainda mais durante o ano todo:

1- Não seja inconveniente

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Não confunda persuasão com encheção de saco. Ficar ligando toda hora, ou mandar sucessivas mensagens por e-mail não é o caminho.

Vendedor precisa ser visto como a solução e não com inconveniência.

Uma dica é ficar atento aos horários de respostas dos seus clientes, se as mensagens forem online, por exemplo.

Tudo isso para ir ao encontro da disponibilidade dele e não se tornar contato bloqueado na lista do seu cliente.

2- Não esqueça o pós venda

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Vendeu bem para aquele cliente?

Não se esqueça dele.

Entre em contato tempos depois, ligue após algum tempo relembrando aquela venda e aquela satisfação que o cliente teve em adquirir o último serviço ou produto com você.

3- Não de desconto por nada

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Dar Desconto não é a única forma de fechar uma venda. Você precisa argumentar sobre outros atributos do seu produto.

Falar sobre o diferencial.

Não caia no erro novamente em recorrer ao desconto assim que o cliente pede.

Negocie falando o quanto seu produto é valorizado no mercado.

E se ele ainda não for, demonstre por meio de alguma amostra do produto o quanto o cliente pode confiar.

Inclusive, se trabalhar com produtos deixe o cliente tatear, ter contato.

Se for um serviço, reúna depoimentos de compradores que gostaram do fechamento dessa venda.

4- Não deixe de lado a confiança

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Não seja um mero tirador de pedidos.

Conquiste a confiança do cliente.

Seja amigo, ouça seus anseios, faça perguntas para entender o que ele quer.

Dê sugestões confiantes e seguras. Por exemplo: nunca se esqueça de REALMENTE prestar a atenção no cliente e pergunte sempre que possível.

Quando mais você souber o que o cliente quer melhor para você, para a empresa e para o cliente.

As pessoas compram pelos motivos delas e não pelos seus. Descubra o problema que o cliente quer resolver

5- Evite abordar o cliente com o “posso ajudar?”

Não faça isso, inclusive, não use a todo momento perguntas que não apenas rendam sim ou não.

Tente explorar algo como

  • “você já conhece nossos produtos?”
  • você viu nosso última promoção?
  • “Sabe quantas pessoas procuraram por esse produto que você procura?”

Apresente curiosidades sobre os seus serviços.

Envolva o cliente por algo que fuja dos estereótipos de:

  • “bom dia”,
  • “posso te ajudar”.

Isso só vai render o famoso “estou dando só uma olhadinha”.

Tente ainda entender a necessidade com perguntas como:

  • “você pretende economizar tempo?”
  • “você tem alguma preferência por estilo, cor, forma?”.

Outra técnica é usar o “nós” como estratégia de aproximação.

  • “Vamos achar o que você procura”,
  • “pode deixar que nós temos modelos assim”.
  • “Vamos resolver isso para você já”

Isso passa credibilidade e deixa o cliente mais envolvido e seguro. Além dele notar que você, vendedor, está realmente interessado nele e na demanda dele.

Chega de errar, né?

Sucesso e um próspero 2018 em vendas

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Imagens: Reprodução, Google

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8 dicas de gestão para aumentar as vendas de fim de ano

gestão

O foco na gestão de vendas é fundamental.

E aumentar as vendas de fim de ano em períodos próximos ao Natal e Ano Novo é sempre uma meta para muitos gestores e vendedores.

Afinal, enquanto muitas pessoas querem desacelerar e por em prática o plano de consumir um pouquinho mais, vendedores e os responsáveis pela gestão de vendas estão a postos para fechar o ano com chave de ouro.

E o mercado tem previsões otimistas que podem contribuir com isso.

Mercado otimista para uma boa gestão de vendas

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), espera-se que o período de festas em dezembro apresente crescimento de 4,3% nas vendas.

Aproximadamente, uma movimentação em reais  de R$34,7 bilhões.

Há dados da CNC que mostram ainda que este fim do ano de 2017, será o melhor dos últimos 4 anos no Brasil, devido à combinação de alguns fatores como:

  • inflação deu uma trégua
  • juros caíram um pouco
  • preços estão mais atrativos para compra à vista
  • oportunidade de parcelamento

Vendedor que quer vender neste fim de ano, portanto, não inventa desculpa. 

E para te ajudar a se beneficiar desse cenário e colocar em prática as técnicas que podem melhorar o seu faturamento, a seguir estão 8 DICAS DE GESTÃO PARA AUMENTAR SUAS VENDAS DE FIM DE ANO.

Tudo muito prático e com formas totalmente possíveis de serem realizadas. É possível fazer uma boa gestão nessa época.

Confira:

1. Divida a meta por dia

Aquele velho ditado que devagar se vai longe até poderia ser aplicado aqui na gestão das suas vendas. 

Mas a intenção de dividir a meta na gestão de um negócio em cada dia é acelerar, na verdade, os seus ganhos.

Dividindo a meta você demonstra estar preparado para gerir um negócio e para lidar com o fluxo de vendas.

Além de lidar com os diferentes perfis de clientes que chegam até você com ânimos diferentes.

Refiro-me aos ânimos, pois isso influencia muito no seu fechamento.

Já que  emplacar uma boa venda depende também do quanto o seu cliente está interessado e do quanto você pode o fazer se interessar.

Já escrevi aqui no blog até mesmo sobre inteligência emocional (veja aqui).

Dividir a meta demonstra habilidade de Foco.

E FOCO conduz para resultados esperados.

Ah, você deve estar se perguntando o que seriam essas metas, não é?

Elas podem ser:

  • o número de clientes
  • o número de vendas
  • de pedidos
  • de entregas
  • meta de ganho mínimo mensal.  

Esses são alguns exemplos de que tipo de meta estamos falando.

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2. Quem não tiver dentro da meta, divida um plano de ação para o próximo dia

Nem todo mundo da sua equipe vai conseguir concluir a meta diária com êxito.

Mas ela vai continuar ali, existindo e tendo sua importância no resultado final.

Ela não vai sumir em um passe de mágica, lembre-se disso.

Por isso, se você for gestor aponte o “como fazer” aos vendedores.

E se for vendedor questione superiores e colegas, além de investir em pesquisas para entender melhor o pensamento e a lógica estratégica.

Não basta apontar o caminho sem dar algumas coordenadas para aqueles que estão sendo mais morosos.

O plano de ação com as iniciativas principais pode ser levado em conta.

Além de ser uma ótima ferramenta para lembrar do foco daquele seu dia. E não dispersar com o que não trará bons resultados.

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3. Faça reuniões diárias e repasse a meta

Nesse período, entre os focos dos focos está o de vender mais.

Por mais que o fluxo de procura pelos produtos ou serviços aumente a cada dia e que as estimativas de mercado sejam otimistas o suficiente para te fazer acreditar que você vai vender ou que sua equipe vai vender mais te dou uma dica: converse.

Trate esse período como um mês especial.

 Mês de diálogo, de estreitar ainda mais os laços com sua equipe para que as reuniões consigam transmitir o espírito de união da época.

Não adianta se empolgar com um contexto mas pouco explicar o que é para ser feito e principalmente: onde se deseja chegar.

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4. Cobre os vendedores com indicadores

União também abre espaço para cobranças.

É preciso realmente analisar e mostrar para a equipe qual a importância de bater aquela meta.

Por isso, recorra a indicadores na empresa.

Eles podem ser números que impactam o faturamento, índices de outras empresas ou até mesmo as estatísticas de mercado sobre essa época do ano.

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5. Faça campanhas para premiar os “fora da curva”

Motivação de equipe é essencial.

Por isso, principalmente aos gestores e gestoras de vendas fica a dica de bonificar aqueles vendedores que realmente se antecipam, batem metas muito antes e continuam arrebentando.

Premiar a eles nessas épocas é uma forma de estimular as outras pessoas a baterem metas também.

E a verificarem que é possível receber um prêmio pelo seu esforço e dedicação nas vendas.

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6. Comemore se os números estiverem dentro da meta

Não adianta tentar gerir seu negócio aos 45 do segundo tempo apenas com críticas e apontamentos de melhorias.

É preciso comemorar, inclusive, quando os números alcançam o esperado.

Verbalizar isso par a equipe e para os vendedores é muito importante. Fale, não esconda nada e comemore quando possível.

7. Se possível , faça campanhas diárias

Promova as campanhas de vendas entre seus vendedores.

Engaje a equipe nesse sentido:

  • “Quem vender mais das 14 as 17 ganha 50 reais.
  • “Quem vender mais produtos X hoje ganha um vale compra”
  • “Quem mais vender no dia ganha um jantar com acompanhante”

Lembre sempre de colocar um mínimo a ser batido.

Recorra a campanhas pontuais, mediante a condição de acrescentar um valor X  na comissão.

Crie bônus diários para quem for ágil e bater metas na proporção: mais vendas em menos tempo.

Estabeleça essa relação, pois nessas épocas de fluxo de vendas maior, economizar tempo, enquanto as vendas continuam aumentando é essencial para alcançar ainda mais seu público.

Se ainda não se fez essa pergunta , faça:

Qual o diferencial dos seus vendedores em épocas de alto fluxo de vendas?

Resultado de imagem para vendas campanhas

8.Deixe os números expostos para todos controlarem

Expor os números da meta significa tornar pública na sua empresa uma estratégia de “vestir a camisa”.

Isso significa que a exposição das metas e do que você almeja que sua gestão alcance deve ser algo possível de todos acessarem para que não se esqueçam onde querem chegar nessa época.

Manter os dados atualizados, as metas definidas e a equipe sempre informada  é fundamental para alcançar números incríveis nesse fim de ano.

Que a sua gestão seja cada vez mais apta a render lucros e engajar pessoas com seus produtos e serviços.

Não se esqueça…

…das as estratégias de marketing de vendas de acordo com os canais que mais envolvem seus clientes: seja o site, a fanpage, uma landing page ou o instagram.

O importante nessa época, é fazer com que seus produtos e serviços estejam sempre ali disponíveis  para aqueles que resolvem consumir um pouco mais nessa época.

Que estejam sendo oferecidos por meio de campanhas atrativas e envolventes.

Promova a identificação do que vende com seu público por meio de ferramentas como:

  • as promoções
  • a unicidade do produto ou até mesmo
  • a exclusividade típica da sua empresa como carro chefe desse tipo de campanha.

Se a concorrência for acirrada, explore campanhas que consigam flexibilizar os seus preços  ou mostrar o seu diferencial nessa época.

Sucesso e ótimas vendas

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Imagens: Reprodução

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Inteligência emocional pode influenciar suas vendas

Como será que anda sua inteligência emocional na hora de abordar um cliente ou fechar uma venda? Já se fez essa pergunta, vendedor?

Você pode até achar irrelevante ou acreditar que não há influência direta entre a capacidade de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros no seu trabalho.

Mas há estudos que comprovam que pessoas com inteligência emocional são pessoas bem sucedidas e mais preparadas.

De onde vem a inteligência emocional?

inteligência emocional

O termo inteligência emocional se popularizou por meio do psicólogo e PHD da Universidade de Harvard, Daniel Goleman.

A partir de estudos reunidos no livro “Inteligência Emocional”, publicado em 1986, Goleman acreditou que não há genética que explique o porquê de algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não.

Para ele, muitas das características e conexões da mente humana podem ser trabalhadas.

Afinal, ninguém nasce predisposto completamente a ter uma perfeita inteligência emocional.

O interessante é que nesse aspecto, inteligência emocional e vendas passam a ter grande relação.

Pois, assim como a área de Goleman, vendas também não é algo presente necessariamente na genética de um bom vendedor.

Vendas é uma área que se domina com muito estudo e aperfeiçoamento.

O que é inteligência emocional?

inteligência emocional

A definição de Goleman aponta que inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos sentimentos e também os dos outros.

E isso faz com que consigamos gerenciar as emoções no nosso interior.

As emoções estão relacionadas diretamente a construção das relações humanas.

Isso significa que quanto melhores forem essas relações, melhor será o controle das emoções e concretização de objetivos e planos.

Segundo um artigo publicado pela Forbes  pesquisas feitas pelo Carnegie Institute of Technology mostram que 15% do que fazemos e concluímos está associado a um desenvolvimento técnico.

No entanto, os outros 85% se relacionam às nossas habilidades e atitudes e levam a um bom sucesso financeiro.

O que mostra que quanto melhores forem as nossas atitudes e habilidades de lidar com diferentes situações, incluindo capacidade de adaptação e compreensão particular de cada momento, maior será o número de conquistas.

As 5 habilidades da inteligência emocional

De acordo com Daniel Goleman, há cinco habilidades da Inteligência Emocional

  • Autoconhecimento emocional  que consiste em reconhecer as nossas próprias emoções e sentimentos quando ocorrem. Conhecer o próprio eu.
  • Controle emocional  que em síntese é lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os para cada situação vivida;
  • Automotivação –  que é canalizar as emoções em função de um serviço ou de uma meta pessoal
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas – que é uma forma de reconhecer emoções no outro e despertar empatia pelos sentimentos dos outros
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais – que é basicamente a interação com outros indivíduos  usando as competências sociais.

Como aplicar inteligência emocional em vendas

Com inteligência emocional você compreende melhor os seus sentimentos  e os sentimentos dos seus clientes.

Isso fará com que você tenha mais êxito no momento de apresentação da venda e na persuasão da proposta.

Confira alguns passos que podem ser aplicados em vendas.

  1.  Invista em uma boa conversa inicial. Seja agradável, tente entender o que o cliente procura de forma leve, sem impor de primeira condições apenas do seu interesse.
  2.  Empatia é fundamental para verificar se o que o cliente procura é de fato melhor para ele.
  3. Tenha o plano A, o B e até mesmo o C. Entenda quais são as atitudes e emoções do cliente no momento da venda.
  4. Vá ajustando o melhor discurso às necessidades dele para não assustá-lo e nem para causar repulsa sobre o que você está vendendo.
  5. Preste atenção no que ele fala, não o atropele.
  6. Seja bom. Se enxergue e enxergue sua proposta como uma solução para a clientela e não apenas como uma ferramenta de uso e desuso.
  7. Conheça suas dificuldades e limitações e tente melhorá-las, sempre.

Lembrando que cada caso é particular e que cabe a você identificar pontos que podem ser melhorados na sua performance a partir de habilidades que considerar passíveis de melhorias.

Sucesso e ótimas vendas

 

 

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Vendas diretas: a volta por cima nas oscilações do setor

vendas diretas

As vendas diretas estavam entre as promessas de crescimento para 2017.

Mas o ano anterior, 2016, deixou um palco tão instável e cheio de rangidos para a chegada de 2017 que o setor passou por alguns altos e baixos.

No entanto, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a ABEVD o setor de vendas diretas é muito importante para a complementação de renda dos brasileiros.

E ele mantem a saúde financeira de muitas famílias.

Para quem ainda tem dúvidas, vendas diretas são estabelecidas pelo contato entre vendedor e cliente não necessariamente em um ambiente comercial fixo.

O setor ficou conhecido ainda como as vendas de porta em porta.

O legado de 2016 para as vendas diretas

Ao abrir as cortinas para o novo ciclo que começava lá em janeiro, não deu outra:

  • poeira para todo lado
  • e vistas embaçadas ao observar uma economia que acumulava quase 12 milhões de brasileiros desempregados, segundo dados do IBGE.

Mas mesmo assim, o setor de vendas diretas estava sendo apontado por algumas consultorias financeiras como um setor de expansão.

E seria ele o responsável por estimular mais e mais negócios e empregar mais e mais pessoas.

De fato, o setor de vendas diretas gera um número alto de empregos.

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a (ABEVD) levantou que esse mercado reúne mais de 4 milhões de pessoas e tem capacidade de empregar 8 mil empregos diretos.

Mas estimativas em setembro desse ano, mostraram que as previsões de um belo espetáculo pelo setor de vendas diretas não foi apresentado.

Performance de vendas diretas

A performance do setor trouxe preocupação.

De acordo ainda com a ABEVD no primeiro semestre de 2017, o segmento de vendas diretas movimentou R$20,9 bilhões no período.

Algo que representou um volume de negócios 2,73% menor que o registrado nos primeiros seis meses do ano 2016.

Há um ano atrás nossos números batiam R$ 21,5 bilhões no mesmo período.

Isso significa que tivemos uma retração.

E que o discurso “estamos indo bem” mais uma vez prevalece sobre a realidade que se configura no ramo das vendas.

Mas ele não é de todo verdadeiro.

O que quero dizer, amigo vendedor, é que alguns discursos acabam por camuflar a performance das vendas e isso não é bom para o vendedor que está no mercado e, sobretudo, para aqueles que estão em busca de oportunidade neste segmento.

Continuemos com mais algumas estimativas:

A ABVED ainda divulgou que a retração também se associa ao número de revendedores.

Houve uma redução de 1,8% no total de revendedores do setor de vendas diretas em 2017.

Algo que justificativa ainda mais a importância do vendedor que começa ou não no mundo das vendas se informar cada vez mais sobre estatísticas do setor.

  • Por que será que houve essa retração?
  • Muitos desistiram diante das dificuldades?
  • Se surpreenderam com o mercado?
  • Tiveram uma ideia melhor?
  • Encontraram chances mais efetivas?

Não sabemos, mas essa busca por informação deve ser constante.

Mas não houve melhorias nas vendas diretas?

Houve. Mas a situação ao longo desse ano ainda continua com certa cautela.

A boa notícia é que o setor de vendas diretas é adaptável com facilidade e há baixo risco.

Entre alguns produtos que fazem parte desse setor, estão os produtos cosméticos de marcas como Avon, Natura e Mary Kay.

E os lucros podem chegar ainda a 100% para quem trabalha com revenda.

Por isso, pesquise, se informe, procure atualização.

Fique de olho vendedor, busque por informações e não se iluda por discursos de crescimento muito óbvios.

Eles geralmente não permeiam órgãos oficiais e instituições reconhecidas no mundo das vendas diretas.

Mas a sua intenção deve ser sempre: crescer e melhorar.

Ótimas vendas e sucesso

 

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Black Friday: vender durante uma sexta é fácil mas e depois?

Black Friday

A Black Friday está quase aí.

Um dia único de promoções incríveis, muitas delas inéditas, e que fazem os consumidores saírem à caça de seus produtos a preços mínimos.

No ano de 2016, segundo o Ebit, empresa que monitora e mensura dados sobre o e-commerce brasileiro, foram R$1,9 bilhão de vendas no varejo online.

Isso correspondeu a uma alta de 17% das vendas online em relação a BF de 2015.

Foram ainda 2,23 milhões de pedidos dentro de 24 horas, embora o Ebit esperasse uma arrecadação maior com as vendas.

Mas mesmo assim, percebe-se que com a alta procura, talvez não seja difícil aumentar as vendas em um dia especial para o mundo do comércio assim.

De onde vem a Black Friday

A Black Friday vem de uma tradição norte americana. A data foi estabelecida no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças nos EUA.

O termo Black Friday, segundo as versões mais conhecidas sobre seu surgimento teria vindo de policiais norte americanos.

Ao observarem o fluxo intenso de carros voltando do feriado de Ações de Graças, nomearam a sexta feira como “sexta feira negra”.

Pois os congestionamentos aumentavam e, eles, portanto, trabalhavam mais.

Contudo, o vai e vem de carros favoreciam os lojistas que, vendo mais pessoas nas ruas, queriam vender muito mais.

Coincidentemente, a última sexta feira de novembro também abre as portas para as compras típicas de uma das datas de alto consumo no ano: o natal.

Por isso, as proporções da Black Friday caíram no gosto de outros países do mundo, inclusive o Brasil.

Black Friday

Vendas com a Black Friday

Segundo levantamento do Google, em 2017, são esperados R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet.

O índice de intenção de compra na Black Friday permanece estável em relação a 2016.

Eletrônicos e eletrodomésticos ainda são os favoritos para as compras.

Apesar da maioria dos entrevistados preferirem o meio online para compra, 34% das pessoas entrevistadas pelo Google querem se dirigir às lojas físicas.

34% das pessoas entrevistadas pelo Google querem se dirigir às lojas físicas.

A seguir veja outros índices divulgados pela pesquisa.

Black Friday

 

Assim se configurou a Black Friday, como a última sexta feira do mês de novembro em que vendedores do mundo inteiro se preparam para vender de forma surpreendente, de uma maneira a ser destaque no ano.

Enquanto isso, consumidores apertam o passo em direção às suas lojas favoritas para adquirem produtos com super ofertas.

Mas vender na Black Friday basta?

E depois da Black Friday?

Apesar dos índices indicarem que um dia único pode trazer bons resultados para vendedores e empresas a Black Friday tem que ser vista como oportunidade.

E as vendas dessa única sexta-feira tem que ser vista como forma de criar compromisso com os clientes.

Quanto mais o vendedor se compromete com o cliente, melhor as suas vendas futuras também.

Custumo usar uma técnica que chama “Se eu, você”. 

Essa uma frase que estabelece um compromisso com o cliente, para que ele feche a venda com você.

E, acima de tudo, pense que outros negócios podem ser feitos a partir dali.

A Black Friday traz inúmeras promoções e muitas vão ao encontro do que os clientes buscam.

Mas é importante, você vendedor, estar atento como pode estreitar ainda mais os laços com seus clientes em uma data assim.

Exemplo de “Se eu Você” na Black Friday e sempre

black friday

Trata-se de fazer de um dia em que o mundo das vendas está a todo vapor a sua porta de entrada para outras tantas vendas que sucedem essa época.

O parcelamento é um exemplo de “Se eu você”.

Às vezes, o cliente quer o produto parcelado em mais vezes, por que não, usar o Se eu você nessa busca

– Não parcela em 4x?

Se eu parcelar em 4 vezes, você fecha comigo?

Afinal, vendedor bom, bate meta na Black Friday, mas gosta mesmo é de fazer vendas extraordinárias o ano inteiro.

Ótimas vendas e boa Black Friday para vocês!

 

 

 

 

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Inbound Marketing em vendas, funciona mesmo no seu negócio?

inbound marketing
  • O Inbound Marketing tem conquistado cada vez mais espaço no departamento de vendas das empresas.

Para quem ainda não conhece a definição desse método que ficou conhecido como marketing de atração que compreende as formas de ganhar a atenção de clientes alinhando marketing e vendas.

Tudo isso para que o próprio público vá atrás das informações, serviços ou produtos a partir de estímulos de marketing.

Esqueça aquelas estratégias insistentes que chegam a ser chamadas de “chatas” e “evasivas” para os clientes.

Com o Inbound Marketing o objetivo é criar conteúdo de qualidade pensando em um determinado grupo de pessoas.

Pessoas que possam, além de consumir essas informações, compartilhá-las e disseminá-las pelas mídias digitais.

Você consegue aumentar o reconhecimento da sua empresa, influenciar na escolha pela sua marca no futuro e engajar o público com o que vende.

Além disso, algo muito importante é a geração de leads economizando tempo e dinheiro para o Inbound Marketing. 

Quer ver só?

 

Números comprovam importância do Inbound Marketing

Essa forma que auxilia nas vendas de uma empresa tem representado um meio confiável na captação de leads qualificados.

Segundo relatório do HubSpot divulgado em 2016 sobre o Inbound Marketing na região da América Latina, a área de vendas teve um bom desempenho e performance naquelas empresas que aplicavam o inbound.

Foram entrevistadas 1800 pessoas e 75% delas afirmaram que o Inbound Marketing era a principal estratégia de vendas.

Além disso, o relatório State of Inbound 2017 apresentou que 66% dos profissionais de marketing afirmam que seu principal desafio é gerar tráfego e leads. 

Ao mesmo tempo, 60% dos profissionais acreditam que a estratégia de Inbound Marketing é eficaz, de acordo com dados do relatório.

No relatório, há também um indicativo que estamos vivendo na “Era do consumidor” e que, por isso, a prospecção estaria ficando mais difícil.

O relatório aponta que os vendedores devem observar o que os seus clientes compram, além de verificar o comportamento deles em relação aos meios que usam:

  • onde os clientes estariam buscando os produtos?

  • que mídias digitais estão usando mais para pesquisas?

  • os dispositivos móveis têm sido usados com que frequência?

Pilares do Inbound Marketing

Afinal, como essa estratégia funciona na prática?

Ela é sustentada por alguns pilares que precisam ser postos em ação – de preferência em conjunto – para que seu objetivo principal seja atingido.

O Inbound Marketing pretende atrair tráfego, converter visitantes em leads, depois fidelizar essas pessoas.

Além de atrair a atenção delas para conteúdos que as façam comprar e compartilhar o que veem e adquirem.

O corpo do inbound marketing é definido por;

Atração

Esse é o momento de encontrar as pessoas certas para o seu negócio, chamadas também de buyer personas no  Inbound Marketing.

Para atraí-las, é preciso criar um conteúdo que dialogue com os objetivos delas.

E, geralmente, esse conteúdo se hospeda primeiramente em um blog.

Em seguida, passa pelas mídias digitais, onde o conteúdo será compartilhado e atingirá mais e mais pessoas.

Há também o mecanismo SEO.

Tratas-se de uma otimização para motores de busca estruturada no conteúdo produzido para que as pessoas encontrem seu produto ou serviço com mais rapidez.

É recomendado que o conteúdo do Inbound Marketing se estabeleça em uma plataforma onde possa ser consultado sempre, como um site oficial.

Conversão

Nessa fase é preciso utilizar iscas para prender a atenção das possíveis buyers personas.

Isso é feito por meio de call to action, lading pages, formulários com dados e contatos.

Esses últimos são, em síntese, uma lista que armazena os dados cedidos pelos visitantes do seu conteúdo.

Fechamento

É nessa etapa que os visitantes se tornam clientes ao receber propostas de compra do que você promove.

Aqui são utilizados e-mail marketing e automações que estejam presentes na vida e cotidiano dos seus clientes.

Fidelização no Inbound Marketing 

Utilizando de meios que estreitam os elos entre cliente e marca, nessa etapa é dada uma atenção ainda mais especial para o cliente.

Aqui se prova que ele é essencial para o bom desempenho da marca. 

Através da personalização reforça também a relevância dele continuar envolvido e engajado com o propósito

  • da marca
  • empresa
  • e, claro, da sua venda, vendedor.

Se você ainda não aderiu a essa forma de vender e sua empresa tem representatividade relevante:

pense nisso!

Espero que o conteúdo aqui possa ser um pontapé inicial para o sucesso nos seus planos de vendas… e marketing.

Abraço e ótimas vendas

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