5 dicas para estruturar seu departamento de vendas

O seu departamento de vendas tem que ser o lugar mais importante da empresa.

Tem que ser o meio em que a equipe esteja mais engajada e visualize nas atividades o coração do seu negócio.

Ele tem que ser o setor que mais paga, que mais da lucro e que mais entra dinheiro para pagar os salários da sua equipe.

O local tem que respirar inovação, reconhecer as pessoas, crescer em equipe e valorizar o trabalho. Isso na verdade, tem que ter em todos os setores do seu empreendimento.

Eu já fiz um vídeo sobre isso, confira aqui.

O setor de vendas mantem seu crescimento no nosso país.

Segundo dados do IBGE divulgados em junho de 2018, pelo segundo mês seguido as vendas no varejo cresceram.

As vendas de março de 2018 tiveram uma alta em relação a fevereiro e as vendas de abril aumentaram em relação a março também. Confira dos dados aqui. 

Por que o departamento de vendas é importante?

Foi-se o tempo em que a profissão de vendedor e o setor de vendas eram postos de lado.

Hoje sem vendas, não tem empresa, não tem negócio, não tem conversa.

O setor de vendas é importante porque é a ponte de conexão entre os vendedores e os clientes.

É a porta de entrada da receita do empreendimento.

Além de ser o setor estratégico que articula o que dará ou não mais lucro.

Outro ponto importante é que o departamento de vendas dá a chance para empregar vendedores e também profissionais da area de finanças e marketing.

Mantendo a integração entre essa galera, as chances dos bons resultados surgirem são muito maiores.

Pela relevância do setor de vendas nas empresas e no mundo inteiro, deixo aqui 5 dicas para você que está começando a montar seu departamento.

1. Escolha seu modelo de abordagem

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Você vai estruturar uma equipe para vender. Como ela vai fazer isso?

Sua equipe vai se encontrar com os clientes presencialmente?

Vai fazer ligações frequentes para converter suas estratégias em vendas?

Vai comprar o seu produto ou serviço sozinho, sem intermedio dessas pessoas?

Como vai ser? Isso você tem que ter claro.

Entre alguns modelos mais comuns estão:

  • Field sales
  • Inside sales
  • Self-sales

2.  Tenha clareza das etapas

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É muito importante que três etapas estejam bem claras para você. São elas:

A) Prospecção

B) Valor na sua solução 

C) Vendas

Primeiro, é preciso prospectar, saber onde seu cliente está. Ir até lá ou traze-lo até você.

Segundo, é importantissímo despertar a curiosidade dele e apresentar o valor da solução que o seu serviço ou produto pode proporcionar se ele fizer o consumo do que você vende

Terceiro, temos o último momento que é a venda. E não pense que para por aí.

O momento de venda á crucial para a fidelização, para ganhar a confiança do cliente e fazer com que ele compre com você em outras situações da vida dele.

3. Articule bem sua equipe

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Recrute pessoal disponível, com perfil para vender o seu produto ou serviço.

Verifique quais são as características dos vendedores contratados que precisar ser estimuladas e as que precisam ser melhoradas.

Escale cada um de acordo com as habilidades e também com a vontade de participar da atividade

Nada mais chato que um vendedor infeliz nas atividades que realiza.

Esteja atento ao conforto da sua equipe a harmonização da convivência para que todos esteja à vontade nas suas funções de trabalho.

4. Eleja um consultor

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Concentre a liderança da sau equipe de vendas em pessoas com capacidade analítica que na hora dos problemas saberá identificar com agilidade o que precisa ser melhorado.

É ideal que se tenha um ou dois líderes na equipe.

Isso varia de acordo com o tamanho do seu departamento.

Mas o principal aqui é manter um desses líderes como consultor de equipe.

Principalmente alguém capaz de observar quando algo não vai muito bem.

Deixe essa pessoa responsável pela elaboração de relatórios e pela perfomance do seu time de vendas.

5. Invista em sistemas, plataformas e ferramentas práticas

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Otimize o trabalho da sua equipe com ferramentas transparentes e rápidas.

Esqueça um amontoado de pastas com planilhas intermináveis e tudo aquilo que dificulte o trabalho da equipe.

Pense que as pessoas não são eternas nos lugares por onde trabalham.

E que tudo precisa ser arquivado de forma clara para que um próximo membro possa dar continuidade sem atropelar processos e sem ficar perdido no meio do caminho.

Reúna todos os dados em plataformas ou softwares de vendas que te entregue relatórios, reúna o perfil de clientes e que te permita atualizar sempre sua base.

Além disso, mantenha todo orçamento e os dados financeiros do departamento organizados em um desses dispositivos sob controle de senha e acesso restrito a usuários autorizados.

Comece por esses passos e pouco a pouco vai perceber que seu departamento pode ir se estruturando.

Lembre-se da capacitação constante, aperfeiçoamento profissional da equipe e de se atentar as tendências de mercado e a atualização dessa área de vendas que só DECOLA. 

Sucesso e ótimas vendas,

 

Imagens: Reprodução 

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