8 dicas de vendas para quem está começando (e não quer ser só mais um)

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Fazer parte do mundo das vendas requer alguns atributos como conhecimento, prática, coragem e inclusive ousadia.

Mas quando alguém decide querer se arriscar nesse universo e fazer carreira, é normal que surjam as perguntas:

  • eu vou me destacar em vendas?
  • eu serei um bom vendedor?
  • eu ganharei dinheiro para valer com isso?

Todas as perguntas podem ser respondidas com SIM, mas precisa haver um empenho em performance e prática para que todas elas sejam realmente positivas.

Motivação em vendas, onde encontro?

Separei algumas dicas para você que está começando e quer ter um direcionamento prático e sem enrolação.

Mas antes, você já se informou como anda a dinâmica do mercado em vendas, no Brasil?

O que alguns indicadores e dados dizem sobre isso?

Separei alguns deles que tem relação direta com o setor de vendas ou que se associam a esse universo, mas que impactam de alguma maneira o seu trabalho, vendedor.

Veja só.

 Vendas do comércio varejistas avançaram pelo décimo mês consecutivo ao registrar uma alta de 1,3% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado.

O setor já acumula alta de 2,3% neste ano de 2018. As informações são do Portal Brasil 

Especialmente o setor de serviços abriu vaga no mês de fevereiro de 2018. O portal oficial do Governo brasileiro informa que “foram abertas 65,9 mil vagas em todo o País, sendo 46 mil empregos gerados exclusivamente pelos pequenos negócios”.

Segundo informações do setor de economia e emprego do Portal do Brasil, “dados com abrangência nacional da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mostram que o número de pedidos de falência de empresas caiu 22,6% no primeiro trimestre deste ano na comparação ao mesmo período do ano passado”.

Sobre equipamentos de informática e comunicação, houve crescimento de 5,8% em fevereiro, comparado ao mesmo período no mês passado, segundo pesquisa do IBGE, divulgada em 12 de abril.

Agora confira como começar por um dos caminhos sem perder o foco em fazer a diferença no setor.

Selecionei 8 dicas em VÍDEOS para você já começar com o pé direito… e com o esquerdo também.

1. Não dê desconto à toa

Dar desconto é pecado, o que não é pecado é negociar o desconto.

Digo isso para que você está começando, não se deixe levar pela imagem do vendedor legalzão que dá desconto, mas na verdade rasga dinheiro.

Lembre-se, se você tem diferencial no seu produto ou serviço, não tem porque dar desconto, porque quem se destaca nas vendas pode cobrar mais mesmo.

Não esqueça, fiz até um vídeo para te lembrar.

2. Saiba se o cliente tem dinheiro

Como saber afinal se o cliente tem realmente recursos para fechar aquele negócio com você? Simples: com três perguntas:

  • você já tem orçamento para aquela compra? (assim, você já sabe se quão planejado o cliente está para adquirir o produto)
  • você já investe em algum produto similar a esse? (aqui você saberá que ele já adquiriu algo parecido, então tem perfil para adquirir novamente)
  • Peça para o cliente dar uma nota para a possibilidade de investir, de 0 a 10 ( se a nota for 2, já sabe que ele não está muito disposto, se for mais que 7, prepare-se, ele quer realmente comprar)

 

3. Tenha tesão pelo que vende

Envolva-se com o que você vende, porque se você não se envolver, imagina o cliente ao notar que voc6e está pouco interessado no que está oferecendo.

4. Preste atenção no que o cliente fala

Não se afobe, escute mais e faça perguntas pausadas, sem deixar o cliente ansioso.

5. Faça o cliente se apaixonar

As vezes o cliente está indeciso, por isso, use a regra do contorno da objeção.

Diante da objeção do cliente, faça perguntas.

Quando o cliente diz: “Não tenho dinheiro para comprar”, responda “Quanto você está disposto a investir”.

Além disso, lembre-se que ninguém vende aquilo que não compra, por isso, alinhe-se com o que você vende e faça o cliente se apaixonar da mesma forma que você acredita no que vende.

6. Não seja medroso

Não venda pra todo mundo, venda para quem da lucro.

Mas ao se deparar com os clientes que são exigentes e querem saber o máximo de informações técnicas, não tenha medo.

Aprofunde seus conhecimentos no produto, estude e esteja pronto a tirar as dúvidas de quem está interessado em comprar.

7. Escreva bem um e-mail

“Noz da empreza X queremos fazer uma proposta de orssamento a vose”.

Já imaginou seu cliente lendo uma mensagem assim e cancelando todas as possibilidades de fazer negócio com você? Pois é, isso pode acontecer. Por isso, além de escrever bem sua mensagem, corrigindo os equívocos, atualize-se sobre palavras-chave que prendem a atenção do cliente na leitura.

8. Como vender quando o cliente diz “você só quer meu dinheiro”?

Deixando claro o seu propósito.

Quando o cliente falar isso, destaque seus diferenciais, a segurança e qualidade em comprar com você.

O intuito das vendas não é pegar dinheiro do cliente, é ganhar junto com o cliente.

Deixo como dica e recomendação a definição usado por Raul Candeloro que diz que a missão de um vendedor profissional é ajudar o cliente, sim.

Mas com lucro para empresa e para ele, afinal uma venda não é uma negociação onde apenas um sai levando vantagem.

Uma venda é o encontro de interesses, onde vendedor e cliente saem ganhando.

Sucesso e ótimas vendas,

 

Imagens: Reprodução

4 Comentários

  • Maria Beatriz De Oliveira Narciso 18 / 04 / 2018

    Bom dia.Recebi seus conselhos e vídeos através de meu filho. Sensacional, adorei. Foi muito bom pra mim que trabalho com vendas . Mudei praticamente td no meu negócio c sua ajuda. Parabéns pelo profissional excelente que vc é, se possível enviar Sr more que tiver mais novidades.
    Muito grata pela ajuda! ! Valeu👏👏👏👏👏👏😀😀😀😀😀
    Boa

    Responder

  • Rodrigo Sousa 18 / 04 / 2018

    Ótimo arquivo.
    Me ajudou muito.

    Responder

  • Patrícia 18 / 04 / 2018

    Sensacionais as dicas. Comecei a seguir você faz dois dias e já obtive resultados fantásticos.

    Responder

  • Rafael Santos 22 / 04 / 2018

    Simplesmente sensacional. Mais um artigo seu que irei compartilhar com minha equipe de vendas. Obrigado pelas dicas Thiago.

    Responder


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