5 principais dicas para vender na crise – e não entrar no vermelho

As dicas para vender na crise se tornaram as aliadas perfeitas para os períodos de instabilidade econômica que assolam o país e o mundo. Além disso, elas representam o conjunto de soluções que você precisa adotar na sua empresa para contornar a crise

Com os benefícios das técnicas de vendas em tempos de crise em mente, eu te pergunto: Você tem um plano de ações dedicado para esse período, meu caro amigo? Se não, está na hora de começar a planejar estratégias para vender mais, até quando o mercado diz que não é o momento de vender. 

Para continuar batendo todas as metas e sair na frente da concorrência, confira as minhas 5 dicas para vender na crise e tirar a sua empresa do vermelho (ou nem entrar nele). 

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Dicas para vender na crise

dicas para vender na crise

Quando a instabilidade de um acontecimento mundial bate na porta da sua empresa, a única certeza que você pode ter é que estamos todos no mesmo barco. Na verdade, um período de crise traz não apenas incertezas em relação à economia, mas também muitos medos: 

Apesar de todos esses temores, você não pode apenas reclamar da situação e continuar de braços cruzados. É preciso entender a crise, o que está em jogo, as medidas oficiais e como encontrar soluções nesse terreno. 

Por isso, preparei esse guia com as 5 principais dicas para vender na crise com exemplos práticos. 

1. Analise você mesmo

Antes de se preocupar com o seu negócio, é preciso que você se concentre em você mesmo e nas suas necessidades, sejam elas materiais, físicas ou emocionais. Pois, dessa maneira, você poderá trabalhar suas habilidades para não se abalar com a pressão e vender mais na crise. 

Para desenvolver a inteligência emocional nesse momento, você deve se observar e entender as consequências da crise no seu trabalho. Desse modo, pergunte-se: 

  • Em qual período você trabalha melhor? 
  • Quando e como você se sente mais produtivo
  • O que falta no ambiente dedicado ao seu trabalho para você se sentir confortável
  • Em qual canal de comunicação você prefere interagir com seus colegas e clientes? 
  • Como você organiza a sua rotina? 

À partir desses questionamentos, você encontrará as respostas que farão parte do seu planejamento estratégico pessoal de combate à crise. 

2. Comunique-se 

Uma coisa é certa: a comunicação deve fazer parte do seu dia a dia, em tempos de crise! Isso porque ela representa uma ferramenta importante de engajamento interno. Por isso, você deve informar seus funcionários sobre a situação atual da empresa e do andamento das negociações. Dessa maneira, seus colaboradores se sentem valorizados e, com isso, vestem a camisa da empresa até quando as coisas não andam bem. 

A comunicação também é uma excelente dica para vender na crise ao fidelizar seus clientes e, até mesmo, conquistar novos. Mais do que nunca, você precisa adotar meios e formas de ser lembrado pelo seu público-alvo. Ou seja, crie páginas profissionais nas redes sociais, invista em newsletters e marketing digital, organize lives e webinars, entre outros.  

3. Amplie o seu network 

Você pensa que apenas saber vender mais vai te ajudar a contornar a situação? Pois eu te digo que você pensou errado. Na verdade, umas das dicas para vender na crise mais eficazes é estreitar laços com o seu mercado e investir em contatos. 

Ao se conectar com pessoas que lidam com as mesmas dificuldades que a sua empresa, é mais fácil de encontrar soluções e construir uma base de confiança. Você não está sozinho! Além disso, é possível expandir o seu conhecimento com o seu network ao aprender sobre diferentes experiências. 

Dica de ouro: uma boa maneira de fazer contatos e trocar informações é organizando videoconferências, lives nas redes sociais e webinars. 

4. Faça parcerias

Eu estou cantando a bola desde o início desse post: estamos todos juntos na mesma situação e precisamos agir em parceria. Então, leve a sério quando digo que uma das principais dicas para vender na crise e não sair perdendo é fazendo parcerias. 

Desse modo, se você quer a melhor dica para vender na crise, saiba que atuar em conjunto com o seu parceiro pode representar a solução que a sua empresa procura para sair do buraco. 

Ao oferecer produtos ou serviços que complementam a sua venda com as novidades on demand, além de dar aquela forcinha para o seu parceiro, você também cria uma cultura de ajuda mútua com a empresa participante. Isso porque ela também oferecerá seu serviço ou produto ao realizar uma venda. 

5. Aposte nos canais de vendas online 

Minha última dica para vender na crise é um tanto óbvia, mas não menos importante. Os canais digitais fazem parte das melhores técnicas de vendas em tempos de crise. Pois, eles não apenas trazem resultados no final do mês, como também aproximam o seu público do seu negócio. 

Canais como o Instagram, o marketplace do Facebook ou o e-commerce são eficazes por aumentarem a visibilidade do seu serviço ou produto no meio digital. Além disso, um maior número de consumidores terão acesso à sua marca se ela estiver disponível online. 

De acordo com uma pesquisa, durante a crise do COVID-19, as compras online aumentaram em 71%, no Brasil. Ou seja, apesar do comércio estar de portas fechadas, os brasileiros continuam consumindo bens e serviços. E se a sua empresa não aproveitar a brecha da tecnologia, ela vai ser passada para trás pela concorrência. 

Assista a live abaixo, na qual, eu conversei sobre vendas online com Rafael Kiso, fundador da Mlabs, plataforma de gestão e planejamento de redes sociais:

Com essas minhas 5 dicas para vender na crise, o seu negócio não sofrerá as consequências das dificuldades econômicas mundiais. Além disso, você estará mais preparado para lidar com os obstáculos do pós-crise. 

Porém, se você ainda busca uma orientação mais focada nas necessidades da sua empresa, conte comigo! Meu nome é Thiago Concer e tenho mais de 20 anos de experiência na área. Eu posso ajudar a sua empresa a enfrentar a crise, para isso, invista em um treinamento específico para a sua empresa.

Confira também a minha formação completa online sobre os 3 pilares das vendas e o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”. 

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