Fala meu amigo e minha amiga, tudo bem? Primeiro quero parabenizar você por acompanhar nosso blog e ficar por dentro de tudo relacionado a profissão de vendedor, aquela que move o mundo.
Também quero agradecer por me ajudar a fortalecer o movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor! Hoje o meu papo é com você que quer progredir em sua carreira e se tornar um diretor comercial.
Neste texto eu vou falar para você o que faz este profissional e quais as principais características que você precisa aprimorar para se tornar um diretor comercial de qualidade. Acompanhe comigo!
O que faz o diretor comercial?
No geral, a principal função do diretor comercial é alinhar os objetivos do departamento de vendas com os da diretoria da empresa e garantir que as equipes estejam cumprindo cada um destes objetivos.
O diretor comercial também avalia o desempenho de setores relacionados a vendas e lidera estes grupos. Claro que algumas funções específicas vão ser definidas pela sua empresa, mas, em geral, o diretor comercial faz a ponte entre a diretoria e toda a equipe de vendas.
Por isso meu amigo, um diretor comercial precisa ter algumas características e qualidades bem específicas, garantindo que todos os objetivos da empresa sejam alcançados e que sua equipe esteja sempre preparada e motivada.
Vou listar para você algumas das principais características que um diretor comercial precisa e como cada uma delas é importante para a tarefa.
As principais características de um diretor comercial
Como nós vimos anteriormente, o diretor comercial precisa conhecer bem as metas da empresa e as características de sua equipe de vendas para garantir que todos executem o melhor trabalho possível. Agora eu vou te contar sobre outras características que esse profissional precisa possuir.
1- Seja um líder para sua equipe
Se você é gestor de vendas ou vendedor e pretende ocupar o cargo diretor comercial, saiba que é necessário aprender como liderar de maneira correta. Entenda meu amigo, um líder precisa dar os exemplos corretos para que o resto da equipe siga. A liderança também exige que você reconheça os bons feitos dos demais membros da equipe e recompense cada um deles pelo trabalho bem executado. Existem diferentes tipo de liderança e você terá que adaptar seu estilo de liderar de acordo com os objetivos de sua empresa e com sua equipe.
2- Delegue de maneira adequada
Delegar tarefas é mais difícil do que parece. Muitas pessoas têm dificuldade de abrir mão parcialmente do controle para dividir uma tarefa com alguns de seus companheiros de trabalho. Mas um diretor comercial não conseguirá cuidar pessoalmente de cada aspecto relacionado a equipe de vendas, por isso delegue as tarefas conforme necessário e acompanhe os resultados. Este acompanhamento precisa ser realizado de maneira constante, se possível crie uma agenda para acompanhar o progresso de determinados projetos e demandas.
3- Faça o meio de campo entre sua equipe e a direção da empresa
O diretor comercial precisa saber traduzir as necessidades da diretoria da empresa para os demais colaboradores e também observar os problemas levantados pelos vendedores e passar para a diretoria da empresa. Esta prática é complexa e, além de saber filtrar quais informações são relevantes, o diretor comercial precisa entender como cada informação deve ser passada para os diferentes setores.
Aqui eu não estou só falando de quais informações, mas também da maneira de transmitir cada uma delas. Algumas empresas vão preferir reuniões, outras um e-mail corporativo. Verifique o que funciona melhor para sua equipe!
4- Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores
Você deve estar se perguntando: mas Thiago, não sou eu que faço compras para minha empresa, por que eu deveria conhecer os fornecedores? A resposta é simples meu amigo, estes fornecedores são importantes parceiros comerciais e podem passar para você informações sobre novos produtos e tendências de mercado que estão surgindo. Desta maneira você vai poder bolar estratégias de vendas mais coerentes e corretas.
Além disso, uma relação próxima com o fornecedor vai possibilitar que você resolva problemas que o produto possa apresentar de maneira mais rápida e fácil.
5- Conheça as pessoas que fazem parte de sua equipe
Claro que como diretor comercial, muitas vezes você vai tratar apenas com as lideranças de cada equipe, mas é importante conhecer alguns dos membros de seu time de vendas e o que motiva cada um deles. Desta maneira você vai poder inclusive avaliar os potenciais e defeitos de cada um e identificar possíveis gerentes e líderes na equipe.
6- Faça um bom planejamento
Eu já falei em outras oportunidades sobre a importância do planejamento, mas para o diretor comercial a capacidade de planejar é fundamental! Você terá que criar metas de longo e curto prazo, respeitando as necessidades de sua empresa e as limitações da equipe de vendas. Um planejamento adequado também vai possibilitar que você cobre com mais precisão o desempenho dos diferentes membros de sua equipe.
7- Sempre escute o feedback e adapte seus métodos
Você estará lidando com muitas pessoas diferentes, por isso é bom saber ouvir o que cada uma tem a dizer sobre suas ações e seus métodos e adaptar cada um deles da melhor maneira possível. Com este tipo de cuidado, você vai ganhar o respeito tanto das equipes de venda que você gerencia, como também dos seus superiores que vão reconhecer em você alguém que sempre está disposto a melhorar e cumprir as metas propostas pela empresa.
Então é isso meu amigo, como eu apresentei para você neste texto, o diretor comercial é aquela pessoa que garante que a equipe de vendas esteja atingindo os objetivos propostos pela direção da empresa e faz o meio de campo entre estas duas áreas, garantindo que elas se comuniquem da melhor maneira possível. Entre as características que eu destaquei, estão a habilidade de liderar de maneira adequada, a capacidade de delegar funções, ter um bom relacionamento com seu fornecedor, conhecer sua equipe, planejar de maneira correta e ouvir e aprimorar seus processos.
Se você pretende ocupar um cargo de diretor comercial, é importante já treinar e aprimorar cada uma destas habilidades para facilitar sua promoção e ascensão na empresa que trabalha.
Mais uma vez eu gostaria de agradecer você por me acompanhar até aqui. Para conhecer mais sobre a profissão de vendedor, não deixe de acompanhar o meu canal no YouTube, meu Facebook e também meu blog.
Um forte Abraço!