Fala monstrão, fala monstrona, tudo bem? No conteúdo de hoje você terá acesso às melhores dicas e ideias para fidelizar clientes, além de entender a importância dessa ação para as vendas e, consequentemente, para aumentar o faturamento da empresa.

Apesar de vestirmos a camisa e incorporarmos o time de vendas (quase) todos os dias, mesmo assim não deixamos de ser consumidores. Precisamos comprar alimentos, remédios, roupas, eletrodomésticos etc. Tudo aquilo que nós mesmos vendemos ao longo dos dias.

Como nos satisfaz uma oferta no momento oportuno, não é mesmo?  Por isso, para fidelizar clientes, devemos pensar no modo como gostaríamos de ser tratados pelas nossas marcas favoritas.

Eu e minha equipe fizemos esse exercício para responder às seguintes questões básicas: o que querem os nossos clientes fidelizados? Quem são eles? Como, quando e onde atendê-los?

O resultado não requer mágica alguma e você confere na lista a seguir.

8 dicas infalíveis para fidelizar seus clientes

1. Ofereça um atendimento de qualidade ✔

Pelo fato de que cada marca possui a sua particularidade, o atendimento ao cliente também muda de empresa para empresa. E isso pode fazer com que o cliente se sinta mais ou menos à vontade para comprar com você. Portanto, conheça as necessidades do seu cliente e, na maioria dos casos, ponha-se no lugar dele para saber como gostaria de ser tratado. 

  • Tenha empatia, dedicação e atenção durante o atendimento;
  • Seja prestativo, entenda-o e comprometa-se a resolver os problemas do cliente;
  • Quando não for possível, demonstre interesse em ajudá-lo no que estiver ao seu alcance;
  • Otimize o tempo do cliente e evite prolongar situações burocráticas;
  • Seja transparente. Se o cliente perguntar a sua opinião, não responda por conveniência e haja com franqueza.

É preciso escutar e compreender exatamente o que seu cliente procura para atendê-lo da melhor forma possível.

2. Identifique seu cliente ideal

Saber quem é o seu cliente ideal facilita na identificação das dores, desejos e pretensões dele, durante todo o processo de compra e venda. Funciona como se a marca se tornasse mais íntima e soubesse, de fato, o que passa na cabeça do consumidor.

  • Pesquise pela idade, gênero, localização geográfica etc.;
  • Com o histórico de compra dos clientes, analise as preferências comparadas ao retorno financeiro;
  • Entenda a necessidade do consumidor.

3. Construa uma marca forte e respeitada

É essencial ter uma marca forte, respeitada e conhecida pelo mercado e que agregue valor ao consumidor, independentemente da área de atuação. Aí, você me pergunta: por quê? E eu te respondo com a maior facilidade: porque o reconhecimento pode fazer com que sua marca torne-se referência no segmento e, quem sabe, até nomeie determinados tipos de produtos. Para isso:

  • Crie sua identidade visual, somada a um discurso condizente para lidar com seu público-alvo;
  • Priorize o serviço ao consumidor;
  • Desenvolva um site e aproveite o engajamento das redes sociais;
  • Use o e-mail marketing para alcançar o maior número de pessoas.

Definir as missões, visão e valores da empresa, além de conhecer e entender o branding facilita e muito na tomada de decisões para a fidelização de clientes.

4. Invista no Customer Experience

Experiência do Consumidor, em português, ou simplesmente EC, é o conjunto de ações que melhoram e otimizam as interações entre marcas e consumidores durante as fases de venda: pré, durante e pós. Por que investir no EC?

  • Aumenta a credibilidade da marca perante o cliente;
  • Promove o diferencial nos atendimentos;
  • Reduz custos.

5. Ofereça vantagens e promoções

Em um mundo cada vez mais competitivo, independentemente da área de atuação e de possuir loja física ou e-commerce, algumas estratégias e promoções podem ser a melhor maneira de conquistar mais consumidores. Veja algumas delas:

  • Promoções em datas comemorativas;
  • Condições exclusivas para clientes antigos;
  • Cupons de desconto;
  • Brindes;
  • Vale-presente;
  • Campanhas nas redes sociais.

Seja criativo e atraia mais consumidores, aumentando o número de vendas.

6. Disponha de métricas

Uma métrica é um indicador bastante utilizado no meio corporativo para medir resultados de ações, processos e outras estratégias. 

Veja algumas métricas de marketing que você pode usar para acompanhar suas campanhas, percentual de vendas e resultados em geral:

Acompanhe as métricas do seu negócio e saiba se está no caminho certo para obter os melhores resultados.

7. Invista no relacionamento com o cliente e tenha a internet como sua aliada

Investir no relacionamento com clientes é fundamental e ajuda a manter a boa reputação e os resultados da empresa. Quando se sente valorizado pela marca, o cliente tende a consumir cada vez mais. 

O CRM, por exemplo, é uma ferramenta que facilita esse trabalho. Por meio dele é possível criar um banco de dados com informações sobre os clientes, como contatos (e-mail, telefone etc.) e histórico de consumo.

Além disso, existem outras ações valiosas para manter um bom relacionamento entre marca e consumidor. Veja algumas delas: 

Seja no mundo físico ou online, para manter um bom relacionamento entre sua marca e o público consumidor, é indispensável se comunicar. Estabeleça meios de comunicação acessíveis, fáceis de usar e rápidos para seu cliente, como:

8. Treine sua equipe

Tanto quanto ter uma marca bem posicionada no mercado, é de extrema importância que sua equipe seja bem treinada. Com um time excepcional, que transmite segurança e confiabilidade, a fidelização dos clientes acontece de forma natural.

  • Descubra as necessidades de cada setor e seus profissionais;
  • Saiba o que é benéfico e prejudicial para a empresa e os colaboradores;
  • Determine os cargos que demandam mais atenção e supervisão;
  • Conte com a ajuda de especialistas;

Não segregue e invista em treinamentos para todas as áreas, de acordo com seu $$$.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como motivar sua equipe de vendas.

https://www.youtube.com/watch?v=huOyWMY2DO4 

Agora que você já sabe como fidelizar seus clientes, que tal entender a necessidade dessa ação?

Qual a importância de fidelizar clientes?

Como já publicamos em outro conteúdo, temos diversos tipos de clientes e é necessário entender as personalidades, comportamentos e hábitos de cada um deles. Para isso, é necessário ter um plano para fidelizá-los e te garanto sucesso caso siga as dicas para fidelizar clientes mencionadas acima. 

Fidelizar sua carteira de clientes é tão importante quanto criar seu próprio negócio. Afinal, ao oferecer um produto ou serviço de qualidade, você faz com que, de maneira indireta, seu consumidor resista à concorrência, além de aumentar as chances de retorno para sua loja ou site.

Estes são os motivos para fidelizar seus clientes:

Promover a divulgação

Quando somamos o apego e a confiança da fidelidade da compra, o cliente torna-se um potencial porta-voz da marca. Sabe o que isso quer dizer? Que ele pode divulgá-la por meio do “boca a boca”, um dos meios mais eficientes de fazer com que sua marca chegue até outras pessoas.

Além do fato da indicação para amigos e familiares, essa ação promove a possível redução dos custos com propaganda

Aumentar a lucratividade

O aumento do ticket médio ocorre quando o cliente cria empatia e confiança pela marca e compra cada vez mais. A fidelidade na recorrência, por sua vez, é um fator fundamental para evitar prejuízos e gerar lucro, principalmente para as empresas SaaS.

É justamente a retenção desse cliente que recupera o investimento da sua aquisição.

Quer saber como eu faço para aumentar o lucro das vendas na minha empresa? Assista ao vídeo abaixo.

  

Manter as estratégias alinhadas

Atualmente, na época dos influenciadores digitais, quem tem um cliente fiel é rei!

Um atendimento mal feito, mesmo que por descuido e sem intenção, pode viralizar na internet. Para evitar problemas desse tipo, educação, paciência e proatividade são requisitos essenciais.

Prepare seu time para que, nos momentos de crise, ajam com serenidade e prestem um atendimento excepcional.

Ter feedbacks de qualidade

As pesquisas de satisfação estão entre as melhores maneiras de descobrir se a sua empresa realmente entrega o que o cliente precisa, além de avaliar o atendimento prestado.

Quando o cliente fiel responde a essa pesquisa, é garantia de feedback honesto e comprometimento da parte dele em colaborar com o crescimento da sua marca favorita.

Conquistar novos clientes

A relação de confiança entre o consumidor fiel e a equipe, seja na parte de vendas, ou pós-vendas, está mais estruturada e facilita na retenção do contato. Já o  processo de venda com um novo cliente é longo e demanda custos.

No caso de um novo cliente, o vendedor tem que identificar suas necessidades, avaliar possíveis soluções e oferecer a melhor oferta possível, além de encantá-lo e convencê-lo de que os seus produtos ou serviços são os mais indicados para ele. Com o cliente fiel, é estabelecido um vínculo, cuja energia necessária para fazê-lo comprar outras vezes é reduzida e tem mais chances de êxito.

Ter brand lovers

Você, que é dono de uma marca, já imaginou ter uma fila quilométrica e interminável, na frente da sua loja, toda vez que lançar um novo produto ou serviço? Esses clientes são aficionados por marcas, chamados brand lovers.

Além de servir como inspiração para que o time de vendas supere as expectativas do mercado, esse tipo de consumidor transmite autoridade e agrega valor para sua marca.

Para facilitar, montei uma lista breve e resumida das vantagens que você terá ao fidelizar seus clientes

  • Alto índice de conversão de vendas para o mesmo cliente;
  • Alto índice de recomendação da sua marca e produto ou serviço;
  • Provas sociais de clientes satisfeitos;
  • Fluxo de caixa equilibrado e protegido;
  • Expansão do negócio
  • Baixo índice de crises relacionadas à marca.

Quer aprender a conquistar e fidelizar seus clientes de forma criativa? No vídeo abaixo eu te ensino. Assista agora e bora vender!!!

;