Prepare-se para bater recordes de vendas na Black Friday!

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Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora, tudo bem contigo? Antes de mais nada, quero agradecer você por acompanhar este texto e conhecer mais sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo e fortalecer o nosso movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor.

Hoje quero conversar com você sobre um dos eventos mais importante para as vendas do comércio brasileiro e mundial, a Black Friday.

Onde começou a Black Friday?

A origem da Black Friday é um pouco nebulosa, já que não se tem registro exato de quando ou até mesmo como o evento começou. Uma das teorias mais conhecidas fala de um grande engarrafamento que aconteceu na década de 60 em uma cidade nos Estados Unidos, após o Dia de Ação de Graças. Os lojistas aproveitaram esta oportunidade oferecendo descontos agressivos para atrair os clientes que aguardavam na fila.

Na verdade, meu amigo, a origem do Black Friday virou uma espécie de lenda, e a data começou a se popularizar e se tornou um grande evento de descontos para empresa do varejo de todos os ramos. Isso fez com que consumidores de todo os Estados Unidos fizessem grandes filas de madrugada no exterior das lojas esperando para comprar seus produtos por um valor muito menor.

Você certamente já viu na internet aquelas imagens de quando as lojas abrem e as pessoas saem correndo para garantir os produtos que desejam. Portanto, a Black Friday virou uma oportunidade para que os donos de loja vendam produtos mais antigos por um preço menor e renovem seus estoques antes do fim do ano.

Para você que ainda não conhece, a Black Friday acontece sempre na quarta semana do mês de novembro. Neste período empresas do mundo todo oferecem grandes descontos para diversos de seus produtos, incluindo em alguns casos, lançamentos. Estes descontos geralmente duram só este dia e são limitados pela quantidade que a empresa tem em estoque.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a origem da Black Friday e como ela impactou o comércio nos Estados Unidos, está na hora de conhecer qual sua relevância aqui em território nacional.

A Black Friday no Brasil

A primeira vez que tivemos uma Black Friday oficialmente aqui no Brasil, foi no ano de 2011. Nesta época, várias empresas tentaram se aproveitar que o consumidor ainda não conhecia bem o evento, e aumentaram o preço de vários produtos antes da Black Friday. Assim, no dia da promoção vendiam as mercadorias pelo preço que já era aplicado antes do aumento.

Esta prática foi tão comum nesta época que surgiram sites de controle, onde o próprio consumidor podia reportar o acontecido, gerando até uma brincadeira popular que dizia que a Black Friday no Brasil era tudo pela metade do dobro do preço.

É claro que eu nem preciso dizer pra você que isso não pegou bem né? O resultado foi tão negativo que nos anos seguintes a Black Friday aqui ficou meio morna, só sendo aderida pelos grandes sites e varejos nacionais.

Mas nos últimos anos, o mercado aprendeu como fazer promoções corretas e como se portar  durante este evento e começou a oferecer descontos reais e relevantes para os consumidores. Antes, aqui no Brasil o evento era muito mais voltado para empresas com comércio eletrônico, mas agora todo o mercado brasileiro já está entrando na jogada e movimentando muito dinheiro com a Black Friday.

No ano de 2017, foram vendidos R$ 2.1 bilhões no Brasil durante a Black Friday. Isso meu amigo, comparado com 2016, representa um crescimento de 10%. Além disso, em pesquisa feita pelo próprio Google, 99,5% dos usuários conhecem o que é a Black Friday e pretendem aproveitar os descontos para comprar produtos. Por isso eu te digo, a sua empresa não pode deixar passar esta oportunidade! Como você pode perceber este não é um evento de nicho, e sim uma data muito importante para alavancar suas vendas e limpar seu estoque para o fim do ano.

Portanto meu amigo, você pode perceber que a Black Friday teve um início meio conturbado aqui no Brasil, mas com o passar do tempo o mercado foi ficando mais maduro e entendendo a importância deste evento. Ele já é uma das grandes datas para vendas, ficando atrás apenas para o Natal! Agora que você já conhece bem sobre a Black Friday, eu vou te contar alguns cuidados que você precisa ter para garantir que sua empresa venda bem durante este dia.

Preparando sua empresa e equipe para a Black Friday

Como eu te contei até aqui, a Black Friday é um evento que teve início nos Estados Unidos por meados da década de 60. Com o passar do tempo o evento foi ficando mais famoso e hoje em dia já é uma data tão importante para vendas quanto o Natal. Agora que você já conhece bem a importância do evento, eu vou te contar algumas dicas para garantir que sua empresa venda mais e melhor durante este período. São elas:

– A promoção tem que ser real: Não dá pra tentar enganar o cliente, a promoção aqui tem que ser real e valer a pena! Fazer promoções que não sejam relevantes ou colocar só um ou outro produto com desconto para chamar a atenção do consumidor não vai funcionar. É preciso avaliar e até fazer parcerias com seu fornecedor para garantir promoções de qualidade.

– Divulgue um dia antes os produtos que vão entrar em promoção: É importante divulgar com antecedência quais os produtos vão ser ofertados neste dia. Tome cuidado para não anunciar muito antes, já que isso pode fazer com que os consumidores deixem de comprar o produto esperando a promoção.

– Prepare sua equipe de vendas: A Black Friday geralmente é uma loucura, por isso é importante deixar seu time preparado e motivado para o evento. Informe todos dos produtos que serão mais procurados e faça treinamentos específicos para que consigam criar uma boa experiência para o consumidor, mesmo em um dia tão movimentado.

– Invista também em segurança: Em alguns casos, o movimento esperado para a Black Friday será tão intenso que sua empresa terá que investir em uma equipe de segurança par ao evento. Nestes casos de movimento extremo é recomendado limitar o número máximo de clientes na loja por vez, evitando assim um movimento muito intenso.

– Decore a empresa para o evento: Uma decoração externa indicando que a loja está participando da Black Friday pode ajudar a atrair um público ainda maior. Se possível, deixe claro que o evento é uma promoção e divulgue o quanto de desconto o cliente pode esperar.

– Sua empresa precisa estar preparada: Faça uma projeção da quantidade de vendas que será feita e prepare sua empresa. Caso necessário, faça as contratações de Natal já em novembro para que o novo colaborador trabalhe durante a Black Friday. Prepare também outros métodos de pagamento, como maquininhas de cartão de crédito portáteis e outros aplicativos para pagamento. O segredo aqui é não perder venda de jeito nenhum!

Com estes preparativos e cuidados, sua equipe certamente vai vender muito e bater todos os recordes e metas durante a Black Friday!

Então é isso meu amigo. Neste texto eu comecei falando para você sobre o início da Black Friday e como este evento se tornou tão popular em todo o mundo. Depois eu te contei sobre as primeiras experiências aqui no Brasil, que acabaram sendo conturbadas, mas que agora o mercado já está mais preparado para o evento. Por fim falei para você algumas dicas importantes para garantir que sua empresa esteja preparada para o evento, incluindo a importância de se fazer promoções reais e preparar a equipe de vendas.

Muito obrigado por me acompanhar até aqui. Veja meu canal no YouTube e minhas redes sociais para conhecer mais técnicas de venda para esta e outras datas importantes!

Forte Abraço!