Neymar no PSG: o que isso tem a ver com suas vendas?

Fala amigo vendedor e amiga vendedora,

Neymar vai ou Neymar fica? Essa tem sido uma questão do futebol mundial nos últimos dias que tem repercutido bastante na mídia esportiva.

Isso porque um dos maiores craques do futebol, o nosso grande Neymar Jr. recebeu uma super proposta do clube parisiense Paris Saint-Germain para integrar o time ao lado dos brasileiros Daniel Alves, Lucas Rodrigues e Gustavo Hebling.

O PSG está disposto a pagar a multa rescisória do contrato entre Neymar e o Barcelona, atual time do craque,  no valor de 222 milhões de euros (mais de 810 milhões de reais).

Além disso, Neymar receberá um salário de 2,5 milhões de euros por mês que, em reais, equivale a aproximadamente a 10 milhões caindo na conta do jovem jogador de 25 anos.

A maior contratação em termos financeiros que o futebol já viu.

Uma pergunta para você, vendedor:

O que te faria trocar de empresa ou do time de vendas?

Como eu sempre falo, vendedor bom, não fica e empresa ruim e cabe aos gestores sempre averiguarem as oportunidades de aperfeiçoar sua equipe para que não perca verdadeiros craques que arrebentam de vender.

Lembrem-se: as pessoas fazem as coisas pelos motivos delas e não pelos seus motivos.

Então, esqueça a premissa de que é possível motivar alguém. Mas é possível criar um ambiente motivacional. O que eu quero saber de você, vendedor, são os SEUS MOTIVOS nesse ambiente motivacional.

Conta para mim 3 motivos que te fariam trocar de empresa ou de equipe de vendas!

Sucesso e ótimas vendas

Thiago Concer

 

Thiago Concer é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil por dois anos consecutivos: 2015 e 2016. É Bacharel em Relações Públicas com estudos em Comunicação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Possui estudos pela Academia Européia de Negócios em Madri (Espanha), extensão em Formação Executiva em Marketing de Varejo, extensão em Gestão de Vendas e é Pós-Graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP/ São Paulo. Foi vendedor porta a porta, gerente de marketing e gerente comercial, aliada à habilidade de comunicação única e estudos aprofundados em técnicas e comportamento dos vendedores, transformam seus cursos e palestras em um dos mais requisitados do Brasil. Indicado para equipes comerciais e gestores de venda! É o palestrante de VENDAS que vai te ajudar a melhorar seu negócio.

 

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4 lições de vendas que aprendi com Rodrigo Hilbert

Fala, meu amigo vendedor e minha amiga vendedora

Recentemente, viralizou na internet a carta (muito bem humorada) de um rapaz pedindo para que Rodrigo Hilbert – modelo e apresentador brasileiro, casado com a também apresentadora Fernanda Lima – parasse de ser um super homem.

Rodrigo é conhecido por ser multifuncional e conciliar várias atividades simultaneamente. Ele caça sua própria comida, planta seus legumes e vegetais, trabalha, lava, passa, cozinha, faz crochê e recentemente, construiu uma super casa de madeira na arvore para seus filhos.

Além de ser um baita pai de família e um carinhoso marido. Na carta, o rapaz da internet pede para que Rodrigo diminua essas atividades, pois as mulheres agora estão exigindo o padrão “Rodrigo Hilbert” de qualidade para seus maridos.

Vendo todo esse movimento e acompanhando o seu programa na GNT (aliás muito bom programa), enxerguei 4 coisas sobre vendas  que  podemos aprender muito com esse caso e com essa repercussão. Vamos lá!

1. É indispensável termos um benchmark

Segundo Kotler, Benchmark ou Benchmarking é estudar as empresas com as melhores práticas, a fim de melhorar o próprio desempenho. É você comparar sua atividade ou produto com algo que é referência ou que tem um conceito nota 10.

Ter Rodrigo Hilbert (ainda que possa ter uma grande dose de “propaganda” nele,  prefiro pensar assim que dói menos, rs) como uma referência, realmente melhora o mercado.

Sempre vai existir empresas que vão fazer mais do que se espera e assim, essa organização sempre irá encantar mais e se preocupar em criar uma experiência para seus clientes.

É sempre bom aprender com eles, afinal os clientes estão cada vez mais exigentes, assim como as esposas.

2. Nem todo mundo que tira a atenção do seu target é concorrente

Rodrigo tira a atenção de muitas mulheres e com isso tem muito marido com ciúmes e pensando “preciso me preocupar, vou perder minha esposa para o modelo que ele está perpetuando? Ele  é meu concorrente?”.

Muitos vendedores falam “tem sempre um concorrente que cobra mais barato em um produto muito pior”. Mas, lembre-se: se o preço é muito menor e o produto é muito diferente, ele não é seu concorrente. Se você está perdendo venda pra esse tipo de cliente tem alguma coisa errada.

Seus 4 p’s (preço, praça, publicidade e produto) não são os mesmos, aliás, não podem ser os mesmos. Se isso acontece, você está tentando vender para o público errado, no lugar errado, apresentando errado e cobrando errado.

No caso do Rodrigo, ele até pode tirar a atenção do seu target (esposa, noiva, namorada), mas seja sincero, não precisa se preocupar. Ele tem os 4 p’s dele muito bem definidos (Fernanda Lima) e é isso que você pode adicionar ao seu conhecimento em vendas.

Por mais que chame a atenção, é bem provável que ele não vá atrás do seu público alvo.

3. Mesmo você sendo muito bom, sempre é possível melhorar

Por melhor marido que você seja, basta assistir um episódio do Rodrigo pra ver que sempre é possível inovar e melhorar. Não critique quem faz melhor ou diferente de você.

Veja se é possível aplicar novas ideias no seu negócio para melhorar. Falar mal de outras empresas não faz mais parte do novo mercado.

Falar mal de alguém ou alguma empresa que está se destacando em vez de aprender com ela é a mesma coisa que as locadoras reclamarem do Netflix. Melhorem seus serviços, inovem e chorem menos.

4. Seja tão bom a ponto de fazerem propaganda de você

O Brasil está falando do Rodrigo, nós estamos lendo nesse momento sobre ele, humoristas fizeram standup sobre ele, ele está vendendo seus livros de receita como nunca e, enquanto isso, ele deve estar caçando um javali selvagem para assar na sua cozinha (que ele mesmo fez).

Toda essa mídia, toda essa exposição e todo esse marketing sem gastar 1 centavo de propaganda. Fazer diferente e fazer bem, sempre vão ser a melhor propaganda!

Pense nisso, afinal, o padrão Rodrigo Hilbert não é ruim e tampouco ameaçador. Ele só comprova que evoluir é sempre uma boa opção, seja nos seus hábitos pessoais ou nas suas VENDAS.

Abraço

Thiago Concer

 

Thiago Concer é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil por dois anos consecutivos: 2015 e 2016. É Bacharel em Relações Públicas com estudos em Comunicação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Possui estudos pela Academia Européia de Negócios em Madri (Espanha), extensão em Formação Executiva em Marketing de Varejo, extensão em Gestão de Vendas e é Pós-Graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP/ São Paulo. Foi vendedor porta a porta, gerente de marketing e gerente comercial, aliada à habilidade de comunicação única e estudos aprofundados em técnicas e comportamento dos vendedores, transformam seus cursos e palestras em um dos mais requisitados do Brasil. Indicado para equipes comerciais e gestores de venda! É o palestrante de VENDAS que vai te ajudar a melhorar seu negócio.

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Vendedor medroso, não oferece!

Fala, amigo vendedor

Vim contar para você hoje, sobre um problema muito frequente que venho recebendo por e-mail. Muitos vendedores têm me procurando para contar que tem vergonha ao abordar um cliente.

Seja na rua, na loja em que vende, ou na empresa, esses vendedores até conseguem apresentar o produto, mas na hora do fechamento… NADA!

Tudo isso acontece por causa da VERGONHA E DO MEDO. Mas esses dois vilões das vendas existem porque se relacionam a falta de preparo do vendedor.

Se o vendedor não estiver preparado, não importa o lugar, a hora ou o produto, ele vai falhar de alguma forma.

Por isso, a seguir eu te explico o seguinte:

  • quais são as situações que deixam um vendedor medroso
  • a importância de acreditar no que você vende

Assista agora e comece firme nessa primeira lei das vendas: quem não oferece, não vende.

Abraço,

Sucesso e ótimas vendas

Thiago Concer

 

Thiago Concer é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil por dois anos consecutivos: 2015 e 2016. É Bacharel em Relações Públicas com estudos em Comunicação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Possui estudos pela Academia Européia de Negócios em Madri (Espanha), extensão em Formação Executiva em Marketing de Varejo, extensão em Gestão de Vendas e é Pós-Graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP/ São Paulo. Foi vendedor porta a porta, gerente de marketing e gerente comercial, aliada à habilidade de comunicação única e estudos aprofundados em técnicas e comportamento dos vendedores, transformam seus cursos e palestras em um dos mais requisitados do Brasil. Indicado para equipes comerciais e gestores de venda! É o palestrante de VENDAS que vai te ajudar a melhorar seu negócio.

 

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Prospectando – A quem devo pedir indicação de clientes?

Olá, amigo vendedor

Já comentei que prospecção de clientes deve se tornar um hábito na sua vida. Você deve dedicar pelo menos 1 hora por dia, sem interrupções, para se empenhar nesta tarefa de conseguir mais clientes para o seu negócio ou venda.

Mas se a sua dúvida é: a quem pedir indicações ao prospectar, tenho uma orientação para você.

Se você está fazendo um ótimo trabalho, não há impedimento para você perguntar para parceiros, amigos e aos seus próprios clientes onde poderiam estar os seus novos campos de prospecção.

Há uma maneira correta de fazer isso.

Não converse com essas pessoas no churrasco, no pagode ou na igreja, porque elas vão te responder “Pode deixar, tá? Vou pensar em alguns clientes e depois dou uma ligada pra você”, só que essa ligação NUNCA vai  acontecer.

Marque realmente um horário com aqueles que podem te ajudar e leve a sério.

Atualize a carteira de clientes, afinal, como bom vendedor você deve ter tudo isso anotado, inclusive os últimos clientes que compraram com você e a compra que fizeram.

 

Para saber mais confira no vídeo a seguir:

Quero ver você prospectando muito mais!

Sucesso e ótimas vendas

Thiago Concer

 

 

 

 

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Um palestrante de vendas tem uma vida maluca?

Fala, amigos vendedores

Lendo sobre conteúdo em vendas, encontrei um texto sobre a vida maluca de um vendedor e palestrante de vendas. Será que temos uma vida maluca mesmo ou no fundo no fundo ela faz parte de um grande objetivo guiado por muito conhecimento, habilidade e atitude?

Me responda você! Segue abaixo o texto que li.

VIDA maluca a de um VENDEDOR.

VENDEDOR….

De acordo com diferentes pontos de vista, o VENDEDOR é:

Para o Supervisor: “Mais uma cota de vendas”.

Para o Gerente: “ Um alfinete no mapa da região”.

Para o Diretor: “ Um incompetente que está ganhando muito”.

Para o Financeiro: “ Um custo a mais no preço de venda”.

Para o Auditor: “ Uma conta de gastos excessivos”.

Para o Amigo: “Aquele que não deu certo na vida”.

Para os Colegas do Escritório: “Um turista”.

Para o Cliente: “Um pentelho”.

Para a Esposa: “Um tonto que não sabe fazer mais nada, senão trabalhar”.

Para a Sogra: “Um folgado que passa o dia todo na rua”.

Porém, ele precisa ter a resistência de Hércules, a arte de
Maquiavel, o tato de um Diplomata, a eloqüência de um Orador, o encanto de um Homem da Sociedade e a agilidade mental de um Matemático

Deve ser impermeável aos insultos e às queixas, à cólera, ao desprezo e aos efeitos dos aperitivos que toma em companhia do cliente.

Tem que ser capaz de vender todos os dias, entreter alguns clientes durante a noite, dirigir pela madrugada até a cidade mais próxima e estar no cliente às 7:30h. da manhã, com o bom humor de uma rosa.

Tem que ser entendido em futebol e carteados, contar boas anedotas, ser homem bem informado, agradável companheiro de mesa, atencioso e ouvinte de histórias tristes e desabafos e rir de anedotas sem graça.

Entretanto ele é realista, é otimista, arregaça as mangas, vai à luta e sempre consegue seus objetivos.

Viaja solitário em seu carro sabendo que a solidão é a única companheira frequente.

A cada dia carrega nos ombros o peso morto das vendas do mês anterior e a cota requerida para o mês seguinte.

SOU VENDEDOR….e sou eu que ajudo a pagar as contas de todos!!!

autor: desconhecido

Sucesso e ótimas vendas,

Abraço,

Thiago Concer

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Série “Como contratar bons vendedores” Vídeo #10

Olá, gestor de vendas

Chegando com tudo no décimo vídeo da série “Como contratar bons Vendedores” com uma dica 3 em 1. Você sabe quais são os 3 elementos essenciais em um recrutamento? Se você acompanhe a série já deve ter me ouvido falar no CHA: CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE

Sim, são esses os três elementos que você DEVE analisar em um candidato a vendas durante sua seleção. Por isso, tenho alguns comentários para você.

Conhecimento

Conhecimento é um componente da sua avaliação e seleção em que você verifica se o seu candidato sabe bastante sobre sua empresa, sobre os concorrentes, sobre o mercado, sobre o que sua empresa negocia e não negocia, além de conhecimentos gerais, incluindo, os desafios da economia nacional e internacional.

Habilidade

Na Habilidade, você avalia as habilidades dele em vendas: se é bom na negociação, no fechamento, na prospecção, se sabe lidar bem com objeções, com o pós vendas. Não acredite que ninguém nasce sabendo vendas. Vendas é uma habilidade adquirida com muita dedicação.

Atitude

Suas perguntas e avaliações tem que passar também pelas ATITUDE do candidato. Use perguntas que possam revelar nas respostas do vendedor, as principais atitudes dele.

Observe se elas vão ao encontro dos seus objetivos enquanto contratante. Usar perguntas relacionadas ao dia a dia do seu negócio para ver como ele vai se sair, é um bom caminho.

Quer saber como fazer tudo isso na prática? Assista ao vídeo abaixo:

Sucesso e ótimas vendas,

Abraço

Thiago Concer

 

Thiago Concer é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil por dois anos consecutivos: 2015 e 2016. É Bacharel em Relações Públicas com estudos em Comunicação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Possui estudos pela Academia Européia de Negócios em Madri (Espanha), extensão em Formação Executiva em Marketing de Varejo, extensão em Gestão de Vendas e é Pós-Graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP/ São Paulo. Foi vendedor porta a porta, gerente de marketing e gerente comercial, aliada à habilidade de comunicação única e estudos aprofundados em técnicas e comportamento dos vendedores, transformam seus cursos e palestras em um dos mais requisitados do Brasil. Indicado para equipes comerciais e gestores de venda! É o palestrante de VENDAS que vai te ajudar a melhorar seu negócio.

 

 

 

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Série: “Como contratar bons vendedores” – Vídeo #09

Olá, amigo gestor de vendas

Se você chegou até aqui junto comigo é porque realmente quer se preparar para montar um time de vendas disposto a apresentar resultados. E a dica desse nono vídeo é:

Contratamos pelo currículo e demitimos pela atitude, por que não fazemos o inverso?

Já parou para pensar nisso? O que acontece é que o gestor geralmente não define comportamentos aceitáveis e indispensáveis na sua empresa e nem define um teste de comportamento para os vendedores.

O resultado? Frustrações com pessoas que se mostram totalmente diferentes do que disseram ser na primeira entrevista.

A verdade é que o vendedor, hoje, já está craque em entrevista e se vende muito bem. Já fiz muito isso: contratei e depois vi que não poderia ter um vendedor que se mostrava uma pessoa diferente do prometido.

Bom, amigo gestor, eu aviso a você que não tem ferramenta 100% que vai selecionar o vendedor ideal para o seu negócio. Em todo lugar, há pessoas que vão te surpreender negativamente.

Mas a boa notícia é que você pode investir sim em ferramentas que vão te ajudar a melhorar essa seleção. Por isso, deixo como dica: defina 3 comportamentos imprescindíveis na sua empresa, por exemplo:

1.Ser resiliente

2.Ter energia

3. Ter comportamento constante

Para saber se a pessoa está próxima desses comportamentos, use teste de mapeamento comportamental.

E, agora, assista ao vídeo para conferir quais são os principais testes que eu indico para você. Lembre-se: “esqueça o chutômetro, cheiro ou simpatia, contrate com SABEDORIA.

Veja aqui : 

 

 

Sucesso e ótimas vendas

Abraço

Thiago Concer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Serie “Como contratar bons vendedores” – Vídeo 8

Olá, amigo gestor de vendas

Nossa série segue a todo vapor e o vídeo 8 traz para você a dica:

Transforme o seu departamento de vendas no local onde todos queiram trabalhar.

Você só consegue manter sua equipe engajada com os seus objetivos e resultados se ela enxergar que o Departamento Comercial é o setor mais importante. É o que mais paga, é o que mais dá lucro, é o que mais entra dinheiro para pagar os salários.

Tudo isso vem desse departamento importante. Você tem que fazer com que esse seja o  local onde todo mundo da sua empresa quer trabalhar.

Os vendedores esperam que você seja justo a todo momento e que promova no seu DC um local de inovação, de reconhecimento de pessoas, de crescimento e valorização.

Todos da suas empresa tem que querer trabalhar contigo, por isso foque em transformar o seu departamento em algo altamente lucrativo e entregue resultados.

E, com isso, faça também, o seu papel de líder ao potencializar pessoas. Um bom líder mostra resultados, mas incentiva TODOS ao seu redor. Lembre-se dessa soma: Tem que ter energia + Tem que ter dinheiro+ Tem que ser criativo.

Veja no vídeo 8 como ser o melhor vendedor que seus vendedores vão admirar. Assista a seguir:

Sucesso e ótimas vendas!

Abraço

Thiago Concer

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Série “Como contratar bons vendedores” – Vídeo 7

Olá, amigo gestor de vendas

A dica do vídeo de hoje é:

Procure ter metas escalonadas para os novos vendedores.

Você contrata um novo vendedor e no primeiro dia de trabalho ele já tem que vender e prospectar clientes da mesma forma que um vendedor mais experiente que está na sua empresa há mais tempo.

Espere! Isso é um erro muito grave, porque o novo vendedor está começando a conhecer a empresa, o mercado, a dinâmica da sua equipe. 

Às vezes, esse vendedor ainda não tem o que a gente chama de CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para bater as metas que você precisa.

Por isso, a dica que eu dou – ainda mais se for um vendedor CLT – é que você aproveite aqueles primeiros 90 dias para instrui-lo a ter conhecimento dos produtos, do mercado,  dos valores da empresa e depois disso, trabalhe muito forte as habilidades de vendas dele, orientando-o sobre como fazer venda, controlar objeção e como atuar no pós venda.

Separe o período inicial em três etapas.

Etapa 1 – 30 primeiros dias – Em um primeiro momento exija 30% a 40% da meta.

Etapa 2 – 30 a 60 dias – Em um segundo momento exija entre 60% e 75% da meta

Etapa 3  – 60 a 90 dias – Em um terceiro momento, nos últimos 30 dias, exija realmente 100% da meta.

Quer saber mais sobre essa dica incrível sobre escalonamento das metas do seu novo vendedor Veja agora o vídeo 7 da série e contrate com muito mais sabedoria.

Abraço, 

Sucesso e ótimas vendas sempre!

Thiago Concer

#OrgulhodeSerVendedor

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Série “Como contratar vendedores” Vídeo 6

Olá, amigo gestor de vendas

Estamos na metade do caminho desta série que veio para te ajudar a montar um time de vendas completo e eficiente, disposto sempre a mostrar resultados. No vídeo 6, a dica é:

Durante o recrutamento passe pelo crivo de pelo menos 2 pessoas.

Não importa se sua empresa é pequena e você não têm pessoas específicas para a escolha dos seus futuros vendedores.

Escolha alguém da sua equipe que seja experiente e que sempre está preocupado em se tornar um diferencial em vendas. Se una a essa pessoa e escolham vocês o próximo campeão desse time.

Outra opção é contratar uma empresa de RH. Invista mesmo, sem medo, principalmente  na fase comportamental. O olho no olho é muito importante.

Questione-se, afinal, quanto vale um vendedor na sua empresa para você concluir vendas incríveis?

Vem descobrir como fazer um bom recrutamento de maneira efetiva. Assista agora:

Ótimas vendas para você!

Abração

Thiago Concer

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