Prospectando – A quem devo pedir indicação de clientes?

Olá, amigo vendedor

Já comentei que prospecção de clientes deve se tornar um hábito na sua vida. Você deve dedicar pelo menos 1 hora por dia, sem interrupções, para se empenhar nesta tarefa de conseguir mais clientes para o seu negócio ou venda.

Mas se a sua dúvida é: a quem pedir indicações ao prospectar, tenho uma orientação para você.

Se você está fazendo um ótimo trabalho, não há impedimento para você perguntar para parceiros, amigos e aos seus próprios clientes onde poderiam estar os seus novos campos de prospecção.

Há uma maneira correta de fazer isso.

Não converse com essas pessoas no churrasco, no pagode ou na igreja, porque elas vão te responder “Pode deixar, tá? Vou pensar em alguns clientes e depois dou uma ligada pra você”, só que essa ligação NUNCA vai  acontecer.

Marque realmente um horário com aqueles que podem te ajudar e leve a sério.

Atualize a carteira de clientes, afinal, como bom vendedor você deve ter tudo isso anotado, inclusive os últimos clientes que compraram com você e a compra que fizeram.

 

Para saber mais confira no vídeo a seguir:

Quero ver você prospectando muito mais!

Sucesso e ótimas vendas

Thiago Concer

 

 

 

 

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Um palestrante de vendas tem uma vida maluca?

Fala, amigos vendedores

Lendo sobre conteúdo em vendas, encontrei um texto sobre a vida maluca de um vendedor e palestrante de vendas. Será que temos uma vida maluca mesmo ou no fundo no fundo ela faz parte de um grande objetivo guiado por muito conhecimento, habilidade e atitude?

Me responda você! Segue abaixo o texto que li.

VIDA maluca a de um VENDEDOR.

VENDEDOR….

De acordo com diferentes pontos de vista, o VENDEDOR é:

Para o Supervisor: “Mais uma cota de vendas”.

Para o Gerente: “ Um alfinete no mapa da região”.

Para o Diretor: “ Um incompetente que está ganhando muito”.

Para o Financeiro: “ Um custo a mais no preço de venda”.

Para o Auditor: “ Uma conta de gastos excessivos”.

Para o Amigo: “Aquele que não deu certo na vida”.

Para os Colegas do Escritório: “Um turista”.

Para o Cliente: “Um pentelho”.

Para a Esposa: “Um tonto que não sabe fazer mais nada, senão trabalhar”.

Para a Sogra: “Um folgado que passa o dia todo na rua”.

Porém, ele precisa ter a resistência de Hércules, a arte de
Maquiavel, o tato de um Diplomata, a eloqüência de um Orador, o encanto de um Homem da Sociedade e a agilidade mental de um Matemático

Deve ser impermeável aos insultos e às queixas, à cólera, ao desprezo e aos efeitos dos aperitivos que toma em companhia do cliente.

Tem que ser capaz de vender todos os dias, entreter alguns clientes durante a noite, dirigir pela madrugada até a cidade mais próxima e estar no cliente às 7:30h. da manhã, com o bom humor de uma rosa.

Tem que ser entendido em futebol e carteados, contar boas anedotas, ser homem bem informado, agradável companheiro de mesa, atencioso e ouvinte de histórias tristes e desabafos e rir de anedotas sem graça.

Entretanto ele é realista, é otimista, arregaça as mangas, vai à luta e sempre consegue seus objetivos.

Viaja solitário em seu carro sabendo que a solidão é a única companheira frequente.

A cada dia carrega nos ombros o peso morto das vendas do mês anterior e a cota requerida para o mês seguinte.

SOU VENDEDOR….e sou eu que ajudo a pagar as contas de todos!!!

autor: desconhecido

Sucesso e ótimas vendas,

Abraço,

Thiago Concer

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Série “Como contratar bons vendedores” Vídeo #10

Olá, gestor de vendas

Chegando com tudo no décimo vídeo da série “Como contratar bons Vendedores” com uma dica 3 em 1. Você sabe quais são os 3 elementos essenciais em um recrutamento? Se você acompanhe a série já deve ter me ouvido falar no CHA: CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE

Sim, são esses os três elementos que você DEVE analisar em um candidato a vendas durante sua seleção. Por isso, tenho alguns comentários para você.

Conhecimento

Conhecimento é um componente da sua avaliação e seleção em que você verifica se o seu candidato sabe bastante sobre sua empresa, sobre os concorrentes, sobre o mercado, sobre o que sua empresa negocia e não negocia, além de conhecimentos gerais, incluindo, os desafios da economia nacional e internacional.

Habilidade

Na Habilidade, você avalia as habilidades dele em vendas: se é bom na negociação, no fechamento, na prospecção, se sabe lidar bem com objeções, com o pós vendas. Não acredite que ninguém nasce sabendo vendas. Vendas é uma habilidade adquirida com muita dedicação.

Atitude

Suas perguntas e avaliações tem que passar também pelas ATITUDE do candidato. Use perguntas que possam revelar nas respostas do vendedor, as principais atitudes dele.

Observe se elas vão ao encontro dos seus objetivos enquanto contratante. Usar perguntas relacionadas ao dia a dia do seu negócio para ver como ele vai se sair, é um bom caminho.

Quer saber como fazer tudo isso na prática? Assista ao vídeo abaixo:

Sucesso e ótimas vendas,

Abraço

Thiago Concer

 

Thiago Concer é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil por dois anos consecutivos: 2015 e 2016. É Bacharel em Relações Públicas com estudos em Comunicação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Possui estudos pela Academia Européia de Negócios em Madri (Espanha), extensão em Formação Executiva em Marketing de Varejo, extensão em Gestão de Vendas e é Pós-Graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP/ São Paulo. Foi vendedor porta a porta, gerente de marketing e gerente comercial, aliada à habilidade de comunicação única e estudos aprofundados em técnicas e comportamento dos vendedores, transformam seus cursos e palestras em um dos mais requisitados do Brasil. Indicado para equipes comerciais e gestores de venda! É o palestrante de VENDAS que vai te ajudar a melhorar seu negócio.

 

 

 

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Série: “Como contratar bons vendedores” – Vídeo #09

Olá, amigo gestor de vendas

Se você chegou até aqui junto comigo é porque realmente quer se preparar para montar um time de vendas disposto a apresentar resultados. E a dica desse nono vídeo é:

Contratamos pelo currículo e demitimos pela atitude, por que não fazemos o inverso?

Já parou para pensar nisso? O que acontece é que o gestor geralmente não define comportamentos aceitáveis e indispensáveis na sua empresa e nem define um teste de comportamento para os vendedores.

O resultado? Frustrações com pessoas que se mostram totalmente diferentes do que disseram ser na primeira entrevista.

A verdade é que o vendedor, hoje, já está craque em entrevista e se vende muito bem. Já fiz muito isso: contratei e depois vi que não poderia ter um vendedor que se mostrava uma pessoa diferente do prometido.

Bom, amigo gestor, eu aviso a você que não tem ferramenta 100% que vai selecionar o vendedor ideal para o seu negócio. Em todo lugar, há pessoas que vão te surpreender negativamente.

Mas a boa notícia é que você pode investir sim em ferramentas que vão te ajudar a melhorar essa seleção. Por isso, deixo como dica: defina 3 comportamentos imprescindíveis na sua empresa, por exemplo:

1.Ser resiliente

2.Ter energia

3. Ter comportamento constante

Para saber se a pessoa está próxima desses comportamentos, use teste de mapeamento comportamental.

E, agora, assista ao vídeo para conferir quais são os principais testes que eu indico para você. Lembre-se: “esqueça o chutômetro, cheiro ou simpatia, contrate com SABEDORIA.

Veja aqui : 

 

 

Sucesso e ótimas vendas

Abraço

Thiago Concer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Serie “Como contratar bons vendedores” – Vídeo 8

Olá, amigo gestor de vendas

Nossa série segue a todo vapor e o vídeo 8 traz para você a dica:

Transforme o seu departamento de vendas no local onde todos queiram trabalhar.

Você só consegue manter sua equipe engajada com os seus objetivos e resultados se ela enxergar que o Departamento Comercial é o setor mais importante. É o que mais paga, é o que mais dá lucro, é o que mais entra dinheiro para pagar os salários.

Tudo isso vem desse departamento importante. Você tem que fazer com que esse seja o  local onde todo mundo da sua empresa quer trabalhar.

Os vendedores esperam que você seja justo a todo momento e que promova no seu DC um local de inovação, de reconhecimento de pessoas, de crescimento e valorização.

Todos da suas empresa tem que querer trabalhar contigo, por isso foque em transformar o seu departamento em algo altamente lucrativo e entregue resultados.

E, com isso, faça também, o seu papel de líder ao potencializar pessoas. Um bom líder mostra resultados, mas incentiva TODOS ao seu redor. Lembre-se dessa soma: Tem que ter energia + Tem que ter dinheiro+ Tem que ser criativo.

Veja no vídeo 8 como ser o melhor vendedor que seus vendedores vão admirar. Assista a seguir:

Sucesso e ótimas vendas!

Abraço

Thiago Concer

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Série “Como contratar bons vendedores” – Vídeo 7

Olá, amigo gestor de vendas

A dica do vídeo de hoje é:

Procure ter metas escalonadas para os novos vendedores.

Você contrata um novo vendedor e no primeiro dia de trabalho ele já tem que vender e prospectar clientes da mesma forma que um vendedor mais experiente que está na sua empresa há mais tempo.

Espere! Isso é um erro muito grave, porque o novo vendedor está começando a conhecer a empresa, o mercado, a dinâmica da sua equipe. 

Às vezes, esse vendedor ainda não tem o que a gente chama de CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para bater as metas que você precisa.

Por isso, a dica que eu dou – ainda mais se for um vendedor CLT – é que você aproveite aqueles primeiros 90 dias para instrui-lo a ter conhecimento dos produtos, do mercado,  dos valores da empresa e depois disso, trabalhe muito forte as habilidades de vendas dele, orientando-o sobre como fazer venda, controlar objeção e como atuar no pós venda.

Separe o período inicial em três etapas.

Etapa 1 – 30 primeiros dias – Em um primeiro momento exija 30% a 40% da meta.

Etapa 2 – 30 a 60 dias – Em um segundo momento exija entre 60% e 75% da meta

Etapa 3  – 60 a 90 dias – Em um terceiro momento, nos últimos 30 dias, exija realmente 100% da meta.

Quer saber mais sobre essa dica incrível sobre escalonamento das metas do seu novo vendedor Veja agora o vídeo 7 da série e contrate com muito mais sabedoria.

Abraço, 

Sucesso e ótimas vendas sempre!

Thiago Concer

#OrgulhodeSerVendedor

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Série “Como contratar vendedores” Vídeo 6

Olá, amigo gestor de vendas

Estamos na metade do caminho desta série que veio para te ajudar a montar um time de vendas completo e eficiente, disposto sempre a mostrar resultados. No vídeo 6, a dica é:

Durante o recrutamento passe pelo crivo de pelo menos 2 pessoas.

Não importa se sua empresa é pequena e você não têm pessoas específicas para a escolha dos seus futuros vendedores.

Escolha alguém da sua equipe que seja experiente e que sempre está preocupado em se tornar um diferencial em vendas. Se una a essa pessoa e escolham vocês o próximo campeão desse time.

Outra opção é contratar uma empresa de RH. Invista mesmo, sem medo, principalmente  na fase comportamental. O olho no olho é muito importante.

Questione-se, afinal, quanto vale um vendedor na sua empresa para você concluir vendas incríveis?

Vem descobrir como fazer um bom recrutamento de maneira efetiva. Assista agora:

Ótimas vendas para você!

Abração

Thiago Concer

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Série: “Como contratar bons vendedores” Vídeo 5

Olá, meu amigo gestor de vendas!

Mais um vídeo da série “Como contratar bons vendedores” está no ar para te ajudar de maneira excepcional a montar o seu time de campeões dentro da sua empresa.

A dica desse vídeo 5 é a seguinte:

Não venda a vaga para o seu candidato como se sua empresa fosse um paraíso.

É isso mesmo! Muitos gestores acreditam que engrandecer o ambiente da empresa como se nela tudo funcionasse perfeitamente é uma boa maneira de descrevê-la para um candidato.

Cuidado! É preciso verificar se realmente o seu negócio está apto para oferecer ao seu vendedor tudo o que ele precisa.

Seja sempre franco e direto, porque, às vezes, sua empresa não tem um treinamento muito forte ou adequado para o perfil do vendedor, mas está buscando isso pouco a pouco.

Apresentar os desafios do seu negócio e trabalhar sempre com as situações reais é uma boa maneira  de mostrar para o seu candidato como é o dia a dia das vendas e o que realmente está à espera dele, caso ele passe a integrar o seu time.

Mantenha sempre o foco em uma equipe qualificada!

Veja agora esta dica:

Ótimas vendas para você!

Abração

Thiago Concer

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Série: “Como contratar bons vendedores” Vídeo 4

Olá, amigo gestor de vendas!

O quarto vídeo da série traz para você uma dica essencial na hora de recrutar os vendedores para a sua equipe:

Como colocar atividades e prioridades no papel.

São raras as entrevistas de seleção em que o gestor consegue ser tão claro a ponto de apresentar aos seus candidatos as atividades e prioridades de suas vendas.

Mas essa ação é importantíssima para o seu negócio, pois é ela que motiva o vendedor a se identificar ou não com o seu propósito em vendas.

E acima de tudo, é ela que te ajuda a verificar qual o perfil de vendedor que se encaixa melhor na sua equipe.

Se você não deixa claro quais são as prioridades e as atividades que o vendedor fará todos os dias no seu negócio, ele mesmo vai defini-las na hora de trabalhar e isso é um caminho para o caos.

Já que cada vendedor trabalhando sem regras pode ter um desempenho que não dialoga com as suas expectativas de sucesso.

Não deixe cada um fazer o que quer! Assista agora ao vídeo 4 da série:

“Como contratar bons vendedores” e confira os detalhes dessa dica incrível que vai ser o seu norte na hora de formar uma equipe ativa e em sintonia com os seus ideais.

Acesse já:

Ótimas vendas,

Abraço

Thiago Concer

 

 

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Série: “Como contratar bons vendedores” Vídeo 3

Olá, amigo gestor de vendas!

O terceiro vídeo da série “Como contratar bons vendedores” chega com tudo para te ajudar a:

Fazer uma entrevista baseada em situações reais.

É chegada a hora de produzir as perguntas para o processo de seleção da sua empresa e quando você se dá conta, lá estão as velhas e cansativas questões:

“se você fosse um animal, qual seria?” ou “conte quais são os seus principais defeitos”.

Cuidado! Não dá para seguir sempre pautado em questionamentos que dão margem para respostas decoradas ou, que no fundo, não medem competências de verdade.

Na entrevista de recrutamento dos seus vendedores, aplicar uma situação real é uma maneira excelente de verificar como o candidato se comporta, como ele busca meios para resolver o problema e como, por fim, apresenta as soluções.

Assista agora, neste terceiro vídeo da série, quais são os benefícios ao inserir uma situação real na entrevista com os seus potenciais vendedores e se prepare para montar um esquadrão determinado, disposto a apresentar resultados e fazer a diferença.

#SouVendedor #OrgulhodeSerVendedor

Confira agora:

Abração,

Thiago Concer

 

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