Plano de metas: saiba como organizá-lo para seu time

plano de metas

Olá, meu amigo gestor e minha amiga gestora. Você já parou para refletir sobre a importância de um plano de metas para sua equipe de vendas? Quando falamos de negócios, definir objetivos e metas é o primeiro passo para alcançar novos patamares.

Levando isso em consideração, a elaboração de um plano de metas precisa fazer parte da lista de prioridades de um gestor. Principalmente se atua no setor de recursos humanos ou marketing do negócio.

Caso você estiver precisando alinhar as rotas de ações da sua equipe de vendedores, essa é hora de estabelecer um plano de metas ao seu time! Neste artigo vou te ensinar como fazer isso de maneira eficiente. Acompanhe a leitura!

Afinal, por que fazer um plano de metas?

Planejamento estratégico é definido como um processo que viabiliza a determinação dos objetivos de um negócio. Durante a execução desse procedimento, o gestor começa a identificar formas, ferramentas e ações que vão possibilitar a chegada ao patamar esperado. Tudo isso contando com uma perspectiva temporal de médio e longo prazo.

Resumindo, o plano de metas pode ajudar você a definir os propósitos e as estratégias que a sua equipe de vendas executará para alcançá-los, considerando o ponto de partida e determinando quais serão as necessidades dessa equipe para atingir esses objetivos.

O plano de metas também viabiliza aos gestores de vendas uma visão geral da realidade do time e dos lugares que a empresa quer chegar em um tempo determinado. Assim, seguindo essas estratégias, o empreendedor pode definir medidas assertivas e duradouras.

Um plano estratégico analisa todas as ações que o negócio realiza e possui capacidade de realizar, além de filtrar aquilo que realmente é importante para aquele momento em estudo. Essa análise é necessária para que os líderes saibam onde gastar tempo, esforço da equipe e investimento.

Como montar um plano de metas?

Para lhe ajudar, separei aqui, neste tópicos, algumas etapas necessárias na organização de um plano de metas. Essa estratégia é feita em processo e vai exigir dos executores total atenção e comprometimento dessas dicas. Saiba agora como montar um plano de metas eficiente:

Analise a realidade da empresa

Meu amigo gestor e minha amiga gestora, antes de estabelecer as metas da sua equipe de vendas, é necessário analisar a realidade em que se encontra o seu negócio. Assim, nessa etapa, é importante construir um panorama das atividades já colocadas em prática pela empresa. Busque o crescimento e verifique se os resultados disso foram realmente alcançados.

Um outro ponto importante para desenvolver o plano com êxito é compreendendo quais são os atributos fortes e fracos da empresa e da equipe que promove as atividades por ela propostas.

É necessário ressaltar que aqui vale a pena envolver outras pessoas durante a análise geral do negócio. Portanto, considere a complexidade dessa ação. Uma boa ideia é convidar os gestores de departamento para participar e contribuir informando a realidade de seus setores respectivos.

Estabeleça metas alcançáveis

Após ter levantado dados sobre as condições e realidades da sua empresa, comece a pontuar as metas que serão alcançadas.

Para isso, enxergue o cenário que espera construir para o negócio, determinando a data ou período que pretende alcançá-lo, desde curto a longo prazo. Assim, será possível descobrir ideias claras sobre a rota que precisará ser percorrida.

É válido lembrar, meu amigo gestor, que essas metas precisam condizer com a realidade da sua empresa e também com as condições do seu time. Por isso, não determine algo inalcançável. É pura perda de tempo e uma fonte de desmotivação para sua equipe. Estabeleça processos e viva de superações.

Defina como alcançar

Tão importante quanto saber onde se quer chegar, é saber como chegar lá. Esta etapa consiste em definir as medidas e estratégias que vão levar sua empresa aos objetivos almejados. Dessa forma, quando chegamos neste momento, é essencial pensar em ações que estarão dentro das possibilidades da empresa. Principalmente se elas exigirem investimento financeiro. É válido que sejam colocados prazos para executar tais ações.

Envolva seu time de vendas

Após ter estabelecido as metas e ações para alcançá-las, é necessário agora inserir no coração da sua equipe tudo o que você descobriu para que essas estratégias sejam enfim colocadas em prática. A minha dica é que você apresente as metas gerais. Posteriormente, delegue metas individuais avaliando as condições e potenciais de cada integrante.

Para que todos os funcionários estejam aptos a desenvolver as estratégias planejadas, não se esqueça de investir na capacitação e em uma comunicação interna alinhada.

Analise os resultados

Agora que você já colocou em práticas todas as ações planejadas, chegou a hora de conferir os resultados obtidos. Esse momento é essencial para que o plano de metas saia como projetado. Essa avaliação deve ser feita regularmente. Dessa forma, a empresa pode revisar o projeto e alterar qualquer etapa, caso seja necessário.

Como um plano de metas vai impactar meu time de vendas?

Diretamente na produtividade, meu amigo gestor. Isso mesmo, na entregas dos resultados frutos dos esforços aplicados pela empresa sobre a equipe. Uma das grandes dores dos gestores é como fazer sua equipe realmente gerar resultados eficazes. O passo inicial para isso é estabelecendo um plano de metas.

Isso acontece porque essa estratégia funciona como um mapa direcional, que mostra exatamente o que fazer para ser assertivo. Durante a minha carreira como consultor de vendas pude analisar que vendedores improdutivos nem sempre são incapazes, às vezes eles só não sabem o que fazer e como fazer.

Essa dificuldade foi sanada quando apresentei a esses profissionais a estratégia do plano de metas e tudo mudou, assim como mudará na sua empresa também.

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