Talento ou esforço: o que leva ao sucesso de vendas?

O que você vai aprender sobre o que leva um time ao sucesso de vendas nesse texto:

 

O talento é superestimado por gerentes e profissionais de RH. Mas a pergunta que fica é: será que realmente existem pessoas que possuem talento e predisposição para algumas atividades? Ou todos os resultados são baseados no quanto você se esforça? Será que realmente existe uma explicação para o sucesso de vendas?

Dessa forma, nesse texto, você vai encontrar a resposta para quase todas as suas dúvidas em relação ao que realmente conta para a chegada ao famigerado sucesso. Além disso, vai conhecer o perfil que os gerentes e profissionais devem buscar na hora de realizar novas contratações e começar uma equipe do zero.

Por que algumas pessoas alcançam o sucesso e outras ficam estagnadas?

Primeira coisa antes de continuar lendo esse texto: sorte não existe. A tal “sorte” que as pessoas tanto falam, significa merecimento. Você pode ganhar muito, mas se merecer.

Retomando a nossa dúvida, por que algumas pessoas alcançam maiores resultados? É simples. Basta pensar em dois profissionais recém formados em Marketing, por exemplo:

Marketeiro 1 – Procurou estágio desde o segundo ano da faculdade. Fez parte de projetos de pesquisas e grupos de estudos. Completou cursos online relacionados a sua área e se empenhou em atividades extracurriculares.

Marketeiro 2 – Não pegou nenhuma DP, se dedicou apenas à faculdade e se formou.

Você tem alguma dúvida de quem vai conseguir uma vaga de emprego primeiro? E não é pela quantidade de coisas realizadas, meu amigo. Porque tem muito cara que com um currículo impecável, que diz que tem mil e uma habilidades, mas na hora do “vamos ver”, não entrega resultado nenhum, mete o pé pelas mãos e acaba desistindo.

Eu, inclusive, prefiro não avaliar currículo, mas avaliar atitude. Conhecer a história do profissional, levar em consideração o que ele realmente fez até ali e não aquilo que ele colocou no currículo para impressionar o contratante.

Afinal, o que realmente difere um profissional do outro é a atitude e força de vontade. Claramente um deles não se contentou com a mesmice. Sentou a bunda na cadeira e quis ir além. E é exatamente essa a métrica que aponta onde você vai chegar.

Porque se você dá a cara a tapa e corre atrás, você alcança. Agora, se você fica esperando o sucesso de vendas chegar até você, meu amigo, desiste. Ele nunca vai chegar. Anote isso: todo mundo tem o que merece. O que batalha e o que sua a camisa para conseguir.

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Existe dom para as vendas?

Aplique essa pergunta a qualquer outra profissão. Com um médico, por exemplo, você não teria dúvida da resposta, certo? Até porque ninguém nasce sabendo atender paciente entre a vida e a morte. Ninguém nasce sabendo ser professor diante de uma sala de 40 alunos. Ninguém sabe vender sem ter feito isso repetidas vezes.

Segundo o dicionário, “dom” significa ter aptidão ou facilidade inata para fazer algo. Em nenhum momento incita o fato de “nascer sabendo”. Porque isso realmente não existe. Você pode até ter um perfil mais comunicativo e extrovertido, mas, mesmo assim, não ter conhecimento de boas técnicas de vendas.

Então, é claro que existem pessoas que possuem facilidade para determinadas atividades, mas isso não é garantia de sucesso. E aí a gente bate o martelo novamente na questão do fazer todos os dias, do colocar em prática, do arriscar. O que realmente garante ou não que você é ou será um bom vendedor é o tamanho da sua bagagem de conhecimentos. É o quanto você busca se atualizar no mercado. É você estar aberto a ouvir o que especialistas têm a dizer e ao menos tentar aplicar novos aprendizados.

E é esse o grande motivo pelo qual muitas pessoas entram na área comercial e desiste. Porque elas entram na onda de que vendedor precisa saber se comunicar e ser simpático, só. E não é bem por aí. Não precisa de diploma para vendedor, não existe um curso superior para vendas. Mas você não pode ficar estagnado, senão o trator gigantesco, que carrega milhões de profissionais que estão desempregados e que buscam um lugarzinho no mercado de trabalho, passa por cima de você.

Entenda a Lei de Pareto

Pareto foi o sociólogo que trouxe essa ideia ao mundo. Ele começou dizendo que 80% dos lucros estão nas mãos de apenas 20% dos empresários do mundo. E quando expandiu o pensamento, começou a enxergar outras vertentes e criou a lei de Pareto que indica 80% a 20%.

Ou seja, se você levar adiante esse pensamento, você entende que somente 20% do que fazemos surte algum efeito, de fato. E, com isso, você precisa realmente fazer muita coisa. É o que eu sempre digo nas minhas palestras e treinamentos: ninguém é excepcional fazendo de vez em quando. Dessa forma, o Messi treina TODOS OS DIAS. A Adele, para chegar no nível vocal dela, treinou incansavelmente. O Michael Jackson, para ser reconhecido pela suas dancinhas, precisou levantar cedo e praticar.

Não tem como fugir e não existe mágica. Você precisa colocar a mão na massa, vestir a camisa e ir além. Porque têm trocentas pessoas no mundo que fecham 15 vendas em um dia. Se você fechar 15 vendas em um dia, será somente mais um bom vendedor. Agora, se fecha 25 vendas em um dia, você bate recordes, deixa sua marca registrada na história e passa ter vaga em qualquer empresa que você quiser. Porque você sobe um degrau gigantesco. E, para você subir esse degrau, não pode fazer o mesmo que os outros vendedores e não pode fazer de vez em quando.

Afinal, existe explicação para o sucesso de vendas?

A resposta é sim! É claro que um cara que teve oportunidade financeira de fazer milhões de cursos nacionais e internacionais, de fazer uma faculdade de comunicação, que tem um perfil mais comercial ou que nasceu predisposto a ter facilidades nesse segmento está com um pezinho a frente. Dessa forma, se não correr atrás, não passa do primeiro degrau. E a escada para o sucesso de vendas é longa.

Por isso, se você tem um time de vendas e quer realmente alcançar resultados históricos, já sabe qual é o tipo de profissional que você quer ao seu lado, certo?

Agora que você entendeu que ter talento não basta, especialmente para o sucesso de vendas, pode contar para nós, nos comentários, como faz para diferenciar um perfil talentoso de um perfil esforçado na hora de contratar.

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Espero que esses outros textos entre na sua bagagem de conhecimentos também!