Como fazer promoção de vendas: Descubra 5 astúcias que você não conhecia

Se você está aqui para saber como fazer promoção de vendas, saiba que essa ferramenta é muito útil como estratégia de negócios. Isso porque a promoção de vendas incentiva a pessoas a experimentarem um produto novo, atraindo novos clientes e aumentando o volume de vendas.

Apesar das promoções serem, muitas vezes, vistas como um agrado do vendedor, da marca ou da empresa que representa, essa ferramenta é excelente para movimentar o estoque e promover a fidelização. Por isso, você deve incluir as promoções no seu processo de vendas, caro gestor, cara gestora. 

Para aprender o que é e como fazer promoção de vendas, eu apresento 5 astúcias que vão te guiar no desafio de criar a promoção perfeita para a sua empresa. 

O que é promoção de vendas?

Antes de saber como fazer promoção de vendas, você precisa entender o que é essa ferramenta. 

Eu sempre destaco: promoção de vendas não é favor! Ao contrário, é uma ferramenta que representa um conjunto de estratégias e recursos com o objetivo de aumentar o volume de vendas, em um determinado período. 

Qualquer empresa pode realizar uma promoção de vendas, o seu sucesso não está relacionado ao ramo de atividade, porte ou localização geográfica. Dessa maneira, mesmo se a sua empresa não tem um budget para investir, você pode criar uma promoção que supra as expectativas da empresa.

Em 2005, a Promotion Products Association International já confirmava que as promoções são poderosas através de um estudo, no qual, as pessoas eram paradas em aeroportos e perguntadas: 

  • Você se lembra de algum anúncio publicado no jornal que você estava lendo no avião?
  • Você se lembra de algum brinde recebido de alguma empresa nos últimos 12 meses?

Como resposta, ele puderam verificar que: 

  1. Dos 80% dos entrevistados que leram um jornal, aproximadamente 53% recordaram o nome de pelo menos um anunciante.
  2. Dos 71% dos entrevistados que ganharam um brinde nos últimos 12 meses, cerca de 76% lembraram a marca da empresa que deu o brinde.
  3. Do total de entrevistados, 31% tinha o brinde na hora da entrevista e desse total, 81% lembravam qual era a marca estampada no brinde.
  4. 57% das pessoas que receberam brindes ficaram com ele por pelo menos um ano, pois era útil.
  5. 45% das pessoas que receberam brindes, usavam o que ganharam pelo menos uma vez ao dia. 

Já no estudo Propensão do consumidor a participar da promoção de vendas: uma comparação inicial do Brasil versus Estados Unidos feito com amostra de consumidores brasileiros e americanos afirma que “os consumidores da amostra brasileira possuem maior propensão a usar promoções de vendas do que os consumidores da amostra norte-americana”. 

No entanto, caro gestor, você precisa entender como fazer promoção de vendas de maneira a proporcionar ao público um benefício concreto. Com isso, você terá o efeito desejado que é fechar vendas. 

Como fazer promoção de vendas?

Como fazer promoção de vendas

Você se pergunta: na guerra de preços, como me destacar nessa batalha? Saiba que lançar promoções sem planejamento, oferecer brindes sem sentido ou outras formas de bonificar clientes não são estratégias para vender mais e melhor. 

A má gestão da sua promoção de vendas pode afetar negativamente o resultado do seu negócio. Com isso, a sua empresa pode ter a reputação prejudicada, sem mencionar no caso de acabar tendo que lidar com um estoque além do necessário com a tentativa de melhorar as vendas. Seria um preju e tanto! 

Portanto, um bom planejamento da promoção e o acompanhamento dos resultados durante a campanha promocional faz parte da arte de como fazer promoções de vendas dinâmicas e eficazes. 

Nesse sentido, eu chamo a atenção de vocês para 5 astúcias para realizar uma promoção de vendas imbatível. 

1 – Defina o público alvo

Para saber como fazer promoção de vendas com o intuito de alavancar as vendas da sua empresa em uma data específica, antes de tudo, defina o seu público. Dessa maneira, você precisa verificar quem é o consumidor que você quer atingir e a relação com produto ou serviço você pretende construir. 

Para isso, faça as seguintes perguntas:

  1. Quero atingir que tipo de pessoas? Faixa etária, estilo de vida, classe social;
  2. Quero que essas pessoas consumam mais qual produto ou serviço?

Em seguida, você terá um destino para nortear a sua estratégia de promoção. Por exemplo, você é um fabricante de roupas de praia, mas o carro-chefe da sua empresa são os biquínis em duas partes. Sendo assim, o estoque de maiôs de uma parte está parado. Sabendo que esse produto é mais consumido por mulheres de idade e mais reservadas, você direciona sua promoção de vendas de maiôs à esse público específico. 

2 – Defina o tipo de promoção de vendas 

Depois de definir quem serão os seus alvos, tanto o perfil do público quanto o perfil do produto, está na hora de você elaborar a promoção mais adequada para esses dois eixos. Eu já mencionei que o objetivo de uma promoção de vendas é aumentar as vendas, porém, você também pode ampliar o cadastro de clientes e obter respostas sobre o consumo do seu produto. 

Para aprender como fazer promoção de venda, você precisa definir qual tipo de promoção se encaixa com as necessidades da sua empresa: 

  • Desconto em produto
  • Brinde
  • Desafio como jogos ou o famoso “indique x amigos”
  • Sorteios
  • Prazo especial para adquirir o produto que você quer vender mais

Aliás, quer saber a minha opinião sobre descontos? Dá uma olhada no vídeo abaixo que preparei para você: 

Com isso, ao definir o seu público e qual promoção é a mais adequada para atingir o seu objetivo, você dá os primeiros passos no aprendizado em como fazer promoção de vendas. 

3 – Defina o funcionamento da promoção de vendas

Nesta astúcia, eu defendo que a determinação da dinâmica da promoção é imprescindível para o seu sucesso. Ou seja, é preciso que você defina como o seu cliente deve se comportar para participar da sua promoção. Para isso, recomendo que você:

  • Elabore um regulamento específico para o funcionamento da promoção; 
  • Oriente sua equipe de vendedores com todas as informações sobre a promoção; 
  • Crie um “tira dúvidas” no espaço físico com as perguntas e respostas mais frequentes sobre a promoção; 
  • Promova a promoção nas redes sociais com todas as informações sobre a campanha de forma simples e clara. 

Com essas dicas de ouro sobre como fazer promoção de vendas, o funcionamento da sua campanha não será um segredo para ninguém. Dessa maneira, além de motivar a publicidade da campanha, você também diminui as chances de erros. 

4 – Defina a legalidade da promoção de vendas

Como fazer promoções de vendas: legislação

Depois de determinar o público, o tipo e o funcionamento da promoção, para mim, esta astúcia é importantíssima. Como fazer promoção de vendas de acordo com a legislação?  É preciso que você entenda que a sua empresa deve verificar se ela agride alguma lei e como tomar medidas preventivas. 

Para isso, averigue se sua campanha de promoção de vendas está aprovada diante do Código de Defesa do Consumidor e do Ministério da Justiça, aliás, sobre esse último, uma boa referência é a portaria 628/96. 

5 – Defina a mensuração da promoção de vendas 

Como fazer promoção de vendas

Eu sempre digo que criar indicadores de resultados e desempenhos é imprescindível para o sucesso das vendas. Esta astúcia de como fazer promoção de vendas se trata do momento durante e pós-campanha. 

Nesta etapa, você fará a comparação dos níveis de faturamento, engajamento, popularidade da sua marca, entre o período sem a promoção e o período com a promoção. Para isso, é necessário desenvolver mecanismos para acompanhar a promoção enquanto ela ocorre. Dessa maneira, é verificado como a campanha está sendo aceita ou não pelo público que definiu.

Para mensuração é importante você ter alguns critérios como:

  • Faturamento
  • Engajamentos de branding
  • Popularidade da marca
  • Aceitação do público

Desde o início da campanha até aqui, você vai poder comparar os resultados de diferentes períodos e ver realmente se sua promoção alavancou o esperado.

O segredo é sempre saber seu objetivo:

  • Onde quer chegar
  • Como quer caminhar até lá

Sendo assim, você não se perderá no caminho, evitando que sua promoção se torne um amontoado de favores sem sentido, ao invés de um estratégia de aumento de vendas.

Depois de aprender como fazer promoção de vendas com as minhas 5 astúcias imbatíveis, é hora de você colocar a sua equipe para trabalhar na próxima campanha! 

Ficou interessado nas estratégias para vender mais? Meu nome é Thiago Concer, tenho mais de 20 anos de experiência na áreas e garanto que falo a mesma língua que você, caro vendedor / cara vendedora. 

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. 

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