4 técnicas de negociação para superar a meta de vendas

técnicas de negociação

Você parou para analisar os desafios que os seus vendedores encaram na hora de fechar um novo contrato? Sabemos que para a efetividade das vendas, é imprescindível uma boa comunicação e embasamento, mas há técnicas de negociação fundamentais para o sucesso das vendas.

Portanto, neste artigo iremos abordar as 4 principais técnicas de negociação que eu ensinei aos milhares de gestores que já palestrei. Pois, confio que, assim como eu, a sua empresa também pode alcançar níveis históricos de resultados.

Então, confira tudo nos tópicos abaixo!

4 técnicas de negociação para superar as metas

Seria ótimo se a gente pudesse ter todas as respostas necessárias para nossos objetivos, não é mesmo? Ter sucesso em vendas é, sem dúvida, o maior e mais buscado propósito das empresas prestadoras de serviço e fornecedoras de produtos.

Isso não é simples, demanda alguns fatores indispensáveis e eu confesso que já quebrei muito a cabeça para conseguir realmente entender alguns desses determinadores de resultados.

Então, chegou a hora de conhecer as técnicas de negociação que aprendi e apliquei no meu negócio. Elas serão fundamentais para promover suas vendas, pode acreditar!

1. O perfil do negociador

É extremamente necessário conhecer o perfil de quem está negociando. Esse potencial cliente naturalmente possui objeções e experiências passadas que podem influenciar, e muito, no momento da venda.

Para se dar bem, é necessário saber analisar o perfil do negociador: se ele é engajado com seu produto, se já teve frustrações com concorrentes, o que ele pode pagar e o que ele espera de você. Só assim você vai conseguir atender a técnica seguinte.

2. Postura adequada

Uma postura adequada é um fator determinante para o fechamento de um negócio, pois um posicionamento inadequado tem poder suficiente para o cliente nunca mais retornar. Por isso esta é uma das técnicas de negociação mais eficientes que existem.

Saiba conversar, utilize as palavras certas, evite achismos e palavras de baixo calão. Tente centralizar o papo no produto, vista-se bem, cuide da sua higiene e fale com o cliente como se fosse seu primeiro negociador.

3. Triunfo final

Essa é uma das técnicas de negociação mais conhecida. Ela sugere que você ofereça o melhor por último, gerando a sensação de ganho no cliente durante o decorrer da venda. Não apresente as melhores oportunidades logo de cara, isso pode lhe causar prejuízos, uma vez que seu cliente com certeza irá tentar lapidar sua oferta inicial.

4. Ensine seu cliente

Faça do momento da venda uma conversa didática e consultiva. Seus clientes vão adorar saber como utilizar seu produto ou serviço de maneira eficiente às necessidades deles. Isso engaja, eleva sua autoridade e ainda garante a aceitação espontânea do cliente ao produto.

O que garante o sucesso nas vendas além de técnicas de negociação?

É fato que quando há uma boa estratégia de abordagem e sabedoria para conduzir o papo com o cliente, tudo tende a dar certo. Então, veja abaixo algumas condições que fortaleceram o meu quadro de vendas:

1. Comunicação

Essa é a principal ferramenta do vendedor. Sem comunicação não há troca de informações ou relacionamento. Portanto, esses são dois aspectos fundamentais no processo de venda.

Procuro sempre ser o mais claro e objetivo possível com meus cliente, permito que eles falem também e, sobretudo, que me mostrem suas reais necessidades. Assim, eu consigo analisar exatamente o que eles precisam e meu serviço se torna ainda mais eficiente.

2. Domínio de informações

É impossível conseguir uma boa venda sem saber o que está sendo vendido. Assim, eu entendi que não dá para ser negligente de jeito nenhum. Se você não tiver total domínio sobre o seu produto, sua venda é insegura, tensa e logo resulta em clientes insatisfeitos.

Então, conheça o máximo possível sobre seu estoque, busque treinamentos que ajudem a expor de maneira eficiente as vantagens da aquisição e una tais benefícios às necessidades reais do seu cliente.

3. Empatia com meu cliente

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir suas dores e compreender suas limitações. Todo vendedor de sucesso aprendeu que só sendo empático é possível garantir a contemplação do cliente.

Ninguém suporta ser atendido com rigidez, truculência e até mesmo de maneira forçada. Puxa, se o meu cliente não tem condições financeiras de custear meu serviço, eu não viro a costas e simplesmente vou embora. Pelo contrário, tento ajustar a proposta ou outras flexibilidades.

“Então, se a única coisa que você quer do seu cliente é o dinheiro da venda, você não merece seu cliente”.

Qual o perfil do vendedor eficiente?

Você já parou para analisar se suas práticas profissionais são realmente eficientes? Veja neste tópico como se comporta um vendedor com sucesso nos resultados:

Confiante: bons vendedores acreditam em si, na empresa, nos produtos e serviços. Eles acreditam que é possível suprir as necessidades das pessoas. Eles confiam nas vantagens que o cliente terá ao efetivar a compra.

Persistente: o cliente disse que voltaria e até agora nada? O vendedor eficiente se antecipa e anota o contato do cliente. Ele mantém contato, cria proximidade e oferece informações ainda mais importantes. Ele não desiste de bater a meta!

Simpático: Não suporta ver vendedores sendo rudes, mal educados, inconvenientes. Se você é assim, pare agora mesmo! Encante seus clientes para que, quando eles voltarem, desejem te encontrar e não fugir de você.

Determinado: Se hoje não foi um bom dia, tudo bem. Vendedor eficiente é resiliente e está determinado a cumprir com sua meta do mês. Determinação é se manter no foco, mesmo com tudo girando. Esse profissional não se desvia, não desanima, ele tenta até conseguir!

Empreendedor: bons vendedores não só cumprem expediente, como também promovem a empresa onde trabalham. Eles vestem a camisa, vão para o rush e fazem do trabalho uma oportunidade para gerar valor e crescimento.

Estudioso: vendedores de sucesso nunca param de estudar e se capacitar, principalmente nos dias em que vivemos, onde tudo muda tão rápido e instantaneamente.

E agora? Preparado para ensinar seu time sobre como é possível alcançar as metas de vendas por meio meio de técnicas de negociação? Espero que sim!

Se quiser conferir mais conteúdos sobre gestão de vendas e outras técnicas de negociação, além é claro da atuação do líder nesse processo, confira meu artigo “5 dicas para um gerente de vendas treinar sua equipe do zero!”. É só clicar aqui!