Como ser um bom vendedor: 8 dicas para quem quer se destacar

Como ser um bom vendedor

Fala meu amigo vendedor, minha amiga vendedora. Tudo bem contigo? Para você que ainda não me conhece, meu nome é Thiago Concer, o treinador de vendas mais contratado no Brasil por 4 anos seguidos.

Além disso, sou o fundador do movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor que tem como principal objetivo difundir informações sobre a profissão de vendedor,  essa que move o mundo.

Hoje eu quero conversar com você sobre: como ser um bom vendedor. Vou passar para você algumas dicas para facilitar seu processo de vendas e garantir que você e sua equipe consigam bater todas as metas de sua empresa. Vamos começar!

Como ser um bom vendedor?

Primeiro amigo vendedor, vamos começar esclarecendo alguns pontos importantes sobre a nossa profissão de vendedor. É importante ressaltar que todo mundo tem o potencial para ser um bom vendedor.

Claro que algumas pessoas possuem características que podem facilitar os processos necessários para vender mais e de forma mais fácil, mas em geral, todo mundo tem o potencial para fazer vendas acontecerem. Para que você entenda de maneira mais fácil, vou listar aqui algumas das principais dicas de como ser um bom vendedor, e como melhorar o seu processo de vendas.

1 – Conheça seu produto

Essa dica é a base para você que se pergunta como ser um bom vendedor. Conhecendo bem seu produto, será mais fácil entender quais pontos devem ser apresentados para seus clientes, quais características destacam ele da concorrência e os principais argumentos para levar a venda para o próximo nível, aproximando do tão desejado fechamento.

2 – Entenda o mercado que sua empresa está inserida

Sabendo detalhadamente quais os aspectos mais importantes do seu mercado, será possível entender as variações em termos de quantidade de movimento, como novos produtos afetam os hábitos de compra de seu consumidor e qual a sazonalidade dos produtos.

Conhecer o mercado é algo que demanda tempo e dedicação, observe de perto principalmente os seus principais concorrentes e entenda também suas ações.

3 – O seu cliente deve ser o principal foco

Como você observou amigo vendedor, conhecer o mercado e o produto são realmente fatores fundamentais para vender mais e melhor, mas para se destacar, você precisa conhecer muito bem o seu cliente.

Entenda quais as principais objeções que costumam aparecer, quais pontos tendem a dificultar a venda, quais os principais objetivos dele com o produto que sua empresa vende. Conheça também os hábitos do seu consumidor padrão.

Será que ele costuma comprar um produto novo assim que é lançado ou aguarda até saírem algumas críticas e se decide de acordo com a opinião de influenciadores? Toda essa informação em conjunto vão ajudar e muito no seu atendimento e processo de vendas.

4 – Fidelize clientes e faça um pós-venda adequado

Quando você se pergunta, como ser um bom vendedor, você também pensa em seus processos de pós-venda? Eles são tão importantes como as vendas em si, já que fazem com que clientes se fidelizem e se tornem embaixadores da marca, fazendo campanha de forma gratuita e também indicando seus produtos com propriedade para outras pessoas.

O processo de pós-venda deve ser feito de maneira correta, respeitando as necessidades do cliente e oferecendo produtos que sejam relevantes para a compra que ele já realizou no passado. Se você quiser conhecer mais sobre esse processo, acesse esse link e conheça outro texto meu que trata apenas de pós-venda.

5 – Utilize as redes sociais e aplicativos de comunicação para auxiliar os seus processos

Bom meu amigo vendedor, como você já sabe, todo mundo vive conectado hoje em dia e por isso as redes sociais estão cada vez mais relevantes para fechar novos negócios, entrar em contato com clientes antigos e até fazer um pós-venda de qualidade.

Existem várias aplicações para essas ferramentas no seu dia a dia, o importante aqui é trocar uma ideia com o seu gestor e com o resto da sua equipe e definir como ser um bom vendedor também na era digital. Um simples contato via Whatsapp oferecendo um produto que complemente uma compra que o cliente efetuou faz pouco tempo, já pode servir para iniciar uma conversa e até mesmo um processo de fidelização.

6 – Foque SEMPRE em suas metas

É comum, amigo vendedor, que de vez em quando a gente acabe se esquecendo da importância das metas e de como é fundamental atingir cada uma delas todo o mês. Por isso no processo de como ser um bom vendedor, é importante sempre focar na conversão de vendas e no fechamento de metas. Os outros pontos servirão como apoio para que você atinja esses objetivos!

7 – Entenda quando uma venda não será fechada e ofereça seu contato

Ainda levando em conta o que falei na dica anterior, se você está percebendo que uma venda não será fechada de maneira nenhuma, é importante abrir uma linha de comunicação com o cliente antes da desistência.

Assim você poderá iniciar um novo atendimento e o próprio consumidor se sentirá mais à vontade para explorar a loja e até conhecer os produtos. Seu foco aqui deve ser em obter pelo menos o telefone de seu futuro cliente, anotando também qual produto ele estava procurando e quais foram as principais objeções levantadas por ele durante o atendimento. Sabendo desses detalhes, será possível retomar o contato de maneira mais correta e fácil.

8 – Invista em você mesmo

Eu tenho certeza que sua rotina de trabalho deve ser extremamente cansativa, amigo vendedor, mas é de extrema importância que você dedique alguns minutos de sua semana para seu próprio treinamento.

Aqui no meu blog mesmo, você vai ter acesso a diversos artigos gratuitos sobre diferentes aspectos da vida do vendedor. Além disso, você pode acompanhar meu canal no YouTube para saber mais sobre técnicas de vendas e dicas de como ser um bom vendedor. Você pode também indicar o meu trabalho para seu gestor, dessa maneira eu poderei fazer uma palestra presencial aí mesmo em sua empresa e auxiliar toda sua equipe a vender muito mais!

No texto de hoje, eu mostrei para você algumas das principais dicas de como ser um bom vendedor, incluindo pontos como pós-venda, conhecer bem seu produto, usar as novas tecnologias para auxiliar seus processos e investir em seu próprio treinamento. Muito obrigado por me acompanhar até aqui e investir ainda mais em sua carreira e ainda me ajudar a divulgar o movimento Orgulho de ser Vendedor.

Acompanhe também minhas redes sociais para ficar por dentro dos novos artigos e dos vídeos postados! Forte abraço e até os próximos artigos.