Grupo de vendas no Whatsapp traz resultados?

Grupo de vendas no Whatsapp

Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora. Tudo bem com você? Primeiro eu quero te agradecer por dedicar alguns minutos do seu tempo para aprender mais sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo.

Também quero aproveitar a oportunidade para apresentar para você o movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor. Que busca difundir por todo Brasil informações relevantes sobre a nossa profissão.

Hoje eu quero conversar sobre grupo de vendas no Whatsapp. Será que funciona mesmo? Pode trazer novos clientes para sua empresa? Como utilizar de maneira correta? Entenda tudo isso no meu texto de hoje!

O que é um grupo de vendas no Whatsapp?

Primeiro meu amigo, é importante entender que existem diversos grupos no Whatsapp focado nos mais variados temas. Teremos grupos falando sobre cupons de promoção, grupos focados em entender melhores práticas de marketing, grupos para profissionais de diversas áreas e, é claro, o grupo de vendas no Whatsapp. Esse tipo de grupo pode ser separado em duas categorias, sendo elas:

– Grupo próprio de uma empresa: Aqui uma empresa abre o próprio grupo de venda no Whatsapp com seus principais clientes. E alimenta o grupo com informações relacionadas aos novos produtos que recebe, promoções e até mesmo inicia algumas negociações pelo aplicativo. Esses grupos geralmente são mais focados, já que o moderador é um representante da própria empresa que criou o grupo, podendo inclusive ser algum dos membros da equipe de vendas. Apesar de ser utilizado para iniciar algumas negociações, o grupo de vendas no Whatsapp serve principalmente como um mailing, apresentando para aqueles clientes mais fieis algumas das novidades, e também criando um espaço para troca de informações.

– Grupo regional: O grupo de vendas no Whatsapp regional já tem uma pegada bem diferente. Ele geralmente é gerenciado por uma pessoa externa e existem regras próprias para anunciar itens e também para vendas de produtos. Além de empresas, muitos desses grupos permitem que o usuário final revenda itens e faça transações, fazendo esse um ambiente de muito mais circulação de ofertas de itens. Saiba, amigo gestor, que ambos os grupos possuem suas utilizações próprias e podem ser uma boa opção para vender mais. Vamos começar detalhando as oportunidades e desafios de cada um deles.

Como gerenciar o grupo de vendas no Whatsapp da sua empresa?

O primeiro passo é definir quem será o responsável pelo grupo. No caso de apenas um dos vendedores de sua equipe ficar responsável por gerenciar o grupo em questão, é necessário definir alguns pontos, incluindo como vai funcionar a comissão das vendas originárias desse grupo. Com esses detalhes definidos, você deve criar algumas regras básicas, que devem ser coladas com alguma frequência no grupo para relembrar os usuários de como se portar.

Alguns pontos para você utilizar como padrão:

Proibir no grupo discussões ideológicas e políticas 

Essa regra evita que qualquer um de seus clientes acabe ofendido com outro, evita também que associem a imagem de sua empresa com algum posicionamento político específico.

Ofensas serão punidas com banimento do grupo

É normal que uma discussão amigável acabe se tornando um mar de ofensas de uma hora para outra, por isso é importante deixar claro que isso não é tolerado no grupo de vendas no Whatsapp da sua empresa.

Posts com outros produtos e sobre mercadorias que não são comercializadas em sua empresa serão apagados e a pessoa banida do grupo

Isso é uma boa prática para evitar que outras empresas entrem no seu grupo de vendas para se promover.

É proibido o envio de correntes e outros conteúdos não relacionados com o tema do grupo

Afinal, você não vai querer que seu grupo de vendas no Whatsapp vire um mar de “gifs de bom dia”, não é mesmo? Com apenas essas quatro regras claras, será possível garantir que o seu grupo de vendas no Whatsapp seja um ambiente tranquilo para todos que utilizam.

É importante também instruir a pessoa responsável com algumas boas práticas, fazendo com que ele evite discutir com clientes, sempre divulgue os preços no próprio anúncio de novas mercadorias e também responda qualquer crítica ou problema no próprio grupo.

O vendedor responsável precisa ter alguma familiaridade com a ferramenta e deve conhecer bem seu produto e seus clientes, podendo assim retornar de forma rápida e certeira, além de conduzir de forma adequada a conversa no grupo. Ainda é possível criar promoções exclusivas para o grupo, fazendo com que mais clientes conheça seu ponto de vendas e fechem compras em sua loja.

Entenda como se portar no grupo de terceiros

Quando entrar em um grupo de vendas no Whatsapp gerenciado por outra pessoa, o primeiro passo é entender quais são as regras do grupo, principalmente com relação ao anúncio de novas ofertas e outras práticas sugeridas pelo administrador. Alguns grupos, por exemplo, vão permitir só uma quantidade específica de anúncios por dia, e até mesmo restringir as promoções que são publicadas, por isso é importante entender as regras e conversar com o administrador caso alguma dúvida surja.

Existe um costume bem comum, em grupos de vendas, tanto de Whatsapp quanto de Facebook, onde o cliente pergunta sobre uma oferta e o vendedor só responde no chat privado, como se o preço do produto fosse um grande segredo. É claro que você pode e deve divulgar o preço e até as condições de parcelamento quando postar uma foto de um novo produto, evitando retrabalho e criando uma comunicação mais clara com seu futuro cliente.

Com essas boas práticas, sua empresa certamente vai se destacar, tanto no seu grupo de vendas próprio, quanto nos grupos terceirizados, atraindo mais clientes e usando a tecnologia a seu favor.

No texto de hoje, amigo gestor, eu apresentei para você as características dos grupos de venda no Whatsapp, destacando os principais pontos que o grupo próprio da sua empresa deve possuir e também detalhes dos grupos terceirizados. Apresentei também algumas boas práticas para serem utilizadas nos dois casos, além de destacar regras que podem ser utilizadas para garantir que seu grupo de vendas não tenha nenhum problema.

Muito obrigado por me acompanhar até aqui! Se você quiser conhecer mais sobre o meu trabalho ou o movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor, não deixe de me seguir em minhas redes sociais. Acompanhe também mais conteúdos como esse visitando o meu blog e meu canal no YouTube!

Um forte abraço!