COMO VENDER NA BLACK FRIDAY – 6 DICAS PARA BATER RECORDE DE VENDAS

Hoje quero conversar com você sobre um dos eventos mais importante para as vendas do comércio brasileiro e mundial, a Black Friday que já é considerada como a segunda data mais importante do varejo brasileiro, atrás apenas do Natal.

Além de ser um dos principais picos de tráfego e de vendas para muitas empresas, a data também é uma oportunidade conquistar novos cliente, aumentar o faturamento e de posicionar a sua marca.

Mas tudo isso requer muito planejamento para que sua empresa possa aproveitar melhor essa oportunidade. Por isso, preparei um guia com dicas práticas sobre como vender na Black Friday e lucrar mais, mesmo cobrando menos.

Mas antes e saber como aumentar as vendas na Black Friday, conheça um pouco da história da data.

COMO E ONDE COMEÇOU A BLACK FRIDAY?

A origem da Black Friday é um pouco nebulosa, já que não se tem registro exato de quando ou até mesmo como o evento começou. Uma das teorias mais conhecidas fala de um grande engarrafamento que aconteceu na década de 60 em uma cidade nos Estados Unidos, após o Dia de Ação de Graças. Os lojistas aproveitaram esta oportunidade oferecendo descontos agressivos para atrair os clientes que aguardavam na fila.

Mas na verdade, a origem do Black Friday virou uma espécie de lenda, a data começou a se popularizar e se tornou um grande evento de descontos para empresas do varejo de todos os ramos. Isso fez com que consumidores de todo os Estados Unidos fizessem grandes filas de madrugada no exterior das lojas esperando para comprar seus produtos por um valor muito menor.

Você certamente já viu na internet aquelas imagens de quando as lojas abrem e as pessoas saem correndo para garantir os produtos que desejam. Portanto, a Black Friday virou uma oportunidade para que os donos de loja vendam produtos mais antigos por um preço menor e renovem seus estoques antes do fim do ano.

Como vender na black friday

Para você que ainda não conhece, a Black Friday acontece sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. Neste período empresas do mundo todo oferecem grandes descontos para diversos produtos, incluindo em alguns casos, lançamentos. Estes descontos geralmente duram só este dia e são limitados pela quantidade que a empresa tem em estoque.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a origem da Black Friday e como ela impactou o comércio nos Estados Unidos, está na hora de  conhecer qual sua relevância aqui em território nacional.

A BLACK FRIDAY NO BRASIL

A primeira vez que tivemos uma Black Friday oficialmente aqui no Brasil, foi no ano de 2011. Nesta época, várias empresas tentaram se aproveitar do fato de que o consumidor ainda não conhecia bem o evento, e aumentaram o preço de vários produtos antes da Black Friday. Assim, no dia da promoção vendiam as mercadorias pelo preço que já era aplicado antes do aumento.

Esta prática foi tão comum nesta época que surgiram sites de controle, onde o próprio consumidor podia reportar o acontecido, gerando até uma brincadeira popular que dizia que a Black Friday no Brasil era tudo pela metade do dobro do preço.

É claro que eu nem preciso dizer pra você que isso não pegou bem né? O resultado foi tão negativo que nos anos seguintes a Black Friday por aqui ficou meio morna, só sendo aderida apenas pelos grandes sites e varejos nacionais.

Mas nos últimos anos, o mercado aprendeu como fazer promoções corretas e como se portar durante este evento e começou a oferecer descontos reais e relevantes para os consumidores.

Antes, aqui no Brasil o evento era muito mais voltado para empresas com comércio eletrônico, mas agora todo o mercado brasileiro já entra na jogada e movimenta muito dinheiro com a Black Friday.

No ano de 2018, o faturamento do e-commerce foi de 2,6 bilhões de reais durante a Black Friday, 23% acima do mesmo período no ano passado e acima das expectativas da consultoria Ebit, de 15%.

Além disso, em pesquisa feita pelo próprio Google, 99,5% dos usuários conhecem o que é a Black Friday e pretendem aproveitar os descontos para comprar produtos. Por isso eu te digo, a sua empresa precisa estar prepara e saber como vender na Black Friday e não pode deixar passar a importante oportunidade.

Afinal, como você pode perceber este não é um evento de nicho, e sim uma data muito importante para alavancar suas vendas e limpar seu estoque para o fim do ano.

E tenha certeza de que apesar do início meio conturbado aqui no Brasil, com o passar do tempo o mercado foi ficando mais maduro e entendendo a importância deste evento.

Como já disse, hoje ele já é uma das grandes datas para vendas, ficando atrás apenas para o Natal! Agora que você já conhece tudo sobre a data e sua importância, eu vou te dar algumas dicas de como vender e Black Friday e também falar sobre alguns cuidados que você precisa ter para realmente aproveitar a data.

Preparando sua empresa e equipe para a Black Friday

Confira algumas dicas de como vender na Black Friday e garantir que sua empresa aproveite o melhor deste período:

1 – A promoção tem que ser real

A primeira dica de como vender na Black Friday talvez seja a mais importante: não dá pra tentar enganar o cliente, a promoção aqui tem que ser real e valer a pena! Fazer promoções que não sejam relevantes ou colocar só um ou outro produto com desconto para chamar a atenção do consumidor não vai funcionar. É preciso avaliar e até fazer parcerias com seu fornecedor para garantir promoções de qualidade.

2 – Divulgue com antecedência

como vender na black friday

A segunda dica de como vender mais na Black Friday é: divulgue um dia antes os produtos que vão entrar em promoção. Esta divulgação antecipada ajudará o consumidor a se preparar e escolher quais itens irá comprar. Mas tome cuidado para não anunciar muito antes, já que isso pode fazer com que os consumidores deixem de comprar o produto esperando a promoção.

3 – Invista em segurança

como vender na black friday

Em alguns casos, o movimento esperado para a Black Friday é muito intenso, por isso, a terceira dica de como vender na Black Friday é: invista em uma equipe de segurança extra para o evento. Nestes casos de movimento extremo, também é recomendado limitar o número máximo de clientes na loja por vez.

4 – Decore sua empresa para o evento

como vender na black friday

A quarta dica de como vender na Black Friday é: invista em uma decoração externa indicando que a loja está participando da Black Friday, isso ajuda a atrair um público ainda maior. Se possível, deixe claro que o evento é uma promoção e divulgue o quanto de desconto o cliente pode esperar.

5 – Prepare sua empresa

Sua empresa precisa estar preparada, por isso a quinta dica de como vender na Black Friday é: faça uma projeção da quantidade de vendas que será feita e prepare sua empresa. Se necessário, faça as contratações de Natal já em novembro para que o novo colaborador trabalhe durante a Black Friday. Prepare também outros métodos de pagamento, como maquininhas de cartão de crédito portáteis e outros aplicativos para pagamento. O segredo aqui é não perder venda de jeito nenhum!

6 – Prepare sua equipe de vendas

A data geralmente é uma loucura, por isso a sexta dica de como vender na Black Friday é: prepare e motive seu time para o evento. Oriente a todos sobre os produtos que serão mais procurados e faça treinamentos específicos para que consigam criar uma boa experiência para o consumidor, mesmo em um dia tão movimentado.

Um treinamento de vendas com um profissional adequado, sem dúvida vai ensinar novas técnicas para os vendedores e manter a equipe motivada para arrebentar de vender da Black Friday.

Saiba mais sobre o que o treinamento de vendas pode fazer pela sua equipe neste e-book exclusivo criado por mim.

E como o treinamento e motivação da equipe de vendas são fatores fundamentais para aumentar as vendas na Black Friday, que tal entender um pouco mais sobre as estratégias de vendas que podem fazer todas a diferença nos resultados do seu time no período na data?

Meu nome é Thiago Concer e sou o palestrante mais contratado do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Já atuei no mercado como vendedor, gerente, gestor de vendas e hoje sou palestrante, treinador de vendas e fundador do movimento #OSV – Orgulho de Ser Vendedor. Meus treinamentos são referência em todo o território nacional, e já ofereci meus serviços para grandes marcas como Unimed, Suvinil, Santander, Peugeot, entre outros.

Se você quer conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu blog, meu canal no YouTube e minhas redes sociais. Contratando meu treinamento, eu tenho certeza que sua equipe vai detonar todas as metas e destruir a concorrência neste Natal!

Forte Abraço!

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