Copy para LinkedIn: conheça 4 técnicas de escrita persuasiva para aumentar as vendas por essa rede social
Publicado em set 27, 2023
por Thiago Concer

O copywriting – ou simplesmente copy – é o nome que se dá a uma técnica de escrita que tem como foco persuadir o leitor e convencê-lo a tomar uma ação e aumentar as vendas.

Muito comum nas vendas, esses textos persuasivos buscam estimular as pessoas a adquirirem um produto ou serviço.

Em se tratando da venda de cursos online e outros infoprodutos, o LinkedIn é um dos melhores espaços para publicar os copies.

Isso porque essa rede social tem um apelo maior para o corporativismo e reúne pessoas potencialmente interessadas em consumir conteúdos mais didáticos.

Com uma boa estratégia de copy para LinkedIn, é possível aumentar a percepção de valor que os usuários dessa rede social têm do seu curso e impulsionar suas vendas.

Para te ajudar, vamos explicar neste artigo quais são as 4 principais técnicas de copy para LinkedIn:

  1. B.A.B;
  2. 4 Us;
  3. A.I.D.A;
  4. Q.P.P.A.

Além disso, você confere também alguns exemplos para se inspirar na hora de criar seus textos persuasivos.

4 técnicas e exemplos de copy para LinkedIn 

Um bom copy para LinkedIn pode fazer toda a diferença no desempenho das vendas.

Pronto para começar a prospectar no LinkedIn?

Então, confira a partir de agora 4 técnicas que você pode usar na elaboração de copy para LinkedIn e exemplos para se inspirar.

1 – B.A.B

B.A.B significa Before, After, Bridge – ou Antes, Depois, Ponto. É uma técnica de copywriting que propõe três pilares para o seu texto.

O Before se refere ao problema ou necessidade que o seu leitor enfrenta. O After ilustra como a vida do leitor pode ser melhor se ele conseguir superar esse problema. E o Bridge é justamente a ponte que ele precisa cruzar para sair do “antes” e seguir em direção ao “depois”.

Por exemplo – Copy para curso online sobre educação financeira

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2 – 4 Us

A técnica 4 Us de copy para LinkedIn estabelece as características essenciais que um bom texto precisa ter para ser convincente e persuasivo.

  • Útil: O conteúdo do seu copy precisa ser útil para o leitor.
  • Urgente: Você deve demonstrar um senso de urgência na sua escrita.
  • Único: A solução proposta no copy deve ser única.
  • Ultra Específico: Quanto direto e específico você for nas dores do leitor, mais fácil será persuadi-lo.

Por exemplo – Copy para curso online sobre reeducação alimentar

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3 – A.I.D.A

Você também pode fazer o seu copy para LinkedIn utilizando a técnica A.I.D.A. O objetivo é chamar a Atenção do leitor, despertar o Interesse e o Desejo dele por seu curso online e convidá-lo a uma Ação.

Por exemplo – Copy para curso online sobre reeducação alimentar

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4 – Q.P.P.A

Q.P.P.A. significa Quebra de padrão, Promessa, Prova e Ação. Assim como os métodos anteriores, este aqui mostra quais são os aspectos-chave que devem orientar a redação do seu copy para LinkedIn.

A Quebra de padrão serve para chamar a atenção do leitor. Use a sua criatividade para ilustrar para ele algum tipo de situação que pode se desenvolver de maneira diferente com o seu curso.

Depois, faça Promessas que o seu curso é capaz de cumprir. Utilize Provas para mostrar que as suas promessas são verdadeiras e faça um chamado para Ação, que pode ser a compra do seu curso ou o download de algum material para degustação, por exemplo.

Por exemplo – Copy para curso online sobre investimento na Bolsa de Valores

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