5 dicas e técnicas de vendas que você PRECISA conhecer

técnicas de vendas

Fala meu amigo vendedor e minha amiga vendedora, tudo bem com você? Primeiro eu quero te agradecer e parabenizar por você estar interessado neste conteúdo, investindo em sua carreira e me ajudando a divulgar o nosso movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor.

Hoje meu papo é especificamente com você que trabalha com vendas. Vou falar sobre algumas das principais dicas e técnicas de vendas que existem e como elas podem ajudar você a atender melhor seus clientes e atingir as suas metas pessoais e as metas da sua empresa de maneira mais fácil e rápida.

As 5 dicas e técnicas de vendas infalíveis 

Bom meu amigo, tenho certeza que em sua carreira de vendedor você já se deparou com algumas das situações que eu vou te apresentar aqui. Vou te explicar como algumas das dicas e técnicas de vendas funcionam e vou te dar exemplos práticos de como elas são utilizadas. Vamos começar:

1- Entenda qual é a necessidade do seu cliente e ofereça o produto correto

O primeiro passo para iniciar o processo de venda é entender o que o cliente precisa. Não entregue apenas o produto que ele entra em sua loja procurando, converse e compreenda para o que ele precisa daquele produto e qual vai ser a utilização do produto em questão. Assim você vai vender o item adequado, além de resolver o problema que o cliente apresenta.

Exemplo prático: Seu cliente entra em sua loja perguntando algumas informações sobre uma máquina de lavar roupa com abertura frontal. Você demonstra todo seu conhecimento e revela as especificações técnicas, mas em dado momento da conversa você percebe que o cliente possui uma lavanderia pequena, portanto provavelmente uma máquina com abertura frontal não seria a melhor opção. Você então conduz a venda para outro caminho, indicando um outro modelo de máquina que sirva melhor ao espaço do cliente. Venda fechada e cliente satisfeito!

2- Conheça bem o seu produto e passe para o cliente informações técnicas

É claro meu amigo, que você precisa conhecer bem o produto que vende. Esta é uma das técnicas de vendas que é diretamente vinculada com a anterior já que é preciso entender o problema do cliente para poder indicar o produto adequado para a necessidade que ele apresenta, mas para isso você também precisa conhecer bem o seu produto e saber as diferenças entre produtos similares que sua empresa oferece. Caso você não tenha todas as informações técnicas em mãos, é necessário saber onde procurar e retornar para o cliente o mais rápido possível com as especificações.

Exemplo prático: O cliente entra em sua loja procurando um tipo de cabo específico, um USB. Você então demonstra os diferentes tipos de cabos, mas percebe que ele não conhece muito sobre este produto. Então você fala sobre os diferentes tipos de pontas existentes para um cabo USB e chega a conclusão que o cliente precisa de um cabo para carregar seu celular no carro. Depois de pesquisar na internet rapidamente, vocês descobrem que a entrada do celular do cliente é um micro USB, sendo assim, com uma pesquisa rápida você conseguiu solucionar o problema apresentado e ainda passou informações adicionas para o cliente sobre o produto que ele procurava.

3- Não desista de sua venda

Se você já apresentou os benefícios de seu produto e deu todas as especificações técnicas para o cliente e mesmo assim ele não fechou a compra, aproveite esta oportunidade para pedir os contatos de seu lead. Anote o número, nome e principalmente qual produto ele estava interessado. Se você já definiu preços e condições de pagamento, anote também o que foi combinado. Entre em contato com o cliente algumas vezes, reapresentando a proposta e reforçando os benefícios de seu produto. Se possível, priorize o contato via ligação telefônica, para que você consiga negociar e apresentar novos argumento para fechar a venda, mas caso o cliente coloque algum empecilho, adapte as técnicas de vendas para o meio de comunicação que ele preferir, como Whatsapp por exemplo.

Exemplo prático: Seu cliente entrou em sua loja apenas para verificar as novidades que sua revenda de materiais esportivos tem pra oferecer. Você então percebe que ele está interessado em uma bola de vôlei, e apresenta as especificações técnicas do produto. Após algum tempo ele decide que ainda não está pronto para fechar a compra, mas você pega o número de telefone dele. Depois de alguns contatos sem sucesso, você recebe informações de seu gerente que todos os produtos vendidos a vista terão desconto de 5% esta semana. Você entra em contato com o cliente e informa as condições e o desconto oferecido e ele acaba voltando e fechando a compra.

4- Invista também no pós-venda

É claro que conquistar novos clientes acaba sendo uma prioridade, amigo vendedor, mas fidelizar os clientes recorrentes também pode apresentar ótimos resultados. Para esta finalidade, nada melhor que um bom pós-venda. Existem diversas técnicas de vendas que se aplicam ao pós-venda, mas aqui eu vou te dar alguns exemplos práticos. Depois de fechar a compra, entre em contato com seu cliente, perguntando se tudo saiu nos conformes e se o produto era aquilo que ele esperava. Até uma mensagem de agradecimento pela compra já pode fazer a diferença na hora da fidelização. Você pode acompanhar um artigo completo que escrevi sobre o tema clicando aqui.

Exemplo prático: Seu cliente fez uma encomenda de um jogo de tabuleiro em sua loja. O produto pode demorar até um mês para ser despachado, mas você continua acompanhando com seu fornecedor e informando seu cliente sobre os prazos atualizados. Quando recebe a confirmação de que a mercadoria foi enviada, você entra em contato e já fornece para o consumidor o código de rastreio e a data prevista para entrega. Facilitando assim o recebimento de informações para o cliente e aproximando a relação que ele tem com você e com sua empresa.

5- Aprenda novas técnicas de vendas e invista em seu conhecimento

Como vendedor, você sabe da importância de sempre estar se renovando e aprendendo novas técnicas de vendas. Esta iniciativa é muito importante e mais do que aproveitar os treinamentos oferecidos por sua empresa, é fundamental que você invista em seu conhecimento também em seu tempo livre.

Exemplo prático: Acompanhe meu canal do YouTube, blog e mídias sociais. Lá eu sempre posto novas técnicas de vendas e boas práticas para você detonar nas vendas e bater todas as metas estabelecidas pela sua empresa.

Para você que ainda não me conhece, meu nome é Thiago Concer, e sou o palestrante de vendas mais contratado do Brasil por 3 anos consecutivos. Minha carteira de clientes é bastante longa, contando com empresas como Unimed, Santander e Suvinil. Indique meus canais também para seus colegas de trabalho e para seu supervisor, desta maneira ele pode contratar meu treinamento e eu posso te ensinar ainda mais técnicas de vendas pessoalmente!

É isso então meu amigo vendedor, no texto de hoje você aprender as 5 principais técnicas de vendas, incluindo: entender a necessidade de seu cliente, conhecer bem seu produto, não desistir de sua venda, fazer um pós-venda adequado e investir no seu conhecimento sobre o tema vendas.

Obrigado por me acompanhar até aqui e ajudar o crescimento do nosso movimento Orgulho de Ser Vendedor.

Um forte abraço!