5 dicas para bater todas as metas de vendas!

metas de vendas

Fala meu amigo vendedor e minha amiga vendedora. Tudo bem contigo? Para começar, eu quero parabenizar você por dedicar um tempo do seu dia para aprender mais sobre a profissão de vendedor, esta que move o mundo.

Além disso, quero te agradecer por me ajudar a difundir os conhecimentos do Movimento #OSV – Orgulho de Ser Vendedor. Hoje meu papo é com você vendedor que quer bater todas as metas de vendas propostas por sua empresa. Acompanha comigo!

A importância das metas de vendas

Eu aposto que você já se perguntou o motivo de sua empresa criar e estabelecer metas e qual a real importância delas para a empresa. Eu te respondo meu amigo vendedor, a empresa precisa de metas de vendas para diferentes motivos.

Mas os motivos principais são o controle de quanto cada vendedor deve vender por mês para que a empresa tenha lucro, e também definir de forma clara quanto deve ser o crescimento mensal da empresa. Mas, além de beneficiar a gestão da empresa, um conjunto de metas claras vai facilitar a compreensão de toda a equipe, com relação aos objetivos propostos e quanto será sua comissão, por exemplo.

Muitas empresas utilizam diferentes fatores para definir quais serão suas metas de vendas, mas o importante é que você conheça qual é sua meta mensal e faça o possível para alcançar esse objetivo. Se você está tendo dificuldades para fechar sua meta, não se preocupe, continue acompanhando esse texto, que certamente vai ajudar você.

5 dicas para bater suas metas de vendas

Como você já viu anteriormente, as metas de vendas são importantes para sua empresa e é um índice que deve ser levado a sério por todo vendedor. Se você seguir essas dicas matadoras, eu tenho certeza que vai fechar suas metas de vendas de maneira mais eficiente.

1 – Conheça e fique de olho nas metas da sua empresa

O primeiro passo para poder bater qualquer meta é entender exatamente o que elas significam. Aqui eu não estou falando apensa de valores, amigo vendedor, mas também de quantidade de produtos, atendimento e taxa de conversão de vendas para que a meta seja atingida. Faça os cálculos e entenda exatamente quantas vendas você precisará fechar para atingir essa meta.

Seu produto tem um ticket médio elevado e você só vai precisar 20 vendas no mês? Ou você vai precisar fechar 200 negociações para atingir a meta de vendas? Veja se o número exigido pela sua empresa pode realmente ser alcançado e converse com seus colegas para saber o que eles pensam sobre a meta de vendas estabelecida. Depois de entender esses números, é hora de seguir para o próximo passo.

2 – Planeje suas vendas

Agora que você já definiu quantas vendas serão necessárias e que já constatou que os objetivos são alcançáveis, é hora de planejar suas vendas. Como você já sabe, vendas não acontecem por acaso, e é necessário estar preparado para contornar possíveis objeções que seu cliente apresente. Também aproveite esse período de planejamento para definir quais os produtos estão vendendo de forma mais fácil e quais as principais características de cada um desses produtos. Esse conhecimento é muito importante e vai ajudar você na próxima dica.

3 – Upsell

Você já ouviu falar em Upsell? Utilizando diferentes técnicas você pode aumentar o ticket médio de uma venda que será finalizada e ainda oferecer uma experiência melhor para seu cliente. Existem diferentes maneiras de fazer o Upsell, amigo vendedor, mas o importante é oferecer produtos ou serviços que realmente sejam relevantes para o cliente. Uma promoção em que o consumidor leva dois produtos e paga um pouco menos do que o preço dos dois somados, já é uma maneira de aumentar o valor de suas vendas.

Ofereça produtos que acompanham de forma natural o item que o cliente está comprando e não esqueça de apresentar as diferentes características do mesmo. É importante saber até onde você deve insistir em uma venda ou em um Upsell e para identificar esse momento, você pode utilizar a próxima dica para bater suas metas de vendas. Se você identificar alguma oportunidade de Upsell, converse com seu gerente e apresente sua ideia, quem sabe você não ajuda nas metas de vendas de toda equipe.

4 – Saiba quais clientes insistir e quais você deve desistir

Uma das maiores ferramentas para bater metas de vendas é investir no cliente certo e na hora certa. Entenda quais produtos o seu cliente está procurando e conduza a venda de maneira coerente para o fechamento. Mas caso surja alguma objeção que você não consiga contornar, entenda o real motivo e perceba se deve continuar insistindo ou não.

É importante, amigo vendedor, que mesmo quando estiver desistindo de uma venda, você abra um canal de comunicação com o cliente, garantindo que você continuará o atendimento assim que ele desejar. Se possível, pegue o contato do futuro cliente e ligue para ele quando uma nova negociação surgir, ou um novo produto que se encaixa melhor com as necessidades que ele apresentou para você.

5 – Não esqueça de seus clientes antigos

Quando o assunto é fechamento de metas de vendas, é fundamental utilizar todos os recursos que estão disponíveis. Por isso, é importante reativar seus clientes antigos, sempre oferecendo produtos relevantes e que tenham relação com outras compras que eles já fizeram. No momento da nova venda, não esqueça de aplicar as técnicas de upsell para garantir que ele leve mais alguns produtos, ou uma quantidade maior do produto que ele já compra normalmente.

Seguindo esses passos, meu amigo vendedor, eu garanto que você vai alcançar suas metas de vendas de maneira mais rápida e fácil.

No texto de hoje, eu apresentei para você o que são metas de vendas, destacando a importância delas para sua empresa. Além disso, passei para você 5 dicas que vão ajudar no fechamento de negócios, incluindo a importância do planejamento, Upsell e identificar quais clientes você deve investir e quais desistir, mas sempre deixando um canal de comunicação aberto.

É isso então meu amigo vendedor. Muito obrigado por me acompanhar em mais esse texto e me ajudar nessa tarefa de difundir a iniciativa #OSV Orgulho de Ser Vendedor. Não esqueça de me acompanhar em minhas redes sociais, assinar meu canal do YouTube e acompanhar também meu blog para ficar por dentro de todas as novidades e aprender muito sobre vendas!

Forte abraço!