Gamification: 5 momentos para aplicar no treinamento em vendas

gamification

Gamification como treinamento de vendas, já ouviu falar?

Treinamentos em Vendas nem sempre são a primeira opção dos gestores quando o assunto é capacitar a equipe. Mas quando as vendas começam a cair e a equipe passa a não se engajar tanto como deveria é hora de estudar maneiras de potencializar o conhecimento e promover a interação entre os membros.

Em casos assim, é o momento de aplicar algum treinamento, pois o vendedor sem conhecimento renovado não avança. E se o vendedor não avança, sua empresa também não. 

Veja só como os treinamentos provocam efeitos. 

De acordo com informações da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), cerca de 87% das empresas já trabalham com orçamentos anuais para treinamentos. 

E a média de investimento por colaboradores saltou de R$624,00 no ano de 2016 para R$788,00 no ano de 2017. Isso representa um aumento de 21% e demonstra que as empresas estão investindo para valer nessa modalidade de capacitação. 

Gamification, o que é?

Dada a importância de investir nos treinamentos e desenvolvimento da equipe de vendas, fica a pergunta: qual será o treinamento mais adequado para minha equipe? 

Essa pergunta é muito comum entre os gestores, afinal, cada empresa lida com um segmento de vendas e tem uma equipe personalizada, de acordo com sua demanda de trabalho.

No entanto, entre as muitas possibilidades há um treinamento que tem ganhado destaque nos últimos anos, trata-se do Gamification.

Uma metodologia que promove a criação de atividades de aprendizagem de um jeito mais divertido e interessante. 

Na verdade, o treinamento gamification utiliza jogos – fora de seu contexto de competição e entretenimento – para motivar as pessoas e a resolverem problemas.

O gamification propõe o estímulo à criação de soluções em diferentes universos. 

Um treinamento por meio da metodologia gamification usa os elementos dos jogos e empresta  características desse universo como: 

  • a pontuação
  • a premiação ou recompensa
  • os obstáculos
  • os inimigos 
  • a mudança de fase
  • Tudo isso para constituir um plano que entretem, mas que tem como finalidade principal o aprendizado e a mudança. 

Proposta do gamification

De acordo com informações do portal CIOREVIEW:

O gamification é o conceito de motivação digital através de jogos que atuam na psicologia que impulsiona o envolvimento humano. 

A metodologia aumenta a produtividade e os sentimentos dos funcionários em relação ao local de trabalho, envolvendo-os e motivando-os a mudar comportamentos, desenvolver habilidades e, consequentemente, resolver problemas sem compensação adicional de recursos.

Melhorias significativas no engajamento de curto prazo são bastante perceptíveis, mesmo quando os projetos iniciais de gamificação geralmente se baseiam em uma abordagem de recompensa simplista.

Além disso, o gamification trabalha com a competição e a busca por conquistas e novas melhorias. Isso quer dizer que é uma metodologia que desafia o espirito competitivo das pessoas e pretende estimular seu orgulho e vontade em realizar algo. 

Como funciona nas vendas?

O portal “O conhecimento”associado a HumanTech dá um exemplo bem interessante de gamification.

Em artigo publicado, eles sugerem que seja desenvolvido um questionário em que o participante ganhe pontos para cada resposta correta.

“No final, caso tenha conseguido pontuação suficiente, ganha um troféu e a unidade seguinte é desbloqueada para o estudo.

“Os pontos podem ser representados por moedas e são acumulados ao longo do curso para formar o ranking geral dos colaboradores com melhores resultados. Para eles, esse sentimento de conquista fomenta o entusiasmo das pessoas em relação ao conteúdo ministrado. Está é uma forma de agregar valor ao negócio e convergir mais participantes para o mesmo objetivo. 

Agora pense como o gamification pode funcionar nas suas vendas. 

Que tal fazer com que cada meta alcançada pelo seu vendedor durante o treinamento represente algo dentro da empresa?

Podem ser pontos, bônus ou outra recompensa. 

Quando ele atingir uma determinada pontuação que você mesmo pode definir, ele pode ser bonificado e poderá entrar para um ranking de vendedores.

Quanto mais ele estuda sobre um determinado assunto poderá alcançar melhores posições.

Isso vai variar de acordo com o conteúdo que os gestores escolherem para serem trabalhados.

Trazer os fundamentos da gamification já é o início de uma mudança positiva.

A prática dele com certeza vai melhorar a forma como seu vendedor pertence a sua equipe.

Deixo 5 DICAS a seguir do que você pode trabalhar em um treinamento com a metodologia gamification.

1. DNA DO PRODUTO

Se você tem notado que sua equipe comete erros relacionados ao perfil do produto que você vende, é hora de focar em um treinamento que ensine melhor sobre isso.

Promova a compreensão sobre:

  • a motivação da empresa em vender aquele produto
  • como ele soluciona problemas 
  • como traz benefícios para as pessoas
  • qual o histórico daquele produto
  • de que forma vender mais dele também ajuda o vendedor 

2. DNA DA EMPRESA

Se o problema é o conhecimento sobre a empresa, sobre o ritmo de trabalho, profissionalismo, valores e funcionamento, incentive um treinamento que coloque o vendedor com a realidade de todos os setores.

Mostre o quanto o departamento de vendas é necessário para o funcionamento de todos os outros setores. 

3. CONHECIMENTO DE MERCADO 

O problema atual é entender como mercado funciona e até mesmo como a concorrência tem se posicionado em relação ao mesmo produto ou serviço que oferece. 

4. ETAPAS DAS VENDAS

O vendedor ainda não entende muito bem sobre como prospectar, trabalhar a negociação, o fechamento e o pós-venda?

Para quem está começando a ter um treinamento com gamification, ele oferece ainda mais energia, principalmente se a pessoa estiver totalmente disposta a aprender coisas novas. 

5. ENGAJAMENTO DE EQUIPE 

A equipe não anda tendo uma interação boa?

Que tal desenvolver um treinamento com a metodologia gamification que coloque todo esse time de vendedores para trabalhar um mesmo ideal?

Com mais estratégias, trabalhando as habilidades fortes de cada um e com mais união? Pensei nisso. 

E você?

Já conhecia essa metodologia ou já a viu aplicada em alguma empresa?

Comenta aqui como foi essa experiência e o que você viu dar certo. 

Abraço, 

Sucesso e ótimas vendas 

 

Fontes: Cioreview; Humantech; ABTD

Imagens: Pixabay