• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Vazamento de dados pelo Facebook: 4 dicas sobre gestão de crise para sua empresa

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Facebook tem sido destacado pela mídia mundial.

Isso aconteceu depois que foi divulgado que a rede de Mark Zuckerberg teve dados dados de seus usuários que deveriam ser mantidos em sigilo compartilhados indevidamente com a consultoria britânica Cambridge Analytica.

Foram dados expostos de  87 milhões de usuários, entre eles estão aproximadamente 443 mil são brasileiros.

E essa situação tem repercutido como a maior crise que o Facebook já passou.

De acordo com informações do jornal El País, a empresa deixou mais de 50 bilhões de dólares na semana em que o assunto veio a tona.

O valor, segundo o jornal, equivale ao total da capitalização da fábrica de veículos Ford Motors ou da companhia aérea Delta.

E muitas críticas foram lançadas a rede, despertando a desconfiança de investidores nas ações da empresa e nos próprios usuários.

Facebook, uma comparação é possível

Imagem relacionada

Esse caso do Facebook tem suas particularidades que merecem ser apuradas devidamente.

Mas ao observarmos o contexto, é possível afirmar que a empresa passa por uma situação de anormalidade e tensão.

E, por isso se assemelha a realidade de tantas empresas de vendas.

Pois de repente observam que seus produtos ou serviços estão sendo questionados por clientes e investidores.

No entanto, o que se percebe é que a maioria das empresas nunca está preparada para lidar com a situação, prestando esclarecimentos e mantendo sua dinâmica.

Algumas delas chegam até a quebrar durante uma gestão de crise.

Outras mergulham em uma situação de tensão por anos.

De acordo com um relatório da Delloite de 2014,sobre gestão de crise em empresas no Japão, apontou que o número de experiências com gestão de crise nas empresas tem aumentado.

Principalmente no Leste e Sudeste da Ásia.

Foram ouvidas 413 empresas japonesas que responderam a pesquisa por meio de questionário.

E alguns dados levantados foram:

65% das empresas experimentaram crise nos últimos 12 anos

Além disso, as empresas japonesas tem desenvolvido cada vez mais manuais como uma contra medida para enfrentar crises.

Além de ser um assunto que preocupa as empresas, ele pode estar presente em qualquer organização.

Desde uma micro empresa até mesmo em uma empresa de peso mundial como o Facebook.

Por isso, confira 4 dicas de gestão de crise que se pode extrair de um caso como esse que chegou impactando usuários, investidores e funcionários.

 

1. Preveja e mapeie

Resultado de imagem para binoculos visão homem

Pense nas ações da empresa hoje.

O que ela tem feito.

O que pode gerar complicações futuras ou não.

A partir disso, prepare-se para cada um dos problemas que visualizou.

Já estude as maneiras de minimizar as complicações. Não deixe acumular problemas.

2. Tenha respostas rápidas

Resultado de imagem para emails homem

Essa dica vai para empresas que já começam a enfrentar uma crise ou percebem que seus serviços não estão sendo bem avaliados.

É importante sempre conversar com as pessoas que estão interessadas em saber sobre os desdobramentos do seu negócio.

Por isso, invista em treinamentos. Prepare a equipe.

3. Treine a equipe de atendimento ao cliente

Imagem relacionada

Mais do que preparar todos os funcionários e informá-los, é preparar a equipe de atendimento ao cliente.

Ela é fundamental para que os relacionamentos já construídos não sejam destruídos pelas relações que você construiu.

Treine uma equipe para comunicar bem e tranquilizar seus clientes

Uma equipe que seja clara na comunicação e que tenha um discurso unânime que não falhe na transmissão de informação.

4. Seja responsável

Imagem relacionada

Assuma a responsabilidade, admita que errou.

E aponte as soluções. Mostre que está aprendendo com o erro e não apenas “apagando o fogo”.

Tenha calma nos casos em que a crise já adquire proporções além do que você imaginava controlar e peça ajuda se necessário de quem sabe melhor que você a lidar com a situação.

Mostrar que aprendeu com o erro e não repetir, é sempre a melhor forma de manter a confiança do seu público.

E, aí? Tá pronto para aplicar essas dicas?

E conta para gente, você acha que o Facebook supera essa ou pode ser o início de uma grande mudança para empresa?

Deixe nos comentários.

Sucesso e ótimas vendas!

 

Imagens: Reprodução

Fonte:

Pesquisa Delloite

Jornal El Pais

 

Leave a comment Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR