Você não sabe a diferença entre cliente interno e externo? Enquanto um deles é o que “veste a camisa” da empresa e a mantém funcionando, o outro apoia a marca financeiramente. Mas não se engane: ambos são extremamente importantes para a organização. Entenda melhor o tema neste post!

Sua empresa provavelmente possui algumas métricas diferentes para entender quem são seus clientes. Localização, ticket médio, data da última compra… mas você já parou para se preocupar se ele é um cliente interno ou externo?

Muitas vezes, companhias ao redor do mundo investem bilhões (sim, bilhões!) na conquista e fidelização de clientes externos. Tanto que esse mercado deve gerar cerca de US$ 14 bilhões até 2024.

Mas e os clientes internos, ou seja, os colaboradores e parceiros estratégicos? Como conquistar esse público, que também é de extrema importância para a marca? Quais as diferenças entre eles com o público externo? Continue a leitura e entenda tudo sobre os clientes interno e externo!

O que é cliente interno e externo?

Apesar de já termos abordado um pouco sobre o que é cliente interno e externo na introdução, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, começando pelo cliente externo.

O cliente externo é quem paga pelo produto ou serviço oferecido pela empresa, ou seja, é o que mantém a empresa financeiramente. Se você visitar uma loja de roupas e comprar uma blusa, você se tornará um cliente externo dessa marca.

Já os funcionários da loja de roupas, que precisam usar as roupas da marca durante o trabalho, também compram os produtos (muitas vezes com algum tipo de desconto). Eles são então os clientes internos, as pessoas que representam a marca e quem mantém a empresa funcionando.

Qual a importância de investir no cliente interno?

Investir no cliente interno, não só no externo, significa ter colaboradores mais engajados e defensores da marca. 

Como o cliente interno está diretamente ligado com os produtos, assim como com os consumidores, ele possui uma maior proximidade da marca e pode facilmente se tornar um “vendedor” da empresa para amigos e familiares. Ou seja, o cliente interno pode atrair o externo, reforçando a importância da gestão de clientes

Ademais, o investimento no cliente interno pode significar um ganho de produtividade. Existem pesquisas que revelaram que profissionais que se identificam com a empresa e se sentem valorizados podem oferecer um aumento de 25% na produtividade do negócio.

Se a sua empresa possui colaboradores millennials ou da geração Y, esse ponto é ainda mais importante. Um relatório publicado na Harvard Business Review mostrou que os três elementos que a nova geração de funcionários busca em uma empresa são:

  • Possibilidade de evoluir na carreira;
  • Envolvimento da empresa por uma causa;
  • Investimento de tempo e dinheiro da empresa na comunidade.

Agora, se pergunte: sua empresa tem oferecido esses três benefícios aos clientes internos? Se a sua resposta foi “sim, mas posso melhorar”, o próximo tópico deste texto lhe ajudará!

Como conquistar o seu cliente interno?

Saiba tudo que puder sobre o cliente interno 

Você já sabe tudo sobre o cliente externo. E o interno? Se você quer conquistá-lo, você precisa saber quem ele é. Para isso, os gestores de cada departamento podem ajudar, já que eles possuem mais proximidade do grupo de subordinados.

Sugestão de leitura: O que é persona: um guia completo sobre o assunto!

Mas você também pode conhecer muito dos colaboradores em almoços, intervalos de reuniões e até mesmo no bebedouro. Essa proximidade não só fará com que os colaboradores lhe admirem, como também se sentirão ouvidos.

Tenha uma comunicação aberta

Mas não pense que essa comunicação deve ser iniciada apenas por você. É essencial que os colaboradores também sintam que possuem liberdade para conversar com quem precisar da empresa – dos colegas de equipe até diretores.

Quando um colaborador sente que não possui espaço para expressar suas opiniões e sentimentos, ele pode sentir que ordens devem ser seguidas sem diálogo e que os pensamentos e experiências deles não importam.

Esse ponto é de atenção principalmente para os gestores e para a equipe de recursos humanos, pois eles podem ser os principais integradores e motivadores dos colaboradores.

Invista em um sistema de help desk de qualidade

Uma ótima maneira de melhorar a comunicação interna na empresa e conquistar o cliente interno é por meio de um sistema de help desk de qualidade.

Com um sistema de comunicação interna, é possível centralizar o atendimento interno e as informações e, claro, manter todos os colaboradores envolvidos nos processos e ações internas.

Para isso, você pode confiar no Movidesk. Nosso sistema de Help Desk e Service Desk para você transformar a comunicação interna da sua empresa e alcançar todos os seus objetivos. 

Ele trabalha com chat, e-mail, telefone, além de formulário de contato e consultas em bases de conhecimento. Trata-se do modelo ideal para sua empresa aumentar a eficiência e encantar tanto os seus clientes internos como externos.

Isso porque, por meio do Movidesk, seu negócio pode aumentar a produtividade dos colaboradores e, ainda:

  • Automatizar os processos;
  • Eliminar trabalhos repetitivos;
  • Facilitar a comunicação interna;
  • Possibilitar a colaboração entre as equipes e departamentos;
  • Ofereça treinamentos e qualificação.

Todos os colaboradores podem se beneficiar de treinamentos e de qualificação. Enquanto para eles os benefícios são o aprendizado e o aumento da satisfação no trabalho, para a empresa isso significa mais produtividade e fidelidade do cliente interno.

Recompensas são sempre bem-vindas

Todo mundo gosta de ser reconhecido por um trabalho bem feito. Mas, e se além de um parabéns, sua empresa oferecesse recompensas para celebrar conquistas?

Muitos gestores podem olhar esse passo como desnecessário, já que os colaboradores estão sendo pagos pelo trabalho desenvolvido. Mas um ocasional agrado pode ajudar a aumentar a fidelidade e a admiração pela empresa.

Folgas, bonificações salariais, brindes com a marca da empresa ou até mesmo um almoço em um restaurante especial, o brinde dependerá do tipo de projeto e das características de cada empresa. Independente do tipo de recompensa, a intenção é a mesma: agradecer e reconhecer um trabalho bem feito.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender as diferenças entre o cliente interno e externo e como fidelizar esse público de extrema importância para a saúde e sucesso da sua empresa.

Este artigo foi escrito pela Movidesk, empresa especializada em soluções para o atendimento ao cliente com mais de 1.700 empresas no Brasil. Conheça as histórias de sucesso no atendimento de nossos clientes e aprenda como otimizar o seu tempo de atendimento, gerenciar mais contatos, oferecer suporte de qualidade e mais.