Com o mercado cada vez mais exigente para com os vendedores, atrair talentos para a sua empresa se torna uma missão (quase) impossível, certo? Para captar os profissionais que cumprem com a sua expectativa, é preciso saber como fazer anúncio para contratar vendedores. 

Dessa maneira, você garante o bom andamento do processo de contratação desde o seu início com os candidatos ideais para a vaga de vendedor. Pois, não há coisa pior do que, na hora da entrevista de seleção, o recrutador perceber que não há profissionais para preencher o cargo anunciado. 

Se você não quer cometer esse mesmo erro e não sabe por onde começar, não se preocupe que eu te ensino como fazer anúncio para contratar vendedor de maneira infalível. Abaixo, você confere dicas de como escrever e anunciar a sua vaga.  

Como fazer anúncio para contratar vendedor

Como fazer anuncio para contratar vendedor

Se busca saber como fazer anúncio para contratar vendedor, antes de tudo, você precisa ter em mente o que você procura no profissional para determinada vaga. Dessa forma, você direciona o anúncio para o seu candidato-alvo e evita perder tempo em entrevistas desnecessárias. 

Com isso, é possível escrever o anúncio conforme a definição do perfil do vendedor com a linguagem adequada. Além disso, você deixa claro não apenas os requisitos desejados, como também a experiência e a formação necessária para cumprir com o papel determinado. 

Isso porque, com um anúncio bem elaborado e detalhado, a contratação pode solucionar os problemas da sua equipe de vendas e trazer resultados de verdade. Porém, tudo começa com o anúncio da vaga que fará uma triagem de profissionais e manter as candidaturas relevantes. 

Portanto, é importante aprender como fazer anúncio para contratar vendedor, de acordo com a necessidade da sua empresa. Tenha em mente que não importa o cargo, o seu anúncio deve conter itens básicos de descrição. 

Itens necessário de como fazer anúncio para contratar vendedor:  

  • Título do cargo anunciado;
  • Breve descrição da vaga;
  • Data limite do envio das candidaturas;
  • Local de trabalho;
  • Resumo da empresa;
  • Requisitos necessários;
  • Responsabilidades;
  • Salário;
  • Benefícios ofertados;
  • Como se candidatar.

As informações acima são fundamentais para atrair talentos para a sua empresa com o anúncio perfeito. Para te ajudar a não cometer erros na contratação, eu preparei um vídeo com dicas excelentes para contratar vendedor. 

Assista abaixo:

Gostou do vídeo acima? Então, eu tenho certeza que você vai gostar da surpresa que eu preparei para você: uma Masterclass “Como contratar os melhores vendedores para sua empresa”, com Thiago Concer e Wanderley Cintra. 

Neste curso, você aprende a recrutar e a selecionar o candidato ideal para o perfil da sua empresa. Para garantir a sua vaga, clique aqui

Ideias de como fazer anúncio para contratar vendedor

Como fazer anuncio para contratar vendedor

1. Capriche no título

Não tem como fazer anúncio para contratar vendedor que seja realmente eficiente se o título da sua vaga não atrair as candidaturas certas. Isso porque a primeira coisa que os candidatos vão ver é o título. 

Logo, procure usar títulos precisos sem muitos detalhes, pois haverá outros espaços para descrever a vaga com mais detalhes. Então, ao invés de escrever “Procura-se vendedor pós-vendas que cultive bom relacionamento com os clientes”, prefira “Procura-se vendedor pós-vendas”. 

2. Evite a enrolação

A minha dica de ouro para fazer o anúncio perfeito para atrair vendedores top performer é ser sucinto na descrição da vaga. Não estou dizendo para você omitir informações, ok? Mas procure ir direto ao ponto e dizer logo de cara o que você espera do profissional.  

3. Invista na descrição

Quando você faz um anúncio para atrair vendedores, você também deve agir como um vendedor. Sendo assim, use da sua habilidade em vendas para tornar a descrição atraente para o seu candidato-alvo. 

Eu sempre sugiro que a descrição detalhada da empresa pode ser muito eficiente na hora de buscar talentos. Pois, dessa forma, você mostra que as vantagens de trabalhar na sua equipe vai muito além dos benefícios ofertados. 

4. Seja honesto 

Para aprender como fazer anúncio para contratar vendedor, é importante ter em mente que escrever uma descrição chamativa não significa mentir sobre a vaga ou a empresa. Por isso, procure ser o mais honesto possível em relação ao cargo e as funções que o profissional ocupará. 

5. Tome cuidado com a linguagem 

A linguagem adequada pode atrair o candidato certo para a sua empresa, evitando desligamentos, recontratação e treinamentos. Dessa forma, opte pela linguagem utilizada na comunicação institucional da empresa, sempre de maneira acolhedora e positiva. 

Além disso, por mais que eu utilize termos como “campeão”, “matador” e “fera” como reflexo do meu perfil, eu sugiro que deixe de lado essas proximidades e foque em uma linguagem mais simples. Ainda mais que, se você anuncia que a procura do “Mestre do pós-vendas”, o salário ofertado terá que ser de mestre também. Pense nisso! 

6. Tenha atenção nos requisitos

Ser claro e objetivo na lista de requisitos necessários é a chave para saber como fazer anúncio para contratar vendedor. Porém, não seja tão exigente ao ponto de impedir a candidatura de talentos que fazem a diferença.  

Com isso em mente, troque o “dominar as funções inbound marketing e relacionamento do sistema CRM Pipedrive” por “conhecimentos de sistema CRM”. Dessa forma, você também abre espaço para o treinamento de ferramentas essenciais, mostrando que a empresa investe no crescimento dos colaboradores. 

7. Faça perguntas   

Inserir perguntas no anúncio para contratar vendedor é uma excelente forma de filtrar as candidaturas. Isso porque as perguntas mostram o interesse do candidato já que ele se deu ao trabalho de respondê-las. Além disso, as respostas também ajudam a conhecer melhor o perfil de cada profissional. 

Exemplos de perguntas em anúncio para contratar vendedor:

  • O que você mais aprecia na profissão de vendedor?
  • Por que você está interessado por este anúncio? E por que você se interesse por essa empresa? 
  • Como você lida com objeções? 
  • Conte brevemente a última venda que você fechou. 
  • Qual foi a negociação mais difícil na qual você trabalhou? Conte-nos as estratégias utilizadas. 

8. Otimize o anúncio

Que tal utilizar as estratégias de SEO para otimizar o anúncio para contratar vendedor? Dessa forma você facilita a busca pela vaga da sua empresa em ferramentas de pesquisa. Por isso, eu te garanto que a internet é a sua maior aliada para atrair talentos para o time de feras. 

Técnicas de SEO para anúncio para contratar vendedor: 

  • Palavras-chaves: Para otimizar a busca do seu anúncio, é preciso definir o título da vaga como palavra-chave e caprichar na repetição dela durante a descrição;
  • Introdução: Uma breve explicação do cargo procurado logo no início do anúncio facilita a compreensão do leitor;
  • Bullet-points: Ao invés de explicar os requisitos desejados em um parágrafo, opte por listar todas as habilidades em tópicos;
  • Multimídia: Para tornar o seu anúncio ainda mais atrativo, utilize imagens, gráficos, ilustrações e vídeos que expliquem objetivo do cargo;
  • CTA: O parágrafo de fechamento do seu anúncio é tão importante quanto o de introdução, porém, a diferença é que no final ele tem instigar o leitor a tomar uma atitude, ou seja, a se candidatar à vaga.   

9. Anuncie em plataformas de empregos

Para captar o candidato ideal, é preciso anunciar a sua vaga em plataformas online de divulgação de empregos que enviam o seu anúncio para sites especializados e bancos de currículos. Desse modo, o seu anúncio ganha visibilidade e a empresa filtra o perfil desejado. 

Principais plataformas de vagas de emprego:

  • LinkedIn: uma rede social que mistura banco de currículos e plataforma de empregos muito popular no mercado; 
  • Catho: o site de busca de vagas de empregos mais antigo do país;
  • Indeed: uma plataforma de empregos internacional;
  • Empregos.com.br: uma das maiores e mais procuradas plataformas de busca de empregos, no Brasil; 
  • InfoJobs: o site de empregos gratuito bastante utilizado entre os candidatos brasileiros. 

Aqui, eu te ensinei como fazer anúncio para contratar vendedor que seja realmente eficiente e que atraia o perfil ideal. Mas se você ainda está com dúvidas em como realizar a contratação perfeita, não perca a oportunidade de participar da Masterclass “Como contratar os melhores vendedores para sua empresa”, com Thiago Concer e Wanderley Cintra.

Garanta a sua vaga clicando aqui.