Saber como fazer palestra online é a técnica que você precisa dominar para se adaptar ao mercado e sair na frente da concorrência. Além disso, usando as estratégias e as ferramentas corretas, é possível atingir o seu público-alvo de maneira mais rápida e eficaz. 

Isso porque a palestra online permite que você mostre a sua autoridade ao compartilhar os seus conhecimentos sobre determinado tema. Sem falar que os seus clientes terão a oportunidade de usufruir de um conteúdo valioso para o futuro deles, seja ele profissional ou não. E qual é o resultado disso tudo, meu caro amigo? A fidelização de clientes!

Quer aprender como fazer palestra online para ninguém botar defeito? Então fique por aqui que apresentarei estratégias, ferramentas e as habilidades que você deve possuir para promover o seu evento na internet. 

Que tal descobrir como controlar o trabalho home office para ganhar tempo e produtividade?

Como fazer palestra online?Como fazer palestra online

Palestra online é toda e qualquer aula, conferência e exposição de um tema específico transmitidas por vídeo pela internet. Há sempre um palestrante, que é a pessoa que domina o sujeito em questão, e pode contar também com a presença de um mediador ou não. 

Além do mais, normalmente, as palestras são realizadas ao vivo e, por causa disso, é possível enviar e responder perguntas durante o evento online. Aliás, é muito importante manter um momento de interação com o público para que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Sem falar que é uma excelente oportunidade de estreitar os laços com os seus (futuros) clientes. 

Em resumo, a palestra online nada mais é do que uma palestra presencial adaptada às tecnologias disponíveis, facilitando a presença de um maior número de pessoas. No final, ainda é possível obter um certificado de participação por e-mail. 

Com todas as mudanças que o mercado vem passando, aprender como fazer palestra online representa o diferencial que a sua empresa precisa para enfrentar a concorrência. Isso porque os processos, os planejamentos e, até mesmo, o espaço de trabalho já migraram para o ambiente virtual como uma forma de adaptação durante situações de instabilidades. 

Atualmente, 80% dos gestores brasileiros afirmam apreciar método virtual de trabalho, segundo pesquisa realizada pela ISE Business School. Com essa informação, é possível concluir que, cada vez mais, atuaremos no ambiente online.   

No entanto, nem todo mundo é capaz de se adequar ao novo modelo de trabalho. Por isso, antes de saber como fazer palestra online, é fundamental conhecer as habilidades necessárias para organizar este tipo de evento. 

Habilidades necessárias para fazer palestra online:

  • Ser referência (autoridade) no assunto;
  • Ser comunicativo e didático;
  • Ter paixão pelo o que faz;
  • Possuir conhecimento em tecnologia;
  • Ter acesso às ferramentas de videoconferência.  

Mas, além de possuir as competências acima, você precisa prestar atenção nas técnicas e nas plataformas disponíveis. Por isso, listei as 5 principais estratégias de como fazer palestra online de sucesso e 5 ferramentas digitais.  

Como fazer palestra online: 5 estratégias

como fazer palestra online

1. Mapeie suas ideias

Para começar, coloque as suas ideias no papel, sejam quais forem, uma vez que, assim, você conseguirá visualizar melhor a realização da sua palestra. A minha dica é deixar esse mapeamento o mais lúdico e imagético possível. 

Por isso, utilize cores, símbolos, imagens e palavras que representem o seu pensamento para determinado tema. Existem aplicativos de mapeamento de ideais gratuitos como o MindMup e o Mind Map Free que você pode usar para rascunhar o seu projeto. 

2. Defina o tema

Depois de mapear suas ideias com o bom e velho brainstorm, é preciso definir o tema que será abordado na sua palestra online. Esse momento é muito importante, pois é desta forma que você atrairá o seu público-alvo e, se ele for bem desenvolvido durante o evento, esse público será fidelizado. Por isso, nem pense em escolher um tema que foge da sua área de domínio. 

3. Estipule os objetivos

Para que você atinja a sua meta com a palestra, você precisa ter sempre em mente o objetivo principal do evento. Se for para aumentar as vendas, não esqueça de apresentar seus produtos ou serviços. Caso seja para fidelizar seus clientes, divulgue as vantagens de fazer parte da sua empresa. 

4. Crie um roteiro

Tem coisa pior do que assistir uma palestra com um orador perdido? Não tem, pois isso não transmite confiança nem segurança ao público. Para que isso não aconteça com você, escreva um roteiro simples e didático com o desenvolvimento do tema. 

A utilização de materiais de apoio como imagens, vídeos e slides pode ser muito útil para tornar a palestra mais dinâmica. 

5. Divulgue sua palestra

Agora que você já tem a sua palestra bem planejada no papel, falta apenas a divulgação. Primeiro, defina um nome de impacto para o evento, mas que tenha relação com o tema e o público-alvo. Depois, escreva uma breve descrição da que será apresentado. 

Em seguida, compartilhe-o nos canais de comunicação e nas redes sociais utilizadas pelo seu público. 

Como fazer palestra online: 5 ferramentas

  1. WebinarJam: plataforma muito famosa de organização de webinar, na qual, os usuários se cadastram para assistir as aulas e é possível disponibilizar a gravação da sua palestra, seja ela ao vivo ou não.
  2. MegaMeeting: plataforma utilizada para realizar reuniões e promover palestras online. O usuário pode assistir o evento no computador, tablet ou celular. 
  3. Eventials: plataforma completa de palestras online em português. Além disso, ela possui funcionalidades como cadastramento de usuários, compartilhamento de tela e interação ao vivo. 
  4. Hangouts Meet: criado como uma plataforma de reuniões à distância, porém, pode ser utilizada para realizar palestras com um público mais reduzido, pois todos os participantes podem interagir ao vivo na conversa. 
  5. Twitch: plataforma de transmissão de palestras online que possuem um grande público. Para os projetos mais ambiciosos, é possível monetizar a participação diretamente no no Twitch. 

Agora que você aprendeu como fazer palestra online, está interessado em migrar o seu negócio para o ambiente virtual? Conte comigo!  

Eu sou Thiago Concer e tenho mais de 20 anos de experiência na área. Eu posso te ajudar com um treinamento específico para a sua empresa. Confira também a minha formação completa online sobre os 3 pilares das vendas e o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”. 

Para acompanhar as últimas notícias do universo das vendas, faça parte da comunidade #OSV – Orgulho de ser Vendedor no Telegram onde publico áudios e lives super interessantes. 

Descubra também meus vídeos no Youtube, e as novidades nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.