Você chega aqui e se pergunta “por que eu devo saber como fazer pesquisa de satisfação”, não é mesmo, caro gestor? Agora me responda: assim que você detecta uma baixa na produtividade da sua empresa, você logo pensa em aumentar salários ou oferecer um bônus bem gordo à sua equipe? 

Porém, eu te digo que nem sempre a causa do prejuízo é o salário, mas sim a insatisfação dos seus funcionários com o clima organizacional da sua empresa. Desse modo, para solucionar esse problema, você deve primeiro identificar as necessidades dos seus colaboradores. Por isso, é tão importante aprender como fazer pesquisa de satisfação de funcionários, na sua empresa. 

Mas não se preocupe que eu nunca te deixo na mão! Aqui, você confere um guia completo com 6 etapas de como fazer pesquisa de satisfação para funcionário nenhum botar defeito. 

Antes, que tal descobrir como motivar uma equipe de vendas e triplicar os resultados?   

Como fazer pesquisa de satisfação

Como fazer pesquisa de satisfação

Para manter sua equipe sempre motivada e batendo todas as metas, é preciso saber como fazer pesquisa de satisfação na sua empresa. O ideal é realizá-la periodicamente, talvez, todos os anos ou, até mesmo, a cada 6 meses. Além disso, é importante contar com o departamento de Recursos Humanos ou um consultor externo especialista em clima organizacional

Isso porque funcionários insatisfeitos refletem não só a imagem da empresa, mas também o trabalho medíocre de seus líderes. Sem falar que isso também provoca outras dificuldades, assim como:

Saber como fazer uma pesquisa de satisfação na sua empresa pode te orientar a encontrar a solução às complicações citadas acima. Assim como compreender as expectativas dos seus funcionários e as possibilidades a serem trabalhadas. 

Afinal, as informações da pesquisa guiará as ações para o crescimento da produtividade, o desenvolvimento profissional dos colaboradores e o fortalecimento do papel das lideranças. Por isso que investir tempo e verba na satisfação interna da sua empresa é uma excelente estratégia para garantir as condições de trabalho adequadas. 

Logo abaixo, você aprende como fazer pesquisa de satisfação com um guia que preparei baseado nos meus 20 anos de experiência na área de gestão de equipes de vendas. Então, confira as 6 etapas que você deve seguir para saber como fazer pesquisa de satisfação para manter sua equipe sempre afiada. 

Etapa 1: Momento certo 

Você já reparou que quando seu colaborador chega para trabalhar já cansado e desanimado, os resultados dos negócios diminuem? Isso ocorre porque a produção da sua empresa está relacionada à satisfação do funcionário. 

No entanto, para não se tornar uma atividade corriqueira, é necessário perceber o momento certo de se aplicar a pesquisa de satisfação. Por isso, preste atenção nos seguintes sinais: 

  • As faltas e os atrasos de funcionários aumentam;
  • Os erros e as falhas são constantes;
  • A taxa de demissão está alta;
  • Os clientes reclamam cada vez mais da qualidade do serviço;
  • E, por fim, o clima interno está pesado.

Então, é hora de reunir a equipe e executar um questionário de satisfação de funcionários, na sua empresa. 

Etapa 2: Planejamento

Para saber como fazer uma pesquisa de satisfação sem defeito, é importante planejá-la para que a estratégia alcance seus objetivos com seus funcionários. Por isso, busque compreender se há uma situação específica que você pretende abordar ou será uma atividade de análise do clima organizacional.  

Além disso, é preciso planejar o dia, a hora e local específico onde a pesquisa será realizada. Para isso, não a trate como uma ação qualquer, pelo contrário, mostre a importância e o reconhecimento que você dá à atividade. 

Etapa 3: Metodologia

A metodologia da pesquisa de satisfação com funcionários precisa ser muito bem pensada. Pois, esta etapa dita os resultados que serão obtidos com a ferramenta. Sendo assim, programe os seguintes passos:

  • Participação de convidado externo;
  • Formatos de questionários;
  • Método de análise;
  • Tratamento estatístico;
  • E, finalmente, instrumentos de avaliação das respostas. 

Já que estamos falando em metodologia, dê uma olhada nos 9 passos de como organizar uma convenção de vendas “pra ninguém botar defeito”

Etapa 4: Execução 

Existem diferentes modelos de questionários de pesquisa de satisfação, porém aqui, apresento 3 formatos que apresentam resultados positivos, nas empresas. 

  1. Sim, não ou talvez: seleção de perguntas sobre o trabalho específico do funcionário, nas quais, ele deve responder “sim, não ou talvez”;
  2. Múltipla escolha de satisfação: seleção de afirmações sobre o trabalho em geral na empresa, nas quais, ele pode assinalar as opções com as quais ele está satisfeito;
  3. Múltipla escolha de insatisfação: seleção de afirmações sobre o trabalho em geral na empresa, nas quais, ele pode assinalar as opções com as quais ele está insatisfeito.

Em todos os casos, é importante deixar um espaço para o colaborador expressar sua opinião. 

Etapa 5: Análise

Como fazer pesquisa de satisfação

Nesta etapa, os dados obtidos através da pesquisa de satisfação devem ser cuidadosamente analisados, pois ele dizem muito sobre o clima da empresa e as condições de trabalho. Por isso, pense em contratar um especialista ou contar com o departamento de RH

Além disso, muitas das informações podem virar estratégias para o desenvolvimento e o crescimento dos negócios. 

Etapa 2: Conclusão 

Os dados analisados na etapa anterior farão parte de um relatório final que apresentará de maneira prática e objetiva os problemas identificados e as possíveis soluções. Desse modo, é possível elaborar um plano de ações específico para as situações expostas. E o melhor, com a aplicação sem custos altos. 

Quando você gestor escuta os seus funcionários e leva suas opiniões em conta na hora de planejar as ações, eles se sentem valorizados e reconhecidos. Como resultado, além de uma equipe motivada, a sua empresa retém talentos e mantém a sua imagem frente à concorrência. 

Para dar aquele gás de energia e engajar ainda mais seus funcionários, você viu que é importante saber como fazer pesquisa de satisfação. Porém, é importante escolher muito bem um especialista que irá conduzir a atividade na melhor maneira possível. Para isso, eu estou aqui! 

Sou Thiago Concer, tenho mais de 20 anos de experiência na área de vendas e sou o palestrante mais contratado do país, por 4 anos consecutivos. Eu te garanto que falo a mesma língua que você, meu amigo gestor, pois meu método é dinâmico e envolvente, no qual, compartilho meus 20 anos de experiência de maneira leve e eficaz. 

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. 

Não se esqueça de acompanhar as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.