Muitos trabalhadores adotaram suas casas como o escritório, porém, poucos sabem como ser produtivo no home office. Isso porque o ambiente de trabalho, muitas vezes, define o ritmo de produtividade. Para que isso não represente um problema, há excelentes ferramentas e técnicas

Aqui, eu vou dar dicas práticas de como ser produtivo no home office, utilizando as estratégias que eu aprendi e aperfeiçoei nos meus mais de 20 anos de experiência na área. 

Aproveite para conferir como controlar o trabalho home office para ganhar tempo e produtividade?

Como ser produtivo no home office

Atualmente, a maior dúvida em relação à migração para o trabalho remoto é sobre como ser produtivo no home office. Eu entendo essa preocupação, mas garanto que existem maneiras eficazes de manter a eficiência do seu trabalho, mesmo em casa, longe do escritório e dos colegas. 

Para começo de conversa, você deve parar de se culpar pelas suas dificuldades e começar a entender o porquê de não conseguir os resultados esperados. Sendo assim, saiba que ser produtivo não significa concluir muitas tarefas, no final do dia. Mas sim trabalhar de maneira consciente e estratégica para obter as metas esperadas.    

Aliás, eu bati um papo bacana na live com Tathiane Deândhela, fundadora do Instituto Deândhela, sobre como ser produtivo no home office em tempos de crise. Assista abaixo:

Se você gostou desta live e quiser acompanhar muitas outras, faça parte da comunidade #OSV – Orgulho de ser Vendedor no Telegram. Lá, eu publico áudios e vídeos super interessantes sobre o universo das vendas. 

Abaixo, você confere dicas práticas de como ser produtivo no home office com estratégias de organização e ferramentas digitais. 

Dicas de como ser produtivo no home office

como ser produtivo no home office

Como ser produtivo no home office: 7 dicas de Organização  

1. Faça da sua casa, o seu escritório

Nem pense em colocar o notebook no colo e ficar deitado o dia inteiro na cama que isso não é trabalho, meu caro amigo. Com isso em mente, separe um ambiente da sua casa para fazer de escritório e o decore como se fosse um

Invista em um cadeira confortável e uma mesa apropriada para montar o seu home office. Além disso, o cantinho de trabalho deve ser composto com todos os materiais e ferramentas que você utiliza, normalmente, no escritório. 

2. Defina um horário

Apesar do home office possibilitar uma certa flexibilidade na sua rotina, é importante definir um horário específico para trabalhar. Com isso, você se dedica exclusivamente para a execução das suas tarefas durante o período determinado. 

Porém, use a inteligência emocional e o autoconhecimento para estabelecer seu horário. Ou seja, você é mais produtiva à noite, então não coloque o despertador para tocar às 7h da manhã. Além disso, respeite a hora do término do seu trabalho para “sair” do home office. 

3. Prepare-se para trabalhar

Aqui não estou falando de planejamento do dia, mas de algo mais prático: das suas roupas. Desse modo, minha dica é para você se vestir como se estivesse indo para o escritório. Isso porque ficar de pijama o dia inteiro é um hábito muito improdutivo e sabotador de resultados. 

Você não precisa colocar terno e gravata, todos os dias. Com roupas confortáveis, você ainda tem a impressão de separar sua vida doméstica da profisssional.  

4. Mantenha o contato com o mundo exterior

Para eliminar o sentimento de exclusão, é fundamental manter a comunicação com seus colegas, colaboradores e clientes. Por isso, procure organizar reuniões semanais para dar e receber feedbacks, relatar os resultados e reconectar com a sua equipe. 

5. Estabeleça metas e prazos

Uma dica muito importante para você que está iniciando o trabalho remoto é não caia na armadilha do “tenho todo o tempo do mundo”. Afinal, deixar tudo para a última hora é o maior inimigo da produtividade. 

Para que isso não ocorra, defina metas pequenas  e os prazos de entrega. Com isso, organize o seu dia ou, até mesmo, a sua semana de acordo com as suas prioridades. 

6. Elimine as distrações

Aqui, não tem segredo. Para realmente ser produtivo no home office, você precisa eliminar o que te distrai, assim como:

  • Celular;
  • Redes sociais;
  • Televisão;
  • Vídeos no Youtube;
  • Tarefas domésticas.

Se você não mora sozinho, é importante estabelecer limites e momentos de interrupções. Aliás, o ideal seria se você tivesse um cômodo da casa dedicado ao home office, onde você possa fechar a porta e eliminar toda e qualquer distração. 

7. Respeite o seu limite

Para suavizar a dica acima, destaco a importância de fazer pequenas pausas durante o período dedicado ao trabalho remoto. Afinal, a magia do home office é a flexibilidade de horário. 

Sendo assim, separe 10, 15 minutos a cada uma hora para conversar com a família, brincar com o pet, cuidar das plantas ou, até mesmo, fazer um lanchinho. Fazer isso é muito importante, pois é fácil passar o dia inteiro trabalhando quando não há um controle externo. 

Como ser produtivo no home office: 5 dicas de Ferramentas

como ser produtivo no home office

1. Comunicação

Mesmo trabalhando de casa, é importante manter um canal de comunicação com a sua equipe. Para isso, o Slack funciona como um ambiente de trabalho virtual. Com ele, é possível criar conversar em grupo ou individualmente, além de criar canais personalizados para uma comunicação específica.   

2. Reuniões

Atualmente, as videoconferências estão em alta, pois as reuniões ainda têm muito valor, mesmo no trabalho home office. A plataforma Zoom é uma das mais famosas, no momento, e permite funções como gravar a reunião, compartilhar a tela e interagir com todos os participantes. 

3. Tempo

Se você tem dificuldades em controlar o tempo no trabalho home office, a plataforma TomatoTimers é perfeita para você. Isso porque ela segue a técnica Pomodoro que defende que a produtividade acontece em ciclos de 25 minutos, com pausas de 5 minutos. 

4. Tarefas

Para organizar suas listas de tarefas, utilize o aplicativo Evernote que não apenas organiza suas notas, mas também é capaz de digitalizar documentos, identificar imagens e criar lembretes. Além disso, o app possui uma ferramenta de busca para os momentos de esquecimento. 

5. Gerenciamento

Com a plataforma de gerenciamento Asana, você consegue administrar seus projetos e as tarefas da sua equipe. Além disso, é possível separar as atividades entre cada membro do seu time e monitorar os processos em realização. 

Agora que você aprender como ser produtivo no home office, saiba que eu posso te ajudar na transição da sua empresa para o ambiente digital. Para isso, invista em um treinamento específico para a sua empresa.

Confira também a minha formação completa online sobre os 3 pilares das vendas e o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”. 

Acompanhe meus vídeos no Youtube, e as novidades nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.