Currículo de vendedor ainda faz diferença na hora da contratação?

currículo de vendedor

Hoje quero conversar com você sobre um assunto polêmico. O currículo de vendedor realmente importa na hora da contratação? Será que vendedor precisa ter experiências anteriores para se dar bem na profissão? Muito se discute sobre o quanto vale um pedaço de papel onde os profissionais vendem a sua melhor versão. Portanto, acompanhe esse texto e descubra como contratar vendedores que realmente dão resultados. Vamos lá!

O Currículo de Vendedor ainda importa?

Bom, meu amigo gestor, a resposta aqui é sim e não. Só para você entender, o currículo de vendedor pode auxiliar no processo de contratação de novos colaboradores para sua equipe, porém, você não pode se limitar única e exclusivamente a esse método de avaliação. Afinal, se você recebeu esse currículo significa que o cara quer fazer parte da sua empresa e, consequentemente, quer vender a imagem de que domina as melhores técnicas de vendas. Ou seja, o quanto você acha que esse papel faz jus ao trabalho que o vendedor entrega na prática? Bem pouco, né?

É claro que não dá para abrir mão da exigência de um currículo em um processo seletivo. Até porque esse papel pode servir como prova para você conhecer as empresas em que o vendedor trabalhou. Porém, saber se o cara é bom, se faz o trabalho direitinho, você só vai descobrir no dia a dia. Assim, priorize por ter mais de uma forma de avaliação.

Criando métricas para avaliar o vendedor

Presta atenção: A primeira etapa do seu processo de triagem precisa ser o currículo, é inevitável. Perca um tempo dando atenção a fatores como conhecimento sobre o produto vendido ou cursos feitos que serão interessantes para sua empresa podem ser um ótimo diferencial. Selecionou alguns currículos com boas experiências? Agora é o momento de ter uma segunda avaliação.

Criar um case é o que muitas empresas já utilizam como metodologia de processo seletivo. Assim, com a simulação de uma possível momento da verdade, onde o cara tem que realmente mostrar se domina as técnicas de vendas, você pode analisar o quanto o vendedor tem capacidade para atuar na sua empresa e entregar bons resultados no final do mês.

Um fator muito importante aqui, amigo gestor, é criar notas para que o processo de avaliação fique ainda mais objetivo. Faça uma escala que apenas você e os outros avaliadores terão acesso, destacando quais passos que o vendedor deverá seguir para que sua nota aumente ou diminua. Essas notas são importantes para que vocês tenha precisão na hora de tomar a decisão. Porém, não é legal compartilhar todos os pontos com o candidato até porque isso dá brecha para que ele queira se justificar.

O vendedor precisa atender essas necessidades

Dessa maneira todo o processo de contratação ficará mais objetivo e certeiro. Não existe uma fórmula pronta, mas alguns dos elementos que poderão ser avaliados são:

–  O vendedor é bom de negociação? Avalie a capacidade do vendedor de negociar, tanto em termos de preço, como também com o contorno de objeções.

–  Perfil é condizente com os clientes de sua empresa? Cada empresa possui um perfil de cliente e o vendedor tem que conversar com esse perfil. Algumas empresas precisam de vendedores com um conhecimento técnico elevado, enquanto outras vão preferir profissionais comunicativos e que gostam de criar uma relação profunda com cada cliente.

–  Quanto de conhecimento o vendedor tem sobre o seu mercado e produto? Claro que essas informações podem ser aprendidas com o tempo. Outro detalhe, é importante que o vendedor tenha pelo menos um pouco de familiaridade com o seu segmento.

–  Seu vendedor sabe trabalhar em equipe? Todo o vendedor fará parte de um time de vendas. Por isso é importante mensurar as habilidades de comunicação e trabalho em equipe do seu futuro vendedor. Existem diversas dinâmicas, jogos e outras metodologias para medir qual papel a pessoa costuma representar em um grupo e se o candidato consegue trabalhar bem em equipe.

–  Verifique as ferramentas que constam no currículo de vendedor do candidato: Existe alguma ferramenta que sua empresa utiliza muito e que consta nas habilidades de seu candidato? Portanto, crie uma espécie de prova, onde o vendedor demonstra as habilidades dele com o programa em questão. E novamente dê uma nota para o desempenho dele.

O que deve conter um currículo de vendedor?

Então como você pode perceber, o currículo de vendedor ainda é importante. Porém, essa apenas para a primeira parte do processo de contratação. Depois é necessário avaliar o perfil e outras características, garantindo que seu processo de recrutamento de novos vendedores fique ainda mais preciso e coerente com as necessidades de sua empresa.

Assim, se você trabalha com vendas e está procurando mais informações sobre como montar um currículo de vendedor, essa parte do texto pode ajudar você! E para você amigo gestor, vou destacar alguns itens do currículo do vendedor que serão importantes em seu processo de avaliação.

–  Inclua cursos e outras atividades que você já realizou: Aqui vale tudo amigo vendedor. Portanto, inclua todos os cursos que você já realizou em sua vida. Incluindo aqueles que não pareçam relevantes para um vendedor. Em alguns casos, a empresa que está contratando precisa justamente de alguém que tenha feito um curso nessa área.

–  Liste suas principais habilidades: Tem facilidade com computadores? Conhece tudo sobre redes sociais? Entende de pós-venda? Então, liste aqui toda e qualquer habilidade que você julga ser importante.

–  Destaque algumas de suas conquistas: Adicione aqui suas principais conquistas profissionais e até mesmo acadêmicas.

–  Menos é mais: Hoje em dia o tempo de todo mundo é curto, incluindo do seu gestor. Por isso, deixe seu currículo breve e separe as informações de maneira organizada e clara.

Já sabe o que precisa levar em consideração na hora da contratação?

Seguindo essas dicas, seu currículo de vendedor certamente ganhará destaque. Portanto, agora é se preparar e estar afiado para as próximas etapas da entrevista!

Então, é isso meu amigo vendedor e meu amigo gestor. No texto de hoje eu apresentei para você a importância de se avaliar um candidato além do currículo de vendedor. Destacando a necessidade de criação de um processo seletivo que faça sentido e que conte com métricas claras para definir se o candidato tem um perfil compatível com o da empresa ou não.

Muito obrigado por me acompanhar até aqui em mais esse texto. Portanto, se você quiser conhecer mais sobre a profissão de vendedor, não deixe de me seguir nas redes sociais, no meu canal do YouTube e também de acompanhar outros textos em meu blog!

Forte abraço!