Existem inúmeros manuais e livros sobre vendas, gestão e mercado que explicam diferentes conceitos. Mas chega o fim do mês e você ainda se pergunta: como aumentar as vendas e fechar mais negócios, não é mesmo caro gestor, caro vendedor? 

Mesmo com os resultados aparecendo, você questiona o motivo daquele cliente não ter fechado com você, buscando sempre meios de ser mais produtivo e não perder nenhuma venda.  

Não se preocupe que eu estou aqui para te explicar as 8 dicas de como aumentar as vendas e a produtividade da sua equipe. Dessa maneira, além de você garantir que no seu time só tenha vendedores de sucesso, você ainda fecha o mês com chave de ouro. 

Aliás, que tal dar uma olhada nos artigos que separei para você se inspirar?

Dicas de como aumentar as vendas

Dicas de como aumentar as vendas

Não é apenas com a capacidade do seu time que as vendas da sua empresa vão aumentar e você vai fechar o mês com todas as metas batidas. Mas é com o foco na gestão da sua equipe que você vai alcançar os resultados e, consequentemente, fechar os gargalos do seu plano de ações.

Aliás, um bom planejamento do plano de ações pode ser o ponto de partida das dicas de como aumentar as vendas da sua equipe. Com isso, você vai observar um grande impacto da produtividade do seu time. 

Porém, como eu gosto sempre de deixar tudo muito claro, você pode ter a dúvida de como aumentar as vendas e a resposta é fácil:

  • Conquistando novos clientes
  • Vendendo para clientes inativos
  • Estendendo a relação com os clientes atuais
  • Aumentando o ticket médio (vendendo valores mais altos)

No vídeo abaixo, eu falo sobre como fazer a sua equipe trazer mais resultados de maneira prática:

Resumindo os ensinamentos do vídeo, eu explico 4 chaves importantes: 

  1. Qual é a meta? Deixe claro para a sua equipe a meta que eles precisam atingir. 
  2. Como alcançar as metas? Mostre quais são os caminhos e defina as alternativas para obter os resultados.
  3. O que fazer em cada etapa? Apresente as atividades de cada etapa que o vendedor tem no mês.
  4. Qual é o placar? Exponha as metas batidas aos seus vendedores para incentivar a competição e motivar os resultados. 

No entanto, para que cada vendedor siga esse trajeto, você, caro gestor, precisa seguir as 8 dicas de como aumentar as vendas da sua empresa. 

1 – Divida a meta por dia

Eu sempre falei da importância de se estabelecer metas para sua equipe, não é mesmo? Isso porque as metas dão a visão geral do que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito. 

Porém, aqui, aquele velho ditado de que “devagar se vai longe” não se aplica na gestão da sua equipe se você procura aumentar as vendas rapidamente. Ou seja, se você quer o resultados ainda neste mês. 

Sendo assim, a primeira das dicas para aumentar as vendas é divida suas metas por dia para acelerar seus ganhos. Além disso, você demonstra estar preparado para gerir um negócio e para lidar com o fluxo de vendas. 

Você pode se perguntar quais seriam essas metas, não é mesmo? Pois bem, como exemplo, elas poderiam ser:

  • O número de clientes
  • O número de vendas
  • O número de pedidos
  • O número de entregas
  • A meta de ganho mínimo mensal  

Como gestor, você mostra que possui inteligência emocional para vendas, pois dividir as metas por dia expressa a habilidade de foco. Já o foco conduz para resultados esperados, aumentando assim as vendas da sua empresa.

Quer entender a importância da meta no seu trabalho? Assista o vídeo abaixo que preparei para você:

2 – Crie um plano de ação para o dia seguinte

Nem todo vendedor da sua equipe vai conseguir bater a meta diária, porém, a meta continuará lá, mesmo que tentem ignorá-la. Por isso, a segunda das dicas de como aumentar as vendas é sobre a criação de um plano de ações para quem não tiver dentro da meta, para o próximo dia. 

Ou seja, a importância da meta não pode ser esquecida, mesmo se ela não for atingida. É necessário que você, como gestor, estabeleça um plano de ação com as iniciativas principais, levando em conta as tarefas a serem realizadas e o caminho a ser percorrido para que o vendedor traga resultados. 

Já o vendedor tem o papel de questionar os superiores e os colegas a fim de descobrir suas falhas. Além disso, ele pode investir em pesquisas para entender melhor o pensamento e a lógica estratégica.

O plano de ação é uma ótima ferramenta para lembrar do foco daquele seu dia. Além disso, ele te impede de se dispersar com o que não trará bons resultados.

3 – Faça reuniões diárias e repasse a meta

Dicas de como aumentar as vendas

O objetivo central do seu trabalho como gestor é sempre o de vender mais. Para isso, você segue todas as diretrizes da gestão de equipes de vendas, assim como a manutenção das metas, a comunicação aberta entre todos os funcionários e o treinamento do seu time. 

Porém, o terceiro item das dicas de como aumentar as vendas não está centrado no sucesso da venda em si, mas sim no seu relacionamento para com os membros da sua equipe comercial. 

Aproveite das reuniões diárias para estreitar os laços entre seus funcionários e reforçar a relação de confiança entre vocês. Além disso, esses momentos são excelentes para repassar as metas e desenhar cada etapa para atingi-las. 

Em um artigo sobre produtividade em vendas, a Agendor apresenta uma série de pesquisas que mostram como o trabalho de vendedor pode ser complicado: 

  • Grande parte dos vendedores gasta mais de 50 dias inteiros fazendo tarefas que não fazem parte da atividade principal (Domo)
  • 80% das vendas são realizadas entre o segundo e o quinto contato, porém 20% dos vendedores fazem o terceiro contato (Thunderhead)
  • 65% dos vendedores não atingem a meta de vendas anual (Aberdeen)
  • São mais de 300 contatos atualizados pelos vendedores no CRM, semanalmente (Implist
  • Em média, vendedores recebem 600 e-mails por semana (The Brevet Group)

Ou seja, fica claro que a rotina de um vendedor é atribulada e desafiadora. Eu sugiro que você utilize um momento do seu dia para realizar uma pequena reunião com toda a sua equipe e, assim, vocês têm a possibilidade de buscar e compartilhar dicas de como aumentar as vendas. 

4 – Utilize indicadores para cobrar 

Depois de seguir as dicas de como aumentar as vendas anteriores, você terá certamente uma equipe mais unida. No entanto, essa união abre espaço para cobranças e você, caro gestor, deve saber como utilizar os indicadores como uma ferramenta para cobrar resultados do seu time. 

Não há nada mais desmotivador para o vendedor do que chegar no final do mês e não receber o bônus que tanto esperava por bater uma meta. Isso porque o gestor não soube medir a lucratividade dos seus funcionários. Por isso, eu digo que é muito importante saber analisar a produtividade.

Além do mais, é essencial mostrar com números o que já foi feito e o que ainda está por vir. Sendo assim, os indicadores também te darão mais controle do processo de vendas, pois você só controla o que vê. 

Confira abaixo o vídeo onde falo sobre os indicadores para vender mais: 

5 – Premie os “fora da curva”

Dicas de como aumentar as vendas

Como eu sempre defendo, é impossível motivar pessoas. A única coisa que você consegue fazer enquanto gestor é criar um ambiente motivador. Para isso, você pode seguir o quinto passo das dicas para aumentar as vendas: faça campanhas para premiar os vendedores que se destacam. 

É claro que o melhor incentivo da sua equipe é na prática do dia a dia, com a valorização da capacidade de cada membro, com o investimento no aprendizado de todos, com a orientação para obterem melhores resultados.

Entretanto, na prática, vendedores querem ser reconhecidos pelos seus esforços e dedicação nas vendas. Por isso, é importante que você premie os vendedores que realmente se antecipam, batem as metas e continuam arrebentando. 

Desse modo, você mostrará para o resto da equipe que as boas ações são reconhecidas, incentivando cada um a dar o melhor de si. 

Confira 3 ferramentas para você motivar sua equipe e aumentar as vendas, no meu vídeo abaixo: 

6 – Comemore as metas batidas

Seguindo todas as dicas de como aumentar as vendas rapidamente até aqui, você conseguirá realizar um bom planejamento de ações, estipular metas claras e diárias, incentivar sua equipe e, finalmente, abrir um canal de comunicação entre você e sua equipe.

Nesse tópico eu vou tratar da importância da comemoração quando há resultados positivos. Ou seja, quando um vendedor bate sua meta, toda a equipe deve celebrar esse sucesso. Pois não é só de indicadores, críticas e correções que se faz uma boa gestão de equipes de vendas.

Dessa maneira, seu time vai se sentir mais: 

  • Motivado, pois sabe que você valoriza seu trabalho 
  • Produtivo, pois terá uma visão clara dos resultados 
  • Unido, pois a vitória de um representará a vitória de todos
  • Respeitado, pois sabe que você reconhece quando um trabalho é bem feito

Aliás, falando sobre respeito, no vídeo abaixo, você assiste o vídeo que fiz sobre como ganhar o respeito da sua equipe: 

Não se esqueça de verbalizar para sua equipe quando ela alcança uma meta. Sempre digo: fale, não esconda nada e comemora quando possível. 

7 – Realize campanhas diárias

Para aumentar as vendas rapidamente, você precisa promover campanhas entre seus vendedores, todos os dias, se possível. Quando sua equipe chega para trabalhar e se depara com uma meta lá no final do mês, o resultado lhes parece longe e inalcançável. 

Entretanto, os vendedores podem ser incentivados diariamente de diferentes maneiras. Por exemplo, você pode engajar sua equipe propondo:

  • Quem vender mais das 14h às 17h, recebe 50 reais
  • Quem vender mais produtos no dia, ganha um vale compra
  • Quem vender mais em valor, ganha um jantar com acompanhante

O importante é sempre colocar um número mínimo a ser batido. Além disso, você pode sempre recorrer a campanhas pontuais, mediante a condição de acrescentar um valor X  na comissão. Ou então, crie bônus diários para quem for ágil e bater metas na proporção: mais vendas em menos tempo.

Ao estabelecer essa relação, você economiza tempo enquanto as vendas continuam aumentando. Isso porque sua equipe vai se deparar com um desafio a ser enfrentado, todos os dias. E o melhor: serão recompensados para cada meta batida. 

Para aproveitar mais das dicas de como aumentar as vendas em curto prazo, eu sugiro a leitura do artigo que escrevi sobre as 5 maneiras de usar promoções, brindes e campanhas para vender mais

8 – Exponha os números

Dicas de como aumentar as vendas

A última das dicas de como aumentar as vendas rapidamente é sobre deixar os números expostos para todos possam controlá-los. Pois, ao expor os números da meta, você torna pública a estratégia de “vestir a camisa” da empresa.

Quando você mostra para sua equipe as metas, os resultados, os erros, os objetivos, você promove a uma gestão transparente e participativa. Dessa maneira, sua equipe entende que o que você espera dele é alcançável e, além do mais, ela não esquece o que você espera dela. 

Você pode fazer isso de maneira virtual através de um espaço de comunicação interna digital. Porém, eu sugiro que torne isso físico por meio de um mural ou um placar. Dessa maneira, os números se tornam palpáveis e ficam aos olhos de todos. 

Manter os dados atualizados, as metas definidas e a equipe sempre informada é fundamental para alcançar números incríveis em pouco tempo. Além do mais, essa é uma maneira prática de dar feedback para seu time. 

Aliás, que aprender a como dar feedback? Então assista meu vídeo abaixo:

(Bônus) Dicas de como aumentar as vendas 

Não se esqueça que você, caro gestor, também precisa investir em estratégias de marketing de venda utilizando os canais que mais envolvem seus clientes: site, página no Facebook, landing page ou Instagram

Quando você busca vender mais e rapidamente, é importante que seus produtos e serviços estejam disponíveis onde os clientes se encontram. Por isso, uma campanha atrativa e envolvente é uma parceira da sua equipe comercial. 

Utilize as ferramentas abaixo para promover a destacar seu produto da concorrência:

  • As promoções
  • A unicidade do produto 
  • A exclusividade típica da sua empresa como carro chefe

Se a concorrência for acirrada, é preciso explorar campanhas que flexibilizam os seus preços  ou que mostrem o seu diferencial em épocas que as vendas devem ser alavancadas.

Gostou do conteúdo e quer saber sobre outras dicas de como aumentar as vendas e muito mais? Meu nome é Thiago Concer, tenho mais de 20 anos de experiência na áreas e garanto que falo a mesma língua que você, caro vendedor / cara vendedora. 

Faz 10 anos que eu promovo treinamentos e palestras específicas para cada necessidade. Solicite um orçamento para sua empresa e vamos juntos encontrar soluções para o seu problema. 

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo.