Vocês já pararam para analisar o poder de uma liderança de equipe eficaz? Essa posição hierárquica nunca se fez tão necessária para que as organizações alcançassem de fato os seus objetivos.

Atualmente, a maioria dos segmentos dependem desse papel para manter o fluxo de produção e venda em constante evolução, rendendo e crescendo cada vez mais. Agora, será que há um segredo por de trás das grandes empresas para terem um liderança de peso?

Neste artigo, eu dou 5 dicas para ser um bom líder de equipe que descobri ao longo da minha carreira, atuando diretamente com esses gestores. 

Mas, antes, confira o vídeo abaixo, no qual, eu revelo 3 segredos que ninguém te conta sobre como gerenciar uma equipe comercial:

Um bom líder de equipe – Qual a sua importância? 

Eu sempre digo que sempre que nasce um novo negócio, é preciso nascer também um líder. Não é possível deixar de relacionar esses dois fatores muito conhecidos no mundo do empreendedorismo. Então, amigo gestor, liderança é a peça-chave que leva uma empresa ao êxito!

Isso acontece porque, ao assumir esse papel, o líder trabalha dia após dia para garantir que todos os resultados da equipe sejam, de fato, satisfatórios e em constante evolução. Vale ressaltar que a importância do líder está na sua influência. 

Uma pessoa que decide encarar esse desafio assume para si a responsabilidade de inspirar a equipe e dar o melhor de si. A influência tem um poder incrível de incutir nas pessoas o mesmo propósito que o seu. Além disso, cabe ao líder:

Com isso em mente, eu digo e repito que a primeira das dicas para ser um bom líder de equipe é se tornar uma boa influência para o seu time de campeões. 

Características de um bom líder de equipe

Dicas para ser um bom líder de equipe

“Um líder leva pessoas para onde elas querem ir. Um grande líder leva pessoas aos lugares em que elas não necessariamente querem ir, mas deveriam ir”, Rosalynn Carter, ex-primeira-dama norte-americana.

Quando falamos sobre liderança de equipe, amigo gestor, precisamos analisar e pontuar algumas características que são a marca de um bom líder. Sem esses atributos, dificilmente esse profissional conseguirá desenvolver seu propósito e entregar aquilo que se espera dele.

Vale destacar também que líderes não nascem prontos. Eles são formados. É o dia a dia no rush que preparam os grandes líderes de equipe. Erros são fundamentais neste processo, afinal, tão bom quanto saber o que fazer é saber o que não fazer.

Para te orientar na busca para se tornar o gestor ideal, listo abaixo algumas características fundamentais para o sucesso de um líder.

Observador

Líderes precisam ter visão de águia! Eles estão sempre de olho em tudo o que está acontecendo ao redor. Um bom gestor observa o comportamento dos vendedores, as formas de relação no trabalho, a disposição com que esses chegam aos seus postos, etc.

Isso é extremamente importante, pois dá fundamentação e estratégia nas tomadas de decisão. Ser observador garante uma das principais funções de um líder: o controle. Então, tenha visão ampla, amigo gestor, isso é imprescindível e fique ligado que essa é uma das dicas para ser um bom líder de equipe. 

Faminto por aprendizado

Bons líderes não se conformam com o que já sabem. Eles sempre querem mais. Uma característica fundamental para quem deseja ter sucesso com liderança de equipe é a busca constante por novos aprendizados.

Não se conforme com a sua especialização de quatro anos atrás. Busque estar sempre antenado em palestras, workshops, treinamentos, cursos, novas graduações. Só não aceite uma coisa na sua trajetória de liderança: estar preso num conhecimento ultrapassado.

Ouvidos afiados, língua equilibrada

Dicas para ser um bom líder de equipe

Esse ponto é uma das dicas para ser um bom líder de equipe muito preciosa: saber ouvir e saber falar. Essas são ferramentas da comunicação e entenda que não existe liderança de equipe sem uma boa comunicação interna.   

Interagir com a equipe não é o suficiente, pois é preciso fazer isso da maneira certa. Quando você sabe ouvir, você cria condições de encontrar soluções rápidas e eficazes para as necessidades do seu time.

Quando você sabe falar, de forma equilibrada, com tom de voz inspirador, você consegue convencer e fazer com que o seu propósito entre no coração dos seus liderados. E aí, seja sincero, você tem se comunicado adequadamente na sua rotina de liderança?

Dicas para ser um bom líder de equipe

Se você pesquisou sobre dicas para ser um bom líder de equipe significa que você deseja ser um gestor melhor, gerando melhores resultados, com mais assertividade em suas ações. 

Mas você sabia que gestor não vende? Aliás, se você precisou vestir a camisa e vender junto com a sua equipe, é sinal de que não está exercendo com excelência sua função de líder. 

Não se preocupe que, abaixo, você pode assistir um vídeo que fiz para explicar esse conceito:

Agora, confira abaixo 5 dicas para ser um bom líder de equipe que aprendi e experimentei ao lado de grandes gestores de sucesso.

1. Pense fora da caixa

Muitos líderes são pessoas que ousam a mudar o que não está certo, porém, ao serem confrontados com as dificuldades corriqueiras da rotina de vendas, ele se focam apenas nos processos interno. Como resultado, o gestor adquire apenas uma visão interna da situação. 

Porém, os líderes da mudança, a começam com seus clientes, desenvolvendo conhecimentos para identificar e antecipar suas necessidades. Além disso, eles procuram entender como podem criar uma relação comercial mais significativa e influente com eles mesmos.

Lembre-se que gestores comerciais eficientes sempre ajudam suas equipes a desenvolverem a habilidade de estudar seus clientes, e conhecer seus desejos e expectativas.

2. Conheça quem caminha com você

Você realmente conhece cada um dos integrantes do seu time? E quando eu digo conhecer não estou falando sobre o nome, a idade, a formação e o cargo a ser ocupado. Estou falando em saber quem é essa pessoa, quais são suas dificuldades, seus propósitos, suas metas de vida.

Quando você se permite conhecer a fundo seus vendedores, a sua forma de liderar se transforma e você passa a ser bem mais empático, influente e assertivo.

3. Seja respeitado e não temido

Ainda há muita confusão por cima da imagem dos líderes. Muitas vezes é criada uma visão de superioridade, causando medo ao invés de respeito. No entanto, sua equipe precisa olhar para você e enxergar alguém digno de estar onde está, reconhecendo suas habilidades e sua forma de projetar o futuro.

Portanto, amigo gestor, não permita que um comportamento autoritário (completamente distante do ideal para um líder de sucesso) tome conta das rotinas da sua liderança. Estimule as pessoas na influência e não no medo.

Assista o vídeo abaixo sobre como ganhar o respeito da sua equipe:

4. Delegue corretamente 

Quando você é um líder, um dos primeiros passos é entender que as pessoas esperam de você uma direção. Por mais proativo que seu colaborador seja, nunca o deixe sem um “norte” do que fazer. Ao delegar tarefas, busque fazer isso de maneira estratégica, utilizando ao máximo o potencial de cada integrante do time.

Fazendo isso, você mostra:

  • O que você espera do seu time;
  • Que conhece a habilidade de cada membro da sua equipe;
  • Que você confia no seu potencial;
  • Que você valoriza o trabalho de cada um. 
  • E que sozinho, você não pode fazer tudo, por isso, eles são tão importantes para o funcionamento da empresa;

5. Estimule o feedback

Dicas para ser um bom líder de equipe

A última das dicas para ser um bom líder de equipe é ter a importância de se ter o retorno sobre as ações realizadas para quem quer avançar, com o mínimo de erros possíveis.

Por isso, eu insisto que saber escutar o que seus colaboradores têm experimentado na rotina profissional é uma ótima maneira de transformar essas informações em ações positivas para a satisfação e produtividade de todos. 

O feedback é um ótimo canal de comunicação com o seu time de vendedores onde vocês falam sobre algum acontecimento. Além disso, vocês podem destacar os pontos positivos de suas ações, tentando reverter possíveis pontos negativos.

Quer aprender como dar feedback? Confira no vídeo abaixo:

Agora que você aprendeu tudo sobre as minhas 5 dicas para ser um bom líder de equipe, você está pronto! Coloque em prática todos esses segredos e experimente os frutos de uma liderança de equipe de sucesso. Peço que me conte sobre todos eles depois!

Eu me apresento: sou Thiago Concer e eu posso te ajudar no seu negócio. Eu tenho mais de 20 anos de experiência na áreas e garanto que falo a mesma língua que você, meu amigo. 

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. 

Além disso, acompanhe as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook e Instagram.