Disciplina em vendas: o que falta no seu time?

disciplina em vendas

O que você vai aprender nesse texto sobre ter disciplina em vendas:

Vendedor 1 – Ele vê propósito nas vendas, acorda cedo para estudar sobre as técnicas do mercado, mas sua sede por vender se perde ao longo do dia quando tem vários telefonemas a serem feitos e clientes a serem prospectados.

Vendedor 2 – Ele tem um checklist do que tem que ser feito até o final da semana, chega mais cedo para organizar os afazeres, mas quando ele está de frente com o cliente ele não tem tesão no que está fazendo.

Entendeu a diferença dos dois perfis? Perceba que o cara pode estar com a energia lá em cima, mas se não houver motivação, o vendedor não entrega resultados. E vice-versa.

Portanto, nesse texto, você vai aprender que a motivação é crucial para quem trabalha com vendas e que o espírito de procrastinação é o que te impede de ser um vendedor monstro.  Ou seja, não tem espaço para desculpa. Criar disciplina em vendas é o maior desafio dos vendedores e é exatamente o que você precisa aprender hoje.

7 dicas para ter disciplina em vendas

Se você precisa priorizar algo no seu ambiente de trabalho, priorize a disciplina. Porque todo suor só é válido, se houver disciplina, se você faz aquilo todos os dias. Se você faz de vez em quando, quer dizer que só suou à toa. Veja abaixo 7 dicas para ter disciplina em vendas e nunca mais se perder na frente do cliente:

1 – Mude o mindset

Não adianta nada ter vontade de acordar cedo, de respeitar prazos, de cumprir checklist e ficar até depois do horário, se quando chega em casa tira o uniforme e deixa jogado no chão e dispensa o regime, porque acaba comendo bobeira.

O seu trabalho é reflexo do que você é na sua vida pessoal. Se você se permite deixar para depois seus objetivos pessoais, porque com as vendas seria diferente?

Mudar o mindset começa com coisas simples. Portanto, se desafie a introduzir aos poucos a disciplina e a forma como você encara seus afazeres.

2 – Comece pela cama

Se você quer mudar o mundo, arrume a sua cama.

Aposto que você já ouviu essa frase em algum momento, certo? Arrumar a cama parece uma tarefa tão boba, mas é a primeira que você deve realizar no dia. Se você pula a primeira, automaticamente seu cérebro abre brechas para você pular outras atividades que são importantes no seu checklist.

3 – Soneca nunca mais

Dormir é importante para que seu cérebro descanse depois de um dia cansativo com clientes reclamões. Mas cinco minutos a mais na cama, não. E eu tenho motivos claros para isso:

1- Quanto mais em cima da hora você acorda, mais tempo você demora para começar a processar informações e conseguir se concentrar nas vendas;

2- Cinco minutos não é tempo o suficiente para sua mente descansar. Então, você fica preocupado em perder a hora e raivoso, porque passou rápido demais.

Ou seja, você não tira nenhum proveito da soneca antes de ir trabalhar. Mas, ao alcançar a disciplina em vendas, posso apostar com você que conseguirá colher frutos bem proveitosos no fim do mês.

4 – Gerencie e planeje tarefas

Quanto tempo você demora para apresentar um produto para um novo cliente? Quanto tempo você leva para enviar um e-mail de prospecção?

Conhecer o tempo de cada uma das atividades que você tem que realizar diariamente é importante para montar seu checklist.

E, meu amigo, seja sincero consigo mesmo, se você consegue mandar 2 e-mails por dia, não queira fazer bonito para seu gerente. Porque, se você coloca na sua lista para enviar 10 e-mails, o tempo não vai passar mais devagar. Além disso, você já vai chegar no dia seguinte com tarefa pendente.

5 – Não se esqueça da próxima tarefa

É óbvio que você precisa se concentrar naquilo que está fazendo. Afinal, a probabilidade de você enviar um e-mail para pessoa errada quando tem alguém gritando na sala, outra cantarolando baixo e a porta batendo é muito maior. Porque há vários motivadores para sua dispersão.

Porém, ainda que tenha que estar 100% focado, você não pode se esquecer da próxima atividade do dia. Porque se você acabou de enviar o e-mail e parar para pensar: “Nossa, o que eu farei agora?”, você perde muito tempo. E seu tempo vale ouro.

Parece balela falar para você criar um planejamento diário e semanal. Até porque você já deve ter escutado esse conselho umas trocentas vezes. Mas o dia que você colocar em prática, vai perceber uma diferença gigantesca na sua produtividade.

6 – Identifique onde você está falhando

A disciplina envolve respeitar prazos e horários, considerar prioridades, evitar aquilo que te distrai e ter foco. Por isso, você precisa observar onde você está falhando para dedicar maior energia.

Porque, se você cumpre seu checklist, mas entrega uma das atividades que eram prioridade às 17h da tarde, significa que você continua indisciplinado. Porque não basta somente fazer, precisa seguir regras, precisa fazer todos os dias, precisa entregar bem feito.

7 – Treine seu cérebro para imprevistos

A rotina é imprescindível dentro do ambiente de trabalho, mas quando você fica imerso dentro de um mesmo ciclo de atividades e ocorre um imprevisto, você se perde e não consegue mais cumprir tudo que deveria. Isso porque o seu cérebro está acostumado a enviar o e-mail, fazer aquele telefonema, atender o cliente que entrou na sua loja, preencher o relatório dos feedbacks e ir embora, exatamente nessa ordem.

Se entre uma atividade e outra seu gerente de vendas pede para que você organize uma planilha com as vendas que você fez no mês, pronto! Você perde o caminho e não sabe o que fazer primeiro e o que deixar para depois.

Portanto, treine seu cérebro para que ele saiba lidar com imprevistos. Porque, em vendas, é muito comum que imprevistos aconteçam e em um pequeno erro na abordagem ou na apresentação do produto, você perde o cliente.


Disciplina e motivação: um empurra o outro

Vamos lá! Motivação é quando o vendedor encontra um MOTIVO PARA AÇÃO. Portanto, muito gestor convoca o time de vendas para uma palestra motivacional no final de semana e espera que todos os problemas do dia a dia das vendas sejam solucionados.

Não, isso não vai acontecer. Porque a motivação faz com que o vendedor acorde na segunda-feira com a energia lá em cima, com sede de vender, mas aí ele recebe o primeiro não do cliente, olha a enorme lista de atividades que precisa cumprir no dia e não sabe nem por onde começar. E toda a motivação vai por água abaixo.

O que eu quero te mostrar com todo esse exemplo, é de que a motivação sozinha não muda os problemas que um time de vendas tem no dia a dia com cliente, com organização de tempo, com crivo de prioridades. Tudo isso exige estudo e disciplina. Muita disciplina. Para buscar novas técnicas de vendas, para aumentar a bagagem de conhecimentos sobre vendas, comportamento do cliente e como para colocar isso em prática na hora do rush.

Ou seja, a mensagem aqui é clara. Disciplina e motivação precisam caminhar juntas para que os resultados se tornem mais palpáveis.

O amanhã não existe – O mal da procrastinação

A procrastinação é a maior vilã da disciplina e, principalmente, dos vendedores. Porque, se entra um cliente na loja querendo comprar com você, mas diz “Vou ver com a minha mulher e amanhã eu volto aqui”, possivelmente o cara não vai voltar. Porque, assim como você ele tem um monte de atividades na agenda dele, voltar ali é uma ação bastante dolorosa para ele. Mas eu aposto que a resposta da maioria dos vendedores será essa aqui: “Tudo bem, espero o senhor aqui”.

Meu amigo, você não pode esperar ou deixar para amanhã. O trabalho de vender é seu, não do cliente. A resposta correta nesse caso seria essa: “Não, senhor Carlos, faz o seguinte, hoje às 18 horas eu te ligo para a gente fechar essa compra. Esse horário você já vai ter falado com a sua esposa, né?”. Não deixe para amanhã, não fique com preguiça de colocar mais uma coisa na sua lista de atividades.

Acredito que você entendeu a importância de ter disciplina em vendas e que deixar para amanhã é um dos principais pilares da procrastinação, certo? Deixe nos comentários um feedback de como esse texto ajudou você.

Assim como você buscou sobre disciplina em vendas em meu blog, tenho outros conteúdos no meu canal do YouTube que são similares e que podem ajudar você a ser um profissional excepcional e que entrega resultados EXTRAS para sua empresa.

Espero você lá!