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Melhore sua performance com esses exemplos de metas SMART em vendas

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Exemplos metas SMART

Fala meu parceiro e minha parceira, como vai? Está precisando melhorar a performance da sua equipe, mas para isso precisa de alguns exemplos de metas SMART? Afinal, quais são estes exemplos e por que eles tomam conta do mercado de vendas?

No conteúdo de hoje você vai conhecer a fundo o método SMART para criar metas de vendas de forma prática e sem enrolação, além de entender como aplicá-lo com eficiência. Afinal, tempo é dinheiro, e eu estou aqui para fazer você otimizar o tempo da sua equipe.

Não é de hoje que conversamos sobre a importância de traçar seus objetivos, e não há como alcançá-los sem metrificar, praticar e agir, certo? Uma boa oportunidade de fazer tudo isso é por meio dos exemplos de metas SMART. Continue a leitura e confira!

Entenda o que são metas SMART e seus benefícios

Não precisa ser bilíngue ou entender muito de inglês para saber o que a palavra SMART significa: inteligência.

E por mais que esse método seja inteligente, vai muito além disso: utilizar o método SMART em vendas te auxilia e direciona de forma rápida e eficaz para definição de novas metas para equipe.

Não à toa, as melhores empresas investem nesse método incansavelmente, já que os resultados são perceptíveis, principalmente quando o assunto é vendas: quanto mais rápido uma meta for aplicada, mais fácil ela será batida.

Mas, antes de falar sobre isso, veja quais são as características básicas de um bom gestor comercial:

Agora, devemos entender que o método SMART possui apenas cinco direções para a criar metas de maneira ágil e poderosa. Então, conheça agora o significado dessas letras que mudaram a vida de gestores e podem melhorar a performance da empresa.

Specific (específica)

O primeiro método SMART em vendas é fácil, você só precisa especificar o motivo da meta, seja ele fidelizar sua carteira de clientes, aumentar as vendas, reduzir custos ou até mesmo gerar valor para a marca.

Portanto, evite abrangência, afinal, uma meta para fidelizar a carteira de clientes nunca será compatível com uma meta de aumento de vendas, pois apesar de serem do mesmo nicho, são objetivos diferentes.

Measurable (mensurável)

Entenda que antes de aplicar nossos exemplos de metas SMART é necessário escalar as métricas, definir o faturamento a ser utilizado e ter uma forma de acompanhar seu progresso.

Para isso, separe um tempo com sua equipe – caso seja uma meta conjunta – para entender qual o cenário atual e o que pode-se esperar no pior dos casos.

Por exemplo, nos últimos três meses de vendas, ou o último corte de gastos, ali é possível notar o que deu certo e o que precisa ser melhorado. 

E vale redobrar a atenção caso a meta seja para vendas e performance, afinal, não há nada mais desanimador para uma equipe do que uma meta que não pode ser mensurada ou impossível de ser atingida.

Attainable (atingível)

E falando em metas impossíveis de serem atingidas, sei que pode parecer óbvio, mas não é! Eu entendo que como gestor, sempre exigimos mais, pois no fundo sabemos que dá para extrair o melhor da equipe.

Contudo, existem outras formas de se conseguir isso e a primeira delas é definir um método SMART para criar metas de vendas atingível. Então, questione quanto e qual resultado esperado e se ele já foi conquistado anteriormente com o mesmo esforço e investimento.

Relevant (relevante)

O que destaca este método para criar metas de vendas dos demais é que ele é inteligente e facilmente aplicável, no quarto e penúltimo módulo de metas SMARTs é necessário avaliar a relevância para sua empresa, sua equipe e seus clientes.

Então, direcione seu pensamento em quais são os privilégios, para qual finalidade ela será relevante, para quem é aplicada e como. Lembre-se dos exemplos que demos logo no specific, é hora de repassar e ver se ambos estão alinhados e claros.

Time based (temporal)

Por fim, defina o prazo que essa meta será cumprida e se for possível prolongá-la,  até quando. Se for uma promoção sazonal ou apenas um repasse para os clientes da carteira, é necessário definir data de começo e de término.

Assim, além de garantir que seu escopo não sofra desvios, terá clareza para possíveis planos de ações futuras caso o prazo se estenda ou seja encurtado.

Leia também: Tenha um time de campeões com 5 dicas para ser um bom líder de equipe

5 exemplos de metas SMART em vendas

Agora que você já entendeu o passo a passo de como iniciar as metas em seu dia a dia, está na hora de aprender na prática com alguns exemplos de metas SMART exclusivas que separamos para você.

As metas SMARTs não são apenas para vendas ou redução de custos, existem inúmeras possibilidades de aplicá-la em seu dia a dia, acompanhe alguns exemplos:

1. Para aumentar suas vendas

Começar disparo de e-mails e de mensagem direta para clientes inativos com o objetivo de aumentar até 25% das vendas dentro de 6 meses com a equipe já estabelecida, antes de iniciar as ofertas e realizar com o time um treinamento exclusivo, investindo até 3 mil reais.

2. No desenvolvimento de novo produto

Para divulgação de um novo produto, realizar uma pesquisa com mulheres acima de 20 anos (definir demais especificidades do público), iniciar a campanha em janeiro para encerrar em outubro. Em caso positivo, divulgar o produto no ano seguinte.

3. Para investir em marketing

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, com o objetivo de aumentar o investimento em marketing digital, será divulgado anúncios e postagens orgânicas dos novos materiais escolares exclusivos e inteligentes, com o objetivo de investir 40% a mais que no ano anterior e faturar o dobro, aumentando 2 atendentes do e-commerce para campanha nível nacional.

4. Para redução de custos

É necessário equilibrar a saúde financeira da empresa e devemos reduzir os gastos para 50 mil ao ano. Para isso, será necessário diminuir eventos, cotar novos fornecedores, pausar futuras contratações e reduzir planos de internet e telefonia.

5. Para contratação de novos vendedores

Contratar 5 novos vendedores, 2 com especificidades e experiências na área para coordenar o receptivo e 3 sem necessidade de experiência para trabalhar com vendas externas, budget médio de 3 salários mínimos. 

Realizar a triagem de currículos nas duas primeiras semanas do mês de abril e concluir a contratação até o dia 1º de junho.

Seja SMART e vá além!

Viu como não tem nenhum segredo? O importante é adaptar os exemplos de metas SMART para a realidade e os objetivos da sua empresa em vendas, segundo a ordem: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Anotou? 

Então, meu querido e minha querida, para aproveitar este momento, vou te fazer mais uma proposta: o que acha de descobrir um mundo além desses métodos que vimos aqui? E se você pudesse ter mais exemplos na prática de um gestor comercial?

O convite está feito, venha participar agora do Sales Clube – a maior imersão de gestão comercial do Brasil!

Com quatro mentores e convidados especiais, são ministradas palestras e treinamentos práticos, voltados para suprir as principais dores dos gerentes comerciais brasileiros.

Faça parte desse clube e torne-se um melhor líder para seus vendedores!

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