• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Como a gamificação em vendas pode mudar os resultados da sua equipe?

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gamificação em vendas

Fala meu querido e minha querida, tudo bem por aí? Hoje o assunto é bem divertido e foge um pouco das práticas tradicionais e corporativas, mas ganha destaque cada vez mais no mundo das vendas, principalmente para gestores e líderes que precisam melhorar o desempenho da equipe: a gamificação em vendas

Essa prática mudou o cenário de metas e tornou o que antes parecia tedioso e difícil em algo extremamente divertido e recompensador. Afinal, por mais que um vendedor ame o que faz, ainda há maneiras de tornar mais leve e efetivo o seu trabalho.

Portanto, veja como a gamificação pode te ajudar a gerenciar equipes e manter as pessoas engajadas nos indicadores, tarefas, comunicação, resultados da empresa e muito mais no conteúdo de hoje, acompanhe a seguir! 

O que é e como funciona a gamificação em vendas?

Você concorda que a parte comercial requer mais do que habilidades de vendas, mas também uma grande inteligência emocional para lidar com as objeções e negativas durante o processo de oferta? 

Por mais que um vendedor possua experiência, ame o que faz e saiba tudo sobre seu serviço ou produto, os problemas do dia a dia podem desestabilizar a equipe mais engajada.

Entretanto, com o avanço da tecnologia e a constante busca por melhorias nos processos, surgiu a gamificação de vendas, ou gaming, uma técnica semelhante aos jogos online, utilizada para aumentar o engajamento do usuário.

No caso das vendas pode ajudar consideravelmente o aumento de conversões, pois ela atua diretamente no desempenho por ser leve e didática. Ou seja, por ser algo divertido, pode aumentar o resultado das vendas, além da satisfação entre os vendedores e o espírito competitivo.

No entanto, se engana quem pensa que só é nesse aspecto que ela se encaixa, já que também podemos ver exemplos como usar gamificação para usuários de sua plataforma, consumidores recorrentes de seu produto e até mesmo na gestão de RH.

Muito semelhante à forma dos famosos jogos online, o principal intuito da gamificação de vendas é gerar gatilhos como o de prazer, curiosidade e novidade nos usuários desse tipo de interação, gerando um valor inestimável para empresa.

Veja a seguir todas as cinco vantagens da gamificação em vendas, como usar a gamificação com seus colaboradores e iniciar ainda hoje uma nova história para seu time que com certeza é o melhor dentro e fora do game!

Leia também: Liderança em vendas: como ser um líder de sucesso

Quais as vantagens da gamificação em vendas? 

A gamificação em vendas tem como destaque incentivar a sociabilidade da equipe, motivar, promover reconhecimento e mais segurança aos profissionais, além de estimular muito intelectualmente e sair totalmente da rotina de um vendedor comum.

Vale lembrar que investir no gaming é o caminho certo para o reconhecimento no mercado de dentro para fora, visto que seus colaboradores estão motivados e satisfeitos com a equipe de trabalho, farão de tudo para permanecerem ali e compartilhar bons feedbacks.

Então por que ainda falar das vantagens da gamificação em vendas se já listei inúmeras para você? Quero que esse conteúdo mostre o lado completo da gamificação, e isso inclui falar um pouco mais sobre todos os benefícios. Então, confira-os a seguir!

1. Amplia a competição entre os vendedores

O espírito competitivo é o que move o mercado todos os dias, e não seria diferente dentro de uma corporação. Entretanto, para isso é necessário saber investir e onde tocar em cada setor – no time de vendas é possível unir o útil ao agradável e promover por meio do gaming uma competição saudável.

Além de conectar os membros da equipe durante a competição, já que todos estão sincronizados para um único objetivo, a comunicação melhora e promove um ambiente mais leve.

2. Reduz o desgaste emocional do gestor

Se você achou que eu apenas listaria as vantagens da gamificação em vendas para o seu time, está enganado! Há muito o que desfrutar dessa prática sendo gestor, já que garante a você uma mentoria mais aberta.

Também facilita o engajamento das pessoas e o comprometimento com o resultado, tornando você apenas um mediador da situação, ou seja, as suas responsabilidades permanecem, mas que de maneira mais harmoniosa e segura.

3. Reconhecimento sistemático dos melhores vendedores

Como usar a gamificação pode te ajudar a identificar novos talentos e reconhecer os melhores vendedores? Simples, com o novo modelo de bonificação e acompanhamento de metas é possível identificar e recompensar os que têm mais destaque.

Muitas vezes, o modelo antigo não favorecia membros do time que precisavam de uma atividade mais dinâmica. A gamificação facilita muito a identificação dos próximos passos para entender o que se deve fazer para chegar no objetivo, surgindo assim novos talentos.

Neste vídeo, eu falo mais sobre como grandes gerentes formam vendedores batedores de metas. Confira:

4. Possibilita a realização de feedbacks

Agora que a equipe possui um novo modelo para acompanhar seus objetivos e resultados, o feedback não é uma surpresa e será mais frequente, o que é algo extremamente positivo. 

Além de comparar com outros membros da equipe, já que o espírito competitivo estará mais alinhado e todos tem uma visão panorâmica dos resultados, a autocobrança será frequente, tornando mais fácil identificar os pontos fortes e fracos de cada vendedor.

5. Favorece o endomarketing

Por fim, o quinto e último benefício de aplicar a gamificação em vendas para sua equipe é favorecer o endomarketing da empresa, reduzindo o turnover, promovendo um ambiente de trabalho saudável, envolvente e mais dinâmico.

O investimento por endomarketing nas organizações cresce exponencialmente, sendo uma forma de promovê-lo indiretamente e sem gastos, já que é uma metodologia para gerar mais valor à empresa.

Como usar a gamificação em vendas em poucos passos? 

Gostou de conhecer os benefícios dessa estratégia de vendas? Que tal aprender como usar a gamificação em apenas alguns minutos? 

Então, agora que você já entendeu todas as vantagens da gamificação em vendas, veja como aplicá-las na sua equipe.

  • Transparência: certifique-se de qualquer que seja o método utilizado (apresentação, CRM online ou até mesmo um jogo em software exclusivo), as informações devem ser passadas com objetividade, sendo transparentes e com os avanços claros;
  • Competição positiva: estimule uma competição positiva – não há como usar a gamificação de forma incisiva, isso só trará prejuízos futuros, parabenize até mesmo os “perdedores”;
  • Colaboração: uma forma de se certificar sobre a competição positiva é formar equipes. Isso porque, tornar as metas menos pessoais pode ser muito vantajoso e faz com que os vendedores troquem experiências agregantes;
  • Pontuação: essa é a hora de criar obstáculos e pontuações maiores para metas maiores, opte por uma pontuação escalável. Por exemplo: 2 vendas no dia são 20 pontos, 3 vendas são 40, e assim em diante;
  • Status: reforçando a colaboração e competição positiva, não adianta criar um placar se não puder compartilhar durante a semana. Então, defina o status de onde os vendedores estão, mostre com clareza a posição de cada um, mas que como não tem tudo definido ainda (pois não chegou ao fim da “competição”), os resultados podem mudar;
  • Bonificação: decida formas diferentes de bonificar os ganhadores, visto que a maioria das vezes há comissão envolvida: ofereça par de ingressos ao teatro, cinema ou exposição, um jantar pago pela empresa, varie os prêmios de acordo com o crescimento das metas.

Seja monstro no jogo e nas vendas!

Você pode acompanhar as 5 vantagens no gaming de vendas, como usar a gamificação a favor dos objetivos da empresa e até mesmo como colocá-la em prática.

Viu como é uma estratégia relevante para o sucesso da sua equipe de vendas e, mais do que isso, entendeu o por que vale apostar nesse método de metas para otimizar os resultados e promover um ambiente envolvente!

Mas como eu sei que novas metodologias nunca são demais, que tal manter-se atualizado com os melhores e maiores no ramo de vendas e gestão comercial nacional?

Eu, Thiago Concer, te convido para conhecer o Sales Clube – a maior imersão de gestão comercial do Brasil!

Com quatro mentores e convidados especiais, são ministradas palestras e treinamentos práticos, voltados para suprir as principais dores dos gerentes comerciais brasileiros.

Faça parte desse clube e torne-se um melhor líder para seus vendedores!

============ TUDO SOBRE A OSV =============

🎥 Inscreva-se no canal 

💻 Acesse o site

📲 Entre para o grupo do Telegram

📸 Siga o perfil no Instagram

📝 Leia todos os blogs 

🎧 Ouça o podcast

=========== PRODUTOS ============

📚 Leia o meu livro – Vendas Não Ocorrem Por Acaso

📌 Curso completo para vendedores – Clube OSV 

🎯 Para gestores comerciais – Sales Clube

Leave a comment Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR