• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

Gamification: 5 momentos para aplicar no treinamento em vendas

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Gamification como treinamento de vendas, já ouviu falar?

Treinamentos em Vendas nem sempre são a primeira opção dos gestores quando o assunto é capacitar a equipe. Mas quando as vendas começam a cair e a equipe passa a não se engajar tanto como deveria é hora de estudar maneiras de potencializar o conhecimento e promover a interação entre os membros.

Em casos assim, é o momento de aplicar algum treinamento, pois o vendedor sem conhecimento renovado não avança. E se o vendedor não avança, sua empresa também não. 

Veja só como os treinamentos provocam efeitos. 

De acordo com informações da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), cerca de 87% das empresas já trabalham com orçamentos anuais para treinamentos. 

E a média de investimento por colaboradores saltou de R$624,00 no ano de 2016 para R$788,00 no ano de 2017. Isso representa um aumento de 21% e demonstra que as empresas estão investindo para valer nessa modalidade de capacitação. 

Gamification, o que é?

Dada a importância de investir nos treinamentos e desenvolvimento da equipe de vendas, fica a pergunta: qual será o treinamento mais adequado para minha equipe? 

Essa pergunta é muito comum entre os gestores, afinal, cada empresa lida com um segmento de vendas e tem uma equipe personalizada, de acordo com sua demanda de trabalho.

No entanto, entre as muitas possibilidades há um treinamento que tem ganhado destaque nos últimos anos, trata-se do Gamification.

Uma metodologia que promove a criação de atividades de aprendizagem de um jeito mais divertido e interessante. 

Na verdade, o treinamento gamification utiliza jogos – fora de seu contexto de competição e entretenimento – para motivar as pessoas e a resolverem problemas.

O gamification propõe o estímulo à criação de soluções em diferentes universos. 

Um treinamento por meio da metodologia gamification usa os elementos dos jogos e empresta  características desse universo como: 

  • a pontuação
  • a premiação ou recompensa
  • os obstáculos
  • os inimigos 
  • a mudança de fase
  • Tudo isso para constituir um plano que entretem, mas que tem como finalidade principal o aprendizado e a mudança. 

Proposta do gamification

De acordo com informações do portal CIOREVIEW:

O gamification é o conceito de motivação digital através de jogos que atuam na psicologia que impulsiona o envolvimento humano. 

A metodologia aumenta a produtividade e os sentimentos dos funcionários em relação ao local de trabalho, envolvendo-os e motivando-os a mudar comportamentos, desenvolver habilidades e, consequentemente, resolver problemas sem compensação adicional de recursos.

Melhorias significativas no engajamento de curto prazo são bastante perceptíveis, mesmo quando os projetos iniciais de gamificação geralmente se baseiam em uma abordagem de recompensa simplista.

Além disso, o gamification trabalha com a competição e a busca por conquistas e novas melhorias. Isso quer dizer que é uma metodologia que desafia o espirito competitivo das pessoas e pretende estimular seu orgulho e vontade em realizar algo. 

Como funciona nas vendas?

O portal “O conhecimento”associado a HumanTech dá um exemplo bem interessante de gamification.

Em artigo publicado, eles sugerem que seja desenvolvido um questionário em que o participante ganhe pontos para cada resposta correta.

“No final, caso tenha conseguido pontuação suficiente, ganha um troféu e a unidade seguinte é desbloqueada para o estudo.

“Os pontos podem ser representados por moedas e são acumulados ao longo do curso para formar o ranking geral dos colaboradores com melhores resultados. Para eles, esse sentimento de conquista fomenta o entusiasmo das pessoas em relação ao conteúdo ministrado. Está é uma forma de agregar valor ao negócio e convergir mais participantes para o mesmo objetivo. 

Agora pense como o gamification pode funcionar nas suas vendas. 

Que tal fazer com que cada meta alcançada pelo seu vendedor durante o treinamento represente algo dentro da empresa?

Podem ser pontos, bônus ou outra recompensa. 

Quando ele atingir uma determinada pontuação que você mesmo pode definir, ele pode ser bonificado e poderá entrar para um ranking de vendedores.

Quanto mais ele estuda sobre um determinado assunto poderá alcançar melhores posições.

Isso vai variar de acordo com o conteúdo que os gestores escolherem para serem trabalhados.

Trazer os fundamentos da gamification já é o início de uma mudança positiva.

A prática dele com certeza vai melhorar a forma como seu vendedor pertence a sua equipe.

Deixo 5 DICAS a seguir do que você pode trabalhar em um treinamento com a metodologia gamification.

1. DNA DO PRODUTO

Se você tem notado que sua equipe comete erros relacionados ao perfil do produto que você vende, é hora de focar em um treinamento que ensine melhor sobre isso.

Promova a compreensão sobre:

  • a motivação da empresa em vender aquele produto
  • como ele soluciona problemas 
  • como traz benefícios para as pessoas
  • qual o histórico daquele produto
  • de que forma vender mais dele também ajuda o vendedor 

2. DNA DA EMPRESA

Se o problema é o conhecimento sobre a empresa, sobre o ritmo de trabalho, profissionalismo, valores e funcionamento, incentive um treinamento que coloque o vendedor com a realidade de todos os setores.

Mostre o quanto o departamento de vendas é necessário para o funcionamento de todos os outros setores. 

3. CONHECIMENTO DE MERCADO 

O problema atual é entender como mercado funciona e até mesmo como a concorrência tem se posicionado em relação ao mesmo produto ou serviço que oferece. 

4. ETAPAS DAS VENDAS

O vendedor ainda não entende muito bem sobre como prospectar, trabalhar a negociação, o fechamento e o pós-venda?

Para quem está começando a ter um treinamento com gamification, ele oferece ainda mais energia, principalmente se a pessoa estiver totalmente disposta a aprender coisas novas. 

5. ENGAJAMENTO DE EQUIPE 

A equipe não anda tendo uma interação boa?

Que tal desenvolver um treinamento com a metodologia gamification que coloque todo esse time de vendedores para trabalhar um mesmo ideal?

Com mais estratégias, trabalhando as habilidades fortes de cada um e com mais união? Pensei nisso. 

E você?

Já conhecia essa metodologia ou já a viu aplicada em alguma empresa?

Comenta aqui como foi essa experiência e o que você viu dar certo. 

Abraço, 

Sucesso e ótimas vendas 

 

Fontes: Cioreview; Humantech; ABTD

Imagens: Pixabay

Vendas
Vendas

Cursos de vendas online: como encontrar o ideal para você?

Fala meu parceiro, minha parceira! Tudo bem? Como todo...
Ler artigo completo
Gestão Marketing Vendas
Gestão Marketing Vendas

Como definir seu perfil de cliente ideal para não perder mais vendas

Criei aqui um conteúdo exclusivo com 4 dicas sobre...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

Prospecção de clientes: A receita para vendas bem sucedidas

Hoje vamos falar um pouco mais sobre prospecção de...
Ler artigo completo
Gestão
Gestão

Como não perder nenhuma venda: 3 erros que você deve evitar

Para que você consiga entender quais são os principais...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

Conheça as principais estratégias de vendas no Instagram

Continue comigo para entender as principais estratégias de vendas...
Ler artigo completo
Vendas
dicas-para-prospectar-clientes
Vendas

Vendas se adaptam à nova realidade pós-pandemia

Vendas se adaptam à nova realidade pós-pandemia. Muitos business...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

7 dicas de venda para iniciantes

Os iniciantes nas vendas enfrentam a falta de conhecimento...
Ler artigo completo
Marketing
Marketing

5 segredos das grandes marcas em sua estratégia OmniChannel

O consumidor está cada vez mais exigente, não é...
Ler artigo completo
Vendas
5-dicas-para-aumentar-os-resultados-do-seu-negocio-online.jpg
Vendas

5 dicas para aumentar os resultados do seu negócio online

Confira essas dicas preparadas especialmente para que você e...
Ler artigo completo
Gestão
hubspot ou pipedrive
Gestão

Como implantar o CRM na empresa da maneira certa: 3 passos essenciais (e práticos!)

Quando pensamos em implantar uma solução tecnológica na empresa,...
Ler artigo completo
Marketing
como-precificar-produto
Marketing

Copy para e-book: 7 técnicas para utilizar na divulgação 

Oferecer um e-book – ou livro eletrônico – sobre...
Ler artigo completo
Motivação
Motivação

4 incentivos para equipes de vendas: como fazer seu time ir além?

Fala meu amigo, minha amiga! Tudo tranquilo por aí?...
Ler artigo completo
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR