• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

Guerra de preços: Como se destacar nessa batalha?

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que você vai encontrar sobre a guerra de preços em datas comemorativas:

  • Por que devo perder essa batalha?
  • Como gerar valor ao meu produto;
  • 4 estratégias fáceis para driblar a guerra de preços.

O cliente que escolhe seu produto por ser o mais barato do mercado diz, em entrelinhas, que só comprou da sua empresa porque era o que cabia no orçamento.

Se você chegou até esse texto porque deseja se destacar no mercado, aposto que não é esse o título que você deseja levar para a casa, não é mesmo?

A cada mês há uma nova data para apoiar suas vendas. E dá vontade de jogar o preço na lona para atrair de forma rápida o desejo do seu cliente. Mas esse não é o caminho.

Por que devo perder essa batalha?

O Starbucks arrecadou 10 bilhões de dólares, em 2015. Hoje, o número é maior. Ou seja, os vendedores conseguem vender uma quantidade de copos de café 35 vezes maior do que a Muralha da China.

E sabe por que eles têm esse resultado? Porque eles não deram o braço a torcer. O cliente pode achar absurdamente caro pagar em média R$8,50 em um copo de 90 ml de café. Mas paga. E esse é o espírito do negócio. Pagar mais caro por um produto que entrega uma qualidade EXTRA.

Para alguns dos clientes desse segmento, o pagamento é feito pensando no status. “Caramba, estou tomando um dos cafés mais caros”. E não tem como, cada um dos clientes compram pelos seus próprios motivos. Mas uma coisa é certa: se o CEO do Starbucks do passado tivesse caído na pilha da guerra de preços da maioria das empresas, hoje não seria a número um do mercado.

Antes de você dar continuidade na leitura, vou propor uma reflexão. Pense em todas as marcas e negócios que estão no topo de linha e você vai entender como se render ao preço baixo é assinar o decreto de empresa mediana.

Como gerar valor ao meu produto

Vamos lá! Um fazendeiro de 47 anos entra em uma concessionária com a intenção de fechar a compra de uma caminhonete que custa R$100 mil. É claro que o vendedor só vai conhecer o motivo da compra quando perguntar ao cliente. E eu insisto: você tem que perguntar. Mas como estamos trabalhando com hipótese, podemos apontar possíveis sugestões:

  1. Status – A pessoa sente necessidade de sair pelas ruas portando um carro caríssimo;
  2. Dor – Como é fazendeiro precisa de um carro grande e com grande potência para suprir suas necessidades;
  3. Prazer – O fazendeiro chegou ao ápice da vida e deseja ter maior conforto;
  4. Oportunidade – Junção de preço barato ou promoção com o desejo pelo produto.

Apenas uma das hipóteses é relacionada a preço. Existem outros motivadores que você pode utilizar para gerar valor ao seu produto e competir de frente com seus concorrentes.

Por isso, o conselho aqui é: conheça todas as vertentes do seu produto e entenda como ele supre as necessidades do seu cliente. Se o motivador de compra for Status significa que seu cliente não vai abrir mão do prestígio da marca, por exemplo. Afinal, para quem quer ser visto com cunho de poder, pode ter certeza que o comprador vai optar por um Camaro a um Gol zero Km, certo?

Isso porque existe um posicionamento da marca do Camaro em relação a qualidade do seu produto.

4 estratégias fáceis para driblar a guerra de preços

Aqui vou te apresentar 4 estratégias para que seus vendedores consigam vender seu produto, independente de ser o mais caro do mercado. Dê só uma olhada em como são coisas simples que você pode mudar no dia a dia:

Treine seus vendedores para não dar desconto

Às vezes, quando os clientes parecem irredutíveis, a vontade é ceder às vontades dele e igualar o preço a concorrência. Mas esse é o pior caminho. Porque primeiro que o cliente fica mal acostumado. Segundo que, se o cara foi até seu estabelecimento para chorar preço sabendo que a concorrência tem o mesmo produto mais barato, significa que ele enxerga um diferencial. E terceiro que essa é a brecha para você mudar o mindset desse cara e fazer com que cada vez mais os consumidores percebam valor naquilo que estão comprando.

A preocupação não pode ser o quanto isso vai custar, mas o quanto aquele produto tem a oferecer.

Use a técnica do compreendo

É claro que você sabe que o cara vai encontrar o produto por um preço mais em conta no mercado. Mas a pergunta que deve martelar na sua mente toda vez que alguém diz “tá caro” é: Tá caro por que? Por que a concorrência entrega mais barato? O que o seu produto entrega a mais?

Então, que fique claro. O cliente entrou na sua loja com o papinho de que “Ah, Thiago, mas na internet está mais barato”. Sempre diga compreendo. Porque a sensibilidade do vendedor é um ponto crucial. “Eu compreendo, mas quanto tempo você vai ter que esperar para receber seu produto em casa? O site é confiável e tem garantia de entrega? Aqui, o senhor já leva na hora”.

Preste atenção nessa estratégia. Então, quando o cliente encontra uma objeção, contorne com outra objeção. Sempre utilizando a técnica do compreendo.

Preserve sua carteira de clientes

Na guerra de preços sai vitorioso aquele que abre mão de ganhar. Mas, meu amigo, por que dedicar tantos esforços para novos clientes se você pode vender com o preço cheio para antigos fregueses?

Porque o cliente que está comprando seu produto pela 1° vez – ou precisa dele para uma determinada situação – briga por desconto. Agora o cara que já comprou com você, que precisa do seu produto com frequência e teve uma boa experiência, não vai perder tempo discutindo por merreca. E esse deve ser o foco. Uma vez que é quem realmente dá lucro.

Crie um plano B na hora de vender

O cara não aceita seu não e insiste que quer comprar seu produto com desconto? Claro que há casos estratégicos que você realmente pode se render, porém tente, por fim, um plano B antes de dar desconto.

É sério. Desconto é um caminho sem volta, eu já repeti isso incontáveis vezes. Se você cede uma vez, o cliente sempre vai querer comprar com você por um preço mais baixo. Então, opte por um dar um bônus. “Senhor Carlos, eu não posso te dar desconto, porque isso vai sair do meu bolso no final do mês e não é isso que você quer, né? Mas posso te dar um bônus, se você levar duas unidades eu consigo te dar um determinado produto”.

Porque, assim, o cliente percebe que você está se esforçando para atender o pedido dele e consegue ver vantagem na compra.

Entende que existem milhões de formas de vender e convencer o seu cliente a fechar negócio com você, sem precisar baixar o preço? A guerra dos preços é para quem tem cacife. A Nestlé, durante a Páscoa, consegue vender mais barato que outra marca de segunda linha, por exemplo. Porque o número de vendas é exorbitante, você nem conseguiria imaginar.

Agora que você sabe que o pior inimigo do vendedor é a guerra de preços, gostaria que você acompanhasse outros textos que eu publiquei aqui no blog e que podem te ajudar a bater metas e alcançar resultados maiores:

  • DISCIPLINA EM VENDAS: O QUE FALTA NO SEU TIME?
  • TREINAR EQUIPE DE VENDAS PARA QUE ELES ENTREGUEM RESULTADOS EXTRAS
  • COMO TRABALHAR COM VENDAS: EM EQUIPE OU AMBIENTE COMPETITIVO?

Quero encontrar você por lá!

Vendas
Vendas

Cursos de vendas online: como encontrar o ideal para você?

Fala meu parceiro, minha parceira! Tudo bem? Como todo...
Ler artigo completo
Gestão Marketing Vendas
Gestão Marketing Vendas

Como definir seu perfil de cliente ideal para não perder mais vendas

Criei aqui um conteúdo exclusivo com 4 dicas sobre...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

Prospecção de clientes: A receita para vendas bem sucedidas

Hoje vamos falar um pouco mais sobre prospecção de...
Ler artigo completo
Gestão
Gestão

Como não perder nenhuma venda: 3 erros que você deve evitar

Para que você consiga entender quais são os principais...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

Conheça as principais estratégias de vendas no Instagram

Continue comigo para entender as principais estratégias de vendas...
Ler artigo completo
Vendas
dicas-para-prospectar-clientes
Vendas

Vendas se adaptam à nova realidade pós-pandemia

Vendas se adaptam à nova realidade pós-pandemia. Muitos business...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

7 dicas de venda para iniciantes

Os iniciantes nas vendas enfrentam a falta de conhecimento...
Ler artigo completo
Marketing
Marketing

5 segredos das grandes marcas em sua estratégia OmniChannel

O consumidor está cada vez mais exigente, não é...
Ler artigo completo
Vendas
5-dicas-para-aumentar-os-resultados-do-seu-negocio-online.jpg
Vendas

5 dicas para aumentar os resultados do seu negócio online

Confira essas dicas preparadas especialmente para que você e...
Ler artigo completo
Gestão
hubspot ou pipedrive
Gestão

Como implantar o CRM na empresa da maneira certa: 3 passos essenciais (e práticos!)

Quando pensamos em implantar uma solução tecnológica na empresa,...
Ler artigo completo
Marketing
como-precificar-produto
Marketing

Copy para e-book: 7 técnicas para utilizar na divulgação 

Oferecer um e-book – ou livro eletrônico – sobre...
Ler artigo completo
Motivação
Motivação

4 incentivos para equipes de vendas: como fazer seu time ir além?

Fala meu amigo, minha amiga! Tudo tranquilo por aí?...
Ler artigo completo
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR