Sistemas CRM como Hubspot ou Pipedrive representam soluções inovadoras que facilitam o trabalho do seu time de feras ao tirar do papel as anotações importantes sobre as vendas. Ou seja, essas plataformas automatizam as etapas do processo de vendas e simplificam o relacionamento com os clientes

Mas, na hora de modernizar a gestão da sua equipe, surge a pergunta que não quer calar: “Qual o melhor sistema CRM para a minha empresa, Hubspot ou Pipedrive?”.

Para te ajudar a escolher a opção que melhor responde às necessidades da sua empresa, Hubspot ou Pipedrive, preparei esse guia de comparação entre os dois sistemas CRM. 

Já que está aqui, não deixe de dar uma olhadinha nos 5 passos para desenvolver foco em vendas: afinal, porque ele é decisivo para o negócio?

Hubspot ou Pipedrive: O que são?

hubspot ou pipedrive

Se você está procurando por estratégias de gestão inovadoras que trazem resultados de verdade, provavelmente, você trombou em um sistema de CRM como Hubspot ou Pipedrive, não é mesmo? 

Do inglês Customer Relationship Management, o sistema CRM é uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente. No mundo das vendas, ele foi traduzido como uma das principais estratégias de vendas, na qual, é possível conhecer profundamente o cliente e antecipar suas necessidades para oferecer soluções assertivas. 

No geral, pode-se dizer que o CRM é a centralização do cadastro online de clientes. No entanto, com as transformações do mercado, o sistema se adaptou às expectativas do trabalho comercial, oferecendo a visualização clara do funil de vendas, da jornada do seu lead, das tarefas a serem cumpridas, dos contatos realizados, entre outros. 

Além disso, com as informações adicionadas no cadastro, é possível produzir relatórios detalhados da performance de cada vendedor. Dessa maneira, o gestor é capaz de planejar metas mais realistas de acordo com a produtividade do seu time. 

Atualmente, existem inúmeros sistemas CRM disponíveis no mercado e, se você já fez uma pesquisa rápida no Google, você encontrou Hubspot ou Pipedrive, estou certo? Eu sei o quanto é difícil escolher aquele que vai realmente trazer os resultados esperados, mas é importante que você saiba que há diferenças específicas entre os dois CRMs.

O que é Hubspot?

Umas das maiores empresas de inbound marketing, Hubspot é um sistema CRM direcionado ao marketing e prospecção. Porém, não pense que ele ficou de fora do mercado das vendas, pois o Hubspot também oferece soluções como acompanhamento e pontuação de leads, além de se integrar a serviços estratégicos comercial. 

Assista abaixo o vídeo promocional do sistema CRM Hubspot para você entender melhor como a ferramenta funciona:

O que é Pipedrive?

O sistema CRM Pipedrive promete eliminar as anotações sobre os seus processos feitas no papel pelos vendedores, ao longo do dia. Desse modo, a plataforma tem como foco principal as vendas e as necessidades do departamento comercial. Além do cadastro tradicional de clientes, o Pipedrive também trabalha com a rotina de agendamento, acompanhamento e conclusão de tarefas.

No vídeo abaixo, você confere mais informações sobre o sistema CRM do Pipedrive:

Hubspot ou Pipedrive: Como comparar? 

Para descobrir qual o melhor sistema CRM disponível no mercado, Hubspot ou Pipedrive, é preciso comparar as características de cada um. Por isso, preparei esse guia de comparação de acordo com a visão geral das plataformas, as funcionalidades oferecidas, o diferencial e os pontos fortes. 

Hubspot

Visão geral

Com foco no inbound marketing, o sistema CRM Hubspot responde às expectativas do departamento comercial das empresas ao simplificar o processo de vendas. Ao automatizar as tarefas dos vendedores, Hubspot facilita a rotina de trabalho, centralizando os dados dos clientes, prospects e leads, assim como a comunicação e as anotações. 

Funcionalidades

  • Gestão do funil de vendas;
  • Integração com outras ferramentas; 
  • Pontuação dos leads;
  • Classificação dos negócios;
  • Gerenciamento da comunicação com os clientes;
  • Análise de relatórios de desempenho. 

Pontos fortes

  • Interface limpa e intuitiva;
  • Integração com diferentes ferramentas de gestão;
  • Versão gratuita eficiente – é possível adquirir a versão paga para aproveitar de configurações mais completas. 

Diferencial

Embora seja um fera do inbound marketing, Hubspot faz um excelente trabalho como uma ferramenta de organização das vendas. O grande diferencial desse sistema CRM é que o vendedor não precisa alimentar a plataforma com inúmeros dados para que o trabalho de gestão seja assertivo. Hubspot é conhecido por fazer todo o trabalho sozinho.

Pidedrive 

Visão geral

Direcionado para as vendas, o Pipedrive é um sistema CRM que promete facilitar a rotina da equipe comercial ao simplificar a visualização do funil de vendas e a organização atividades para cada etapa do processo. A plataforma também permite a produção de relatórios de performance e produtividade dos vendedores a partir dos resultados das tarefas executadas. 

Funcionalidades

  • Gerenciamento do funil de vendas;
  • Previsão de vendas;
  • Integração com outros softwares;
  • Gestão de tarefas e metas;
  • Produção de relatórios;
  • Criação de formulários web.

Pontos fortes

  • Interface limpa e intuitiva;
  • Relatórios visuais através de gráficos de evolução e performance;
  • Painel modular que se adapta às necessidades específicas;
  • Visualização clara do funil de vendas. 

Diferencial

A característica principal do Pipedrive que o faz se destacar frente à concorrência é a sua interface que prioriza a visualização clara do funil de vendas. Porém, é possível customizar o seu painel de acordo com as necessidades da sua empresa. Além disso, a plataforma possui uma linha do tempo que permite prever os possíveis gargalos e, desse modo, buscar soluções que otimizem os resultados. 

Hubspot ou Pipedrive: Qual é o melhor? 

Se você já comparou os dois sistemas CRM e ainda não souber qual é o melhor, Hubspot ou Pipedrive, eu te dou o meu veredicto baseado na minha experiência na área de vendas de mais de 20 anos: a plataforma CRM do Pipedrive! Mas não pense que eu chego nessa resposta facilmente.

Os dois sistemas possuem intenções ambiciosas e trazem soluções inovadoras para a gestão e organização do processo de vendas. No entanto, eu me atenho à simplificação do trabalho dos vendedores para resultados mais assertivos, na hora de escolher a melhor plataforma CRM. 

Embora tenha sido criado inicialmente para responder às expectativas do departamento de marketing, o Hubspot aparece como uma excelente concorrente no mercado das vendas. Porém, o Pipedrive se destaca por facilitar o gerenciamento de contas, a visualização do processo de vendas e a análise de oportunidades de conversão

Aliás, você já sabe como eu consegui aumentar as minhas vendas em 40% usando apenas o Pipedrive? Assista o vídeo abaixo que eu te explico melhor:

Se, assim como eu, você também está convencido de que o Pipedrive é a melhor ferramenta estratégica de vendas, eu tenho uma surpresa: 30 dias de Pipedrive gratuito para você testar na sua empresa. E tem mais: 25% de desconto nos primeiros 12 meses de utilização. Clique aqui para não ficar de fora dessa boiada.