7 ideias de premiação para vendedores se sentirem reconhecidos

Ideias de premiação para vendedores

O que você faz para incentivar a competitividade, o engajamento e a produtividade do seu time de vendas, meu amigo gestor? Você ainda aposta nas comissões de vendas como única maneira de motivar sua equipe? Pois então eu te mostrarei ótimas ideias de premiação para vendedores que serão verdadeiros motores para a busca de resultados e metas batidas. 

Quando se fala em premiar a equipe de vendedores, logo se pensa em comissão. Porém, o vendedor experiente já está habituado com as comissões como se fizessem parte da rotina do funcionário. Dessa maneira, a comissão perde o senso de incentivo para melhores resultados. 

Por isso, as ideias de premiação para vendedores chegam como um bom (e criativo) recurso de valorização da performance da sua equipe. Aliás, aqui eu vou falar sobre premiar o vendedor de maneira individual, mas também o trabalho em equipe. 

Ideias de premiação para vendedores: Por que?  

Ideias de premiação para vendedores

Eu sempre destaco a importância das campanhas de premiação para se criar um ambiente motivacional para o reconhecimento pela performance do seu vendedor. Pois, não adianta apenas exigir resultados da sua equipe se você não souber enxergar seus esforços, meu amigo.

Aliás, no vídeo abaixo eu falo sobre 3 ferramentas para motivar sua equipe de vendas:

Mas eu te garanto que com as minhas ideias de premiação para vendedores, você contará com um time de campeões prontos para fechar negócios. 

Existem diversas maneiras de premiar um vendedor, no entanto, se a premiação não tiver um objetivo certo, ela perde o seu sentido de reconhecimento. Aliás, de acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, 58% dos sistemas de premiação para vendedores não funciona como ferramenta de motivação e aprimoramento de performance. 

Isso acontece porque, muitas vezes, o gestor pensa em sugestões de premiação para o vendedor com a mente no que ele fez no passado, sem incentivar comportamentos futuros. Entretanto, deve-se pensar na premiação como uma promoção da produtividade durante todos os processos de vendas. Para isso, sugiro que realize reuniões semanais para analisarem o desempenho de cada um e estipular o objetivo de cada prêmio:

  • Promover a competição saudável;
  • Reconhecer a boa performance individual;
  • Atingir a meta mensal num período fraco;
  • Motivar a equipe em geral;
  • Premiar as atuações que se destacam.

Com as reuniões mensais, você deixa visível os objetivos traçados e as tarefas a serem executadas para seus vendedores. Dessa maneira, o significado do prêmio ganha o valor desejado. 

Ideias de premiação para vendedores: Como? 

Antigamente, as empresas usavam a pirâmide das necessidades de Maslow como parâmetro da motivação de funcionários. De acordo com esse princípio, o vendedor só é motivado se ele tiver suas necessidades mais básicas (fome e segurança) satisfeitas. Por isso, as empresas ofereciam as condições mínimas de trabalho para o vendedor se sentir seguro para buscar reconhecimento e autorealização. 

Pirâmide de necessidades Maslow

No entanto, um artigo da Harvard Business Review trouxe uma nova abordagem de ideias de premiação para vendedores de acordo com o perfil de cada funcionário:

  1. Laggards: devagares
  2. Core performers: medianos
  3. Stars: estrelas 
Ideias de premiação para vendedores de acordo com o perfil

Eu chamo a atenção para o caso de que os vendedores “devagares” e os “estrelas” estão no mesmo patamar de volume de vendas, já os vendedores “medianos” representam a maioria de uma força de vendas. 

Dessa maneira, não adianta querer premiar apenas os estrelas, já que os medianos são responsáveis por um grande volume de vendas. Sem contar que os devagares também precisam ser motivados a produzirem mais e mais. Por isso, eu te digo que é preciso refletir em ideias de premiação para vendedores segundo o perfil de cada um

1 – Prêmios para vendedores devagares

Os vendedores devagares são aqueles que não se esforçam, mas quando chega o fim do mês, se desesperam para bater a meta. Sendo assim, eles têm muita dificuldade de bater metas grandes como anuais, semestrais ou, até mesmo, trimestrais. 

Dessa maneira, a sugestão é estipular pequenas metas como mensais para incentivar sua performance. Além do mais, a produtividade da equipe pode atuar como uma pressão positiva para motivar a produtividade dos vendedores devagares. 

2 – Prêmios para vendedores medianos

Representando grande parte das vendas fechadas da sua empresa, esses vendedores podem seguir a lógica de prêmios por metas em cascatas: eles atingem o primeiro nível facilmente, conseguem chegar ao segundo com bastante trabalho e se sentem motivados para atingir o último nível – o qual, normalmente, apenas os estrelas conseguem chegar. 

Eu recomendo as ideias de premiação para vendedores mais secundárias, mas muito atrativas, como forma de incentivo para os vendedores medianos. No entanto, tenha cuidado para deixar definido a diferença entre a premiação dos medianos e dos estrelas. 

3 – Prêmios para vendedores estrelas

No caso dos vendedores estrelas, esqueça as comissões. Como eu já disse aqui, os vendedores já estão acostumados com as comissões e trabalham com elas como se fizessem parte de suas rotinas. Porém, eu acredito que seja interessante, talvez, aumentar a comissão se o vendedor bater uma meta excepcional. 

Além disso, a empresa terá que investir um pouco mais para satisfazer a necessidade de reconhecimento do vendedor estrela. Por isso, ideias de premiação para vendedores como experiências únicas são excelentes para que esse funcionário continue motivado para produzir cada vez mais. 

Sugestões de prêmios

Como você pode ver até aqui, existem diferentes maneiras de reconhecer os esforços do seu vendedor e motivar ainda mais o crescimento. Apesar de parecer um investimento caro, você precisa entender que, na verdade, pensar em ideias  de premiação para vendedores é uma excelente gestão financeira para aumentar o lucro da sua empresa. 

Com isso em mente, abaixo dou algumas dicas de prêmios que vai dar o empurrãozinho que seu time de vendas precisa para bater todas as metas. 

4 – Prêmios físicos

  • Vale presente de uma loja “queridinha”, em valor alto;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos;
  • Garrafas de vinhos ou champanhe;
  • Perfumes, relógios, bolsas de marca.

5 – Experiências

  • Viagens com acompanhante;
  • Passeios de helicoptero ou barco;
  • Salto de paraquedas, 
  • Um período de cinema grátis
  • Jantar com acompanhante em restaurante gastronômico;
  • Passeios turisticos. 

6 – Formação profissional

  • Treinamentos exclusivos; 
  • Participação em convenções e eventos;
  • Inscrição em curso profissional;
  • Bolsa de estudos. 

7 – Comunitário

  • Doação em uma organização filantrópica;
  • Atividade voluntárias em uma associação;
  • Uma ação social em espaço público. 

Com essas ideias de premiação para vendedores, eu garanto que você criará o ambiente de motivação que sua equipe precisa para fechar vendas. Sem falar que todo mundo gosta de uma competição saudável, não é mesmo, caro gestor? 

Gostou desse conteúdo e conhecer mais sobre o mundo das vendas? Meu nome é Thiago Concer e eu posso te ajudar. Eu tenho mais de 20 anos de experiência na áreas e garanto que falo a mesma língua que você, meu amigo. Nós podemos trabalhar juntos para o sucesso da sua empresa. 

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