Fala monstro, fala monstra! Como vai? Sabemos que se manter produtivo em trabalho remoto pode ser um desafio e você, enquanto líder, pode estar se perguntando como motivar a equipe em home office, não é?

Tivemos que nos adaptar a esse novo módulo de trabalho de maneira abrupta e não voluntária, fazendo com que muitos se sentissem ainda menos motivados e até mesmo diminuindo a produtividade durante o período.

Mas se você quer uma equipe de vendedores monstros e está aqui, é porque precisa saber como liderar a distância e, principalmente, manter a sua equipe motivada. Vamos dar algumas dicas que você pode implementar na dinâmica motivacional no home office para alcançar melhores resultados.

Pronto para entender como motivar a equipe em home office? Então vamos juntos descobrir isso e melhorar a produtividade e a rotina do seu time.

Quais são os desafios da motivação no home office?

Uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou a realidade do trabalho remoto no cenário em que nos encontramos atualmente. Entre os principais desafios da adaptação ao home office, estão:

  • Manter uma rotina com horários equilibrados de trabalho e descanso;
  • Manter a motivação para trabalhar;
  • Manter a produtividade;
  • Manter a concentração quando está trabalhando;
  • Manter uma comunicação de qualidade com a equipe.

Como mostra a pesquisa, 38% dos entrevistados consideram difícil manter a motivação para trabalhar. E aí vem a grande pergunta: o que os líderes e gestores podem fazer para auxiliar a sua equipe neste momento?

5 dicas de como motivar equipe em home office

1. Ofereça boas condições de trabalho

Isso parece óbvio, não é mesmo? Mas você ficaria surpreso em quantas pessoas ainda não possuem uma boa área de trabalho em seu home office, mesmo após um ano neste modelo.

Nesse sentido, são várias questões que devem ser analisadas, desde ter uma boa ergonomia na estação de trabalho, com uma mesa e cadeiras apropriadas. Isso sem falar de internet com boa velocidade e até mesmo equipamentos de qualidade para exercer as suas funções.

2. Comunicação aberta

A comunicação é um dos fatores que apresenta uma certa dificuldade em relação ao home office. Por isso, é fundamental que o líder desenvolva estratégias para conseguir conversar bem com a sua equipe.

Ter uma comunicação transparente sobre a motivação é fundamental para que os funcionários sintam que não estão sozinhos nesse momento difícil. E, para isso, saber ouvir é essencial.

Por isso, tente ter uma conversa em particular com cada um, perguntando o que pode ajudá-los ou até mesmo quais melhorias eles veem que podem ser feitas para otimizar o tempo e melhorar a produtividade da equipe.

Se você quer saber como motivar sua equipe no home office, uma dica de ouro é: seja empático e isso está muito relacionado a ter uma boa comunicação com os colaboradores.

Veja também: 4 motivos que fazem o vendedor não bater metas

3. Construa uma rotina

No escritório todos possuem uma rotina bem definida, com horário para começar e terminar, isso sem falar do almoço e até aquela pausa para o cafézinho da tarde. Mas quando cada um está trabalhando de casa, fica difícil acompanhar todos os processos.

Um bom exemplo de liderança à distância é instituir uma rotina, se isso fizer sentido com a gestão organizacional da empresa. Isso pode ser feito através de pequenas reuniões diárias logo pela manhã. 

Já falei sobre a importância dessas reuniões entre o líder e toda a equipe para a cadência de responsabilidade, em que o vendedor se compromete com algumas atividades durante o período e, ao final, diz quais delas conseguiu realizar com sucesso.

Apesar da importância em ter reuniões, você não deve realizá-las o tempo todo. Afinal, pode prejudicar na produtividade da equipe, isso também pode desmotivar um pouco o funcionário, já que pode parecer que o líder não confia na equipe para fazer o seu próprio trabalho.

Confiança e autonomia são essenciais para entender como motivar a equipe em home office e alcançar melhores resultados. Além disso, para auxiliar na produtividade e na motivação, você pode incentivar o uso das principais ferramentas para vendedores para ajudar neste momento de home office, que podem auxiliar diretamente na produtividade.

4. Incentive o feedback

Os feedbacks são uma parte essencial de qualquer trabalho, mas principalmente quando você precisa liderar à distância. Afinal, essa é uma das principais maneiras em que o colaborador pode ter crescimento profissional e continuar aprendendo.

Os feedbacks coletivos são importantes para a integração da equipe e podem ser feitos nas reuniões periódicas. Já os feedbacks individuais podem ser construtivos, ou seja, auxiliando o funcionário a procurar por novas estratégias para executar o seu trabalho, caso os resultados não estejam sendo alcançados ou até mesmo indicando treinamentos.

Isso envolve também reconhecer o bom trabalho e até mesmo comemorar as vitórias. Afinal, se um líder consegue cobrar metas, ele também deve elogiar os bons resultados, não é mesmo? 

5.  Seja um líder presente

Trate os seus vendedores como pessoas e não como números. Muitos colaboradores sentem que não são valorizados em seu ambiente de trabalho e que não pertencem a equipe.

Isso pode ser evitado através de integração com a time, feedbacks positivos e, principalmente, com uma comunicação clara e transparente.

Entretanto, ser um líder presente vai além e é necessário que você entenda e acolha as necessidades de seus funcionários. Se você tem um vendedor que sempre foi monstro, mas que agora está apresentando dificuldades em mostrar os resultados, é o seu dever entender o que está acontecendo e o que pode ser feito para ajudá-lo.

Isso porque motivar a equipe em home office envolve também observar o cenário mundial, entender as dificuldades e, principalmente, as ansiedades que estão presentes. É necessário ter tato e empatia neste momento.

Dica bônus: elabore um futuro promissor

Saber como motivar equipe em home office é apenas uma das tarefas que um bom líder deve ter, principalmente nas áreas das vendas, em que estar focado é essencial.

E se você quer alcançar resultados cada vez melhores para a sua empresa, então não pode deixar de motivá-los através do desenvolvimento de suas capacidades. O que isso significa?

É claro que você quer sempre mais. A verdade é que os seus colaboradores também querem. Mas para que você consiga proporcionar isso a eles, então você deve estar preparado.

Como? Com o Sales Club. Um clube para aqueles que querem crescer cada vez mais. Agora, estamos inovando e trazendo a melhor metodologia de aprendizado, com os maiores professores da área e conteúdos imperdíveis.

E você pode ficar tranquilo, porque o acesso é vitalício e se você procura alcançar novos resultados e motivar sua equipe cada vez mais, então com certeza essas aulas são para você. 

São 8 módulos desenvolvidos para um vendedor monstro e te dão as ferramentas necessárias para que você entenda como se destacar! O Sales Club é para quem quer partir na frente da concorrência.

Você não vai ficar de fora dessa, não é? Faça parte desse clube e tenha uma equipe de monstros!