• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

7 erros em negociação com fornecedores e como evitá-los

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Negociação B2B

Depois de um longo trabalho de pesquisa, análises de compliance e homologação, você cria uma rede de fornecedores para trabalhar com a sua empresa. Porém, sem ter alguns cuidados na hora da negociação com fornecedores, você pode terminar com uma oferta pouco vantajosa.

Negociar é, essencialmente, saber comunicar suas necessidades, ouvir o interlocutor e agir em cima de suas respostas. Essa conversa exige preparação e bastante atenção para chegar ao objetivo desejado.

Uma negociação bem feita ajuda a fortalecer os relacionamentos com os fornecedores, criando uma confiança mútua que pode resultar em ótimos acordos.

Quer aprender como fazer uma boa negociação com fornecedores? Então, continue a leitura deste artigo e conheça os principais erros que podem acontecer e dicas para evitá-los.

Negociação com fornecedores: 7 erros que afetam as compras

Para fazer compras estratégicas, é importante saber como executar na prática as técnicas de negociação com fornecedores. 

Então, a partir de alguns erros básicos, vamos ensinar maneiras de evitar comportamentos e atitudes que prejudicam o desempenho da equipe de compras. Confira!

1. Negociar sem planejamento

O primeiro erro em uma negociação com fornecedores é não planejar o tipo de compra que sua empresa precisa. Por mais qualificado que o fornecedor seja, é importante que você dê as cartas.

Então, quando a conversa se inicia apenas com a informação de que você precisa de produto X, o fornecedor vai perceber seu despreparo. Antes de ligar ou ir até um contato, tenha definido:

  • a quantidade de produto ou o tipo de serviço que você precisa;
  • a data que você precisa receber;
  • o orçamento disponível para aquela compra;
  • os prazos do cliente, etc.

Se a sua empresa tiver uma boa gestão de fornecedores, o preço e o prazo do cliente já serão informações que você conhece. Dessa forma, na negociação, esses detalhes podem ser apenas confirmados ou reajustados se houver mudanças.

2. Falar muito e ouvir pouco

Sabia que durante uma conversa, seu ouvinte lembra de apenas 50% do que foi falado? Então, que seja a parte importante, não é mesmo?

Essa estatística simples, destaca a importância da objetividade tanto na negociação com fornecedores quanto em outras situações de trabalho.

Isso reforça a relevância do planejamento para conseguir comunicar com clareza o que você precisa e dar espaço para o fornecedor falar como ele pode te atender, sob que condições, etc.

Então, seja um comprador planejado e que saiba ouvir com atenção para reter as informações recebidas.

3. Negociar com apenas um fornecedor

A dependência de apenas um contato aumenta muito o poder de barganha do fornecedor. Por isso, sua rede de contatos é muito valiosa. Ao surgir uma requisição de compras, você pode selecionar três fornecedores, por exemplo, que podem atendê-lo no prazo desejado.

Assim, caso você obtenha uma oferta boa, mas que exceda o prazo ideal em um dia, pode usar seu poder de barganha com outras propostas recebidas e tentar adequá-la ao fornecedor preferido. 

Essa agilidade na negociação com fornecedores só é possível se a sua equipe tiver uma base já selecionada com as análises de compliance feitas e pronta para ser contatada. 

4. Perder foco da negociação

O objetivo do colaborador da equipe de compras é fazer a negociação com fornecedores de forma segura, controlando o nervosismo para manter o foco. 

Controlar as emoções ajuda a ficar atento aos detalhes e a identificar quando o fornecedor está usando seu poder de barganha para conseguir ganhar a oferta.

Da mesma forma, se for demonstrada muita empolgação pela proposta, você pode deixar de ponderar sobre algum detalhe importante que vai impactar no resultado final.

5. Fazer negociações de última hora

Imprevistos acontecem, certo? Mas é possível que eles sejam exceções raras, se as compras dos itens recorrentes forem bem planejadas. 

Além dos detalhes de planejamento que citamos no tópico 1, saber a frequência em que a compra precisa ser feita é uma forma de evitar uma negociação com fornecedores apressada.

Isso permite aproveitar as melhores condições de cada fornecedor. Por exemplo: um fornecedor X oferece boas condições de pagamento em pedidos antecipados. Já o fornecedor Y é sempre pontual, então, pode ser estratégico para compras recorrentes.

Treine a equipe para lidar com imprevistos ensinando técnicas para driblar a pressão de uma compra de última hora e conseguir uma boa negociação.

6. Não ter um histórico de fornecedores atualizado

Dependendo da forma como sua empresa organiza os contatos de fornecedores, o processo de atualização pode ser trabalhoso e dificultar a negociação com fornecedores.

A tecnologia é uma grande aliada para evitar esse tipo de entrave, pois os sistemas digitais são fáceis de pesquisar e podem indicar se aquele fornecedor ainda atende, se parou de vender ou mesmo se aumentou muito de preço em poucos cliques.

Dessa forma, a equipe de compras pode criar um ranking de fornecedores que tem prioridade, separando-os por segmento. Um software de e-procurement pode ajudar sua empresa nesse objetivo.

7. Não manter um relacionamento com os fornecedores

Uma rede de fornecedores confiáveis e próximos do seu negócio, favorece as negociações. Então, se empenhar para criar um relacionamento próximo ajuda a inspirar mais confiança nos fornecedores. Para alcançar esse objetivo:

  • pague os fornecedores em dia;
  • cumpra com todos os detalhes do contrato;
  • renove os acordos antes do prazo;
  • elabore propostas vantajosas para ambos;
  • indique empresas parceiras.

Essas posturas adicionam pontos na sua negociação com fornecedores, pois demonstram o comprometimento e seriedade da empresa nas suas relações comerciais.

A negociação com fornecedores vai muito além de uma simples cotação de preços ou da escolha da alternativa mais barata.

Um fornecedor sério e que oferece um produto/serviço de qualidade é um ativo valioso para sua empresa e estar em contato com os melhores é uma estratégia que você deve adotar no seu negócio. Aproveite as dicas e capriche na sua próxima negociação!


Este artigo foi escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa no processo de homologação de fornecedores.

Leave a comment Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR