O Pipedrive é uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) voltada para a gestão do departamento comercial de empresas que buscam crescer no mercado. Ou seja, uma ferramenta essencial para o trabalho de vendedor traduz o que é Pipedrive. 

Se você busca uma maneira de facilitar e otimizar as etapas do processo de vendas, de ponta a ponta, o CRM representa a solução mais eficiente que você pode encontrar. Para você entender o que é Pipedrive e como ele pode ajudar a sua empresa sair na frente da concorrência, eu te explico o funcionamento e as vantagens da plataforma. 

Não deixe de conferir os 7 passos de como criar um processo de vendas para o seu negócio

O que é Pipedrive?

“O Pipedrive é a primeira plataforma CRM criada para vendedores, por vendedores”. 

A descrição acima pode ser encontrada no site da própria empresa para explicar o que é Pipedrive. Portanto, não há segredo: a ferramenta responde todas as necessidades do departamento comercial.

Dessa maneira, a empresa foi criada com o objetivo de tirar do papel todas as anotações feitas por vendedores sobre os seus processos, ao longo do dia. Isso porque um mercado cada vez mais automatizado exige que o trabalho também o seja. 

Sendo assim, a plataforma tem como foco central as vendas e, a partir deste ponto, cria-se uma rotina de agendamento, acompanhamento e conclusão de tarefas. Com isso, tanto gestores quanto vendedores conseguem visualizar e compreender todas as atividades envolvidas em uma venda. 

Mas isso não é tudo sobre o que é Pipedrive, pois a plataforma ainda permite que você identifique as possíveis falhas no processo e as oportunidades de otimização para o seu negócio. Para isso, o Pipedrive estrutura as etapas de negociação, rastreia o atendimento, simplifica o funil de vendas e acompanha a execução de metas

Ao invés de arquivar todas as informações de uma venda em um dossiê físico ou em um arquivo no seu desktop, a plataforma CRM possibilita o gerenciamento dos contatos na nuvem. Assim, todos os colaboradores podem consultar os processos do início ao fechamento da venda.

Entenda o que é o Pipedrive ao descobrir os recursos oferecidos pela plataforma:

  • Visualização clara do funil de vendas;
  • Integração de e-mails;
  • Organização de tarefas e metas;
  • Produção de relatórios;
  • Previsão de vendas;
  • Criação de formulários web, entre outros.

Não se esqueça que tudo isso pode ser consultado através do seu computador ou do aplicativo no celular. 

Vantagens do Pipedrive

Agora que você já sabe o que é Pipedrive, eu vou te convencer que essa plataforma CRM é a ferramenta que falta na sua empresa para as suas vendas decolarem. 

Funil de vendas visual 

O funil de vendas visual exemplifica muito bem o que é Pipedrive e suas vantagens, pois, de maneira inovadora, a empresa simplificou o complexo processo de vendas. Através dele, é possível inserir um novo contato, atualizar o andamento e visualizar todos os dados em uma única imagem. 

Gestão personalizada

Com a visualização geral do funil de vendas, é possível executar o gerenciamento de cada venda e cada cliente de forma personalizada. Ou seja, o vendedor pode identificar quais clientes e atividades ele deve focar o seu trabalho. Dessa maneira, não só a gestão dos processos de vendas que são otimizados, mas também a atuação do vendedor. 

Gerenciamento de leads

A plataforma CRM permite a criação e a customização de formulários web que facilitam a coleta de dados de leads. Além disso, por possuir uma visualização prática, é possível gerenciá-los com ferramentas acessíveis e descomplicadas.  

Acompanhamento do desempenho

O Pipedrive possui a ferramenta “Estatísticas”, na qual, o gestor pode acompanhar a performance de cada atividade e colaborador. Por outro lado, o vendedor pode consultar os indicadores e as metas para a melhor compreensão do planejamento estratégico. A plataforma permite realizar comparações com atividades antigas, gerar relatórios e analisar as falhas. 

Como usar o Pipedrive?

o que é pipedrive

Ao aprender sobre as vantagens da plataforma CRM, você descobre o que é Pipedrive e como ele pode te ajudar a fechar mais vendas. Mas será que a ferramenta é de fácil utilização? Sim, aliás, ela é muito simples. 

Em 3 passos, eu te ensino como usar o Pipedrive da maneira mais descomplicada possível. 

1. Onboarding

O primeiro passo para começar sua jornada no Pipedrive é realizar o processo de onboarding da ferramenta com toda a sua equipe de vendas. Logo quando você abre a sua conta, você será guiado a uma apresentação com um passo a passo da utilização da plataforma. Dessa maneira, o departamento comercial se familiariza com todas as funções do Pipedrive.  

2. Negócios

Depois de aprender como usar os recursos do Pipedrive, é hora de adicionar seus prospects como oportunidades de negócios. Sendo assim, você poderá importar uma planilha com todas as informações dos seus clientes ou preencher manualmente dados como:

  • Nome do prospect;
  • Valor do negócio;
  • Etapa do funil de vendas;
  • Expectativa de fechamento. 

3. Atividades

Com as informações do seus possíveis clientes adicionadas, é preciso inserir as atividades que serão executadas para converter o lead. Dessa maneira, você pode agendar ligações e o envio de e-mails, realizar follow-ups. 

Sendo assim, é possível gerenciar os negócios, o contato e os relatório. Além disso, o Pipedrive prioriza as suas tarefas conforme a urgência através de uma ferramenta intuitiva de acompanhamento das atividades.  

Agora que você descobriu o que é Pipedrive na prática, suas vantagens e como funciona, o que você está esperando para implementá-lo na sua empresa, meu caro amigo? 

Se eu ainda não te convenci do benefício desta ferramenta, assista o vídeo abaixo que eu te explico como eu aumentei minhas vendas em 40% utilizando apenas o Pipedrive:

Se você gostou da utilidade da plataforma CRM e está pensando em adquiri-la, eu tenho uma surpresa para você: 30 dias de Pipedrive gratuito para a sua empresa! Quer mais? Que tal mais 25% de desconto nos primeiros 12 meses de utilização? Clique aqui para não ficar de fora dessa boiada.