A gestora comercial é responsável pela organização do departamento comercial de uma empresa. Além disso, o planejamento estratégico de metas, a comunicação entre os times, o controle da receita, do estoque e da produtividade também fazem parte do que faz uma gestora comercial. 

Em geral, pode-se dizer que uma gestora comercial é quem lidera a equipe de vendas para garantir que todos consigam atingir a meta. Para que isso aconteça, é preciso realizar uma boa gerência dos recursos da atividade de vendas. 

Fique por aqui para entender melhor o que faz uma gestora comercial, pois explicarei a importância do seu papel para os resultados da sua empresa, meu caro amigo. 

O que faz uma gestora comercial?

o que faz uma gestora comercial

Você pode arrasar na contratação do seu time de vendas, investir em cursos e treinamentos, comprar os melhores softwares tecnológicos. Mas, se você não contar com uma boa gestora comercial, eu tenho certeza que a sua equipe não trará resultados. 

Isso porque as vendas dependem do trabalho coletivo de todo um departamento e, para que isso aconteça, é preciso contar com um líder que organize e planeje as ações de cada membro do time. Por isso, você deve entender o que faz uma gestora comercial na sua empresa. 

Sendo assim, saiba que o papel principal da gestora comercial é o estabelecimento do contato entre as equipes de vendas, marketing, atendimento, distribuição e superiores. Dessa maneira, ela tem uma visão completa dos processos da atividade comercial. 

Fica claro que o que faz uma gestora comercial é fundamental para o funcionamento do negócio. No entanto, nem toda empresa conta com profissionais capazes de gerenciar a equipe de vendas e, muito menos, com uma consultoria comercial para executar essa tarefa com foco na eficiência das vendas

Logo, eu estou aqui para te convencer da importância de possuir uma gestora comercial que mantenha o time de vendas na linha. Dessa maneira, ela garante que todos tenham os objetivos em mente e dominem as estratégias para alcançá-los. 

Para entender melhor o que faz uma gestora comercial, confira abaixo a lista de habilidades que o profissional deve possuir para atuar nessa área. 

Habilidades de uma gestora comercial:

  • Facilidade para lidar com planilhas e projeções; 
  • Conhecimento das operações básicas das vendas;
  • Visão estratégica dos processos de vendas;
  • Habilidade para liderar;
  • Dominar a arte de trabalhar com pessoas diferentes;
  • Saber identificar o perfil de cada cliente e suas necessidades;
  • Implantar sistemas e técnicas inovadoras de vendas. 

Resumindo, o que faz uma gestora comercial envolve o trabalho de supervisão, liderança, previsão, negociação, organização e planejamento. Finalmente, esse profissional precisa acompanhar de perto a produtividade do time de vendas.  

Mas você sabe o que o gerente não faz? Descubra no vídeo abaixo:

Atividades de uma gestora comercial

As atividades de uma gestora comercial estão relacionadas ao funcionamento do departamento de vendas. Ou seja, ela observa o mercado, analisa o negócio, acompanha o comportamento de consumo do público-alvo, planeja estratégias, define metas e acompanha os vendedores no processo de vendas. 

Além de tudo isso, a gestora também garante a relação harmoniosa entre todos os membros do time. Para isso, ela mantém uma boa comunicação interna, investe no desenvolvimento dos colaboradores através de treinamentos e formações, e promove ações de motivação.  

A atuação da gestora comercial não envolve apenas o trabalho presencial, pois, no ambiente digital, ela contribui no relacionamento com os stakeholders da empresa – clientes, fornecedores, colaboradores e sócios.  

Abaixo, você assiste o vídeo, no qual, eu apresento 3 dicas práticas sobre como gerenciar uma equipe comercial:

Objetivos da gestora comercial

O objetivo principal da gestora comercial é fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho da equipe de vendas. Mas como ela faz isso, você deve estar se perguntando, não é mesmo? 

Para te responder, listamos os objetivos secundários da gestora comercial:

  • Intermediar a comunicação entre os departamentos de vendas, administração, marketing, atendimento e financeiro;
  • Analisar as previsões do mercado;
  • Organizar o time;
  • Planejar ações que visam o aumento da produtividade;
  • Estabelecer metas para a equipe de vendas;
  • Elaborar estratégias inovadoras e ousadas;
  • Investir na qualidade de produtos ou serviços comercializados;
  • Verificar o desempenho de cada colaborador;
  • Cobrar resultados

A lista pode parecer complexa, mas com um bom treinamento de gestão comercial, o trabalho se torna mais simples. 

Atenção, no vídeo abaixo, eu te explico os 7 sinais de que você está gerindo errado seus vendedores:

5 passos do que faz uma gestora comercial ser excelente 

1. Ser líder

A gestora comercial de excelência sabe como liderar pelo exemplo e se relacionar com o seu time através da construção de uma relação honesta e saudável. Além disso, é preciso conquistar o respeito dos seus colaboradores com um postura firme, confiante e transparente.

Confira como ganhar o respeito da sua equipe, no vídeo abaixo:

2. Estar atenta

Para que a gestora desempenho o seu papel na empresa, é preciso que ela se mantenha atualizada sobre as mudanças do mercado. Ou seja, ela deve saber sobre o desempenho da concorrência ou o lançamento de um novo software de vendas. 

3. Dominar as inovações tecnológicas

Uma ferramenta obrigatória para a gestão de equipes comerciais, o sistema CRM te ajuda a organizar e planejar ações por meio da inovação tecnológica. Aliás, Você já me ouviu diversas vezes falar que eu aumentei minhas vendas graças ao sistema CRM, não é mesmo? 

Assista o vídeo abaixo que eu te conto como a minha rotina de vendedor foi automatizada com o CRM Pipedrive:

Se você gostou, eu tenho uma surpresa para você: 30 dias de Pipedrive gratuitos para você testar. Em seguida, você ganha mais 25% de desconto por 1 ano de serviço.

4. Construir um bom network 

Com uma base sólida de contatos, a gestora é capaz de criar parcerias, obter oportunidades de negócios e receber indicações de empresas. Sem falar que é possível aprender com a experiência de outros profissionais que atuam no mesmo segmento. 

5. Não perder as metas de vista

Eu sei que as atribuições do que faz uma gestora comercial pode ser extensa, porém, ela deve, acima de tudo, estar sempre alinhada com os objetivos, valores e princípios da empresa. Além disso, as metas devem ser o foco principal da atuação deste profissional. 

Com esses 5 passos do que faz uma gestora comercial ser excelente, eu tenho certeza absoluta que você vai liderar a sua equipe de campeões como uma fera. Mas se você não se contenta com pouco, confira também meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”. 

Acompanhe as últimas notícias do universo das vendas, fazendo parte da comunidade #OSV – Orgulho de ser Vendedor no Telegram onde publico áudios e lives super interessantes. Descubra também meus vídeos no Youtube, e as novidades nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.