Se você está aqui porque procura aumentar a produtividade em vendas do seu time de campeões, eu já começo explicando que existem dois tipos de vendedores que você precisa ter em mente: 

Vendedor 1: Ele vê propósito nas vendas e acorda cedo para estudar sobre as técnicas do mercado. Porém, sua sede por vender se perde ao longo do dia, pois ele tem inúmeros telefonemas a serem feitos e clientes a serem prospectados.

Vendedor 2: Ele tem um checklist do que tem que ser feito até o final da semana e até chega mais cedo para organizar os afazeres. Mas quando ele está de frente com o cliente ele não tem tesão no que está fazendo.

Entendeu a diferença dos dois perfis de vendedores? Perceba que o cara pode estar com a energia lá em cima, mas se não houver motivação no ambiente de trabalho, o vendedor não entrega resultados. E vice-versa.

Sendo assim, nesse texto, eu vou te ensinar o quanto a motivação é crucial para quem trabalha com vendas. Além disso, você vai conferir como o espírito de procrastinação é o que te impede de ser mais produtivo em vendas.  Ou seja, não tem espaço para desculpa. Criar disciplina para aumentar a produtividade em vendas é o maior desafio dos vendedores e é exatamente o que você precisa aprender hoje.

Portanto, aqui, você vai aprender sobre produtividade em vendas:

7 dicas para ter mais produtividade em vendas

Se você precisa priorizar algo no seu ambiente de trabalho, priorize a disciplina. Porque todo suor só é válido, se houver disciplina, fazendo o que precisa ser feito, todos os dias. Se você faz apenas de vez em quando, quer dizer que só suou à toa. 

Por isso, confira abaixo 7 dicas para aumentar a produtividade em vendas e nunca mais se perder na frente do cliente

1. Mude o mindset

Geralmente, de nada adianta ter vontade de acordar cedo, de respeitar os prazos e de cumprir o checklist se ao chegar em casa, você tira o uniforme e o deixa jogado no chão. Além disso, você deixa a sua casa uma bagunça e, ainda por cima, não respeita o seu regime e acaba comendo bobeira.

O seu trabalho é reflexo do que você é na sua vida pessoal. Se você se permite deixar para depois seus objetivos pessoais, porque com as vendas seria diferente?

Mudar o mindset começa com coisas simples. Portanto, se desafie a introduzir aos poucos a disciplina e a forma como você encara seus afazeres como uma estratégia de aumentar sua produtividade em vendas.

Já que estamos falando em mindset, assista o vídeo abaixo, no qual, eu apresento o mindset de vendedor: 

2. Comece pela cama

Se você quer mudar o mundo, arrume a sua cama.

Aposto que você já ouviu essa frase em algum momento, certo? Arrumar a cama parece uma tarefa tão boba, mas é a primeira coisa que você deve realizar no dia. Se você pula a primeira, automaticamente seu cérebro abre brechas para você pular outras atividades que são importantes no seu checklist.

3 – Soneca nunca mais

Dormir é importante para que seu cérebro descanse depois de um dia cansativo com clientes reclamões. Mas cinco minutos a mais na cama, não. E eu tenho motivos claros para isso:

  1. Quanto mais em cima da hora você acorda, mais tempo você demora para começar a processar informações e conseguir se concentrar nas vendas;
  2. Cinco minutos não é tempo o suficiente para sua mente descansar. Então, você fica preocupado em perder a hora e raivoso, porque passou rápido demais.

Ou seja, você não tira nenhum proveito da soneca antes de ir trabalhar. Mas, para alcançar a produtividade em vendas ideal, posso apostar com você que conseguirá colher frutos bem proveitosos no fim do mês se você deixar a soneca de lado.

4. Gerencie e planeje tarefas

Quanto tempo você demora para apresentar um produto para um novo cliente? Quanto tempo você leva para enviar um e-mail de prospecção?

Conhecer o tempo de cada uma das atividades que você tem que realizar diariamente é importante para montar seu checklist.

E, meu amigo, seja sincero consigo mesmo, se você consegue mandar 2 e-mails por dia, não queira fazer bonito para seu gerente. Porque, se você coloca na sua lista para enviar 10 e-mails, o tempo não vai passar mais devagar. Além disso, você já vai chegar no dia seguinte com tarefa pendente. Por isso, eu sempre aconselho aprender a gerenciar suas próprias tarefas diárias e ter disciplina com o planejamento. 

5. Não se esqueça da próxima tarefa

É óbvio que você precisa se concentrar naquilo que está fazendo. Afinal, a probabilidade de você enviar um e-mail para pessoa errada quando tem alguém gritando na sala, outra cantarolando baixo e a porta batendo é muito maior. Porque há vários motivadores para sua dispersão.

Porém, ainda que tenha que estar 100% focado, você não pode se esquecer da próxima atividade do dia. Isso porque se você acabou de enviar o e-mail e parar para pensar: “Nossa, o que eu farei agora?”, você perde muito tempo. E, como todo mundo sabe, seu tempo vale ouro.

Parece balela falar para você criar um planejamento diário e semanal. Até porque você já deve ter escutado esse conselho umas trocentas vezes. Mas o dia que você colocar em prática, vai perceber uma diferença gigantesca na sua produtividade em vendas.

6. Identifique onde você está falhando

A produtividade em vendas envolve respeitar prazos e horários, considerar prioridades, evitar aquilo que te distrai e ter foco. Por isso, você precisa observar onde você está cometendo erros para dedicar maior energia.

Dessa maneira, se você cumpre seu checklist, mas entrega uma das atividades que eram prioridade às 17h da tarde, significa que você continua indisciplinado. Porque não basta somente fazer, você precisa seguir regras, fazer todos os dias e entregar bem feito.

Quer descobrir um dos maiores erros de vendedores indisciplinados? Assista o vídeo abaixo:

7. Treine seu cérebro para imprevistos

A rotina é imprescindível dentro do ambiente de trabalho. No entanto, quando você fica imerso dentro de um mesmo ciclo de atividades e ocorre um imprevisto, você se perde e não consegue mais cumprir tudo que deveria. Isso acontece porque o seu cérebro está acostumado a enviar o e-mail, fazer aquele telefonema, atender o cliente que entrou na sua loja, preencher o relatório dos feedbacks e ir embora, exatamente nessa ordem.

Se o seu gerente de vendas te pede para organizar uma planilha com as vendas realizadas no mês, pronto: você perde o caminho e não sabe o que fazer primeiro ou o que deixar para depois.

Portanto, treine seu cérebro para que ele saiba lidar com imprevistos. Porque, em vendas, é muito comum que imprevistos aconteçam e em um pequeno erro na abordagem ou na apresentação do produto, você perde o cliente.

Aprenda como vender muito mais melhorando seu planejamento:

Produtividade em vendas

Disciplina e motivação: um empurra o outro

Vamos lá! Motivação é quando o vendedor encontra um MOTIVO PARA AÇÃO. Portanto, muito gestor convoca o time de vendas para uma palestra motivacional no final de semana e espera que todos os problemas do dia a dia das vendas sejam solucionados.

Não, isso não vai acontecer! Pois a motivação faz com que o vendedor acorde na segunda-feira com a energia lá em cima, com sede de vender. Entretanto, ele recebe o primeiro não do cliente, olha a enorme lista de atividades que precisa cumprir no dia e não sabe nem por onde começar. E toda a motivação vai por água abaixo.

O que eu quero te mostrar com esse exemplo é de que a motivação sozinha não muda os problemas que um time de vendas tem no dia a dia. Pois isso exige estudo e disciplina. Muita disciplina para aumentar a produtividade em vendas. Sem contar em buscar novas técnicas de vendas, para aumentar a bagagem de conhecimentos sobre vendas, comportamento do cliente e como para colocar isso em prática na hora do rush.

Ou seja, a mensagem aqui é clara: disciplina e motivação precisam caminhar juntas para que a produtividade em vendas se torne mais palpável.

O amanhã não existe – O mal da procrastinação

A procrastinação é a maior vilã da disciplina e, principalmente, dos vendedores. Como consequência, a empresa presencia a baixa produtividade em vendas. Sendo assim, se um cliente entra na loja querendo comprar com você, mas diz “Vou ver com a minha mulher e amanhã eu volto aqui”, possivelmente o cara não vai voltar. 

Dessa maneira, assim como você, ele tem inúmeras atividades na agenda e retornar a loja é uma ação bastante dolorosa para ele. No entanto, eu aposto que a resposta da maioria dos vendedores será essa aqui: “Tudo bem, eu espero o senhor aqui”.

Meu amigo, você não pode esperar ou deixar para amanhã. O trabalho de vender é seu, não do cliente. A resposta correta nesse caso seria essa: “Não, senhor Carlos, faz o seguinte, hoje às 18 horas eu te ligo para a gente fechar essa compra. Esse horário você já vai ter falado com a sua esposa, né?”. Não deixe para amanhã e nem fique com preguiça de colocar mais uma coisa na sua lista de atividades.

Acredito que você entendeu a importância de ter disciplina para ter mais produtividade em vendas e que deixar para amanhã é um dos principais pilares da procrastinação, certo? Deixe nos comentários um feedback de como esse texto ajudou você.

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