Você já parou para observar os potenciais da sua equipe, caro gestor? Ao invés de ficar procurando seu sucessor por aí, que tal buscar um colaborador interno para garantir a produtividade da sua empresa? Eu sei que os vendedores não exercem o papel de líder da noite para o dia. Mas para isso existe o treinamento para gerentes de vendas.

Quando os gestores me perguntam qual é o segredo para uma empresa bem sucedida, eu sempre respondo que é pensar adiante. Ou seja, planejar a recolocação de papéis internos e preparar o terreno na ausência do gerente atual.

Tudo isso só é possível com a promoção de ações como o treinamento para gerentes de vendas. Como eu não deixo ninguém na mão, explico aqui a sua importância e, de quebra, você pode seguir o passo passo para implementar o treinamento para gerentes de vendas na sua empresa. 

Treinamento para gerentes de vendas – Importância

Respeitada é a empresa que consegue valorizar os talentos dos seus vendedores com o objetivo de, um dia, torná-los gerentes de vendas. Embora o colaborador interno trazer na bagagem o conhecimento dos processos da empresa, não podemos afirmar com precisão que ele desempenhará o papel de um bom líder. 

Sendo assim, é preciso investir em treinamentos para gerentes de vendas que beneficiem cada vendedor e explore seus potenciais individuais. Além disso, ao promover ações como essa, é possível verificar o reflexo positivo no resultados da empresa. 

Isso porque, como eu sempre digo, 90% do resultado do comercial é de responsabilidade do gestor. Ou seja, formar um bom líder através do treinamento para gerentes de vendas reflete diretamente na produtividade da empresa. 

Entre as vantagens do treinamento para gerentes de vendas, eu destaco:

  • Equipe motivada, uma vez que os esforços podem ser recompensados com uma promoção;
  • Competição saudável entre os membros da sua equipe;
  • Desenvolvimento e gerenciamento de novos talentos;
  • Melhor planejamento do plano de negócios ao atender as necessidades reais tanto dos vendedores como dos clientes;
  • Formação, atualização profissional e acompanhamento do cargo de gerente. 

Aproveite e dê uma olhada nos 6 tipos de treinamento de vendas: Como escolher o melhor?

Treinamento para gerentes de vendas – Na prática

Treinamento para gerente de vendas

Agora que eu te convenci da importância da organização de treinamentos para gerentes de vendas, explico como promover um na sua empresa. Para isso, confira o passo a passo abaixo. 

1. Perfil “gerente” 

Para que um vendedor seja promovido a gerente, é preciso, antes de tudo, que ele possua o perfil ideal para o cargo. Por isso, o treinamento também serve como uma ferramenta para identificar as potencialidades e filtrar os colaboradores que não carregam as qualidades necessárias. 

Abaixo cito algumas características do perfil de líder que devem ser trabalhadas no treinamento para gerentes de vendas: 

  • Observador: os gerentes devem estar atentos à tudo que acontece na empresa, por isso, precisam ter visão de águia; 
  • Faminto por conhecimento: um bom líder está em busca constante de conhecimento, por isso, promove e participa de formações, cursos e treinamentos de atualização;
  • Comunicação afiada: saber como interagir com a equipe é fundamental para estabelecer um canal de comunicação interna, criando condições para encontrar soluções para o time;
  • Fora da caixa: para os problemas internos da empresa, o gerente deve procurar respostas no ambiente externo, ou seja, ele ousa a sair fora da caixa para encontrar soluções criativas e inovadoras; 
  • Respeitado e não temido: o time olha para o gerente com respeito e reconhece suas habilidades e sua forma de projetar o futuro.

Quer saber como ser respeitado pela sua equipe? Assista o vídeo abaixo:

2.  Acompanhamento

O gerente de vendas tem que ser capaz de reconhecer os diferentes perfis do seu time de campeões. Além disso, é necessário desenvolver as capacidades de cada um com o objetivo de liderá-los da melhor maneira possível. 

Isso porque cada perfil exige um gerenciamento diferente e, dessa maneira, é preciso acompanhar de perto o desempenho da sua equipe. Para isso, se pergunte a melhor maneira de liderar um perfil mais lento e outra mais veloz. Com certeza, um demandará mais pressão, enquanto que o outro vai precisar de mais liberdade. 

3. Onboarding

Treinamento para gerentes de vendas

Além do treinamento focar no desenvolvimento do perfil de gerente, é preciso integrá-lo com as outras áreas da empresa, como o Marketing, RH e Financeiro. Sendo assim, o onboarding (integração) favorece a relação interna e o conhecimento dos procedimentos da empresa, assim como recrutamento, divulgação e orçamento do departamento. 

4. Técnicas de vendas

Se o vendedor foi promovido a gerente, ele conhecerá as técnicas de vendas, não é mesmo? Pois eu te digo que nem sempre é o caso. O mercado evolui constantemente e, a cada dia, novas estratégias e técnicas de vendas chegam para nós. Por isso, o treinamento para gerentes de vendas deve focar na atualização de conhecimentos gerais na área comercial. 

5. Coaching de vendas

O coaching é uma técnica que foca na resolução dos problemas de uma pessoa, criando objetivos e mecanismos para alcançá-los. No mundo comercial, o coaching de vendas foi adotado para explorar as necessidades específicas do vendedor ou do gerente para entender os motivos de suas dificuldades. 

Além do mais, o coaching favorece a comunicação interna e a relação entre todos os membros do seu time. Sem falar nas habilidades e competências que são aprimoradas ao se promover atividades se coaching de vendas, na sua empresa.

6. Uso de tecnologias

Não é novidade nenhuma o crescente uso de tecnologias em vendas para otimizar os processos, caro gestor. Vendedores e gerentes precisam ter conhecimento de sistemas como o CRM e ferramentas como E-commerce e o Inbound Marketing. Isso porque eles representam meios que facilitam o trabalha da equipe e também estreita os laços com os clientes. 

No entanto, eu insisto que nada substitui o bom e velho contato pessoal, nem mesmo a tecnologia de última geração. Por isso, é tão importante possuir as qualidade de um bom gerente de vendas e, para isso, o treinamento pode te ajudar a explorá-las. 

Quer saber quais são minhas dicas de ouro para se tornar um gerente mais produtivo? Confira no vídeo abaixo que eu te conto:

Ficou interessado em promover um treinamento para gerentes de vendas na sua empresa? Saiba que o mais importante é saber escolher o treinador que irá conduzir o líder na busca pela sua performance de excelência. Para isso, eu estou aqui! 

Sou Thiago Concer, tenho mais de 20 anos de experiência na área de vendas e sou o palestrante mais contratado do país, por 4 anos consecutivos. Eu te garanto que falo a mesma língua que você, meu amigo gestor, pois meu método é dinâmico e envolvente, no qual, compartilho meus 20 anos de experiência de maneira leve e eficaz. 

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. 

Não se esqueça de acompanhar as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.