Vendas não ocorrem por acaso: entenda como vender mais!

Vendas não ocorrem por acaso

Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora. Tudo bem com você? Primeiro, deixa eu me apresentar. Para você que ainda não me conhece, meu nome é Thiago Concer, e sou o palestrante mais contratado no Brasil pelo terceiro ano consecutivo.

Sou fundador do Movimento #OSV – Orgulho de Ser Vendedor, que busca difundir o conhecimento sobre a profissão de vendedor, essa que move o mundo. Hoje eu vou conversar com você sobre o fato de que as vendas não ocorrem por acaso, mostrando o papel central que o vendedor tem durante todo o processo. Acompanhe comigo!

Vendas não ocorrem por acaso

Muitos vendedores acreditam que o ato de vender está relacionado apenas a um talento nato que a pessoa tem de negociar e convencer o cliente a comprar o produto.

Mas eu afirmo para você meu amigo gestor, vendas não ocorrem por acaso! É claro que um ou outro vendedor vai possuir uma facilidade maior no momento do atendimento, fazendo com que o processo de negociação e encantamento do cliente se tornem mais fáceis para ele. Mas a verdade é que o bom vendedor precisa estar preparado para realmente entender o que o cliente precisa e fazer um planejamento de como a venda deve ser realizada.

Fatores que são importantes para venda

Que vendas não ocorrem por acaso, você já entendeu, mas agora vou ensinar para você alguns fatores que precisam ser verificados e alguns cuidados para garantir que suas vendas ocorram de maneira mais fácil e rápida.

– Crie métricas para avaliar o atendimento de sua equipe: Amigo gestor, tudo que não pode ser medido, não pode ser controlado. Por isso é fundamental criar métricas que façam sentido para sua empresa e para o seu mercado. Fatores como quantidade de vendas convertidas, quantidade de clientes atendidos por dia e até mesmo taxa de ligações feitas para conseguir realizar o fechamento das vendas vão ajudar sua equipe a criar seu próprio processo. É importante ressaltar que as vendas não ocorrem por acaso, e destacar a importância de uma metodologia de vendas adequada.

–  Sua equipe deve entender o mercado que está inserida: Conhecer o mercado, a concorrência, os pontos fortes e fracos do produto são informações muito relevantes para que o vendedor tenha mais argumentos no momento da venda. Essas informações ajudam em todo o processo.

–  Ensine sua equipe sobre os gatilhos mentais: Como as vendas não ocorrem por acaso, o uso de gatilhos mentais é uma importante ferramenta para auxiliar na taxa de fechamento de vendas de sua equipe. Quer saber mais sobre os gatilhos mentais? Acompanhe esse texto, onde explico como cada um deles funciona e como podem ser utilizados em diferentes situações.

–  Utilizando o pós-venda para gerar uma boa experiência para seu consumidor: Se as vendas não acontecem por acaso, a fidelização dos clientes também entra nessa categoria. Usando técnicas de pós-venda, seus vendedores vão fidelizar mais clientes e aumentar o ticket médio de cada compra. Clique no link e conheça mais sobre as diferentes técnicas e como elas ajudam sua equipe de vendas.

– Utilize um sistema de feedback: Com o feedback adequado, sua equipe entenderá quais pontos em seu processo de vendas podem ser melhorados. Procure fazer um feedback instrutivo amigo gestor, focando também nas conquistas recentes do vendedor e reforçando os pontos que precisam ser melhorados no atendimento dele. É importante criar uma boa experiência aqui e abrir um canal de conversa entre você e sua equipe.

–  Faça treinamentos constantes com sua equipe de vendas: Vendas é um tema que sempre está em desenvolvimento, por isso, o treinamento constante de sua equipe é fundamental para que todos estejam sempre atualizados e preparados para vender mais e melhor. Um treinador de vendas profissional pode auxiliar nesses aspectos, além de motivar sua equipe. Esse processo é especialmente útil em momentos de grande volume de venda, como natal e Black Friday.

– Criando um processo de vendas completo: Amigo gestor, utilizando todas essas informações que eu acabei de compartilhar com você, já é possível entender que para que suas vendas ocorram da melhor maneira possível, é necessário a criação de um processo de vendas. Esse processo vai depender do produto que sua empresa vende, mas em geral ele trata de um conjunto de boas práticas e instruções para que o vendedor se prepare antes, durante e depois das vendas. Você pode até mesmo criar uma espécie de manual ou gravar um vídeo para sua equipe, destacando os pontos mais relevantes do processo de vendas padrão de sua empresa. Não esqueça de sempre abrir um espaço para que os próprios vendedores colaborem com o processo e melhorem até mesmo sua gestão.

Como você pode ver nesse segmento do texto, vendas não ocorrem por acaso. É necessário muita preparação e conhecimento sobre técnicas de fechamento de venda, processo de pós-venda e métricas de avaliação para garantir um atendimento matador!

Conheça meu livro: Vendas não ocorrem por acaso

Amigo gestor, se você quer conhecer melhor o tema, eu vou te indicar um excelente material de leitura. No meu livro “Vendas não ocorrem por acaso “, você vai encontrar uma série de dicas, exemplos e até mesmo algumas de minhas vivências sobre diferentes aspectos do mercado. Eu e outros especialistas no tema, falamos sobre recrutamento, treinamento e como estabelecer uma equipe campeã com foco no resultado! Se você quiser ter um gostinho antes de comprar o livro, acesse o link e faça o download do primeiro capítulo que trata da importância de planejar a estratégia no momento da venda. Aproveite!

É isso então meu amigo gestor. No texto de hoje nós vimos que para fazer o fechamento de cada venda, é necessário muito planejamento, preparação e até mesmo o treinamento constante da equipe. Também aproveitei a oportunidade para apresentar para você meu livro que conta dicas sobre recrutamento e treinamento para o seu time de vendas.

Muito obrigado por me acompanhar até aqui e conhecer mais sobre a profissão de vendedor. Se você quer acompanhar novos conteúdos sobre vendas, não deixe de me seguir nas redes sociais, além de acompanhar meu canal no YouTube e também meu blog! Forte abraço!

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