4 maneiras de manter o cliente no seu site por mais tempo

Seu site é uma das portas de entrada mais importantes da sua empresa ou marca no meio digital.

Eu já comentei no post sobre 3 canais digitais que não podem faltar na sua empresa, o quanto acompanhar o comportamento multicanal do cliente hoje te coloca à frente nessa corrida em converter acessos em vendas.

Mas isso não é tudo.

Não basta fazer só com que as pessoas cheguem até você.

O segredo está em como mantê-las com você.

E por isso, pode-se dizer que um site quando pensado estrategicamente com conteúdo bem disposto, direto e prático, pode sim manter o seu público junto do que você vende por muito mais tempo.

Segundo informação divulgada pelo portal Entrepreneur, entre 70% e 96% por cento dos visitantes do seu site não voltam mais para ele depois que saem daquele momento de navegação inicial.

Já o IBGE divulgou no ano de 2016 que entre os meios de navegação mais usados pelos brasileiros para acessar a internet, o celular está no topo da lista.

Isso é bom para quem tem negócios online.

Mas a responsabilidade também aumenta.

Porque agora você tem a missão de entreter essas pessoas e engaja-lás com o que vende durante aquela busca rápida que fazem pelo smartphone.

Por isso, separei 4 MANEIRAS de manter o cliente por mais tempo no seu site para que ele possa desfrutar do seu conteúdo e chegar até o estágio de compra do que você oferece.

  1. Tenha sempre “call to action” estratégicas em todas as sessões

 

Já comentei no blog que hoje o seu consumidor precisa ser direcionado por chamadas de ação, as conhecidas “call to action” para que tenha um norte por onde navega.Sendo assim, é importante que elas estejam distribuídas em cada página do seu site.

Se você tem um blog de vendas, inclua sempre links em seu texto que direcione seu usuário para outros conteúdos relacionados ao que você vende.

Depois de ler algum post, você já deve ter se deparado com uma call to action dos tipo:

  • Baixe agora o e-book grátis e seja o próximo vendedor top de linha (para produtos que oferece)
  • Comece agora (para propagandas na barra lateral do site)
  • Baixe nosso aplicativo gratuito e ative notificações para receber conteúdo de primeira mão.

Muitas vezes quem navega está interessado em comprar, mas não está pronto ainda para realizar a ação.

Estimular esse interesse no seu usuário por meio de conteúdo de qualidade é uma forma eficaz de converter acesso em vendas.

Não se esqueça também do conteúdo EXCLUSIVO.

Esse tipo de conteúdo você pode enviar apenas para o e-mail cadastrado pelo usuário e só aqueles que cadastram seus endereços poderão receber.

Alguns exemplos de conteúdo exclusivo são:

  • relatórios de vendas detalhados que sua empresa realizou ou que você comprou de algum parceiro
  •  cases
  • vídeos

Essa é uma forma não apenas de você fornecer conteúdo adicional e exclusivo ao seu visitante, mas também atualiza sua lista de e-mails.

  1. Crie pop-ups com ofertas na saída do usuário

Já vai?

É assim que alguns sites se expressam quando percebem que quem navega está prestes a sair do site e provavelmente, nunca mais voltar.

Para solucionar isso, desenvolva pop-ups que disparam apenas quando o seu visitante vai deixar seu site.

E para cada sessão do site que ele estiver é necessário uma estratégia diferente.

Veja só

  • se ele estiver no seu blog

crie um pop-up com alguma publicação exclusiva que possa ajudar você no seu objetivo de conversão

  • se ele estiver na página de produtos 

Ele chegou bem perto e agora quer ir embora?

Mostre conteúdo sobre aquele produto que ele estava olhando.

Algum depoimento exclusivo de alguém que comprou ou gostou, ou uma crítica em relação aquele produto na concorrência.

Invista também nas perguntas frequentes, para que ele possa tirar as dúvidas.

  • cliente abandonou o carrinho 

Uma dica é apresentar nesse momento um código de desconto ou uma mensagem parabenizando o cliente, pois ele conseguiu 20% de desconto na compra.

Que tal?

3. Combine conteúdo com visual

Não adianta nada ter um conteúdo bem elaborado se visualmente ele é disposto em padrões antigos ou pouco enfáticos visualmente.

Uma das formas de aumentar o tempo médio de visita do site é procurando melhorar justamente isso: tudo que salta aos olhos do seu potencial cliente.

Faça vídeos, esquemas, infográficos, abuse de imagens que o perfil do seu cliente possa se identificar.

A infografia é uma boa estratégia para fazer a visita durar mais tempo.

Principalmente nas páginas de compra.

Entre os exemplos brasileiros de site visualmente atrativo está o da Startup Nubank.

Logo que o visitante entra já é envolvido por imagens que traduzem a ideia que querem passar: a de liberdade financeira.

E a chamada de ação, olha só, fica bem visível.

Dá uma olhada aqui.

A ausência de conteúdo visual faz o seu visitante sair dali e aí sua possível conversão está perdida.

Fique atento nisso!

4. Seja prático com seu conteúdo

É importante ser direto e rápido no meio digital.

Ninguém quer perder tempo, afinal, existe uma infinidade de opções disponíveis para quem navega.

Se ele não encontrar o que procura no seu site, provavelmente, vai encontrar no de outra marca o empresa.

Por isso quebre seu conteúdo em páginas de forma que haja o mínimo de informação em cada uma delas.

  • Invista em frases curtas de no máximo duas linhas.
  • Se não conseguir fugir do texto mais longo nas páginas de venda, formate com uma fonte de leitura, fácil, de traços leves, sem carregar a visão de quem lê.
  • disponha a informação de maneira intuitiva e dispense tutoriais muito longos.
  • se investir em cabeçalhos, lembre que eles precisam ser bem descritivos.
  • Use a técnica de leitura por skimming (ler o máximo de informação em pouco tempo), assim você aumenta as chances do visitante clicar na página que tem conteúdo adicional e ganha mais tempo com ele para vender seu produto.

Já tá pronto para aplicar essas dicas no seu site de vendas?

Compartilhe agora com sua equipe e chega de perder vendas para a concorrência.

 

Sucesso,