Redes sociais, email marketing, SEO, anúncios patrocinados ou uma combinação de todos esses (e outros) canais. Afinal, como aumentar as vendas com marketing digital?

Até hoje muitos empreendedores têm dúvidas sobre o resultados do marketing digital para vendas. Alguns viveram uma experiência ruim no passado, investindo e não sentindo o retorno desse investimento, outros apenas seguem alguns pessimistas do mercado.

Entretanto, a verdade é que o marketing digital é a forma mais eficaz de:

  • apresentar sua empresa para seus consumidores, 
  • divulgar seus produtos e serviços,
  • posicionar sua marca,
  • competir pela escolha dos clientes, 
  • aumentar as vendas

Prova disso são os resultados das pesquisas que não param de apontar para o crescimento a participação das plataformas digitais nas vendas físicas e online. 

Segundo análises e pesquisas, 74% dos internautas preferem comprar pela internet

97% das pessoas que usam a internet buscam informações online antes de comprar (mesmo que a compra aconteça em um ambiente empresarial físico ou uma loja física). 

Você está achando que esses números valem apenas para o mercado B2C? Uma pesquisa da Forrester Research mostrou que 93% dos consumidores B2B preferem comprar por meio dos canais digitais.

Para que o seu negócio aproveite uma fatia de todo esse movimento de consumidores é preciso criar uma presença online por meio de ações e estratégias de marketing digital. 

Como aumentar as vendas com marketing digital: 5 estratégias

No início deste artigo falamos que uma parcela dos empreendedores ainda olha desconfiada para os resultados efetivos, no fluxo de caixa, das ações de marketing digital. 

Muitos deles tiveram uma experiência negativa com alguma agência ou mesmo tentando fazer sozinho. 

Como vamos ver a seguir, muito desse insucesso pode acontecer por falta de uma estratégia de marketing bem consolidada e por falta de disciplina. 

Enquanto algumas ações de marketing trazem resultados a curto e médio prazo, outras exigem um tempo maior para se consolidarem e começarem a ter a tração que você espera delas. 

Entretanto, as ações com retorno de curto prazo custam mais para a sua empresa e, geralmente, não se perpetuam. Trazendo um bom retorno, mas pontual.  

Já as ações que trazem retorno a médio e longo prazo, após consolidadas, têm um comportamento de continuidade do retorno sobre o investimento, ao longo dos anos. Você vai entender como isso funciona ao longo das dicas abaixo. 

A seguir, indicamos cinco estratégias de como aumentar as vendas com marketing digital:

  1. Planeje uma estratégia
  2. Organize sua atuação nas redes sociais
  3. Aproveite os benefícios do marketing de conteúdo e SEO
  4. Use o e-mail marketing para nutrir leads e divulgar produtos e serviços
  5. Investir em Anúncios Patrocinados

Vamos a elas!

1. Planeje uma estratégia

Todas as áreas da sua empresa demandam um tempo para a construção da estratégia. Se você não constrói uma estratégia estará fadado ao fracasso. 

O marketing, assim como vendas e a parte financeira, exige planejamento. Não adianta achar que criar uma página no Facebook e publicar uma imagem do seu produto ou um vídeo sobre o seu serviço todos os dias vai fazer você ter retorno com esse canal.  

Dito isso, uma forma de pensar no marketing digital de maneira estratégica é por meio do chamado Inbound Marketing que agrega também o conceito de funil de vendas

O funil de vendas considera todas as etapas do processo de compra de um cliente, seja ele B2B ou B2C, e estabelece:

  • quais canais são ideais para se relacionar com o lead em cada fase,
  • qual é o tipo de abordagem que deve ser realizado, também em cada fase. 

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Fonte imagem: Marketing Moderno

Como o assunto da criação de uma estratégia que siga as etapas do Inbound Marketing para vendas resultaria em um conteúdo exclusivo sobre isso, nós indicamos que assista ao vídeo abaixo. Nele você vai aprofundar seu conhecimento sobre como montar um plano de marketing seguindo as boas práticas indicadas por especialistas.

Não pule essa etapa! Ela é fundamental para um resultado de qualidade de vendas na sua empresa.

2. Organize sua atuação nas redes sociais

Se formos tentar fazer uma analogia com um ambiente físico, podemos imaginar as redes sociais como um evento gigantesco, daqueles que a sua empresa tem um stand e precisa atrair os participantes para ele. 

Na preparação para esse evento com milhares de pessoas você, junto com a sua equipe, pensaria em estratégias de como fazer as pessoas se interessarem pelo seu espaço. 

Poderia investir em decoração, em comidinhas e bebidinhas, colocaria seus melhores funcionários para conversar com quem entrasse no local, ofereceria uma vantagem para quem fechasse negócio na hora, e por aí vai. 

Então porque, quando você vai para a rede social, a sua única preocupação é publicar fotos dos seus produtos ou listar as funcionalidades incluídas no pacote de serviço?

A rede social também precisa de atrativos para quem ainda não conhece a sua empresa passar a fazer “parte” dela. 

Uma estratégia de marketing em redes sociais deve se preocupar em:

  • entender as necessidades e demandas de potenciais clientes em todas as fases do funil de vendas, 
  • produzir conteúdos relevantes que ajudem os usuários,
  • criar conteúdos que geram interações e engajamento
  • estabelecer parcerias com influenciadores digitais,
  • compartilhar links que levam para páginas de conversão de usuários em leads, 
  • divulgar conteúdos ricos da sua empresa, como post blog, um ebook, um webinar e mais. 

Confira o vídeo abaixo e conheças as dicas de como vender no Instagram!

 

3. Aproveite os benefícios do marketing de conteúdo e SEO

O marketing de conteúdo está em tudo. Desde a publicação na rede social até o ebook que você compartilha para converter visitantes em leads

Entretanto, uma plataforma que está muito atrelada à prática do marketing de conteúdo é o blog. 

A produção de conteúdo para esse tipo de canal está cada vez mais forte no meio empresarial. Porque? 

Por que toda empresa sonha em ter as páginas do seu site nas primeiras posições de resultados do Google para assuntos relacionados ao seu nicho. E produzir conteúdo relevante é uma das formas de conquistar isso. 

Com mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia aparecer em boas posições de rankeamento  vai ajudar sua empresa a atrair uma parte dessas pessoas para seu site.

Para conseguir isso, entretanto, junto com o marketing de conteúdo, sua empresa precisará seguir algumas regras e boas práticas que são encontradas, listadas e organizadas em uma tática conhecida como SEO

Mais tráfego, mais chances de vendas! Por isso, se você está em busca de como aumentar as vendas com marketing digital não esqueça de aproveitar os resultados oferecidos pela dupla: conteúdo e SEO. 

4. Use o e-mail marketing para nutrir leads e divulgar produtos e serviços

Se com as redes sociais, o marketing de conteúdo e o SEO você levou usuários da internet para o seu site, qual tal reter esses usuários transformando-os em leads?

Nem sempre alguém que visita seu site está pronto para fazer uma compra. Além disso, nem sempre o seu tipo de negócio permite que ele faça uma compra imediatamente.

Por isso, para aproveitar o máximo que você pode desse contato, tente criar formas de transformar um visitante em um lead. 

Para isso invista em estratégias e ferramentas de captação de leads como landing pages, formulários em pop-ups, oferecimento de conteúdo de valor em troca de dados e por aí vai. 

Com os leads entrando no seu banco de dados, inicie uma estratégia de e-mail marketing para nutrir esses leads até que estejam prontos para comprar. 

Leia também: Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos

  1. Invista em Anúncios Patrocinados

Por último, mas não menos importante, os anúncios patrocinados podem e devem ser considerados na criação de uma estratégia de como aumentar as vendas com marketing digital. 

Entre as principais opções de plataformas de anúncios patrocinados estão: 

  • Google Ads, 
  • Facebook Ads, 
  • Instagram Ads, 
  • Youtube Ads, entre outros. 

Essas ferramentas permitem que você segmente o público que vai receber o anúncio de acordo com a persona que você criou para o seu negócio. É possível criar vários públicos e testar como seu anúncio pode performar melhor. 

Os anúncios fazem parte de um grupo de estratégias que exigem maior investimento financeiro, entretanto, seus resultados são mais imediatos. 

Um ponto contra é que quando você para o investimento, param também os resultados. Diferente do SEO, por exemplo, que trás resultados a longo prazo, mas sustenta esses resultados mesmo após o fim do investimento. 

Tudo isso é novo para você? Dê uma olhada nesse vídeo de Facebook Ads para iniciantes:

E aí? Anotou as dicas de como aumentar as vendas com marketing digital? Lembre-se que aumentar as vendas de uma empresa exige estratégia e disciplina. Com isso em mãos você estará no caminho certo. 

Este artigo foi escrito pela LAHAR uma software de automação de marketing  eleito a melhor ferramenta de marketing digital de 2019 pela ABComm. Nosso serviço ajuda a sua empresa a alcançar melhores resultados em estratégias como redes sociais, e-mail marketing, gestão de leads, SMS marketing, criação de landing pages e mais.