Como elaborar um e-mail de vendas eficiente nunca foi tão procurado como nos dias atuais, nos quais, conquistar a atenção do prospect está se tornando um grande desafio. Antigamente, ele era apenas uma ferramenta de envio de mensagens. Porém, o e-mail se transformou numa poderosa ferramenta de comunicação, marketing e inclusive de conversão em vendas.

Além disso, é por meio do e-mail ele que você pode trazer para perto do seu e-commerce, blog ou site, o público que deseja impactar. De acordo com o estudo State of Costumer Experience 2017, cerca de 49% das empresas consultadas afirmaram usar o e-mail para se comunicar com clientes. 

É por isso que, aqui, vou ensinar como elaborar um e-mail de vendas matador utilizando estratégias de organização e gerenciamento dessa ferramenta valiosa. 

Por que aprender como elaborar um e-mail de vendas? 

Como elaborar um e-mail de vendas?

Abrir e-mail, todo mundo faz. No entanto, de acordo com um estudo realizado pela Microsoft, a atenção das pessoas dura 8 segundos. Por isso, é necessário aprender como elaborar um e-mail de vendas, utilizando técnicas de elaboração da mensagem. Afinal, o objetivo final sempre serão a conquista do prospect e a conversão em vendas. 

Segundo o E-Mail Marketing Study 2013 realizado pelo Experian Marketing Services, 99% dos entrevistados usa alguma campanha por correio eletrônico. No entanto, 70% não se preocupam em personalizar as mensagens. Além disso, o estudo mostra que:

  • 78% se preocupa em coletar o primeiro nome da pessoa;
  • Apenas 43% se preocupa com o país de origem;
  • 37% se preocupa em coletar o número de telefone;
  • E 23% se preocupa com o número de celular do cliente. 

Outro dado interessante é que 84% dos entrevistados coletam os endereços de e-mail no check out que o usuário faz no site. Enquanto que 76% coletam os e-mails na homepage da sua plataforma. 

Dessa maneira, você não precisa saber somente como elaborar um e-mail de vendas eficiente, mas também como aproveitar dos dados coletados para realizar uma campanha de marketing para aumentar as vendas

Como elaborar um e-mail de vendas poderoso?

Como elaborar um e-mail de vendas?

Para fazer com que o prospect (que está, provavelmente, super ocupado no trabalho) abra seu e-mail e se interesse pelo seu produto ou serviço, você precisa deixá-lo curioso. Para isso, a autora do livro The Sales Development Playbook Trish Bertuzzi sugere que você se faça duas perguntas: 

  1. Por quê escutar?
  2. Por quê se importar? 

Respondendo essas perguntas, seu e-mail pode ser melhor aproveitado e você terá mais respostas (positivas). Isso acontece porque seu prospect para de ocupado para curioso, de curioso para interessado, de interessado para convencido, de convencido para comprometido. Tudo isso apenas sabendo como elaborar um e-mail de vendas poderoso, meu caro vendedor

Além disso, eu sugiro a utilização de estratégias de disparo de e-mail. No entanto, é preciso identificar o que, geralmente, dificulta o sucesso dos vendedores com o uso do e-mail. Mas não se preocupe que, abaixo, eu te dou 5 dicas de ouro de como vender mais por e-mail. 

1 – Aproxime-se do cliente 

Para saber como elaborar um e-mail de vendas, é preciso acompanhar as mudanças no meio digital no que diz respeito ao gerenciamento. Além disso, é necessário também melhorar sempre o conteúdo do seu e-mail de vendas.

Sendo assim, saber quais são os assuntos do momento e que interessam ao seu público é fundamental para converter uma abertura em venda. Mas eu acredito que muitos vendedores pecam nisso. 

Isso porque, ao elaborarem um e-mail, os vendedores não utilizam formas de se aproximar do cotidiano do cliente que lê. Como consequência, o e-mail enviado se torna mais um do mesmo em um mar de opções que o cliente já tem.

2 – Dedique-se ao assunto do e-mail

Esse é um ponto chave na abertura do e-mail de vendas que você envia, vendedor. Porque o assunto do e-mail é o cartão de visita para o cliente conferir o que há no corpo do e-mail.

Segundo o portal Marketing de Conteúdo uma dica importante é usar números, estatísticas e percentuais relacionados ao que você vai abordar. Algo que dê destaque ao conteúdo que está propondo.

Outras dicas que o portal propõe é usar ainda:

  • Perguntas como: “Você já viu a super promoção da loja (x)”
  • Expressões com senso de urgência: “Último dia da queima de estoque”
  • Frases curtas: “50% de desconto na loja toda”

3 – Fuja das armadilhas 

Como elaborar um e-mail de vendas?

Ao mesmo tempo em que há frases que colaboram com a taxa de abertura do seu e-mail, há armadilhas que levam o seu e-mail, na verdade, para caixa de spam.

Algumas palavras chaves que parecem ser grandes aliadas, na verdade, são inimigas da caixa de entrada do seu cliente. Além disso, elas podem fazer você perder o prospect e, até mesmo, ser bloqueado por ele.

Por isso, eu aconselho que você evite mencionar as palavras:

  • Gratuito
  • Parabéns
  • Isso não é spam
  • Grande oferta

4 – Inove no conteúdo do e-mail 

Se o assunto tem que ser direto, o corpo do e-mail precisa ser mais ainda. Para isso, faça uma lista com alguns tópicos importantes que você precisa seguir. Uma sugestão que eu sempre dou é esqueça a linguagem formal, pois ela te distancia do seu cliente. 

Além disso, considere incluir no conteúdo do e-mail:

  • Quem você é;
  • O que você faz;
  • Que problema resolve;
  • E como já ajudou outras pessoas com seu produto ou serviço. 

Finalize sempre com uma chamada para ação (call to action). Ou seja, com uma ordem que vá facilitar – de alguma forma – a vida do seu cliente, e claro, ajudar a emplacar a venda. Isso porque se você não propor uma decisão, o cliente vai deixar o seu conteúdo passar em branco. Evite isso! 

5 – Mão na massa, mão na prática

Eu sempre digo que é praticando que se aprende e para saber como elaborar um e-mail de vendas perfeito é a mesma coisa. Por isso, é tão importante utilizar as ferramentas de disparo de e-mail, pois elas te permitem ter uma visão detalhada das respostas dos e-mails enviados. 

Com isso, você poderá analisar qual campanha fez mais sucesso e por qual motivo as outras falharam. Além disso, você poderá coletar dados importantes dos seus clientes e alimentar estratégias como o customer success

Para te ajudar a entender como vender um produto por e-mail, preparei o vídeo abaixo:

Quer saber tudo sobre como vender mais por e-mail e outras estratégias matadoras de vendas? Eu posso te ajudar! Meu nome é Thiago Concer e eu tenho mais de 20 anos de experiência na área de vendas e treinamento. Nós podemos trabalhar juntos para o sucesso da sua empresa. 

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. Além disso, acompanhe as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook e Instagram.