• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

4 dicas práticas de como vender pelas redes sociais

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como vender pelas redes sociais

Pesquisas mostram que 80% das empresas entenderam a mudança de hábito dos seus consumidores e começaram a vender na internet. Nesse caso, se você bateu o olho no título desse artigo e decidiu que ele era para você, é óbvio que você entende o quanto essa adaptação é necessária. Além disso, você sabe que se não aprender como vender pelas redes sociais, suas portas não ficarão abertas por muito tempo, certo?

A questão aqui é que tem muito gestor que fica com o pé atrás “Ah, mas será que é importante?” ou “Mas é tão burocrático, meu time de vendas vai ficar mais perdido que cego em tiroteio”. Aqui, eu vou te mostrar todo o caminho para ampliar seu negócio e darei dicas de como vender pelas redes sociais nas redes sociais, de forma simples e rápida.

Por que eu deveria aprender como vender pelas redes sociais?

Dê uma olhada nesse infográfico e você descobrirá a resposta logo de cara.

Como vender pelas redes sociais

O brasileiro está em 1° no ranking de quem passa mais tempo conectado na internet. Ou seja, você também precisa estar lá, bem debaixo dos olhos dele.

Sendo assim, para você entender a importância desse mercado, as pessoas não estão ali somente por lazer ou para entreter a mente depois de horas de trabalho. Elas realmente procuram por soluções mais baratas e de fácil acesso na internet.

Por isso, sua empresa precisa abocanhar essa fatia de público-alvo que existe e que você não conseguiu atingir com o offline. E se você não conseguiu fisgar a atenção desses clientes, não é por incompetência, mas por dois motivos específicos:

  1. A pessoa pode não ter muito tempo livre para procurar o seu produto em lojas físicas. Portanto, acaba fazendo pedidos em lojas online;
  2. Muitas vezes, na internet, os produtos são vendidos mais baratos. Isso porque existe ainda uma certa desconfiança para com o comprometimento com a entrega e o preço é um bônus para a tomada de decisão de compra.

Então, você pode fazer promoção, mudar seu ponto de venda e até renovar a equipe de vendedores… que nada será o suficiente para aumentar sua carteira de clientes. O que você realmente precisa fazer é colocar seu time para estudar como vender pelas redes sociais e começar já um trabalho de marketing na internet.

Abandonar as vendas olho no olho ou trabalhar com os dois simultaneamente?

Apesar de ter crescido muito o faturamento com vendas online durante os últimos anos, ainda existe um consumo muito grande das vendas presenciais.

Seu eu dissesse para meu avô que as pessoas estão confiando em um dispositivo móvel para comprar um aparelho eletrodoméstico novo para casa, ele acharia um absurdo. Pois esse é o mindset dos millennials. Por isso que pessoas que estão nesse mundo há muito tempo dificilmente vão trocar a prosa com o vendedor por algo automático na frente de um computador ou celular.

Então, é necessário que você complemente as duas estratégias, meu amigo. Até porque tudo depende do seu nicho de mercado, do produto que você vende e do seu público-alvo.

Porque se você tiver um e-commerce que vende panela, seu consumidor não precisa nem ter contato direto com seus vendedores. Ele coloca o produto no carrinho, realiza o pagamento, você recebe a notificação e envia o produto.

Agora, se você vende algo como um curso presencial, provavelmente o Marketing vai trabalhar sua imagem online, mas as vendas oficialmente vão ocorrer por Whatsapp ou telefone. E aí é que entra o trabalho dos seus vendedores.

Deu para entender que não dá para deixar as vendas presenciais de lado, mesmo trabalhando como vender pelas redes sociais?

4 dicas práticas de como vender pelas redes sociais

As pessoas acham que é uma dor de cabeça gigantesca trabalhar vendas nas redes sociais. Porém, eu vou te mostrar que é mais fácil do que você imagina. 

Se você é um líder de equipe de vendas ou o próprio vendedor que está acostumado com outras ferramentas de trabalho, será necessário um empurrãozinho de um profissional de Marketing. Veja abaixo como vender pelas redes sociais:

1. Dê a direção do seu PCI

A maior parte do trabalho de vendas nas redes sociais será de Marketing. Então você não vai precisar colocar tanto a mão na massa. Porém, quando você começar a vender online, você começará da estaca zero.

E claro que você, gestor de vendas e vendedor, conhece o perfil do cliente ideal (PCI), as soluções que seu produto oferece e quais as principais objeções. Para  que as estratégias digitais sejam assertivas, você precisa compartilhar essas informações com a equipe de Marketing.

Ainda que seu público offline não seja o mesmo que o online, já é uma breve direção por onde as campanhas, promoções e divulgações poderão caminhar.

2. Facebook e Instagram te dão uma ajudinha

O Mark Zuckerberg deixou há muito tempo de pensar dentro da caixinha do entretenimento. Hoje, ele transformou suas redes sociais em palco de vendas. E, a cada dia, essas ferramentas são adaptadas para que empresas tenham um desempenho eficiente dentro das suas plataformas. 

E todos têm abraçado como vender pelas redes sociais de forma eficiente. Quando um cliente vê a postagem de um guarda-roupa na promoção, certamente ele vai direto ao inbox ou direct perguntar o preço. Nada de telefone ou procurar o endereço da loja. Em menos de 4 segundos você digitou “quanto custa?” e enviou para a página. Assim, basta esperar uma resposta.

Dessa maneira, é preciso desempenhar o papel de um bom social media ou customer success. Pois ele terá contato direto com o vendedor e saiba fazer o intermédio entre o Marketing e o vendedor.

3. Você precisa entender o percurso completo!

No começo do mês, quando você planeja toda sua rotina de trabalho, você pensa no funil de vendas, certo?

“Em determinado dia farei a primeira ligação. Não atendeu? Eu deixo uma mensagem de voz avisando que vou retornar novamente em outro período. Se mesmo a segunda tentativa for falha, mando um e-mail relatando a dificuldade do contato e avisando que estou a disposição.”

Esse é mais ou menos o desenho do caminho das vendas offline. E na online não será muito diferente. O lead primeiro engaja com o seu produto, demonstra interesse, cai em uma página de vendas, na qual, ele precisa preencher os dados dele e possivelmente esperar o contato.

Mas você precisa entender a estratégia que o Marketing pensou e como esse lead vai chegar até você. Para que assim, seu time de vendas saiba atuar com ele de forma assertiva.

Porque às vezes o cliente preencheu sua página de vendas sem saber 100% se essa era a melhor escolha. Nesse momento, seu comercial precisa executar um trabalho mais forte e direcionado.

4. Não dê mais tiros no escuro!

Um ponto positivo das vendas online é quando o lead cai no colo do vendedor. Uma vez que isso significa que ele tem ao menos uma pontinha de interesse e tem grandes chances de ser o PCI que você procura.

É muito mais complexo atender um cliente que não conhece nem a sua própria dor, não sabe que tem um problema de fato e nunca ouviu falar no seu produto. Até porque tem pessoas que entram na loja realmente para “dar uma olhadinha” e passar o tempo. Então, você pode dedicar um esforço gigantesco e ainda colher o “não”.

Agora, com todo o trabalho de Marketing, esse lead já conhece o seu produto e o que ele oferece. Então é meio caminho andado para você entender como vender pelas redes sociais. E mesmo que ele diga não logo de cara, ele pode ser alimentado até que compre de você.

Descubra quais redes sociais são mais lucrativas para o seu negócio

A grande questão é: Qual rede social trabalhar? Ou é melhor testar todos os canais de comunicação?

A resposta é bem clara: Teste. Por mais que você saiba que seus clientes são 90% homens, entre 30 a 50 anos, você não tem como comprovar que esse PCI está em sua maioria no Facebook, especificamente.

Tem espaço para o seu público em todas as redes sociais. Porém algumas irão converter em maior quantidade e outras em menores.

Por isso, é interessante se basear nos dados que já existem de pessoas que compraram o seu produto, nos últimos anos. Porém, após alguns meses de investimento você terá suas próprias métricas de indicadores para entender se é melhor dedicar maiores esforços ao Instagram, Facebook, YouTube ou LinkedIn.

Mas lembre-se: O marketing e as vendas precisam estar alinhados nesse assunto. Porque por mais que o Marketing conheça gatilhos mentais, iscas de vendas, não é o papel dele conseguir o SIM. Ele precisa ter ao lado alguém que realmente saiba fazer uma boa abordagem e apresentação para o lead que ele converteu, para que assim os dois trabalhos se complementem.

Agora que você já sabe como vender pelas redes sociais, quero que você dedique a atenção a esse ebook: 6 atitudes de sucesso. Aposto que vai ser muito importante para que você, gestor ou vendedor, consiga se atualizar no mercado e esteja pronto para dar passos largos perante ao sucesso. 

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. 

Além disso, acompanhe as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.

Como vender pelas redes sociais

Comments (5)

  1. Gatilhos mentais para vendas: Como usar os principais
    7 de maio de 2020 Responder

    […] o contato constante com o seu cliente, seja ele presencial ou virtual. Invista em campanhas na rede social para que o cliente se sinta parte da sua empresa. Além disso, ofereça brindes com a marca da […]

  2. Como controlar o trabalho home office: Dicas de ferramentas
    11 de maio de 2020 Responder

    […] 4 dicas práticas de como vender pelas redes sociais […]

  3. 9 exemplos de gatilhos mentais poderosos para você adotar
    17 de junho de 2020 Responder

    […] colocar esse gatilho em prática, basta investir na visibilidade da sua empresa na rede social. Desse modo, o consumidor se sentirá mais próximo da empresa e poderá fazer contatos com outros […]

  4. Como ser produtivo no home office: 12 dicas imperdíveis
    1 de julho de 2020 Responder

    […] Redes sociais; […]

  5. Como ser um vendedor online de sucesso com 5 dicas de fera
    5 de agosto de 2020 Responder

    […] é inquestionável o aumento de empresas comerciais migrando para o e-commerce, marketplace e redes sociais. Isso ocorre porque elas percebem que as vendas online, além de representar uma ferramenta para […]

Leave a comment Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR