5 dicas sobre como vender no Whatsapp e turbinar seus resultados

Como vender no whatsapp

Quando o assunto é “como vender no whatsapp”, é impressionante o quanto departamentos de vendas de diferentes empresas têm desenvolvido estratégias para conquistar mais clientes e ganhar dinheiro.

De acordo com informações divulgadas pelo portal do Sebrae, o Facebook, – que fez a compra do WhatsApp em uma transação bilionária em 2014 – divulgou que: “42 bilhões de mensagens são trocadas entre usuários do Whatsapp todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma”.

Só no Brasil são mais de 100 milhões de pessoas usando o app queridinho da troca de mensagens. Isso significa que é como se 1 a cada 2 brasileiros fizessem uso do app.

Este dados deixam claro que utilizar o whatsapp para vendas pode ser uma ótima opção, certo?

Se estes dados não foram suficiente para te convencer, tem mais: uma pesquisa divulgada pelo Mobile Entertainment Forum  (MEF) com 6 mil usuários móveis no ano de 2016, mostrou que o Brasil é o segundo país no mundo que mais utiliza o WhatsApp, perdendo o primeiro lugar para a África do Sul.

Ele é, sem dúvida, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil. Veja a seguir gráfico extraído da pesquisa MEF.

Vendas por WhatsApp

 

E sabe o que é o mais interessante nisso tudo?  A receptividade das pessoas: segundo pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel, os usuários querem conversar com as marcas pelo aplicativo.

Olha só que ótima notícia para você que quer saber como vender no whatsapp.

Mas cuidado, cerca de 38% destes clientes estão dispostos a abandonar o app se forem incomodados por spam.

Por isso, antes de se arriscar no universo de vendas por mensagens instantâneas, separei 5 DICAS DO QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER quando você decidir utilizar o whatsapp para vender. Confira!

Como vender no Whatsapp? 5 dicas

1 – Faça com que o cliente chegue até você

É muito comum, as pessoas ao fazerem uma abordagem de vendas por whatsapp é sair atrás de todo mundo. Errado!

Uma das melhores estratégias de como utilizar o whatsapp para vendas é aquela que faz com o cliente chegue até você e apresente o interesse que será convertido em venda por você, vendedor. Por isso, antes de sair enviando mensagem para todos os números da sua lista, faça com que muitos cheguem até você.

Sendo assim, a primeira dica para utilizar o whatsapp para vendas é oferecer condições especiais para aqueles que adicionarem o número da empresa primeiro ou utilizar um discurso de persuasão bem feito e direto que convença a clientela a falar diretamente com sua equipe pelo app.

Além disso, essa é uma forma de deixar o cliente mais livre, sem ser surpreendido por aquele número desconhecido abruptamente em sua lista de contatos do WhatsApp.

Esta estratégia, além de filtrar uma boa base de interesses, diminui sua taxa de rejeição e de bloqueios

2 – Não escreva de maneira evasiva

Resultado de imagem para mulher digitando no celular

A segunda dica de como vender no Whatsapp é: apresente-se com detalhamento. Deixe sua foto em modo público e se possível preencha todas as informações de status para não dar margem de desconfiança ao cliente. Ative as opções de leitura de mensagem para que o cliente veja que você visualizou as mensagens dele e ao menos perceba que o número é válido/ existente.

Se você já fez uma abordagem pessoalmente, faça agora a abordagem pelo whatsapp com coisas que farão o cliente lembrar de você a partir daquele primeiro encontro que já tiveram.

3. Não surja do nada

A terceira dica para vender no whatsapp é: peça autorização do usuário para adicioná-lo. Provavelmente, a captação de listas de contatos se dá por meio de base de dados que o cliente disponibilizou de alguma maneira para você.

Algumas estratégias como “envie seu telefone por inbox”, “direct” ou um “Tweet” têm sido usadas. Alguns usuários são tão favoráveis ao Whats que deixam seus telefones até mesmo por comentários de mensagens. Mas mesmo que eles tenham autorizado você a ter o número deles, entrar em contato por Whats deve ser algo autorizado.

Aproveite os outros canais de mensagens como e-mail ou o Facebook – no caso dos números que surjam por lá para pedir autorização. Avise que entrará você fará a abordagem pelo Whatsapp, preferencialmente.

Não surja do nada, pois as chances do cliente te bloquear será alta.

4. Utilize as listas de transmissão

A quarta dica de como vender no whatsapp é: não adicione os clientes em grupos, utilize as listas de transmissão!

As listas de transmissão do Whats permitem que você envie uma mesma mensagem para até 256 contatos. Se você pretende dar um informe ou lançar uma promoção para sua base, utilize as listas.

Não crie grupos para comunicar todo mundo sobre um mesmo assunto. Com as listas você inclusive consegue dar uma atenção especial aos que realmente estão interessados e assim, conseguir utilizar o whatsapp para vender mais.

Esta ferramenta possibilita um contato mais direto com o cliente, sem intimidar a forma de expressão das pessoas. Normalmente em grupos, não é todo mundo que se sente à vontade para se expressar e contar sobre seus desejos e necessidades.

Lembre-se disso!

5 – Invista em imagens, vídeos e áudio

A quinta e última dica de como vender no whatsapp é: tudo que é multimídia gera mais interesse. Por isso, prepare suas imagens de promoção, mande vídeos curtos e divertidos sobre seu produto.

Informações divulgadas pela Viver de Blog apontaram que 76% dos clientes compartilham conteúdo institucionais se forem divertidos e 69% estão dispostos a compartilhar se a informação gerar valor.

Entretenha para a sua conversão final. Quando enviar áudios, procure falar de forma clara, sem barulho ao fundo ou qualquer ruído que possa atrapalhar a comunicação com seu cliente.

O Whats é um espaço para compartilhamento de conteúdo também. Se sua empresa ou marca tiver um blog, mande o link da sua postagem da semana e em seguida um áudio comentando, para que a pessoa saiba do que se trata.

Lembre-se sempre que o fundamento primeiro de como vender no Whatsapp é a comunicação e que por isso, você deva investir em todas as formas que te conecte com seu cliente e o faça sentir confiança em você.

Para gerenciar o conteúdo, às vezes a tela do celular se torna muito pequena. Então, não se esqueça do WhatsApp Web,  uma extensão do aplicativo para computador, obtida quando você compartilha um QRCode da web com o seu celular. Basta apontar a câmera do celular para a tela do computador e todo o seu aplicativo pode ser gerenciado.

Com o manuseio pelo WhatsWeb você consegue enviar arquivos, organizar melhor as conversas e preparar suas ações de vendas com muito mais agilidade.

Prepara-se para melhorar o faturamento e fazer conversões incríveis!

Agora que você já sabe como utilizar o Whatsapp para vendas, que tal saber mais sobre estratégias de vendas?

Meu nome é Thiago Concer, o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil pelo 4º ano consecutivo. Sou sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor por aqui.

Tenho certeza que posso te ajudar com as mais diferentes soluções para aumentar seus resultados e fazer sua empresa decolar, como:

Acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas!