Sem dúvida, quem trabalha com a internet, sabe que a busca por conteúdo relevante nos ambientes digitais, como blogs e fóruns, é sempre uma boa forma de ampliar seu conhecimento sobre qualquer assunto, entre eles, sobre o próprio marketing digital. Entretanto, o contato direto com a opinião e a visão de especialistas, seus dados e pesquisas, pode levar nosso trabalho a outro patamar, e é por isso que neste artigo listamos 12 livros de marketing digital para você ler ao longo do ano, e ampliar sua bagagem e, consequemente, a qualidade do seu trabalho. 

Na lista você vai encontrar livros de marketing digital que são verdadeiras bíblias, ou seja, livros obrigatórios para quem deseja seguir nessa carreira, além de livros que vão falar sobre áreas específicas como geração de leads, criação de e-mail marketing, gestão de dados, construção de marca e mais. 

Buscamos encontrar os principais livros de cada área do marketing e criar um compilado que vai contribuir efetivamente para seu repertório e para a prática do trabalho no dia a dia. Confira!

12 livros de marketing digital em 12 meses

A seguir, apresentamos 12 livros de marketing digital para aperfeiçoar sua performance, confira: 

  1. Marketing digital: para leigos – Ryan Deiss e Russ Henneberry
  2. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
  3. A Bíblia do marketing digital – Cláudio Torres
  4. Não me faça pensar – Atualizado (Steve Krug)
  5. Permission Marketing – Seth Godin
  6. Traction – Gabriel Weinberg e Justin Mares
  7. Nocaute – Gary Vaynerchuk
  8. A arte de SEO – Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola
  9. 80/20 Internet Lead Generation – Scott Dennison
  10. Everybody Writes – Ann Handley
  11. Epic content marketing – Joe Pulizzi
  12. Web Analytics 2.0 – Avinash Kaushik

1. Marketing digital: para leigos – Ryan Deiss e Russ Henneberry

Como o próprio nome sugere, estamos falando de um livro voltado para quem está começando a carreira, terminando a faculdade, iniciando um novo ciclo de trabalho, ou seja, para quem tem alguma noção do marketing, mas está por fora da nova forma de trabalhar.

O livro dá uma visão geral sobre as principais estratégias de marketing digital, entre elas:

Marketing digital para leigos

2. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Uma lista de livros de marketing digital sem Philip Kotler é uma lista incompleta! 

Neste livro, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o “pai do marketing” fala sobre o marketing na era pós-digital, abordando temas como:

Além de conceitos necessários para uma visão global sobre marketing, mercado e marca, o livro é recheado de exemplos em uma abordagem simples e direta

Um livro ideal para você ler antes de começar a se aprofundar em áreas e estratégias específicas, que vai te ajudar a abrir sua mente, mudar o mindset e visualizar o mercado de maneira global. 

marketing 4.0

3. A Bíblia do marketing digital – Cláudio Torres [edição 2018]

Ainda na lista de livros de marketing digital abrangentes e básicos para a construção firme de conceitos e novas formas de pensar o marketing, a edição de 2018, ampliada e atualizada, do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, se propõe a responder perguntas como:

  • Como lidar com o novo comportamento dos consumidores e consumidores nativos digitais?
  • Como fazer um planejamento estratégico de marketing digital para a empresa?
  • Quais ferramentas usar para alcançar mais clientes?
  • Como sobreviver e crescer no mercado digital?
  • Como usar as redes sociais de maneira correta para ampliar as vendas com elas?

Tudo isso vai contribuir para a formação e um pensamento profissional, voltado para resultados, dentro do marketing digital e das novas formas de relacionamento entre empresa e consumidores. 

bíblia do marketing digital

4. Não me faça pensar – Atualizado (Steve Krug)

Seja para fazer o cliente encontrar um produto dentro do seu site, assinar uma newsletter, baixar um ebook, clicar em um CTA no e-mail, dentro do marketing digital, os resultados de todas essas atividades dependem de atenção total à usabilidade das plataformas e canais da sua empresa.

Qualquer dúvida sobre o que fazer ou como fazer pode levar o cliente a desistir de realizar uma ação, e isso é tudo o que você não deseja como profissional de marketing.

“Não me faça pensar” aborda o tema da usabilidade na web, um dos assuntos centrais para o sucesso das mais variadas campanhas, dentro dos mais variados canais digitais.

O livro é repleto de conselhos e exemplos práticos, para profissionais iniciantes e sêniores.

Não me faça pensar 

5. Permission Marketing – Seth Godin

O conceito de marketing de permissão, criado por Godin, foi a base para a criação do termo Inbound Marketing, hoje tão difundido dentro de empresas e agências do mundo todo.

De maneira geral, a ideia é usar o discurso promocional apenas com usuários que sinalizaram interesse em sua empresa, produtos e/ou serviços. 

É a ideia de colocar fim a interrupção tradicional da publicidade, e se relacionar com quem quer se relacionar com você.

É claro que para isso, uma série de ações estratégias podem e devem ser ativadas, entre elas o oferecimento de conteúdo relevante, ao invés de anúncios que piscam na tela. 

O livro é uma excelente fonte de informação sobre essa “nova” forma de pensar o marketing e toda a comunicação entre marca e empresa e vai te ajudar a criar um pensamento mais voltado para essa relação. 

Permission Marketing

6. Traction – Gabriel Weinberg e Justin Mares

Como o próprio subtítulo do livro mostra, essa obra tem o foco em apresentar ao profissional de marketing como dominar os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial em sua base de clientes, de maneira consistente. 

Um mix de marketing e vendas, que traz também entrevistas com fundadores de negócios de sucesso.

Tração

7. Nocaute – Gary Vaynerchuk

Em um cenário de comunicação onde consumidores e usuários têm o mesmo espaço para falar que as marcas, aprender como agir para criar um excelente relacionamento com essas pessoas é fundamental.

O livro orienta as marcas e profissionais a como interagir com os clientes, em um ambiente em que eles se expressam, apresentam opiniões e se relacionam com as empresas de maneira aberta e pública. 

Aproveite para ter acesso a exemplos do que não fazer e cases de sucesso de marcas que se superam no relacionamento com o cliente.  

nocaute

8. A arte de SEO – Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola

O SEO, ou Search Engine Optimization, é a estratégia que tem como objetivo colocar as páginas de um site nas primeiras posições de uma pesquisa relacionada, no Google, de maneira orgânica, ou seja, sem que seja necessário pagar para isso. 

Entretanto, como fazer isso? Quais as melhores práticas que a empresa deve adotar? 

Nesse livro de marketing digital você aprende as diretrizes e dicas de planejamento e execução de ações de SEO.

a arte do seo

9. 80/20 Internet Lead Generation – Scott Dennison

Como construir uma campanha online de geração de leads eficiente?

No cenário do marketing atual, essa é uma pergunta central de toda estratégia. Cada vez mais as metas de conversão de visitantes em leads são prioridades dentro das empresas e agências. 

É a resposta a essa pergunta que veremos neste livro de marketing digital. 

O objetivo do autor foi apresentar quais elementos são fundamentais em uma estratégia de captação de leads. Desde a organização do site, landing pages, conteúdos, até mesmo o uso de palavras-chaves corretas é abordado neste material fundamental para qualquer profissional de marketing.

80/20 internet lead generation

10. Everybody Writes – Ann Handley

O marketing de conteúdo e a necessidade do uso estratégico de textos para atração e conversão de usuários em leads e clientes, se tornou central em estratégias de marketing. 

Logo, este livro de marketing digital é um guia de como criar um conteúdo projetado para atrair, converter e reter leads e clientes por meio da comunicação online.

Storytelling, copywriting, gatilhos mentais são alguns dos conceitos trabalhados e ensinados neste livro de Ann Handley, indispensável para produtos finais que trabalham com qualquer tipo de conteúdo digital. 

everybody writes

11. Epic content marketing – Joe Pulizzi

Um dos maiores especialistas de marketing digital do mundo fala sobre marketing de conteúdo e como criar histórias que atraem, engajam e vendem

No livro você encontra um passo a passo de como criar histórias/conteúdos que informam, atraem, engajam e levam o usuário a agir. 

Como organizar seu conteúdo pensando nas personas certas, na jornada de compra desses usuários e por meio dos canais ideais?

Eleve a qualidade do conteúdo que você produz, com este livro de marketing digital. 

epic content marketing

12. Web Analytics 2.0 – Avinash Kaushik

A análise de dados e o uso deles para a criação de ações com foco no cliente é o tema central deste livro, que vai te ajudar a entender como usar esses dados e informações para otimizar suas ações, campanhas e estratégias. 

O objetivo é que você aprenda como transformar números em estratégias! 

web analytics 2.0

E aí? Gostou da nossa lista de livros de marketing digital para você ler e melhorar sua performance como profissional? Busque sempre por conhecimento e avance em sua carreira! No marketing digital, existe sempre uma novidade para aprender.

Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas.