O que é Social Selling? Como aumentar as vendas pelo Linkedin usando essa estratégia?

O que é social selling

Confira um resumo do que você vai ler sobre Social Selling neste texto:

  • O que é Social Selling?
  • Como o Social Selling funciona no LinkedIn?
  • Quando surgiu a onda de vendas por essa plataforma?
  • Como os vendedores podem prospectar clientes no Linkedin?

Uma ou outra vez você sentiu vontade de se arriscar e colocar seu time para vender no gigantesco universo da internet, estou mentindo? A verdade é que essa é a vontade da maioria dos profissionais que já sabem que não poderão contar apenas com o contato presencial de clientes nas lojas físicas.

Por sua vez, as redes sociais deixaram de ser apenas meios de diversão e se tornaram ferramentas poderosas para a prospecção de novos clientes, fortalecimento de marca e divulgação de produtos e serviços de forma mais rápida e eficiente. Afinal, este certamente é o local onde todos os seus clientes estão, certo?

E essa porta aberta para o mundo da internet não é mais uma cilada… Só para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo Sales for Life, quem decide trilhar esse caminho tem 66% de chances de ganhar o olhar do seu cliente primeiro do que muitos vendedores que insistem em abordar seu perfil de cliente ideal (PCI) na rua ou bater de porta em porta na tentativa de fechar uma venda.

Por isso, esse texto será uma mão na roda para você que precisa de um empurrãozinho para colocar seu time de vendas nas plataformas online. Além disso, ajudará você a entender o que é social selling e como você pode mudar o rumo das vendas da sua empresa por meio das redes sociais, mas mais especificamente por meio do Linkedin.

Após essa leitura, você será um gestor renovado e cheio de novas ideias para explicar ao seu time o que é social selling e seu potencial, assim como ensinar como funciona o Linkedin e como prospectar clientes no Likendin.

Mas antes de começar a explicar os detalhes sobre como prospectar clientes no Linkedin, uma das principais ferramentas usadas nessa estratégia,qu, a primeira coisa que você precisa saber o que é social selling, seu conceito:

O que é social selling?

O social selling é um modelo de vendas que utiliza as redes sociais, principalmente o LinkedIn, para atração de clientes em potencial. Muito mais do que vender, o objetivo desta ferramenta é conhecer, atrair, persuadir e estar em contato com estes clientes para que eles possam ajudar a nas estratégias de branding, marketing e comunicação de uma empresa.

E graças às redes é possível atrair mais leads ou clientes e aumentar o conhecimento sobre eles, estabelecer pontes, ouvir as necessidades de nosso público-alvo e oferecer as soluções mais adequadas para eles.

Como funciona o Social Selling no Linkedin?

A questão é que esta geralmente é uma ferramenta de outbound marketing.

Mas de cara já vou te dar um conselho de vendedor super importante: opte pelo outbound somente em último caso! As chances de você se tornar um spam dentro da rede social são muito grandes. E ninguém gosta de receber spam, não é mesmo? Muito menos o seu cliente!

A minha sugestão é fazer com que o seu time de vendas entenda como funciona o Linkedin para que os vendedores possam caçar perfis de possíveis clientes dentro da rede e assim, dar o pontapé inicial para um contato mais assertivo e duradouro entre a marca e o cliente.

O que é cross selling e quando surgiu a onda de vendas pelo Linkedin?

A esta altura você já deve saber o que é cross selling, certo? Basicamente este é formato de vendas que utiliza as redes sociais para criar e manter relacionamento com os clientes, e consequentemente aumentar as vendas. Este formato pode utilizar o Facebook, Instagram, Twitter, mas entre as opções, o Linkedin é certamente a opção mais promissora para as vendas.

Esta plataforma chegou como quem não quer nada e vendeu a ideia de que ajudaria profissionais capacitados se recolocarem no mercado de trabalho. E realmente ela cumpre esta promessa! Mas aí também foi uma questão de tempo para alguém entender que esta rede que abraça profissionais de alto nível e empresas de grande porte também era a oportunidade perfeita para vender e prospectar mais, certo?

E sabe o que é o melhor de ensinar seu time de vendas como prospectar clientes no Linkedin ou em plataformas online? É que a partir delas seus vendedores poderão chegar diretamente no cara que compra e não precisará mais perder tanto tempo negociando com perfis de clientes errados.

Confira também o meu vídeo sobre como usar o e-commerce para vender.

Acredite você não terá mais desculpa quando entender como funciona o Linkedin  e passar a vender online. Porque com esta ferramenta, ele tem todas as informações pessoais do lead, você também saberá quando o lead teve interesse e como o seu produto pode ser importante, sem sequer ter tido um primeiro contato com o cliente.

Ou seja, com este conhecimento do que é social selling, só não bate as metas quem não quer ou quem quiser continuar insistindo no velho método de vendas.

Como prospectar clientes no Linkedin e bater as metas

É claro que você, como gestor, não deve deixar que seu time de vendas abra mão de uma boa apresentação pessoalmente, porque seus clientes ainda buscam a loja física. Nesta hora é preciso que o vendedor entregue o seu melhor ali no momento da verdade, quando o cliente entra pela sua porta principal. Lembrando é claro que sempre há espaço para novas estratégias de vendas! É sempre importante para quem está na liderança adaptar o seu mindset para levar estas possibilidade de inovações para a empresa.

E é exatamente por isso que vou bater na tecla de que é preciso não só explicar para o seu time o que é social selling, mas também incentivar seu time de vendas a praticá-lo. Porque essa é uma das formas de você ajudar seus vendedores a superem as metas e de você se tornar referência pelo seu trabalho. Além disso, toda a diretoria te olhará diferente, por você ter sido a pessoa que mostrou um novo caminho.

Comece este trabalho abrindo pequenas brechas para que seu time de vendas conheça a prospecção de clientes pelo LinkedIn. Incentive que eles comecem a estudar mais a fundo sobre o assunto. Porque daqui alguns anos você pode até se arrepender de ter implementado essa ideia dentro da sua empresa. Mas hoje, meu amigo, para bater metas vale tentar algo novo.

E aí, conseguiu entender o que é social selling e todo o seu potencial? Já surgiram algumas ideias de como prospectar clientes no Linkedin e conseguir bater as metas? Se você gostou desse conteúdo, confira outros conteúdos que também podem te ajudar gestor de vendas. Veja só:

Quer saber também sobre outras estratégias e dicas de vendas? Meu nome é Thiago Concer e sou o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil, sócio- fundador do Instituto de Especialização de Vendas e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor.

Se quiser aprender ainda mais, inscreva-se no meu canal no YouTube e receba gratuitamente a notificação de todos os meus novos conteúdos. Acesse também a minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas.